i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Ataque à liberdade de expressão

Agora é nos EUA: redes sociais censuram Madonna, filho de Trump e médica de Houston

  • [30/07/2020] [22:29]
Cantora Madonna teve uma publicação apagada do Instagram sob acusação de conteúdo falso
Cantora Madonna teve uma publicação apagada do Instagram sob acusação de conteúdo falso| Foto:

A censura contra Madonna, o filho de Trump e uma médica de Houston, todos de alguma forma impedidos de se comunicar livremente com seus seguidores nas redes sociais esta semana, é a versão internacional do ataque à liberdade de expressão que estamos vendo também aqui no Brasil.

É um ataque sórdido, não só pela violência de usurpar o direito fundamental à livre expressão do pensamento, garantido a todos os cidadãos em qualquer democracia que se preze, mas porque vem travestido de defesa. Seria cômico se não fosse trágico: ataque fantasiado de defesa!

Lá, como cá, os inquisidores alegam estar tirando o direito de determinadas pessoas se manifestarem publicamente, porque o que elas dizem é mentira, ou “fake news”, para usar o termo genérico (e vago) adotado pelas plataformas digitais americanas que administram as redes sociais e até pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro.

Entenderam a jogada? Como Madonna, Donald Trump Jr. e a Dra. Stella Immanuel emitiram opiniões apontadas por alguns como questionáveis era preciso que alguém tomasse uma atitude. Assim, atacar a liberdade de expressão deles foi mera consequência da defesa da suposta verdade dos fatos.

Mas quem tem sabedoria suficiente, afinal, para definir o que é verdadeiro ou falso na formulação de uma opinião?

Censura à brasileira

Já falei sobre censura por duas vezes esta semana aqui na coluna. Na segunda (27) ao entrevistar o advogado criminalista Elias Mattar Assad, lembrei dos 16 perfis bloqueados pelo Twitter e pelo Facebook dias antes, a mando do ministro Alexandre de Moraes.

Todos os punidos com o impedimento de falar a seus seguidores nas redes sociais são apontados como disseminadores de informações falsas, embora não haja qualquer acusação formal contra nenhum deles.

Na terça (28) voltei ao assunto fazendo uma analogia entre a escancarada ditadura da toga, que censura para amedrontar, e aquela implantada pelos porcos que lideraram A Revolução dos Bichos, no clássico da literatura de George Orwell. O autor também foi, aliás, alvo de censura, já que vários editores recusaram-se a publicar sua sátira aos tiranos da revolução russa, alegando que causaria constrangimento.

E não é que me vejo obrigada a voltar ao tema por causa dos arroubos autoritários dos empresários americanos Mark Zuckerberg (dono do Instagram, Facebook e WhatsApp) e Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, fundadores e proprietários do Twitter?

Os mesmos que há poucos dias se viram obrigados pelo STF a bloquear contas de usuários de suas plataformas digitais agora resolveram, eles próprios, promover censura a pessoas que publicam coisas com as quais não concordam. Quem diria que Alexandre de Moraes faria escola tão rápido!

Censura à moda americana

Nos Estados Unidos o problema não foram críticas a autoridades ou instituições, classificadas como fake news, mas apoio ao uso de hidroxicloroquina e outros remédios no tratamento precoce de Covid-19 e afirmações de que isso é a cura para a doença.

O primeiro alvo da censura foi a médica nigeriana Stella Immanuel, que trabalha num hospital em Houston, no estado do Texas, quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos. Na segunda-feira um vídeo postado por ela no Instagram desagradou aos administradores da plataforma, que classificaram o conteúdo como falso e apagaram a publicação.

No vídeo, que você pode conferir logo abaixo, a médica descreve os resultados que teve ao tratar centenas de pacientes de Covid-19 com o mesmo remédio que usava no atendimento a doentes de malária na Nigéria: hidroxicloroquina, só que alidada a azitromicina e zinco.

“Tratei pessoalmente 350 pacientes com Covid. Pacientes que tem diabetes, pressão alta, asma, pessoas idosas.Meu paciente mais velho tem 92 anos, outro tem 87. E o resultado tem sido o mesmo. Prescrevi hidroxicoloquina, zinco e azitromicina e todos estão bem. Nos últimos meses tratei 350 pacientes e não perdi nenhum, nem mesmo os diabéticos, os hipertensos, os asmáticos, ninguém. Nós não perdemos um único paciente.”

Dra. Stella Immanuel, clínica geral de um hospital em Houston, EUA

A médica também relata que ela e vários outros médicos e enfermeiros tomaram o coquetel de remédios preventivamente e, mesmo atendendo de 10 a 15 pacientes de Covid-19 por dia, não ficaram doentes. E levanta suspeitas sobre pesquisadores que afirmam que a hidroxicloroquina não funciona no combate à doença na fase inicial.

“Se algum falso cientista, patrocinado por essas falsas farmacêuticas, vier dizer que fez estudos e descobriu que não funciona, posso dizer categoricamente que é ciência falsa. Vou querer saber quem está patrocinando esses estudos, quem está por trás disso, porque não existe a possibilidade de eu tratar mais de 350 pacientes, nenhum morrer, todos melhorarem e virem me dizer que a verdade está com quem testou com 20 ou 40 pessoas e diz que não funcionou.”

A parte final do vídeo não é um relato médico, mas opinião – um tanto polêmica, porém, opinião. A médica diz que o coquetel de remédios é a cura para Covid-19 e diz considerar desnecessários o fechamento de escolas, o lockdown e até mesmo o uso da máscara, já que os medicamentos, todos baratos e com rara contra-indicação de uso, pode ser usado de forma preventiva.

Provavelmente por não concordarem com essa parte final da fala, os administradores do Instagram decretaram censura ao vídeo, que foi apagado da conta da médica e também do perfil da cantora Madonna, uma das que compartilharam o relato da Dra. Stella Immanuel.

E não foi só o Instagram que implantou a censura, nem só Stella ou Madonna as censuradas. O Twitter fez o mesmo com Donald Trump Jr., que escolheu a rede de microblogs para compartilhar o vídeo da médica de Houston. O filho do presidente ainda sofreu a punição de ser impedido de postar na plataforma por 12 horas.

Assim como Trump Jr., aliás, Madonna também foi punida pelo Instagram, não com a proibição temporária de novas postagens, mas com a exposição à execração pública. No dia em que o vídeo foi apagado de sua conta, quem tentasse clicar no post era direcionado para um link informando que o conteúdo foi apagado por ser falso, ou seja, a plataforma julgou, censurou e ainda difamou, tentando induzir 15,4 milhões de seguidores da cantora a acharem que ela é realmente mentirosa.

Em sua postagem Madonna chamava a médica nigeriana de heroína e dizia que “a verdade vai nos libertar, mas algumas pessoas não querem ouvir a verdade, principalmente pessoas no poder, que só querem ganhar dinheiro com essa demorada busca pela vacina, que já foi comprovada e está disponível há meses. A elite global controla as pessoas através do medo para deixar os ricos mais ricos, enquanto os pobres e doentes ficam mais doentes.”

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 1 dias

    Cristina, Estou tirando meu exemplar de 1984 da estante porque tem hora que penso que estou sonhando ou que estou tendo um pesadelo. Milionários aplicando censura àqueles que sustentam a fortuna que cada um tem, mas como isso? Que capitalismo é esse que substitui os todos poderosos censores do passado, deixando que um milionário, como um csar possa dizer o que podemos ou não ler ou ouvir ou escrever? Seu texto nos chama à reflexão e infelizmente atesta os tempos negros em que estamos imersos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

    ± 1 dias

    que vergonha !!! A esquerda esta desesperada e muitos saindo do armário. Os liberais conservadores precisam se posicionar firmemente contra essa vergonha mundial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 1 dias

    Se cloroquina nao funciona ..o capitan sugere FOSFOETALONAMINA !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      O Bolsonaro tomou e está curado, passou muito bem pelo vírus. Assim como todos os integrantes do governo que tiveram COVID. O tratamento precoce funciona. Como está na matéria, a médica tratou 450 pacientes com COVID, sem qualquer óbito. Isso são evidências fortes em favor do tratamento precoce. E quarentena / lockdown foi um FRACASSO, prejudicou a vida das pessoas e não resolveu nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvana Moreira

    ± 1 dias

    Tem que ser cego, desinformado ou no pior das hipóteses mal intencionado para acreditar que não estamos sendo censurados, controlados de todas as formas e meios. Faz pouco tempo..quando alguém era diagnosticado com uma doença o médico responsável explicava o possível tratamento e a pessoa livremente aceitava e corria os riscos. Alguém se lembra disso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Uiliam da Silva Grizafis

    ± 1 dias

    Impressionante essa campanha global que censura opiniões que vão em contra às suas chamadas "comprovação científica". A OMS, globo e demais "experts" que dizem falar em nome da ciência deveriam especificar: qual ciência se referem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Quarentena e lockdown de cidades inteiras não possuem qualquer fundamento científico. E foram um FIASCO, o vírus avançou de qualquer forma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 1 dias

    Ahhh esses comunistas... Ainda bem que existe o Gabinete do ódio para combater esta gente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    A seita esquerdista é assustadora, são contra remédios. E não basta para eles o direito de não tomar os remédios, querem mandar nos outros, impedir que tomem remédios e que se tratem conforme suas convicções. São loucos e liberticidas. Sim, eu acho que o tratamento precoce tem alguma eficácia, o início é quando o COVID é tratável. E sim, acho que o Bolsonaro fez certo em divulgar o tratamento precoce. até porque funcionou bem para ele e todos no governo. E a esquerda está errada, como sempre, lutando contra a liberdade e a população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anne B.

    ± 1 dias

    A Dra. Stella Immanuel diz que algumas doenças são causadas porque as mulheres fazem sexo com demônios em seus sonhos. Ela também diz que DNA de alienígenas é usado na medicina, que os cientistas querem criar uma vacina pra acabar com a religião e que bruxas querem controlar crianças. Precisamos nos informar sobre saúde com quem tem mais credibilidade e qualificações do que isso. As redes sociais têm motivo pra remover os posts: eles dizem falsamente que existe cura pra Covid e que as máscaras não são necessárias, o que desinforma a população em meio à pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    10 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 24 horas

      Anne B. : BRAVO !!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Anne B.

      ± 1 dias

      A questão é que, embora se apresentem como "Médicos da Linha de Frente", nenhum deles diz que é especialista em doenças infecciosas e eles não são médicos que atuam em hospitais, em UTIs ou na emergência. Eu esperaria experiências mais sólidas de um grupo que quer contrariar as orientações das maiores autoridades. O próprio infectologista da Casa Branca disse que eles são "um pessoal falando algo que não é verdade". Muitas pessoas podem se convencer com médicos de jaleco trazendo informações reconfortantes, mas eu prefiro ouvir opiniões mais confiáveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Leivas Bastos

      ± 1 dias

      CRISTINA GRAEML: Bravo!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Anne B.: Ainda assim é uma opinião dela, certo? Já vi vídeos até de médicos aqui do Brasil questionando o uso de máscaras. O que é consenso é a necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento de 1,5 a 2 m de outras pessoas, mas muitos questionam sim o uso da máscara. Quando a haver cura para Covid-19, é a visão dela. Ela acha que se todos com sintomas leves forem medicados e os grupos de risco também, preventivamente, o vírus perde a força de replicação. Opinião. Livre expressão de pensamento. A meu ver, continua injustificável a censura.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Anne B.: Por essa lógica é fácil desmascarar, Anne. Basta buscar a informação com a clínica e apresentar atestados de óbito dos pacientes que ela diz ter recuperado com remédios. Ainda não vi nenhuma contestação à informação sobre o bom estado de saúde dos 350 pacientes dela. Não entendo por que o fato de uma clínica médica ficar dentro de um shopping seja problema. Nos EUA isso é comum. Aqui no Brasil há laboratórios de análises clínicas dentro de shopping. Nunca vi ninguém questionar a credibilidade dos profissionais que trabalham nesses lugares por causa da localização da clínica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Anne B.

      ± 1 dias

      Ela alega, sem mostrar comprovações, que curou esses pacientes, em sua clínica que fica em um shopping em Houston. Com esse histórico, a médica tem credibilidade o suficiente pra acreditarmos nessa alegação?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Anne B.: 450 pacientes e nenhum óbito ? Sim, o tratamento precoce tem eficácia, talvez não 100%, mas muito melhor do que ir para casa com aspirina, como querem os esquerdistas. E a quarentena é ineficiente e traz prejuízos enormes para as pessoas,

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Anne B.

      ± 1 dias

      Oi Cristina. Mas ela não foi censurada por esses temas, foi censurada porque as empresas consideraram que o vídeo continha desinformação sobre máscaras, tratamento e cura da Covid-19.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      A mesma Constituição que garante a liberdade de pensamento e de expressão, prevê a existência de polícia, Ministério Público e Justiça para investigar, denunciar e julgar quem comete crimes. E garante tbém o amplo direito de defesa a todo e qualquer acusado. Vc pode não gostar do que a médica, a Madonna ou o filho do Trump dizem e tem liberdade para expressar seu descontentamento, mas não para calar quem quer que seja. As plataformas digitais, sendo empresas privadas, têm o direito de estipular regras de uso e banir quem não cumpre. Até onde eu saiba, nenhum desses temas que vc mencionou está na lista de proibições do Twitter ou do Instagram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Anne, a questão que levanto é: quantas outras pessoas dizem bobagens desse nível aí que você listou e não são censuradas pelas redes sociais? É direito das pessoas acreditarem no que quiserem e falarem o que quiserem, desde que respeitem, claro, as leis do país. Aqui no Brasil, por exemplo, é crime caluniar, difamar, injuriar e ameaçar pessoas (se bem que tem ameaças, injúria, difamação e calúnia a rodo nas redes sociais sem que ninguém se oponha a elas). Fazer apologia a crimes tbém dá margem a processo e condenação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irani Maciel

    ± 1 dias

    Embora grave, sistemática e intensa, a pressão para calar quem fala a verdade, as notícias estão se espalhando, e essa turma com intenções malignas não consegue cauterizar TODOS os capilares, por onde as notícias vão fluindo, e escapando ao rigor dos "censores" (que não reconheço, principalmente por serem algoritmos que "capturam" palavras ou frases, e travam a informação).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose santos

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Obrigada, José. Não tinha visto o conteúdo completo da coletiva à imprensa americana. E veja que o próprio site que divulga o que os 150 médicos disseram alerta, logo no início, que as redes sociais apagaram parte do que foi dito por considerar conteúdo falso. Mas ali está a transcrição completa. Ou seja, permitiram que os médicos exercessem seu direito de livre expressão do pensamento, fizeram o alerta que julgaram necessário, e não censuraram ninguém. Cabe ao leitor formar sua opinião.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO LUIZ PEDROTTI

    ± 1 dias

    O politicamente correto está levando o mundo ao caos total.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nissim lopez

    ± 1 dias

    Cristina parabéns pelo profissionalismo e pela informação clara e precisa. Inclusive se dando ao trabalho de responder a alguns. Muito bom.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    ± 1 dias

    Não é necessário um duplo cego randomizado para se provar cientificamente alguma coisa. Quem diz que a cloroquina não tem comprovação científica a esta altura ou não sabe o que está falando ou está mal intencionado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 1 dias

    Se curar com corticoides e dizer que cloroquina cura ...é o que ?????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Xicote, sugiro se informar melhor sobre os protocolos que estão sendo utilizados pelos médicos no tratamento de pacientes com Covid-19. Hidroxicloroquina é um antirretroviral usado na fase inicial da doença para evitar a replicação do vírus, junto com azitromicina e zinco que têm outras funções. Corticoide entra na faze 2B, quando a inflamação já é aguda (e pouco importa se o paciente usou ou não os demais remédios na fase 1).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 1 dias

      Você já tratou pacientes com a mesma e não obteve resultados? Se não, deveria pensar melhor no que escreve...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 1 dias

    Muito bom. Temos de fugir da manipulação da mídia esquerdista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cortopassi de Oliveira

    ± 1 dias

    Fiquei realmente surpreso. Madona, tenho a mais absoluta certeza, passa longe de ser uma apoiadora de Trump ou Bolsonaro. Mas ela entende que com o coquetel - melhor não falar os nomes para não sermos patrulhados pelos robôs - é possível, ao menos, minimizar os efeitos da doença ou criar condições para o organismo humano se defenda do vírus. No mínimo, ela está sendo justa com sua própria opinião. Eu, que nunca fui fã dela, me levando e aplaudo tais atitudes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 1 dias

    Fake news não é liberdade de expressão. O fato dessa coluna estar sendo veiculada num jornal de grande circulação como a GP, chega à assustar. Fato, Cloroquina não têm eficácia nem no início ou ek qualquer período da enfermidade. É só dar um Google, é fazer uma pesquisa para a reportagem, é o básico na sua profissão. E outro detalhe, engraçado que na terra da liberdade USA tb fake news estão sendo bloqueadas, pq? Pq são falsas!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Como jornalista sou tbém obrigada a ouvir todos os lados. São mais de 5 mil médicos no Brasil e dezenas de milhares pelo mundo usando o coquetel de remédio na fase inicial da doença com excelentes resultados. Como eu disse, a escolha final é do paciente, mas o médico tem OBRIGAÇÃO de informar seus pacientes que há remédios COM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA de níveis de evidência B, C e até D (eficiência atestada apenas por observação clínica). Para vc ter ideia, o Tamiflu, usado contra gripe H1N1, tinha nível de evidência C, enquanto que a hidroxioroquina, usada na fase inicial, já tem evidência B. Já escrevi sobre isso aqui mesmo na Gazeta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Não precisa dar um Google, Tiago. Todas as pesquisas médicas estão concentradas num único site. Basta clicar nele e dar-se ao trabalho de ler. Eu, como jornalista, faço isso diariamente, pq toda hora tem pesquisa nova. Se quiser ter informação de verdade vá direto à fonte. Vai reparar que as poucas pesquisas com resultado negativo foram feitas em pacientes em fase aguda da doença. Não funcionou. Antirrtrovirais são eficientes após os primeiros sintomas, p evitar a multiplicação do vírus. Tem 65 estudos lá, todos revisados, inúmeros com resultado POSITIVO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 1 dias

    Acredito em medicação precoce, não preventiva mas aos primeiros sintomas. Mas esse video da medica de Houston soa como mentira mesmo, pelo exagero, parece bom demais para ser verdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      CRISTINA GRAEML: Essas "comprovações científicas" de que o coquetel não funciona, que andam dizendo por aí, referem-se a estudos que deram INCONCLUSO, pq havia falhas na metodologia. Mas inconcluso não é negativo, entende? Precisa ser refeito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Reparou que há vários outros médicos junto dela apoiando o que ela diz? Mas não precisa acreditar nesse vídeo, nem no que ela diz. Fato é que ela tem direito de dizer. Acredita quem quiser. Eu, pessoalmente, gosto de checar os estudos já publicados e analisar que nível de evidência científca foi atribuído a cada um. A maioria dos testes feitos com pacientes após os primeiros sintomas tem resultado POSITIVO. Os que deram NEGATIVO são todos em fases agudas de Covid-19, qdo antirretrovirais não funcionam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Bruschi

    ± 1 dias

    Mais uma das suas matérias irresponsáveis e mentirosas. Não se trata de liberdade de expressão ou de opinião. Defender uma medicação CIENTIFICAMENTE COMPROVADA COMO INEFICAZ, e ainda dotada de efeitos adversos importantes quando usada em grandes populações, é má fé jornalística. Toda semana temos novos estudos ADEQUADOS, com grau de evidência/importância científica reconhecidamente maior e melhor do que as coortes observacionais que defensores irresponsáveis da cloroquina divulgam. A revisão sistemática é o melhor nível de evidência que dispomos hoje e nesta semana tivemos mais uma mostrando que HCQ NÃO FUNCIONA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      Felipe Bruschi: Sugiro que dê uma olhada no site que concentra os estudos e pesquisas relacionados a tentativas de tratamento de Covid-19. Há 65 estudos revisados já, a maioria com resultado INCONCLUSO por falhas na metodologia (significa que precisam ser aprofundados para se tirar qq conclusão). Há alguns com resultado NEGATIVO para eficácia de uso de hidroxicloroquina em fase aguda da doença, com a explicação de que antirretrovirais não funcionam qdo o vírus já se espalhou pelo corpo). E há inúmeros com resultado POSITIVO para quem usa logo após os primeiros sintomas. https://c19study.com/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JAPA

      ± 1 dias

      se nem a "ciência" ainda tem certeza da ineficácia da HCQ, como pode dizer que o artigo é irresponsável ou mentiroso ? o que se nota é uma intransigência ao contraditório, típico de intolerantes doutrinados ou estes xiitas da ciência que insistem em não tratar sem evidências comprovadas mas no primeiro sintoma de covid recorrem a esta medicação. A matéria discorre sobre liberdade de expressão e não no mérito da HCQ ser eficaz ou não, não entendeu ? leia de novo !!! , talvez a articulista tenha que desenhar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 1 dias

      Cientificamente está comprovado que esquerdistas tem dificuldade de respeitar a opinião alheia, tem dificuldades de cognição e assim deficit na interpretação de textos , sofrem de cegueira seletiva e além de tudo apresentam falhas de caráter, tendendo a hipocrisia e desonestidade intelectual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Bruschi

      ± 1 dias

      CRISTINA GRAEML: Sim, já há diversos estudos com formato adequado para avaliar intervenções como HCQ que demonstram ineficácia e risco. As “evidências” que vc cita não são do tipo e da qualidade necessária para determinar qualquer tipo de intervenção. Isso é estelionato científico. Zinco? Azitromicina? Balela. Usar a bandeira da liberdade de expressão para corroborar a divulgação de mentira científica e de medicamentos ineficazes subliminarmente , no meio da maior crise sanitária do século, é irresponsabilidade, inconsequência, qualquer coisa menos opinião.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Bruschi

      ± 1 dias

      Sim, já há diversos estudos com formato adequado para avaliar intervenções como HCQ que demonstram ineficácia e risco. As “evidências” que vc cita não são do tipo e da qualidade necessária para determinar qualquer tipo de intervenção. Isso é estelionato científico. Zinco? Azitromicina? Balela. Usar a bandeira da liberdade de expressão para corroborar a divulgação de mentira científica e de medicamentos ineficazes subliminarmente , no meio da maior crise sanitária do século, é irresponsabilidade, inconsequência, qualquer coisa menos opinião.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Eduardo

      ± 1 dias

      Mais um fascista totalitarista que defende a censura e o cancelamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 1 dias

      O artigo trata de liberdade de expressão. O fato de vc não concordar comigo ou com as pessoas que citei no texto não nos tira o direito de expressar o que pensamos, assim como vc próprio tbém pode se expressar. Pode até dizer que não há qualquer comprovação científica qdo há inúmeros estudos (e sim, muitas evidências já) comprovando a eficácia desses remédios desde que usados na fase inicial da doença. Mas ninguém é obrigado a se tratar, viu? Esse é outro direito que temos: de escolher esperar pra ver se cura sozinho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 1 dias

    Vivemos um momento delicado para as liberdades individuais. Parabéns, Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 1 dias

    CENSURA POUCA É BOBAGEM. Meus cumprimentos, Sra. Graeml, por mais um ótimo artigo falando sobre aquilo que tantos querem calar. Creio que a página mais sórdida dessa pandemia é a desse esforço truculento para esconder do mundo que existe sim tratamento para COVID19, na fase inicial da doença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heraldo Vicente

    ± 1 dias

    Os absurdos vão se atropelando mas as máscaras estão caindo. Parabéns pelo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ane Torres

    ± 1 dias

    Talvez tenham que te bloquear também ! É muita opinião parcial e tendenciosa da jornalista fundada apenas em achismos e partidarismo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • A

      Araucária

      ± 1 dias

      Quem bloqueia, lacra e cancela é gente da esquerda como vc, aqui respeitamos a opinião contrária do outro, mesmo a sua que nem leu o artigo e não entendeu que ele, o artigo, era sobre liberdade de expressão....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vinicius

      ± 1 dias

      Não entendeu o artigo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 1 dias

      Nem opinião pode ser livre?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Eduardo

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.