i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Patrulhamento ideológico

Patrulhamento ideológico e banimentos: estamos vivendo uma Nova Idade Média?

  • 30/09/2020 16:29

Patrulhamento ideológico e banimentos: estamos vivendo uma Nova Idade Média? É o que me ocorre diante das recorrentes exigências da turma que se diz politicamente correta.

A notícia, meses atrás, de que o filme E o Vento Levou tinha sido retirado do catálogo da HBO por retratar a escravidão que ocorria na época em que a história se passa, algo que hoje não é aceito, trouxe a lembrança do Index Librorum Prohibitorum – lista de livros proibidos pela Igreja Católica na Idade Média, que impedia o acesso a determinados conhecimentos, considerados perigosos pelos bispos.

Eles acreditavam que ler obras de filósofos, teólogos, pensadores, cientistas e escritores incentivaria pensamentos de protesto contra a igreja ou liberais demais para a época. Vetavam obras dos líderes do protestantismo Lutero e Calvino, mas também de Copérnico, Galileu, Darwin, Maquiavel, Voltaire, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Montaigne, Descartes, Montesquieu, Kant, Pascal, Spinoza, Rousseau, Locke, Diderot, Zola, Balzac, Flaubert, Nietzsche, entre tantos outros.

Ainda não chegamos nesse nível de jogar tudo no mesmo balaio, mas o que temos visto acontecer na rabeira de movimentos como o Black Lives Matter e LGBTI remete mesmo a uma Nova Idade Média, com inquisidores dispersos, mas unidos no propósito de ampliar a lista de proibições para muito além da literatura.

O caso do veto recente a um dos maiores sucessos comerciais na história do cinema, por suposta complacência com o racismo, talvez tenha sido o lançamento do Index Prohibitorum padrão terceiro milênio, que inclui produtos de novas mídias, como se o ser humano de hoje não fosse evoluído o suficiente para entender um relato histórico e ver, na lembrança das atrocidades cometidas do passado, ainda mais motivos para repudiar o que é errado.

Trago duas notícias para reforçar minha tese de que o patrulhamento ideológico está impondo à humanidade um novo Index Prohibitorum: empresas estão mudando marcas e nomes de produtos, porque eles passaram a ser considerados politicamente incorretos e, na Inglaterra, a Associação Médica Britânica recomendou aos médicos evitar chamar mulheres grávidas de "mães" em respeito a transexuais que querem ser ou são mães adotivas, mas não podem gerar um filho.

Patrulhamento ideológico

Vamos por partes, começando pela censura ao filme E o Vento Levou. Se relembrar que existiu escravidão no passado, mostrando isso num filme de época, é proibido por ser ofensivo aos negros de hoje, o que dizer de filmes que mostram mulheres em condição de submissão, até de exploração sexual, ainda que pelos próprios maridos, com quem se casaram à força por ser esse o costume local ou da época?

E o que falar dos filmes, fotos, livros que mostram judeus em campos de concentração nazistas e tantas outras atrocidades cometidas contra minorias ou mesmo contra maiorias, mas com menor poder ou força, como é o caso das mulheres? Isso não é ofensivo às mulheres ou aos judeus de hoje?

Vamos tirar todos os filmes de guerra, de costumes ou de época dos catálogos de exibição? E os filmes que mostram criminosos em ação, tráfico, consumo de drogas, nada disso é perigoso de se mostrar? Séries sobre Pablo Escobar, Al Capone, Hitler, Mussolini, Stalin, Lênin, Trótski ou filmes sobre Che Guevara, Lula, Marighela... Vamos proibir tudo?

O Index Librorum Prohibitorum já tinha uma versão pós-contemporânea com livros e autores, entre os quais Monteiro Lobato, por exemplo, esse homem de ideias inapropriadas como a de criar uma personagem negra que trabalhasse na cozinha de uma fazenda só porque isso era comum e aceito em outros tempos.

Para os censores atuais pouco importa que a personagem da Tia Anastácia fosse considerada e tratada como parte da família e retratasse um costume de época. Monteiro Lobato é censurável e a leitura de seus livros deve ser reprovada.

Quanto aos nomes de produtos, onde já se viu um fabricante americano de arroz querer homenagear um negro que trabalhava na cozinha de uma propriedade produtora e fazia uma receita maravilhosa de arroz? Uncle Ben era negro, como mostra a própria imagem nos pacotes de arroz, então não pode ser marca nem nome de produto, porque isso denigre sua imagem. Aliás, é melhor não usar o verbo denegrir, porque é preciso clarear as ideias em prol da maior aceitação das diferenças. Ou clarear também não pode ser dito, pelo mesmo motivo?

Em resumo: para a patrulha que resolveu fazer pressão sobre o fabricante de arroz, Uncle Ben não pode ser nome de marca e a imagem do cozinheiro negro Ben, chamado de "tio" não deve estar nos pacotes de arroz, porque isso de alguma forma reduz o homem que inspirou a marca do produto a um mero cozinheiro explorado pelo patrão, ainda que ele estivesse sendo reconhecido (e eternizado) como o autor de uma receita incrível que tornava o arroz maravilhoso ao paladar.

Melhor chamar só de Ben, sem foto, e deixar esse senhor cair no esquecimento, porque vale mais ser esquecido do que lembrado como cozinheiro de uma fazenda que tinha negros na cozinha. Só para lembrar, é de esquecimento mesmo que vive o Index Prohibitorum.

Index Proibitorum Pós-Contemporâneo

A forma de falar está na lista dos patrulhadores também. Como eu mencionei antes, na Inglaterra a Associação Médica Britânica já sugeriu aos médicos não chamarem mais as gestantes de “mãe” em respeito às transexuais que querem ser ou já são mães adotivas, mas não podem engravidar. As mães que carregam seus filhos na barriga que se danem e esperem nove meses até ter o bebê nos braços para terem o privilégio de serem chamadas pelo que são!

Mundo afora há várias outras expressões sendo desaconselhadas ou proibidas por motivos diversos que se resumem ao “politicamente correto”. Eu já mudaria esse termo, porque nem sempre política é associada a algo correto, mas é melhor não falar disso também. Alguém pode querer tachar de "politifóbica" essa minha linha de raciocínio.

A língua portuguesa é forte candidata a ter o vocabulário esquartejado, com várias palavras e expressões entrando para o Index Prohibitorum por imposição da patrulha ideológica.

Esse idioma tão rico, derivado do latim, que aqui no Brasil ainda mistura termos herdados do tupi-guarani, de dialetos africanos e de línguas de outros tantos povos que imigraram pra cá, já tem verbos, adjetivos, artigos e pronomes pessoais sendo banidos de textos impressos ou digitalizados e do vocabulário falado.

Tem um exército, pequeno, mas barulhento, tentando impor inclusive uma nova forma de falar para empurrar goela abaixo a tal da ideologia de gênero, que vai contra tudo o que diz a Ciência. Ciência, aliás, que essa turma diz tanto prezar, ao menos nos embates online durante a pandemia de Covid-19.

Mas essa parte, a da linguagem proibida ou modificada para agradar certos grupos minoritários que querem se impor à força ou à base do grito, prefiro deixar para comentar outro dia, porque rende um artigo à parte.

Na contramão das proibições, libertinagem

Antes de encerrar a análise de hoje quero lembrar que os apoiadores dessa Nova Idade Média não estão preocupados com a moral, os bons costumes, o respeito ao ser humano e a convivência pacífica entre as pessoas, caso contrário não seriam adeptos de uma lista cada vez maior de liberações.

Em nome da liberdade de expressão absoluta essa lista inclui libertinagem explícita, como o famoso “golden shower” no carnaval, que nada mais é do que uma tara homossexual anti-higiênica e de extremo mau gosto.

Inclui, também, o desrespeito às religiões, como no “especial de Natal” do Porta dos Fundos que mostra um Jesus Cristo homossexual ou na cena da feminista enfiando um crucifixo nas partes íntimas em público durante um protesto.

Isso sem falar nos espetáculos "artísticos" em que atores nus são expostos e ficam à disposição do púbico para serem tocados, inclusive por crianças; ou em filmes como Lindinhas, da Neflix, que explora meninas de 11 anos em cenas sensuais e até eróticas, destinadas a público adulto, para supostamente mostrar os riscos do aumento do interesse de adultos por sexo com crianças graças à erotização precoce.

É ou não é uma Idade Média às avessas, uma regressão a tudo que a humanidade evoluiu desde então? Participe do debate dizendo nos comentários se você está confortável com o patrulhamento sobre alguns livros, filmes, empresas, marcas de produtos e até expressões da língua, enquanto vê a liberação generalizada de cenas de atentado ao pudor na rua, em museus e outros espaços públicos.

De quem deveríamos cobrar o respeito às liberdades de escolha do que vamos ler, ver ou falar e a definição dos limites à liberdade de expressão? Deveria haver limites ou só restrição de idade para acesso a determinados conteúdos em espaços públicos ou plataformas de exibição?

77 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 77 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 4 horas

    Li todos os livros do Sítio do Picapau Amarelo, como tantos (nada de tantxs aqui!!!) da minha idade. A existência de uma cozinheira negra é o de menos. A forma grosseira e desrespeitosa com que ela era tratada pela boneca Emília é que deve ter pegado: “negra beiçuda”, “quando Deus preteja alguém assim é por castigo” (Memórias de Emília), “como alguém tão boa pode nascer preta daquele jeito” (idem). Mesmo assim sou contra proibição. Que se ensine às crianças que leem o que minha mãe me ensinou: “A Emília é muito mal educada e sem respeito, minha filha, você não deve nunca fazer como ela”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 4 horas

    Li todos os livros do Sítio do Picapau Amarelo, como tantos (nada de tantxs aqui!!!) da minha idade. A existência de uma cozinheira negra é o de menos. A forma grosseira e desrespeitosa com que ela era tratada pela boneca Emília é que deve ter pegado: “negra beiçuda”, “quando Deus preteja alguém assim é por castigo” (Memórias de Emília), “como alguém tão boa pode nascer preta daquele jeito” (idem). Mesmo assim sou contra proibição. Que se ensine às crianças que leem o que minha mãe me ensinou: “A Emília é muito mal educada e sem respeito, minha filha, você não deve nunca fazer como ela”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 5 horas

    Concordo em uns 97% com vc, Cristina, só não fecho 100% por conta dos filmes e exposições de temática homossexual ou que esculhambam as religiões. Tal como “E o vento levou”, assiste quem quer, vai quem quer. Quem não gosta, não consome. É liberdade de escolha também, além de liberdade de expressão. Que se estabeleçam classificações indicativas, como alguns leitores sugeriram abaixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio

    ± 16 horas

    Meus dois netos adolescentes foram transformados em combatentes do tal 'politicamente correto'. Seus mentores? Professores de História e quetais. E eu fico bem à vontade para tocar nesse ponto: além de jornalista aposentado, também sou formado em ... História.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jarbas Paranhos

    ± 2 dias

    Depois não entendem porque a Europa se tornará predominantemente Islâmica ate 2050! A cultura ocidental esta implodindo em um tsunami de mimimi e vitimizações ridículas e infantis e será engolida não devido a força de outras culturas, mas pela pusilanimidade do seu povo em valorizar toda a beleza e avanço do ápice civilizatório que a humanidade já alcançou! Estamos no melhor momento da civilização humana até hoje! De maior conforto, abundância, e pacifismo de toda história e esses mimadinhos procurando pelo em ovo!! Tenha paciência...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Ulisses

    ± 2 dias

    A autora deveria se informar melhor. O Index da igreja católica pertence à modernidade e não ao medievo. Aliás, ler os autores medievais seria uma excelente lição para quem imagina que os homens medievais eram atrasados e sem imaginação...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Ulisses. já esclareci q me referia ao fato de os livros terem começado a sofrer censura logo após a invenção da prensa, no fim da Idade Média. A lista dos proibidos realmente começou a ser publicada após a tomada de Constantinopla pelos turcos, evento q marcou o começo da era moderna. Mas acho q todos entenderam o q eu quis dizer qdo fiz essa analogia à Idade Média. A referência era à Censura, à patrulha ideológica. Em nenhum momento falei q os homens medievais eram atrasados. Se fossem ñ teriam criado a imprensa e a universidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tony

    ± 2 dias

    Excelente matéria! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Horizonte

    ± 2 dias

    É Cristina! A ideia lembra o "Ovo da Serpente" filmado por Ingmar Bergman em 1977 retratando a Berlim de 1923. Na crítica feita pelo Luiz Santiago:-...Um filme analítico que nos mostra que não se mata uma ideia, inclusive aquelas encubadas por uma sociedade polarizada, marcada pelo medo e acreditando que tudo o que lhe torna problemática tem raiz naquele que é diferente e na liberdade individual alheia, cabendo à salvadora mão forte do Exército, do Ditador, do Grande Político Centralizador, do Culto ao Líder, o poder de segregar, proibir ou matar os “desregrados” para, então, segundo esses indivíduos, salvarem o país."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ademar Levi Zanol

    ± 2 dias

    É um absurdo. Concordo com quase tudo na tua indignação, menos no filme “ Lindinhas” , achei que era mais sobre a opressão às mulheres. Principalmente aos muçulmanos e seus costumes que não se adequam aos nossos. Quanto à esta palhaçada de proibir filmes, palavras... só incentiva ainda mais a discriminação às minorias( principalmente o racismo. Acho que todos têm que reivindicar o que acham seus “ direitos” mas por favor sem lacração. Aí passa a ser imbecilidade é só leva e traz ódio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    NÃO BASTA INDIGNAÇÃO! É completamente ocioso ficar só na "indignação", na mera crítica, no simples reconhecimento do absurdo. Se ficarmos nisso nada mudará, o tempo passará, e logo teremos nos acostumado ao absurdo. Aliás, só falamos desses grandes absurdos hoje pq ao logo do tempo fomos aceitando/engolindo pequenos absurdos. É imperioso, então, AGIR. Isso significa que é urgente boicotar todas essas marcas, além de usar a internet e qualquer outro meio disponível para deixar claro o motivo do boicote. Tbm é preciso ter um mínimo de fibra p/levar isso adiante pelo prazo que for necessário e ainda que ao "custo" de eventual mudança de hábito de consumo. Não é hora para 'nutelices'.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amaro

    ± 2 dias

    Ótimo artigo. Parabéns à autora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 2 dias

    Politicamente correto só tem um lado: é o da esquerda, com suas pautas absurdas. Cansei!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    denise de sene

    ± 2 dias

    O politicamente correta é a atual praga do mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Branca looes boson

    ± 2 dias

    Há muito tempo eu e minha irmã falamos que a humanidade, em sua evolução, cria "idades médias" para interromper um processo. Já aconteceu antes. E está bem propício o momento para acontecer de novo. Acho que vc toca no ponto quando compara com essa era.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROSANA

    ± 2 dias

    Muito oportuno Cristina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 2 dias

    Excelente, e para completar vejam o Nome da Rosa, que mostra bem desde onde vem ânsia pelo controle de tudo e de todos. Nossos pequenos Hitlers estão adorando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 2 dias

    Magnífico artigo! Chega da ditadura politicamente correta de minorias violentas, estúpidas, destrutivas e insanas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SANDRA HELIA LAUBE

    ± 2 dias

    bons tempos que os colegas eram conhecidos pelos apelidos, gato seco, castor , tatu, copinho, negão, ou neguinho pessoas maravilhosas que qdo ainda nos encontramos rimos muitos , esse povo ai é muito chato sendo o minimo para dizer ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mitinho

    ± 2 dias

    Estupidez não tem limites, hoje e ontem......segundo esses idiotas, é questão de tempo eliminar os vocábulos preto/negro, branco, amarelo etc., desaparecendo pão preto, Black Friday, nega maluca, e por aí vai.....a imbecilidade é tamanha, que invade outros termos, tais como surdo - não pode, tem que ser deficiente auditivo; continua surdo mas é politicamente correto. Cínicos,autênticas amebas descerebradas!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hamilton Lima Wagner

    ± 2 dias

    Cara Cristina, brilhante análise de uma situação que precisa ser bem refletida e enfrentada. A Sociedade vive movimentos pendulares - hora mais liberal, hora mais conservadora e isto acontece desde o início da história registrada. Este movimento dito politicamente correto é um erro crasso - bem como querer apagar a história, que é fundamental para que os erros da sociedade diminuam. Mas o tema é complexo e o comentário não permite me alongar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Carlos Morais Santiago

    ± 2 dias

    Vamos boicotar produtos de empresas lacradoras. Quanto aos filmes e obras literárias de época são importantes fontes de conhecimento para a humanidade. Não é um lacrador de meia tigela que vai me impedir de assistir ao filme "E o vento levou" ou ler um livro sobre sobre a história do assassino Hitler.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 2 dias

    Excelente artigo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 2 dias

    Como já dizia nosso Lima Duarte: estamos caminhando para criação de uma geração de idiotas, pessoas que não consegue destinguir entre o certo e errado " os sem noção"!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 2 dias

    Como sempre a Cristina é espetacular!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 2 dias

    Ótima reflexão Cristina. Acredito que limitar o acesso de alguns conteúdos por idade me parece mais sensato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 2 dias

    Todo retrocesso é seguido de uma violenta reação. É a Natureza, ou o Universo, enfim, as leis da Física, tão negadas pelos terraplanistas do gênero ou da raça. Esses dias estava assistindo a um excelente programa no canal a cabo Bis retratando a carreira da Joyce, artista de um talento, inteligência e delicadeza ímpares. Indagada sobre esses movimentos minoritários, ela fez apenas uma observação: a questão da mulher será a última a ser resolvida pela Humanidade. Concordo plenamente. A absurda recomendação da Associação Britânica de Médicos vem corroborar esse vaticinio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luís Fernando Gasparoto

    ± 2 dias

    Estamos fadados a extinção intelectual graças ao poder dado as mídias sociais... A minoria impõe a maioria sua devasta "visão do politicamente correto" por likes, agem como nazistas, sorrindo enquanto queimam livros por seu bel prazer de cancelamentos. O mundo esta chato e ficará insuportável graças as mídias sociais de acéfalos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio

    ± 2 dias

    A Sociedade precisa reagir a esse infame, maldito "politicamente correto". Esse patrulhamento está transformando forçando todo mundo a viver um verdadeiro teatro do absurdo. Uma sugestão é boicotar empresas oportunistas que, por puro marketing embarcam nessa onda maldita. Tais como Magazine Luiza, que praticamente Racismo reverso e Natura que que faz apologia a essa idiotice de ideologia de gênero. Eu não compro mais nada dessas empresas. Nem produtos nem ações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Rueda

    ± 2 dias

    Ótimo artigo!! Realmente vivemos dias surreais, onde os valores foram invertidos e a patrulha ideológica da esquerda, quase onipresente nos meios de comunicação, sufoca nossas consciências e limita nossa liberdade. Precisamos nos posicionar contra tudo isso que está aí e apoiar autoridades e lideranças políticas reconhecidamente conservadoras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Ewerton CAETANO

    ± 2 dias

    A intenção do artigo até que é válida, mas começa mal quando repete clichês antimedievais. A propósito, o índice de livros proibidos foi criado bem depois do final da Idade Média, em 1559.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Já respondi ao Poppys antes, mas venho aqui de novo para esclarecer tbém a vc, Ewerton, que eu não critiquei a Idade Média, que deixou alguns legados importantes como a imprensa e as universidades. Critiquei a censura a livros que começou sim, na Idade Média, logo após a invenção da prensa (embora a lista de livros proibidos só tenha sido publicada após a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, que demarcou o início da era Moderna). O tempo atual talvez seja pior que aquele mesmo, pq além dessa patrulha sobre tudo e todos que pensam diferente, há a prática de atacar o interlocutor para tentar desmerecer a mensagem. Triste.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Poppys

      ± 2 dias

      Qualquer um que tenha tido um professor decente de história no ensino médio sabe que a idade média foi um período de grandes conquistas para o ocidente. Admira me uma jornalista trabalhar com clichês tão rastaqueras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dalvo Queiroz Pereira

    ± 2 dias

    Belo artigo e oportuna declaração. Tudo que passou é história e a história foi feita exatamente para mostrar os erros e acertos do homem. O politicamente correto está acabando com a história e distorcendo as tradições e a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio Severo de Souza

    ± 2 dias

    Em primeiro lugar acho que está na hora de nós, pessoas normais, pararmos de dar bumbo pra maluco e colocar esse povo no seu devido lugar. Dizer claramente que empresa que muda seu produto por patrulha de uma meia dúzia nada mais é que covarde e que não gostamos de covardia. E quanto ao banimento de obras, alguém, por favor, manda esse bando de mimadinhos ir arrumar o quarto e deixar a gente em paz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio Gustavo Prado Garcia

    ± 2 dias

    Parabéns, Cristina por esse seu artigo e pelas verdades que traz à luz. Chega de "politicamente correto"!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 2 dias

    Esqueceu de comentar as "supervisões" contra o aborto da tal Damares...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 2 dias

      E qual é a sua "supervisão" sobre o abortamento? É a favor da morte de um bebe só porque ainda está no ventre da mãe? Diz aí, "pessoa do bem"?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Rodrigues do Prado

    ± 2 dias

    Eu gostaria de saber se essas empresas covardes têm ideia do número de pessoas que concordam com essas idiotices. Acredito que é infinitamente menor do que os consumidores normais que têm coisas mais importantes para pensar. E se essa maioria resolvesse agir da mesma forma e começassem a boicotar os produtos dessas empresas? Garanto que mudariam de ideia rapidinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 2 dias

    Essa turma do moderno Index Proibitorum é ridícula. Trata-se, tão sómente, de um bando de cafajestes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Excelente análise, com argumentação e citação de fatos que demonstram como o progressismo cultural pretende destruir a sociedade. A minha única esperança é que tenhamos uma urgente renovação política no mundo retirando aqueles que se aliam a esta ideologia perversa e preconceituosa contra a tradição familiar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Padilha

    ± 2 dias

    Um caso que retrata bem isso é um recente envolvendo o humorista Léo Lins. Só porque ele fez uma piada com uma suposta mãe de autista que não gostou da forma como a namorada dele usou o termo autista em um vídeo. Os "terroristas" do politicamente correto ameaçaram eles de morte e coisas pior. Nem a mãe do humorista escapou dos ataques. Mais idade média que isso impossível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    É prezado Cristina, vivemos uma Idade Média às avessas mesmo. Trevosa. Precisamos é de um novo Iluminismo urgentemente. O politicamente correto é a praga hodierna pior, bem pior que qualquer COVID-19. Mas essa turma progressista não passará. Tecem sua própria armadilha, quando menos esperam caem nela. O mundo é conservador. Uma minoria barulhenta/ideologizada e autoritária não pode vencer uma multidão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Augusto Riezemberg Neto

    ± 2 dias

    Concordo plenamente com o texto da Cristina. O Politicamente Correto está se encaminhando à beira do ridículo. Sugestão de grávidas não poderem ser chamadas de mães? Ontem li que uma empresa- não recordo o nome- ia abolir o "Black Day" por ser uma referência pejorativa. O próximo passo será processar Deus por ter criado a Noite. O que espanta é a Maioria se curvar e apoiar estas Minorias Barulhentas, que extrapolam o Politicamente Correto, com objetivos obscuros e por ser algo fora do bom senso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO PIANHO

    ± 2 dias

    Excelente texto da Cristina. Idade obscura e das trevas é o que o século 21 está passando. No livro "O nome da Rosa", o tema versa sobre uma proibição ao tudo. Igualzinho hoje em dia, onde não se pode fazer piadas sofre certas minorias. Um processo da inquisição demorava uns 3 a 5 anos. Hoje somos linchados no dia seguinte. Fora a onda de denúncias que grassa a humanidade. Se denuncia de tudo e a todos. Liberdade de expressão de confunde com libertinagem. Discriminação é somente para um determinado grupo. Os outros discriminados não importa. Lembrando uma citação pré vestibular dos anos 70 e 80... "Quer passar no vestibular?? Mate um japonês"... Cadê os direitos humanos??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO RUIZ TEIXEIRA

    ± 2 dias

    Essa de não chamar a grávida de mãe passou do meu limite de ridículo, e olha que estou vendo esse bobeirol faz muito tempo. O pior é que é prática endossada por associação médica, que nos faz lembrar que "afirmações" com base em sabedoria técnica não estão valendo muita coisa hoje em dia. Ou em outras palavras, "ciência ciência ciência" está virando um dogma, um paradoxo engraçado. Um certo blogueiro sem orelha que previu 1 milhao de mortes agora é o garoto propaganda contra as fake news.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 2 dias

    Uma meia dúzia de mal intencionados, usam as mídias, para criar ou ampliar conflitos, como racismo e homofobia, ao invés de tentar amenizar resolver... não se eleva o nível intelectual, econômico e social nivelando por baixo. A solução é melhorar a escola pública onde estudam a grande maioria dos pobres, sejam brancos ou negros, dando ferramentas para que cada um, com seu esfoço, tenha chance de progredir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rita de Cassia Souza Paz

    ± 2 dias

    Acho que só colocar classificação indicativa da idade para os filmes, livros e exposições é suficiente. Aí quem quiser assistir ou ler foi avisado. Não tem motivo proibir a obra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Abilio

    ± 2 dias

    O Politicamente Correto representa a Ditadura das minorias . Uma censura descarada em nome de uma minoria hipócrita e mentirosa . Estamos perdendo nossa liberdade de se expressar. Sempre tem algum grupo impondo um patrulhamento. Um mundo chato e controverso .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 2 dias

    Creio que não cabe a nenhuma instituição específica a definição dos limites à liberdade de expressão. Esta é uma definição da sociedade, que deve estar organizada o suficiente para conseguir resgatar seus anseios e a sua evolução de forma equitativa para ir balizando tais limites. Não parece ser o caso brasileiro. Temos uma minoria barulhenta usufruindo da tecnologia da informação para massificar o politicamente correto e uma maioria observando, entre atônitos, indiferentes ou ainda apenas observadores. Prevalecerá o equilíbrio..... para nossos bisnetos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 2 dias

    Cuidado Cristina, a patrulha do politicamente correto pode cancelar você. Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 2 dias

    Perfeito. Tudo que está escrito no texto representa o pensamento da grande maioria da população brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ A A MANZELLA

    ± 2 dias

    Ótimo texto! Acho ridículo esse politicamente correto. Adoro o Sitio do Pica-pau Amarelo. Viva Monteiro Lobato!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 2 dias

    O politicamente correto é mesmo Em algumas situações, muito chato. Talvez não seja o monstro pintado pela direita que se sente no direito ampliado de falar o que e como quer sem levar em conta nada mais. Há uma boa frase do RAzevedo sobre a confusão existente entre liberdade de expressão e crime. “Quem não sabe a diferença entre crime e liberdade de expressão, acaba confundindo a liberdade de expressão com crime”. Há q se achar uma linha que separe o que é liberdade e o que já torna-se crime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      ± 2 dias

      Quem sabe é o Reinaldo Azevedo? Aquele da “libelu”? Sei...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 2 dias

    O Index Prohibitorum foi lançado no século XVI em decorrência do Concílio de Trento, a Idade Média já havia acabado há mais de um século. Vejam como a Idade Média é o lugar comum pra gente ignorante jogar para esse tempo aquilo tudo de que não gosta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Oi, Leonardo. A censura a livros começou logo após a invenção da prensa, no fim da Idade Média. Mas vc tem razão. Várias fontes históricas confundem a data de publicação do primeiro Index ainda com Idade Média e efetivamente Constantinopla já havia sido tomada pelo Império Otomano qdo a primeira lista de livros proibidos foi adotada no quinto Concílio de Latrão, em 1515 e confirmada no Concílio de Trento, em 1546.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Oi, Leonardo. A censura a livros começou logo após a invenção da prensa, no fim da Idade Média. Mas vc tem razão. Várias fontes históricas confundem a data de publicação do primeiro Index ainda com Idade Média e efetivamente Constantinopla já havia sido tomada pelo Império Otomano qdo a primeira lista de livros proibidos foi adotada no quinto Concílio de Latrão, em 1515 e confirmada no Concílio de Trento, em 1546.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 2 dias

    Ah, a falta que um professor de história faz! O referido index fez parte da contra reforma, século XVI, 1560, Idade Moderna! Essa ideia de Idade das trevas para a idade média é cafonerrina, como diria o lobão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Poppys

      ± 2 dias

      CRISTINA GRAEML: a idade média acabou em 1453, o index foi uma reação ao luteranismo, principalmente, claro que figuraram filósofos leigos também. O problema da comparação de situações históricas é o C S Lews chamou (Karl popper também) de historicismo, simplificar e dar uma teleologia a eventos históricos complexos em seu próprios contextos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Oi, Poppys. A censura começou logo após a invenção da prensa, no fim da Idade Média. A ideia que eu quis passar fazendo a associação à Idade Média foi a da censura ao que desagradava. Não dá mesmo p considerar Idade das Trevas a época do surgimento da imprensa e das universidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    O conhecidíssimo livro Ten Little Niggers, da Agatha Christie, sempre circulou nos EUA com outro título porque os americanos consideram "nigger" ofensivo. Até aqui tudo bem, tudo certo. Só que no Brasil, onde a palavra "negro" não tem nenhuma conotação ofensiva (aliás, pelo contrário) o livro que eu li (e muito provavelmente você q passou dos 40) se chama O CASO DOS DEZ NEGRINHOS. Agora, o leitor "desafortunadamente jovem" lê ou lerá E NÃO SOBROU NENHUM. Além do 'spoiler' no título, o que é negrinho ou negro no livro vira soldadinho ou soldado, com direito até a uma "cabeça de soldado". Nem a finada Agatha escapa da estupidez reinante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio

    ± 2 dias

    Pura tentativa de manipulação para fins escusos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    renato mello

    ± 2 dias

    Claro que não estou confortável com essas situações de proibir o certo (não pode chamar mulher grávida de mãe) e liberar o errado (libertinagem, pode!). Mas não vou ceder. Aé onde for possível quero ler o livro que me interessar e far do jeito gramaticalmente correto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarcísio Gomes de Paula Pessôa

    ± 2 dias

    O que espanta é que uma minoria doentia e desonesta intelectualmente tenta dominar as pautas de discussões. Esse lixo de inequívoca natureza ideológica deve ser combatido em todos os campos. Não há nada de progressivo no ideário dessa minoria escatológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 2 dias

    Quanto a mim quero que se danem, continuo a usar o vocabulário que sempre usei e me policio para não ser policiado. Ai de quem tentar me corrigir!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 2 dias

    Está ficando muito difícil... O respeito e a inclusão são unilaterais. Ótimo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jadoul

    ± 3 dias

    Excelente texto Cristina. A censura voltou... É uma pena. Vamos ver até onde vai esta "evolução" onde se cancelam ("matam socialmente e, às vezes, economicamente") mensageiros todos os dias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wilmar scoz

    ± 3 dias

    Esses grupos minoritário são ditatoriais. Querem impor suas ideologias de modo bruto, grosseiro e desrespeitando a liberdade dos outros. São produto do socialismo. Foram fanatizado e se tornaram extremistas. Estão levando o mundo à decadência. Não devemos nos submeter às ideologias desnaturadas desses desequilibrados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    ± 3 dias

    O básico nas relações interpessoais, respeito, cordialidade e bons modos. Meu repudio é sempre vigoroso e revoltoso. A minoria impondo suas regras. Inaceitável. Se enxergo uma marca cedendo a estes apelos, eu a suprimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    ± 3 dias

    O básico nas relações interpessoais, respeito, cordialidade e bons modos. Meu repudio é sempre vigoroso e revoltoso. A minoria impondo suas regras. Inaceitável. Se enxergo uma marca cedendo a estes apelos, eu a suprimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 3 dias

    Caríssima CRISTINA, eu não tenho palavras para concordar mais contigo. Parabéns por dizer o óbvio a plenos pulmões. Não - como vc bem sabe - isso não é pouca coisa neste medievo contemporâneo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON

      ± 3 dias

      Totalmente de acordo ! Muito bem dito !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glecio

    ± 3 dias

    O mundo está ficando muito chatooo, esse povo do politicamente correto quer impor suas crenças igual terroristas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 3 dias

    Ótima ,Cristina !!! Como sempre !!! Estou cada vez mais furioso com a covardia rasteira da mídia e , agora , de empresas ,em se submeter à essa minoria minúscula e barulhenta . Daqui a pouco a maioria silenciosa vai encontrar líderes ,vai sair do silêncio e vai começar a agir com a FORÇA BRUTA para mostrar que paciência tem limites e que sabe defender seus valores !!! E isso será muito perigoso , porque assim começaram os grandes regimes totalitários europeus do século XX !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 3 dias

    A situação educacional e a nova ordem mundial refletem o estado de coisas nos costumes e comportamento. Nada surpreende mais . Há professores que defendem assaltos e incesto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magaly FragaMoreira

    ± 3 dias

    O povo está confundindo liberdade com libertinagem e confusão. Resultado? Analfabetismo funcional em alta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.