• Carregando...

O famoso PL 2630, apelidado de PL das Fake News, esconde uma tentativa de implantar censura no Brasil, na visão da advogada Fabiana Barroso. O projeto de lei, que nesta quarta (6) quase foi classificado para ser votado em regime de urgência, esconde uma tentativa de implantar censura no Brasil.

Na entrevista em vídeo, que você pode assistir clicando no play da imagem desta página, Fabiana Barroso revela as intenções por trás da fachada de combate à desinformação e ao discurso de ódio. Vários artigos do projeto de lei apontam para a direção do autoritarismo e do controle sobre o conteúdo produzido pelos brasileiros para publicar na internet.

Controlar o que as pessoas escrevem e publicam, estabelecer o que é verdade e o que é mentira, o que pode ou não ser publicado, nada mais é do que censura. Nenhum projeto de lei pode passar por cima da Constiutição, que garante a todos os brasileiros a liberdade de expressão.

Isso sem falar no questionamento legítimo acerca de quem serão os avalistas da verdade ou os ministros do "Ministério da Verdade", como já vem sendo chamado o possível gabinete de controle da informação, numa alusão ao departamento de censura no livro ficcional 1984 de George Orwell.

PL das Fake News segue em tramitação

A ideia de regulação da internet tem foco no controle não só das publicações em redes sociais, mas também do que se publica em blogs e jornais online.

Aparentemente, o que tentam fazer os apoiadores desse PL das Fake News é espalhar a ideia de que as chamadas novas mídias são criminosas, porque publicam conteúdo falso, que deve ser monitorado.

Pelas próximas semanas ou meses ainda vamos ouvir falar muito desse projeto de lei. Estejamos atentos e falantes. Enquanto for permitido, urge que todos manifestem o que pensam e critiquem ideias e pessoas que merece críticas.

Encerro o artigo com o convite para que você assista à conversa em vídeo que tive com a advogada Fabiana Barroso. E deixo o alerta feito há mais de 200 anos por um dos pais fundadores dos EUA, que vale muito para esse momento ddo Brasil: "o preço da liberdade é a eterna vigilância".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]