i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Combate às fake news

O que diz o vídeo sobre o Brasil que rebate campanha de difamação do país no exterior

  • 17/07/2020 23:04
Floresta amazônica
Imagem da floresta amazônica em vídeo produzido pelo Ministério da Agricultura| Foto: Reprodução

Não, eu não vou falar do malabarismo retórico do YouTuber Felipe Neto em sua tentativa de impor aos leitores do New York Times sua visão distorcida do Brasil. Por mais deplorável que isso tenha sido, foi apenas o episódio mais recente de uma campanha difamatória contra o país no exterior, que começa a ser combatida.

Antes de falar sobre como o governo iniciou o contra-ataque, é preciso lembrar que outros brasileiros protagonizaram capítulos dessa repugnante tentativa de denegrir o país para os estrangeiros. De Petra Costa na televisão americana a Dilma, em Paris. Sem esquecer de Lula - o condenado solto -, em suas andanças pela Europa em plena pandemia. Todos foram flagrados falando mal do Brasil para os gringos, em descrições no mínimo parciais e quase sempre mentirosas dos fatos.

Aliás, abro um parênteses importante aqui: seria genocida alguém que viajou por vários países onde o vírus já circulava, participando de aglomerações sem máscara e depois voltando para cá para se aglomerar com mais gente amiga?

Mas, retomando o assunto... Felipe Neto, Petra Costa, Dilma, Lula (e outros tantos "companheiros" que adoram viajar para o exterior com dinheiro público para falar do fascismo imaginário de um país "em chamas") são apenas parte da tentativa de denegrir o Brasil. Estes têm objetivos meramente políticos.

Há também os Macrons da vida, com interesses comerciais escusos. Fingindo se preocupar com o meio ambiente no Brasil, quem não recorda que o presidente da França espalhou fake news em forma de fotos antigas de queimadas na Amazônia para insinuar que estávamos desmatando tudo para plantar e criar gado. A intenção era clara.

Aos compradores dos nossos produtos ficou aquela pulga atrás da orelha. Será que devo comprar mercadorias de um país que não está preocupado em preservar a maior floresta do planeta? Melhor buscar outro fornecedor. Espalharam que havia até girafas ameaçadas na Amazônia, lembram? Em política externa concorrência equivale a guerra.

E há a imprensa. Sim, a imprensa nacional também é inimiga da nossa boa reputação lá fora. Quando divulga, por exemplo, números imprecisos sobre "pontos de calor" nas florestas (identificados por satélite) como se fossem queimadas; ou quando omite a informação de que 90% dos incêndios na região amazônica são fora da área da Amazônia legal, de vegetação protegida por lei, passa para a mídia estrangeira uma noção errada do que ocorre de fato.

Como fogo, a informação imprecisa espalha-se rapidamente, para muito além das nossas fronteiras. É republicada por jornais estrangeiros sem maiores apurações e ainda sofre um efeito bumerangue, já que, depois, o que se publica lá fora repercute aqui. O negócio vira uma bola de neve, porque a imprensa nacional costuma dar destaque às notícias sobre o Brasil publicadas por jornais de outros países.

Quem apontou esse ciclo vicioso da divulgação de informações distorcidas e imprecisas foi o presidente Jair Bolsonaro na abertura de sua live semanal nesta quinta-feira (16), ao relatar que o agronegócio está sendo prejudicado com isso.

“Nós somos o tempo todo acusados, injustamente, de maltratar o meio ambiente no Brasil. Parte da imprensa publica mentiras a respeito disso, a imprensa de fora vê e retransmite, em especial na Europa. E lá a questão ambiental é tida como uma seita. Daí publicam matéria lá criticando o Brasil e essa mesma imprensa [do Brasil] que publicou mentiras, fraudou números, republica aquilo de fora pra criticar o governo”, disse Bolsonaro.

“E deixo bem claro aqui, de novo. 90% desses focos de calor são em áreas já desmatadas. Não é novo incêndio, não. 5% são em terras indígenas. É o índio que faz isso aí."

Jair Bolsonaro, presidente da República, sobre queimadas na Amazônia

“Essa guerra de informação não é fácil”, reforçou o presidente. “Nós temos problemas. Por que? O Brasil é uma potência no agronegócio, a Europa é uma seita ambiental. Eles não preservaram praticamente nada do seu meio ambiente, quase não se ouve falar em reflorestamento na região. E o tempo todo atiram em cima de nós e de forma injusta, porque é uma briga comercial também.”

Por fim Bolsonaro parece ter mandado um recado a membros do próprio governo. “O que que falta pro governo, pra todos nós? É responsabilidade pra tratar desse assunto, caso contrário o Brasil vai continuar sendo o tempo todo massacrado, prejudicado, naquilo que tá dando certo aqui que é o agronegócio, que é a locomotiva da nossa economia”.

The Real Brazilian Agribusiness

Se era ação que o presidente esperava, quem mostrou foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comandante do ministério que produziu um vídeo para iniciar o contra-ataque, especialmente na Europa. In English, em áudio e legenda, para gringo entender tudinho!

Nesta mesma semana em que o presidente destacou em live que a campanha difamatória contra o Brasil estava prejudicando o agronegócio brasileiro, começou a circular na internet o vídeo que o Ministério da Agricultura preparou para a ofensiva contra as recorrentes fake news sobre o país.

"Você deve ter ouvido falar sobre o Brasil e sobre o fato de o país ser um grande produtor de alimentos", diz o locutor de voz imponente. "Mas você realmente sabe como funciona a produção agrícola brasileira?" O áudio acompanha uma sequência de imagens aéreas que intercalam a deslumbrante paisagem da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com tratores e colheitadeiras em terras a perder de vista.

"Vamos começar do começo", segue a narração em off sobre imagens de satélite, localizando o Brasil em seu berço esplêndido, ocupando grande parte da América do Sul. "O quinto maior país do mundo, lar de imensa biodiversidade e rico em recursos naturais". E dá-lhe imagens de praias, da mata atlântica, florestas e mais florestas.

Quando começam a aparecer cenas de campos semeados, plantações, caminhões percorrendo as estradas, vem uma informação que nem mesmo a maior parte dos brasileiros conhece. "O Brasil é também o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo." Em seguida, a cereja do bolo...

"E você sabe em que regiões estão as fazendas de onde saem os produtos brasileiros para o mundo?" No vídeo entra um mapa do Brasil, com a Amazônia destacada em verde, e o resto em cinza. E ali, na área cinza, começam a aparecer bolinhas coloridas para cada produto tipo exportação, em seus respectivos locais de produção.

Está dito lá que a maior parte do açúcar, sai de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul; quase todo o café exportado, de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia; as toneladas e mais toneladas de soja, do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso; a maior parte da carne, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e o suco de laranja, do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Enquanto tudo isso é mostrado a Amazônia segue verdinha no mapa, sem nenhum ponto colorido indicando produção de alimentos ou carne para exportação. "Todos esses produtos são produzidos em harmonia com as florestas, áreas de preservação e importantes biomas, como a Amazônia", diz o locutor.

Em vez de continuar transcrevendo, reproduzo o vídeo abaixo para que você mesmo assista. Ainda que não fale inglês, acredito que vá compreender o recado geral.

Dados oficiais

Para provar que muito pouco do que se diz sobre o meio ambiente do Brasil no exterior é verdade, o vídeo termina com dados oficiais de órgãos como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Nos últimos 40 anos a produção agrícola brasileira cresceu 385%, enquanto a área agriculturável aumentou apenas 32%. O Brasil usa menos de um terço de seu território para atividades de agricultura e pecuária, enquanto preserva 66% da mata nativa. Na Amazônia a preservação chega a 84%.

Oitenta e quatro por cento! Que país tem tamanho percentual de uma floresta original preservada? E nós ainda temos a Mata Atlântica, que mesmo devastada para a construção das cidades litorâneas ainda se estende por parte considerável da costa leste brasileira no Sul e Sudeste. E florestas urbanas como a imensa floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. E os vários Parques Nacionais.

A imensidão do país ajuda. Beira o esnobismo dizer que nos nossos 134 milhões de hectares de áreas plantadas caberiam França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Portugal juntos. Mas está lá no vídeo para os gringos saberem mesmo quem tem a bola e a ginga pra chutar e marcar o gol do agronegócio sustentável.

O vídeo com certeza não é a única ferramenta necessária para desatar as porcas que tentam travar a engrenagem de vendas do Brasil para o exterior justamente no setor que há anos segura a economia nacional. Outras ações serão necessárias e, garante o governo, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura) estão trabalhando firme nisso.

Mas para finalizar essa discussão sobre nossa reputação lá fora, que os órfãos do poder tentam derrubar a todo momento, falando em genocídio, fascismo, nazismo e outras bobagens mais que só existem na cabeça deles, uma última informação a nosso favor já se espalha com o vídeo: o Brasil aprendeu a produzir mais, usando áreas menores. Com isso saltou da antiga posição de importador de alimentos para a de um dos maiores fornecedores globais.

Acrescento outro dado que não está lá, mas foi divulgado recentemente: com 220 milhões de habitantes, produzimos comida para 1,2 bilhão de pessoas. E ainda temos a maior biodiversidade do planeta (um pote de ouro para a indústria farmacêutica), algo sempre bastante atrativo que dirá em tempos de pandemia e de busca por substâncias com poderes medicinais para fabricação de remédios e vacinas contra vírus e outros microorganismos que matam.

Tudo isso num território com a maior área verde preservada do planeta. Não adianta, Felipe Neto, Petra, Dilma, Lula, Macron. Podem espernear. Como dizem por aí... contra fatos não há argumentos.

118 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 118 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 12 dias

    Esquerda profundamente incomodada com a troca de mãos do governo central ..mas isto é democracia ..paciência ! .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Afonso de Sousa braga

    ± 15 dias

    Excelente artigo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MBP

    ± 15 dias

    Chupa Esquerda nojenta!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Esperava um pouco mais de vc Cristina. Mas acredito que o espaço que quer ocupar não é o de uma jornalista livre e isenta, já escolheu o público a quem quer agradar. Não é mesmo?? Os negacionistas, toda a destruição e estupidez desse governo, é pra esse público que escreve. Nunca vou ver uma linha sequer falando da associação desse governo com as milicias!! O seu texto nega a existência dos grileiros, invasores de terras, madeireiros ilegais, garimpos ilegais, criação de boi "pirata" na Amazônia. Essas são as verdadeiras pragas do agronegócio sério e responsável. Da sua bolha de ignorância e estupidez os aplausos!!! Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 17 dias

    Delícia ler seus textos tão esclarecedores. Parabéns, mais uma vez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 17 dias

    Já havia parabenizado a colunista, mas agora quero externar minha satisfação em ver que a absoluta maioria dos comentários apoia o Brasil de verdade, e não aquele que a esquerda criou em uma cortina de fumaça mentirosa. Orgulho do bom senso da maioria dos brasileiros que souberam derrubar a esquerda do seu pedestal de mentiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    ± 17 dias

    Bárbaro Cristina. Que delicia ler seus textos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 17 dias

    A esquerda é um câncer, tanto aqui no Brasil como no exterior. Mas os brasileiros de bem são mais numerosos do que essa gente odiosa da esquerda, uns parasitas que nada produzem e só sabem viver pendurados em verbas estatais. E ainda ficam mentindo e caluniando as pessoas honesta e que realmente produzem riquezas... Meu desprezo à esquerda será eterno. Além das idéias equivocadas, são más pessoas e maus brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 17 dias

    Cristina Graeml, mais uma vez, meus parabéns pela matéria. Conserve esta linha. Já leu O ******* Coletivo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 17 dias

      I m b e c i l -É o título do livro, Gazeta!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 17 dias

    Excelente matéria! Deixa claro que não existe nenhuma boa intenção no ambientalismo militante - apenas interesses econômicos e muita manipulação da opinião pública - ou seja, a hipocrisia personificada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TK

    ± 17 dias

    Parabéns Cristina. Mostrar a realidade e não essa ideologia podre e nefasta, faz parte da boa imprensa que, infelizmente, é minoria em nosso belo país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 17 dias

    Contra os inimigos do Brasil, lá fora o hipócritas dos lobbies de produtores falidos que precisam ser subsidiados e aqui dentro os órfãos das boquinhas e amigos do alheio, informação, informação e mais informação em tempo integral! Contra fatos não há argumentos como bem arremata Cristina Graeml em seu magistral texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valmor Machado

    ± 17 dias

    E ainda tem uns PAI-dégua que não aceita a verdade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rui Saravi Leite

    ± 17 dias

    Parabéns aos dirigentes deste maravilhoso país. Na reportagem só faltou dizer que podemos fazer duas colheitas em um só ano. Nenhum país do mundo isso acontece. O que faltava aos membros dos governos é saber “ vender” no só nossa imagem como nossos produtos. Assim seremos grandes dentro de um ambiente de paz e prosperidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    renato mello

    ± 17 dias

    Fiquei emocionado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Rogério Giusti Marinho

    ± 17 dias

    Artigo excelente!!! Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mariamalta

    ± 17 dias

    Grande Cristina! Parabéns! São artigos como este que farão a diferença, SEMPRE!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 17 dias

    Boa Cristina, "contra fatos não ha argumentos". Os cavaleiros do apocalipse - brasileiros patriotas, né? - vistam a carapuça. Os Felipesnetos, Lulas/Dilmas e Macrons da vida? Pra lata de lixo da história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arion Gershenson

    ± 17 dias

    Fantástica está sua coluna, como já não assisto a programação de TV por nojo, você me trouxe muita otimismo para continuar lutando por um Brasil melhor e continuar apoiando nosso presidente .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 17 dias

    Excelente artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 17 dias

    A imprensa (quase todas), estão se ferrando pro país, a imprensa livre brasileira, é livre pra falar o que é pago, dia a quem doer, se não pagar eles ficam fazendo inferno prejudicando a nação, até o governo não aguentar e ter que pagar pra eles pararem de inventarem, o que precisa é ter uma lei que toda reportagem que prejudica a nação terá que ser punida exemplar, olha o lixo que é esses pessoal de esquerda, o que eles fazem com o país, e o poder que tem de fazer a cabeça dos seguidores "camarão"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 9

    90430956991

    ± 17 dias

    Excelente matéria. Parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 17 dias

    EXCELENTE ARTIGO. FINALMENTE ALGUEM QUE TEM CÉREBRO PARA PENSAR E ANALISAR A SITUAÇÃO ATUAL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 17 dias

    Perfeito. Esse é o caminho, mostrar os fatos. O resto é politicagem rasteira de quem perdeu e não aceita o resultado das urnas. Até porque, quem fala dos ministros (alguns realmente ruins) do atual governo, deve considerar todos os execráveis do governo anterior como gênios da raça. Isso sem falar nos lobos em pele de cordeiro que hoje começam a aparecer nas páginas policiais, todos emplumados e de "reputação ilibada". O país perde e a população perde com essa canibalização política das nossas virtudes. Deixem isso do lado de dentro e briguem nas urnas a cada 4 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAERTE LOURIMAR SCHELSKE

    ± 17 dias

    Ótima matéria, parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 17 dias

    Ainda é pouco! O Brasil tem que bombardear os estrangeiros com informação verdadeira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 17 dias

    Parabéns Cristina, precisamos de jornalistas como vc, que mostra a realidade e não distorce os fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nissim lopez

    ± 17 dias

    Excelente Cristina. É uma grande satisfação ler artigos informativos e inteligentes como este. Claro que quem odeia o próprio país onde nasceu não irá gostar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    ± 17 dias

    O duro é saber que dinheiro público financia "Felipe Neto, Petra, Dilma, Lula". Uns com cartão corporativo, outros com Fundo Partidário e outros com verbas de gabinete, verbas de empresas "parceiras" dessa turma. Utilizam amorosamente um ponta de verdade para criar suas narrativas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vinicius

      ± 17 dias

      Digo, utilizam maldosamente uma ponta de verdade para criar suas narrativas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 17 dias

    Cristina graeml, quem hj faz a imagem do país lá fora é o atual Governo! Sandices, Ministros medíocres, mal intencionados, ideológicos. Tereza Cristina e nosso Ministro do Planejamento são exceções!!!! Como culpar o YouTuber tendo como Ministros Weintraubs, Salles, Ernestos, Damares???? Essa tentativa de desviar a responsabilidade e baixíssimo!!!! Faça o meu favor de mostrar a realidade ao invés de passar pano aqui, vc é uma jornalista de respeito!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 17 dias

      Impressionante a bolha impermeável em que vivem os esquerdistas. Repetem sempre as mesmas bobagens, nem originais são!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 17 dias

      Lembrem-se que dirigentes de sucesso de qualquer entidade não se baseiam em informações de jornalismo sensacionalista e sim em jornalismo e análises de fatos e de dados corretamente levantados, como os dessa reportagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 17 dias

      Em que tipo de governante vocês acham te convence mais os líderes mundiais e os possíveis investidores e clientes do país sobre as condições de negociar com o Brasil? E os ministros desse governo também tem os seus méritos, além de serem especialistas de renome mundialmente reconhecido em suas respectivas áreas, tem conseguido mostrar em suas pastas que estão aí para colocar o país nos eixos. Quando lembro dos ministros anteriores, cuja principal e muitas vezes única qualificação era de ser "Amigo do Rei" e indicado político... Não tem comparação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 17 dias

      Quanto ao trabalho dos nossos ministros e do presidente, prestem atenção aos fatos. Por exemplo, quem fez pior em Doha, que é um dos maiores termômetros da imagem dos países e da sua administração? Bolsonaro, que, mesmo às vezes falando palavras ásperas, mostrou que agora tem um governo mais sério, com grandes projetos de infra-estrutura, melhorias nos ambientes de negócios e empregos e sua consequente melhoria nos aspectos sociais, ou a Dilma, a saudadora de mandioca e estocadora de ventos, além dos inúmeros outros "micos", ou o Bebum, que chegou a se mijar de tão bêbado que ele estava, além de outros fiascos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 17 dias

      Quem hoje faz a imagem do país lá fora é a onda esquerdista, financiada por empresas e países que não querem deixar o Brasil crescer e melhorar a qualidade de vida para os brasileiros. Tem muita guerra comercial nessa briga que financia certos grupos de imprensa tanto do Brasil quanto do Exterior, cujo único objetivo é atrapalhar e denegrir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCISCO BEDUSCHI

    ± 17 dias

    lindo artiho. Parabens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 17 dias

    Muito bom, deviam ter feito antes, e é preciso aprender que uma imagem de satélite mostrando uma queimada, mesmo legal, vai destruir todo este esforço, é verdade que outros países, como a França, têm interesse em divulgar estas mentiras, mas evitem lhes dar munição, fortalecendo os órgãos de fiscalização com pessoal e recursos e não gerando notícias sobre seus desmanche.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Igor Vilas Boas de Freitas

    ± 17 dias

    Como seria bom se a maioria dos que tem espaço na mídia fizesse isso! Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARILIA PEREIRA LOPES

    ± 17 dias

    Meus parabéns pela honestidade e coragem em escrever sobre a nossa realidade.Nossa imprensa mercenária tem prazer em denegrir tudo o temos de bom.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 17 dias

    Valeu D. Cristina. Apresentar esses fatos sobre o Brasil não significa ser Bolsonarista. Apenas uma jornalista verdadeira. Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

    ± 17 dias

    excelente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 17 dias

    Excelente! Comunicação clara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    ± 17 dias

    É de fato impossível controlar a Amazônia em sua imensidão e sua vegetação. Dependemos do exército e seus parcos recursos para isso. Sempre foi assim, inclusive com os governos de esquerda. Porque a histeria somente agora. Vendilhões da Patria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

      ± 17 dias

      O sr esta sendo desinformado por outro tipo de imprensa. A verdade que esta senhora foi promovida numa reorganização. E mais todo o processo de monitoramento é automático se manipulação dos dados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 18 dias

    Falaram alguma coisa sobre a IMOBILIÁRIA DA FAMÍGLIA BOLSONARO? DAS RACHADINHAS?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 18 dias

    Finalmente a direita entendeu a guerra das narrativas. 40 anos de atraso, mas entendeu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    neuri edmundo da silva mokdse

    ± 18 dias

    Cristina Graeml, e sobre esse artigo "Após alerta de desmatamento recorde na Amazônia, governo exonera coordenadora do Inpe", link https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/13/apos-recorde-de-alerta-de-desmatamentos-na-amazonia-governo-exonera-coordenadora-do-inpe.ghtml, o que você tem a dizer ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Glecio

      ± 17 dias

      Sua fonte já começou errada, usando a rainha da manipulação, da desinformação , dos interesses escusos e da mentira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    neuri edmundo da silva mokdse

    ± 18 dias

    Teste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Serra

    ± 18 dias

    Meus aplausos!! Muito bom!! Essa é a imagem do nosso gigante Brasil!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    flavio antonio martins pereira

    ± 18 dias

    Muito Bom !! Este tipo de filme devia ser feito em diversos outros segmentos da economia Brasileira !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SERGIO ELOI

      ± 17 dias

      Além de serem apresentados para fora do país .Esses filmes deveriam ser apresentados nas nossas escola, do infantil à universidades esquerdistas. Nossa população não conhece a FORÇA DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 18 dias

    Show. O texto me lembra outro texto do Sr. Polzonoff que trata sobre santos nas esquinas que na maioria das vezes passam desapercebidos enquanto um pulha nas mesmas condições, fica cercado de ouvintes. E aí penso em como são poucos os Profissionais e meios de Comunicação que estão de fato, à serviço do Brasil. Acredito que seria bem mais fácil se render ao politicamente correto (e asqueroso). Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 18 dias

    Parabéns Cristina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 18 dias

    Dá-lhe Cristina!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Delcio Benjamim Baraldi

    ± 18 dias

    Cristina é orgulho do jornalismo paranaense é brasileiro. Sou gaúcho e me rendo a esta grande jornalista. Ótimo artigo. Vá em frente Cristina. Go ahead, como diria o vídeo... DELCIO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jêniodarassa!

    ± 18 dias

    Um vídeo mentiroso, bem a cara desde governo fajuto, de mandriões e bucaneiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 17 dias

      É, secaram as boquinhas! O que restou à esquerda foi só o material de que ela é feita: Mentira e desinformação!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vinicius

      ± 17 dias

      Mais um anônimo se escondendo. Deve ser cargo comissionado daquela turma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      SERGIO ELOI

      ± 17 dias

      Como rebater uma posição como a sua? Se nem mesmo tem coragem de coloca seu nome. Geralmente pessoa de poucos argumentos se escondem atrás de pseudônimos com medo de serem desmascarados. Sou do Agronegócio e atesto essa veracidade. Sou da roça com muito Orgulho!!!!!!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Kenji

    ± 18 dias

    'Preservar a Amazônia é desenvolver o Brasil' (General Hamilton Mourão)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO JOSÉ TULESKI

    ± 18 dias

    Parabéns!!! Ótima reportagem!!! Carecemos de divulgação daquilo que orgulha os brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 18 dias

    Por favor ,não chame estes detratores de brasileiros Eles são tudo,menos brasileiros Por uma narrativa politica, sob excusos interesses, eles inventam tudo Belo e informativo texto...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 18 dias

    Magnífica reportagem nos trazendo uma realidade que o brasileiro deve conhecer e se orgulhar. E entender que o discurso da esquerda brasileira e de algumas partes do mundo é totalmente infundada e criminosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 18 dias

    Contra fotos (de satélite) não há argumentos. Contra números do aumento do desmatamento e das queimadas, também não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 18 dias

      CRISTINA GRAEML: Faltou comentar o afastamento dos fiscais do Ibama q aplicaram a lei ordenando a queima de equipamentos usados no desmatamento, a fala de Salles da “boiada”, o negacionismo em torno dos dados de satélite do Inpe e - bem fácil- olhar o território de Rondônia e o do sul do Pará no Google Earth antes de redigir a coluna.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Sim. A campanha difamatória já reflete no agronegócio brasileiro. Era bem o que os concorrentes queriam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO

      ± 18 dias

      CRISTINA GRAEML: o mourão parece estar preocupado, né não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      https://youtu.be/bx7ndZHisSo Assista í o relato do ex-ministro da Defesa e da Ciência e Tecnologia de Lula, Aldo Rebelo (ex-PCdoB), sobre o Inpe, as fotos de satélite, a real situação da Amazônia, o interesse dos estrangeiros em denegrir a imagem do Brasil... Contra FATOS não há argumentos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 18 dias

    Cristina, um dia poderia dizer-nos se você já não sofreu perseguição por fugir do mainstream jornalistico brasileiro. Porque não há outro orgão de imprensa que tenta ver os dois pontos de vista. Que o Bolsonaro não é santo todo nós sabemos. Cometeu vários erros, um deles é não impedir seus filhos de se intrometer nos assuntos de Estado. Saibamos respeitar o resultado das urnas. Adorei a reportagem. Apropriadissima. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 18 dias

    Fotos de satélite e números do Inpe são dados reais que mostram o aumento das queimadas e do desmatamento. Investidores acreditam mais nestes dados do que em discurso. O ministro antiambientalista “ passa boiada” foi fazer seu circo em Davos, e se deu mal. O chanceler Araujo nos transformou em país pária. Dinheiro não aceita desaforo, e o capitalismo hoje pede respeito ambiental e direitos humanos, coisa que o governo não pode entregar, e sorry, e o agronegócio sentirá o peso do desinvestimento Estrangeiro, por culpa exclusiva de Salles e Araujo, que fazem o desastre de obedecer a seu chefe. Não me engana que eu não gosto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • A

      ANTONIO

      ± 18 dias

      Verdade. O mourao e comunista e mentiroso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      marcello r

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

      ± 18 dias

      Felipe Martinelli: só lhe restou o triste argumento ad ominen, e aí vem o ódio, é feio, é reacionarismo puro e vazio. E então continue odiando e negando os fatos, já que não tem argumento. E sim sou conservador, de direita e pelo capitalismo de mercado. Mas pra você, sei que sou lcomunista. Parece robô do Felipe Martins.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Martinelli

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 18 dias

    Senhora Corochinha, a opinião pública interna ou externa não se constrói com vídeos isolados, mas por um arcabouço de fatos, que no momento não está nada favoráveis ao contadores de causos mentirosos. A senhora e toda a plêiade de pseudos jornalistas estão agraciados com essa menção desonhora. O tempo e a história sabem disernir o que presta e o que não tem valor. Seu tempo está se esvairindo. #democraciacomcidadania.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rocha Dias

    ± 18 dias

    Que coisa fora de moda falar bem do Brasil! Obrigado Cristina Graeml pela excelente matéria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio augusto pepe caporossi

    ± 18 dias

    adoro uma frase que sempre uso que serve para descrever o que a "mídia tradicional" faz, assim como "governantes" estrangeiros, com relação a vários assuntos sobre nosso país. "não duvide de minha inteligência". eles querem fazer crer que "erramos", que "estamos perdidos", mas a partir do momento que "está na hora de perdoar a quem não perde perdão", a população, que não é mais burra, percebe que a manipulação é grande. está na hora de mudar a forma, isso só mostra que a população está correta. obrigado pelo texto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 18 dias

    Nota 10. Parabéns pela matéria. Que a verdade prevaleça e os deletetios sa bolha seja desmascarados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 18 dias

    Parabéns por publicar este material Cristina , já passou da hora de nós cidadãos de bem nos posicionarmos contra essa vergonha protagonizada pelos aproveitadores de nosso trabalho Parabéns também para nossa ministra e para todos grandes cidadãos do agronegócio !! Vamos divulgar principalmente em nosso país ao povo distraído e ingênuo sobre as barbaridades praticadas pelos “progressistas” e sanguessugas de plantão. Abraços

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 18 dias

    Parabéns pela matéria. Realmente é necessário esclarecer ao mundo o que se passa no Brasil. Infelizmente parcela da mídia podre presta um desserviço à sociedade. Manipulação e desinformação é o que fazem cotidianamente. Uma vergonha para o jornalismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 18 dias

    Cristina, Primeiro, merecidos parabéns pelo texto. Seguro, preciso, racional e informativo. Segundo, obrigado por responder - ainda que de forma indireta - a uma inquietação que já tinha manifestado a esta Gazeta quanto ao que o Governo estava fazendo ou ia fazer diante da tempestade de mentiras que são espalhadas aqui e lá fora. E você deu a resposta. Tomara que outras medidas como a desse vídeo venham a ser tomadas em bases permanentes e de forma proativa. Antes que a difamação possa crescer, será anulada pela difusão de dados confiáveis e que podem ser comprovados por qualquer desses detradores repugnantes. Parabéns também à Ministra que conduz seu ministério de forma brilhante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 18 dias

    Belo trabalho da Ministra, agora falta ver se a justiça brasileira alcança esse grupelho que se diz a favor do meio ambiente. Liberdade de opinião sim, propagar mentiras e mais mentiras merece se entender com a justiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 18 dias

    Uma pergunta Bolsonaro DESRECOMENDOU a hidroxicloroquina?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Vc está enganado ou mal informado. Há inúmeros debates médicos sendo feitos diariamente. Basta procurar no YouTube. Em todos eles há infectologistas contra as posições da SBI. A interpretação da SBI dos dois últimos estudos publicados chega a ser alvo de deboche, já que na plataforma que reúne todas as pesquisas o resultado desses dois estudos aparece como INCONCLUSIVO, tamanha as falhas metodológicas neles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 17 dias

      CRISTINA GRAEML: Há consenso SIM entre os infectologistas da SBI. O Ministério da Saúde está pensando em rever a indicação do "remédio milagroso" SIM. E os doentes em sua imensa maioria NÃO estão optando pela hidroxicloroquina. De onde você tirou essa informação ? Os únicos que aceitam são os eleitores do bozonaro, em torno de 30%. Não são maioria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 18 dias

      CRISTINA GRAEML: Não é a posição da Sociedade Brasileira de Infectologia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Não há consenso nem entre os infectologistas a respeito da interpretação que o pres da SBI fez sobre esses dois estudos publicados na última quinta-feira. Segue o baile e seguem as narrativas. Ah, os doentes seguem optando em imensa maioria pelo tratamento precoce. É escolha deles, afinal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 18 dias

      Após a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitir um informe afirmando que, diante das novas evidências científicas, "é urgente e necessário que a hidroxicloroquina seja abandonada no tratamento de qualquer fase da covid-19”, o Ministério da Saúde afirmou que CONSIDERA REAVALIAR A ORIENTAÇÃO que dá sobre o uso da medicação desde o dia 20 de maio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      A discussão do artigo de hj é meio ambiente, mas respondo à sua pergunta. Não. E milhares de médicos seguem usando, inclusive pq os últimos estudos divulgados (embora muito questionados por sua metodologia falha) mostraram que menos doentes tiveram o estado de saúde agravado entre os que forma tratados com o remédio do que aqueles do grupo placebo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 18 dias

    https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/ex-mulher-bolsonaro-acumulo-patrimonio/#comments .... ANTES QUE ME XINGUEM: PRISÃO PERPÉTUA PARA OS GENOCIDAS DO PT & CIA, TUCANOS, ETC. E TAL

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elke Dislich

    ± 18 dias

    Eu me pergunto se os países estrangeiros realmente podem acreditar nas mentiras que lhes são contadas sobre o Brasil. Porém já respondo, quase todos os meus parentes na Alemanha realmente estão convencidos que toda a campanha de Lula, Dilma e outros, viajando pela Europa, com dinheiro público é verdadeira. E não adianta dizer que eu "vivo" no Brasil há 73 anos e apoio totalmente o atual governo. Na opinião deles (meus parentes), que em parte saíram do Brasil para viver na Europa), nós brasileiros somos dignos de pena. Vai entender este mundo invertido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Oi, Elke. Envie p os seus parentes na Alemanha o link da entrevista do ex-ministro da Defesa de Lula, Aldo Rebelo, que era do PCdoB inclusive na época. Ele fala sobre os reais problemas da Amazônia. Talvez no ex-ministro do Lula eles acreditem. https://youtu.be/bx7ndZHisSo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 18 dias

    Só querem difamar nosso país e nosso presidente! Inclusive estes órgãos estrangeiros, o CDC e o FDA americano, suspendendo o uso da hidroxicloroquina, quando esta mesma brilhante jornalista nos mostrou e comprovou em sua coluna o sucesso do Protocolo de Belém!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Aproveito p te sugerir que assista à entrevista do ex-ministro da Defesa de Lula, Aldo Rebelo, sobre a real situação da Amazônia e o porquê da campanha difamatória. O ex-ministro do Lula vc ouve? https://youtu.be/bx7ndZHisSo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Fernando, o que mostrei foram os dados registrados pela Unimed de Belém, que em uma semana saiu da situação de UTI lotada, com pacientes sendo entubados em cadeiras, p zero internações, dps de adotado o protocolo do tratamento precoce (protocolo, aliás, adotado em todo o estado do Pará que, segundo dados oficias, não está mais em situação de colapso dos hospitais). Não sou brilhante, mas divulgo dados disponibilizados pelos médicos e pelos governos. É seu direito não acreditar neles. Assim como é direito dos estrangeiros acreditar nas mentiras que alguns brasileiros contam sobre o Brasil no exterior. Eu sigo preferindo olhar p os dados oficiais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bernadete Hemmer

    ± 18 dias

    Parabéns por mais esta matéria esclarecedora e dignificante de nosso País, tão absurdamente injustiçado por conta de uma política suja. Parabéns aos profissionais da imprensa como você, que mostram a verdadeira realidade de nosso País , sem apelaçao! Logicamente que, ao sermos um País em desenvolvimento e por muito a ser feito ainda, temos muitas falhas a corrigir, mas não é denegrindo que vamos avançar, portanto temos que aprender a valorizar o que é nosso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 18 dias

    Excelente matéria, esqueceu-se apenas de referir-se aos professores de nossas universidades que fazem propaganda negativa exterior. Sejam em intercâmbios institucionais ou simplesmente convidados - uma maioria significativa - o que fazem em suas apresentações é apenas denegrir a imagem do país. São os soldados do caos e de uma causa perdida, mas que infelizmente provocam muito estrago.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriana Alvares

    ± 18 dias

    Tenho uma preguiça da imprensa brasileira que só pensa em em falar pessimamente do Brasil. Parabéns aos Profissionais da Gazeta por se tornarem exceção e liderarem o jornalismo brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério Mendes Villela

    ± 18 dias

    Parabéns!! Já estava na hora de reportagens como esta. O Brasil não merece uma grande imprensa tendenciosa como Globo,Estadão, Folha, Veja,etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 18 dias

    Cristina, por favor, se você não viu, veja sem falta, o vídeo do Aldo Rebelo, ministro no governo do PT ... EXCELENTE ... umvédeo de quem conhece muito o assunto ... sem abordagem ideológica ... parabéns ao Aldo REebelo !!! https://youtu.be/bx7ndZHisSo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      Muito obrigada por lembrar dessa entrevista, Luiz. Tinha assistido sim, mas esqueci de mencionar no artigo. E reforço aqui que é o ex-ministro da Defesa do governo Lula (que era, inclusive do PCdoB, na época) dizendo que a Amazônia NÃO está em chamas, que o número de queimadas era até maior do que o atual no governo Lula e explicando o que está por trás da campanha difamatória contra o Brasil no exterior.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Soares

    ± 18 dias

    Moro na Belgica, é irritante, toda noticia sobre o Brasil aqui na TV começa com a foto das covas que o prefeito de SP fez e os jornais ai se orgulham em divulgar. Todos, quando descobrem que sou brasileiro manifestam preocupacao sobre o "caos" na pais, sobre o Presidente Bolsonario ditador. Todos aqui repetem as ladainhas da Dilma e do Lula, acreditam que ele era um santo e foi perseguido. Essa gente quer voltar ao poder destruindo td mais uma vez. Vc nao nenhum outro povo no mundo fazendo isso contra seu proprio pais. Triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON LUIZ PILCH

    ± 18 dias

    Parabéns pelo relato dos fatos Cristina. Como é bom ler boas notícias em meio ao atual momento. Falta de patriotismo total de brasileiros que denigrem a imagem no país no exterior, às custas de dinheiro público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heleno Virgolino de Sousa

    ± 18 dias

    Infelizmente temos dois Brasis. E como o bem e o mal há, entre eles, uma gigantesca competição. O mal é o da mentira e todas suas manifestações. O bem é a verdade revelada nos fatos e confiante em sua prevalecente Vitória. Por isto, a aparente prosperidade do mal não nos convence. Porque é a verdade quem de fato liberta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 18 dias

    Como sempre, a matéria está bem escrita e fundamentada em dados oficiais analisados dentro de um contexto lógico e fidedigno. Parabéns, Cristina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 18 dias

    Excelente, Cristina. Esse assunto já está cansativo, repetitivo, recorrente, etc. Nossos principais inimigos não estão lá fora, saem daqui e vão pra lá espalhar infâmias sempre a serviço da "causa". Você foi bastante econômica ao citar alguns dos nossos profetas e profetisas do caos, da desgraça e da miséria. Falta muita gente boa ali. É dureza, além de gerir uma atividade seriamente ainda ter que parar para dar atenção a esses tipo de gente, verdadeira escória.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 18 dias

    De novo nota 10 !!! ... "Tudo isso num território com a maior área verde preservada do planeta. Não adianta, Felipe Neto, Petra, Dilma, Lula, Macron. Podem espernear. Como dizem por aí... contra fatos não há argumentos."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 18 dias

    Puxa vida , náo sabia que as queimadas e o desmatamento eram tudo mentira...dos comunistas...esta resolvido o problema. Outra coisa, esperar que Ernesto ARaujo resolva alguma coisa, me poupe Sra Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 18 dias

      CSG, quem falou em comunismo? Quem disse que não há queimadas ou desmatamento? Sempre houve, sempre haverá. Aquilo é uma imensidão de difícil controle, inclusive com tribos de índios fazendo queimadas de áreas p plantio como vem vem aprendendo a fazer de geração em geração há séculos. O que é mentira é que as queimadas são na floresta, em áreas de mata nativa, que são provocadas por fazendeiros gananciosos estimulados pelo governo que quer destruir a Amazônia, que nunca antes houve queimadas, que não tem qq relação com o clima excessivamente seco dos últimos anos... Ah, tbém é mentira q era de queimada recente aquela foto que o Macron divulgou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cassiano

      ± 18 dias

      Analfabeto funcional

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Maciel Pereira

    ± 18 dias

    Muito bem Cristina. Temos que desmascarar e desmentir estes falsos brasileiros que só pensam em denegrir a imagem deste grande País e um dos maiores produtores de alimentos e commodities. Não temos medo deles. A verdade logo, logo aflorará e todo o mundo conhecerá a importância e a força deste grande País, apesar da torcida em direção contrária. A hora da verdade está chegando. Estamos dando os primeiros passos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CLEUSA

    ± 18 dias

    Que maravilha esse "video"! Que o mundo aprenda a respeitar o nosso imenso país! E os brasileiros que querem o pior, comprem uma passagem só de ida para a China!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.