i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Ditadura Nicolas Maduro

Violência policial e fome na Venezuela: vidas latino-americanas importam

  • [29/07/2020] [17:06]

Violência policial e fome na Venezuela deveriam ser motivos suficientes para gritarmos aos quatro ventos que vidas latino-americanas importam. Se ganhou projeção mundial o movimento norte-americano Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), e importam mesmo, assim como importam todas as outras vidas de pessoas agredidas e mortas só por serem de determinada raça, sexo, religião ou ideologia política, por que não repudiarmos o que acontece no nosso vizinho ao Norte?

As vidas venezuelanas vem sendo duramente castigadas, não só pela fome e pela miséria, mas também pelas forças nacionais de uma ditadura violenta. Estranhamente são ignoradas pelos defensores de direitos humanos de rede social.

Fui atrás dos dados mais recentes sobre mortes no país que o ditador Nicolás Maduro diz governar. Dados oficiais, mesmo que existissem, seriam questionáveis. Mas não existem. O site oficial do governo federal venezuelano é uma piada, sem portal de transparência, links de acesso a informações de ministérios, nada.

Para não dizer que não traz informação alguma, parece um panfleto digital de partido em eterna campanha. Quem clica na aba "notícias" na página inicial tem a sensação de estar diante de um jornal de sindicato, com quadrinhos de notícias pró-Maduro. Ele, aliás, está na página principal, próximo a um quadro com a imagem de seu antecessor, o também ditador Hugo Chávez.

Site oficial do governo da Venezuela
Site oficial do governo da Venezuela| Reprodução

Por sorte ainda há universidades, algumas empresas jornalísticas independentes (apesar da censura aos meios de comunicação) e Organizações Não-Governamentais empenhadas em divulgar o que acontece por lá. É nessas fontes que se pode obter informações mais recentes e dados confiáveis.

Antes de falar da violência policial contra quem ousa reclamar do governo na Venezuela, quero dar um panorama da situação dos protestos no país no primeiro semestre de 2020, algo que foi notícia recentemente aqui na Gazeta do Povo.

25 manifestações por dia

Relatório divulgado agora em julho pelo Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais (OVCS), ONG que monitora as manifestações no país, revelou que só no primeiro semestre de 2020 foram registrados 4.400 protestos na Venezuela, média de 25 manifestações por dia. Isso num ano em que o mundo inteiro se trancou em casa por causa da pandemia.

Se o povo lá reclama tanto é porque está descontente. E contra o que reclamam? Querem emprego? Liberdade? Justiça? Posso apostar que sim, mas os apelos na rua são por bem menos. Os venezuelanos querem acesso a serviços básicos, tanto que o primeiro lugar nas reivindicações é por água e gás. Não tem água nas torneiras ou gás para fazer comida!

Depois vêm as reclamações por falta de luz. Todo mundo sabe a dificuldade que é ficar sem energia elétrica. Agora imagine isso ser tão frequente que a população vai para a rua reclamar, com faixas e cartazes, porque não tem energia em casa! Há também manifestações por melhores condições de trabalho, por falta de remédios, até de gasolina.

É quase inacreditável que falte combustível num país que já foi uma potência petrolífera! A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, mas não se consegue comprar gasolina. Aliás falta dinheiro para a população, bastante empobrecida. Para quem tem recursos financeiros, falta produto pra comprar.

As notícias dão conta de que os venezuelanos estão passando muita necessidade, a começar pela fome. Há pesquisas médicas mostrando que 80% da população adulta emagreceu uma média de 11 quilos no ano passado. Pense o que é isso! 25,6 milhões de pessoas famintas.

Magros, com imunidade baixa, os venezuelanos estão contraindo doenças que já tinham sido erradicadas e que podem ser evitadas com vacinas, como difteria e sarampo. É uma crise de saúde sem precedentes. Isso sem falar na Covid-19, porque a Venezuela, assim como a China e outras ditaduras do mundo, sonega informações sobre o número de contaminados e mortos na atual pandemia, mas ela também afeta o povo venezuelano.

Violência policial: vidas venezuelanas importam!

Vamos então ao tema principal deste artigo: a violência da polícia de Maduro contra o povo venezuelano. Segundo outra ONG, o Observatório Venezuelano de Violência (OVV), mais da metade dos assassinatos no país são cometidos por policiais.

Levantamento recente, feito com base em relatos da imprensa regional no estado de Aragua, mostrou que de janeiro a junho deste ano 188 dos 363 assassinatos registrados foram cometidos por policiais. Nem todas as mortes foram em protestos, mas esse número mostra como é cruel a repressão policial num país onde o governo evita críticas amedrontando e matando pessoas.

Outro levantamento dessa mesma ONG, divulgado em dezembro do ano passado, já tinha mostrado que em 2019 cerca de 5,2 mil pessoas morreram na Venezuela por apresentar “resistência à autoridade”. Por incrível que pareça esse número é menor que o de 2018, quando as mortes violentas devido à "resistência à autoridade" superaram 7,5 mil.

A ONG explica que a redução não foi porque a repressão policial diminuiu, mas por causa da migração em massa do povo venezuelano, que foge da ditadura aos milhões. O Observatório Venezuelano de Violência faz a contagem dos mortos a partir de denúncias das famílias das vítimas e com base também em levantamentos de oito universidades venezuelanas.

Agora em julho a ONG divulgou dados de prisões, apenas prisões, numa única região do país, mas que mostram que a situação não mudou por lá nem mesmo durante a pandemia. As pessoas sabem que é arriscado contrair coronavírus em aglomerações, mas a situação é tão ruim que ir para a rua protestar é o que resta.

O relatório mostra que em poucos dias de protesto 32 pessoas foram presas só no estado de Lara, por reclamar de falhas nos serviços públicos de água, eletricidade, gás, transporte e coleta de lixo, além da falta de gasolina.

O OVV afirma que algumas foram ameaçadas de represália caso contassem a experiência que viveram nas mãos da polícia. Ainda assim, relatos de tortura chegaram aos defensores de direitos humanos e a deputados da Assembleia Nacional.

Neste caso o que chama a atenção não é nem o número de 32 presos, apesar de ser muito para uma única província, em poucos dias de protesto. Há uma informação chocante embutida aí: entre esses 32 manifestantes levados pela polícia 3 são pessoas com deficiência: um tem síndrome de down, outro é epilético e tem esclerose múltipla e, um terceiro, tem dificuldades motoras tão graves que só tem 20% de mobilidade corporal, quase não se mexe.

Se estavam numa manifestação provavelmente acompanhavam alguém. A polícia levou os três, junto com outros 29 manifestantes, para cadeia. O relato é que quando foram soltos o portador de síndrome de down só chorava, não conseguia sequer contar para o juiz por que tinha sido preso.

A Human Rights Watch afirma que hoje, na Venezuela, não existem instituições governamentais independentes para atuar no controle de excessos cometidos por forças do governo.

“Por meio de uma série de medidas sob os governos de Maduro e Chávez, os tribunais foram ocupados com juízes que sequer disfarçam ter alguma independência. O governo tem reprimido a dissidência muitas vezes de forma violenta, restringindo protestos de rua, prendendo opositores e processando judicialmente civis em tribunais militares.O governo tem também minado o poder da oposição no Legislativo.”

Relatório Human Rights Watch

A ONG denuncia que as prisões venezuelanas estão em condições precárias, que há perseguição a defensores de direitos humanos e a jornalistas de meios de comunicação independentes e que os agressores não são punidos por violar os direitos humanos.

Era ou não o caso de estar havendo uma indignação mundial, grandes mobilizações de rua e campanhas engajadas nas redes sociais pelas vidas latino-americanas que estão sendo desprezadas e atacadas violentamente por agentes de Estado?

Cadê a indignação geral? Vidas latino-americanas importam, vidas venezuelanas importam, vidas de negros, brancos, índios, homens, mulheres, deficientes... Todas importam!

Migração como saída

Há uma última informação, bem importante, sobre o processo de fuga do país. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) de 2014 a 2019 mais de 3 milhões de venezuelanos fugiram do país.

Isso significa que em cinco anos 10% da população venezuelana (que é de 32 milhões de habitantes) desistiu de morar lá, largou tudo o que tinha e veio tentar a sorte no Brasil ou foi para a Colômbia, que também é vizinha, ou mesmo para outros países da América do Sul, quase sempre de ônibus, carro ou carona.

É como se no Brasil a debandada tivesse sido de 20 milhões de pessoas. Imagine 20 milhões de brasileiros deixando parentes, amigos, toda uma história de vida, porque não suportam mais a fome, a sede, a falta de remédios, de água, luz, combustíveis, de condições mínimas para se viver.

E também por causa, claro, da repressão da polícia de um governo desumano, uma ditadura violenta que, infelizmente, muitos, aqui no Brasil inclusive, ainda tem a cara de pau de defender.

Se vidas latino-americanas importam para você, deixe sua impressão sobre o que sentiu ao ler esse artigo, comente e compartilhe. Assim você mostra que a indignação não pode ser seletiva e que todas as vidas importam.

37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 37 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Destemido

    ± 0 minutos

    Próxima da lista: Argentina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso

    ± 6 dias

    O que eu sinto é uma mistura de raiva e tristeza para com esses venezuelanos, e ainda tem gente que defende o ditador que faz essas atrocidades....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo Lopes Nunes

    ± 11 dias

    O quase silêncio na nossa mídia quanto a tragédia venezuelana - e sua consequente diáspora- é ensurdecedor. Parabéns por levantar essa bola, Cristina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 12 dias

    Conheço outro pais onde acontece a mesma coisa...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 12 dias

    ATUALIAZANDO INFORMAÇÕES DA IVERMECTINA, uma vez que Itajaí (SC) foi citada nesta coluna há alguns dias. >>> "A prefeitura encomendou 3 milhões de comprimidos de Ivermectina ao custo de R$ 4.425.000,00. Os técnicos do TCE/SC avaliaram que faltam parâmetros que justifiquem o volume da compra e também questionam o preço de cada comprimido. O levantamento constatou que a prefeitura pagou R$ 1,475 por unidade, que teria valor médio de R$ 0,28. Além disso, apontou excedente de 1,32 milhões de comprimidos, levando-se em consideração que a distribuição seria feita para 110 mil pessoas. "

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 9 dias

      Busque o preço na fábrica e verá. O preço atual, pq como todos sabemos, os insumos relativos a qq item relacionado à pandemia tiveram aumento considerável de preço (lei da oferta e da procura). / Mas volto ao tema do artigo: vidas latino-americanas importam!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 11 dias

      CRISTINA GRAEML: Desconto? Que desconto? Ele pagou R$ 1,19 a mais por cada comprimido. rsss O preço de mercado, segundo o Tribunal de Contas, era R$ 0,28 e o prefeito pagou R$ 1, 475. Um rombo de milhões de reais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 11 dias

      Freitas: Ele não falou na entrevista para mim, pq não perguntei isso, mas já falou em outras entrevistas que assisti. Ele diz que comprou direto da fábrica, que fica em Goiânia. Encomendou toda a capacidade produtiva da fábrica por várias semanas, por isso conseguiu negociar preço com desconto, devido à quantidade. // Sobre vc publicar assunto diferente aqui por ser "notícia nova" que não merece ser anexada a texto antigo, fique tranquilo que os artigos continuam sendo lidos mesmo depois de sair da "capa" da Gazeta. Em tempos de jornal digital, é só dar uma busca que vc lê matéria até de anos atrás se quiser. E as pessoas buscam, viu? E leem. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 12 dias

      CRISTINA GRAEML: De que adiantaria eu colocar notícia atualizada em uma sua matéria de uns 15 ou 20 dias atrás? Por um acaso os seus leitores iriam lê-la? Não tem o menor sentido. Já que você abordou o tema, toda e qualquer novidade merecer ser bem observada a tempo. E o prefeito de Itajaí falou algo sobre a “pequena” diferença de preço que ele (os contribuintes) pagou? “Apenas” R$ 1,1945 por comprimido?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 12 dias

      CRISTINA GRAEML: Como vc levantou a história do excedente de comprimidos e essa resposta o prefeito de Itajaí já deu (inclusive na entrevista que fiz com ele e publiquei aqui), posso trazer a informação. A prefeitura comprou comprimidos suficientes para toda a população. Sabia que haveria sobra caso parte optasse por não tomar. Como cerca de 90 mil não tomaram, sobraram comprimidos, que ainda poderão ser usados por moradores de Itajaí mesmo ou de outras cidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 12 dias

      Freitas, o artigo é sobre outro tema e, na última vez que vc entrou na área de comentários da minha coluna com essa mesma história eu te disse que estou em contato com a prefeitura de Itajaí e, assim que a universidade que está monitorando a saúde das 110 mil pessoas que tomaram o remédio tiver resultados para apresentar voltarei ao tema.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    vortice

    ± 12 dias

    Sinto pelas crianças. Se pudesse adotava uma!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 12 dias

    Excelente texto , Cristina. Vivemos dias tenebrosos - e não só por causa da pandemia - por essa bandas da américa bananeira. A ditadura Venezuela com seus milhares presos e mortos não atraem a atenção da Gretas, do Felipe Neto, do Caetano Veloso, da paranaense - que nos envergonha - Gleisi Offamann e tuti qyuanti da esquerdalha em geral. Ideologia é a religião invertida, já dizia Russel Kirk. Desde que seja da sua grei, esses humanistas hipócritas, fecham seus os olhos para os crimes que a "cumpanheirada" do socialismo bolivariano faz, em especial na vizinha Venezuela. Pra essa cambada de abjetos as vidas que importam mesmo, são só os que comungam com sua ideologia criminosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 12 dias

    O que esta a acontecer na Venezuela é o que sistematicamente acontece em todas as nações que adotam o socialismo. Exatamente como acontece aqui; já aconteceu na antiga URSS, na China comunista e esta a acontecer nas comunistas/socialistas Coreia do Norte, Cuba, Vietnã, etc.. Quem não lembra das fotografias onde apareciam de mãos dadas Lula, Dilma, Hugo Chaves, Cocalero Morales e Cristina Kirchner. De situação como essa da Venezuela nos livramos por um impeachment. Que a tomemos por aviso e jamais reelejamos governos defensores desse maldito Neo Socialismo Bolivariano tão propalado aqui no Brasil pelo PT e seus puxadinhos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO BATISTA SILVANO

    ± 12 dias

    onde está michelle Bachelet, direitos humanos.... é da mesma patota essa senhora, comunistazinha......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 12 dias

    Dale Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 12 dias

    Cristina, você como sempre com grande insight. É repugnante o que esta ideologia faz com as mentes das pessoas. Vi no jorna The Guardian uma entrevista do Caetano Veloso. Adivinha quem é o monstro? Observem que que o auxilio emergencial aumentou a renda de 125% das pessoas mais pobres. Mas alguem poderá dizer que a ideia não foi dele. Sim, mas levou adiante. Então o nosso genocida é incompetente já que sendo um negacionista ele tem que eliminar tantos os que contrairam covid quantoa aqueles que perderam renda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Nadolny

    ± 12 dias

    Muito bom alertar sobre a ditadura na Venezuela. Importante lembrar também que tivemos no Paraná um aprendiz de ditador a la Hugo Chavez, nosso "glorioso" ex-governador Roberto Maria Louca Requião. Chavez chegou a participar da famigerada Escola de Governo do Requião. Algumas "pérolas" da época 2006/2008: http://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/chavez-merece-respeito-dos-paranaenses https://www.tribunapr.com.br/noticias/hugo-chavez-vai-propor-ao-parana-negocios-e-parcerias-de-us-200-mi/ https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Ato-une-Chavez-Rossetto-Requiao-e-Via-Campesina/2/10399

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    adalberto werner

    ± 12 dias

    Para que existe a ONU ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 12 dias

    Pois é, genocida denunciado no Tribunal de Haia é o Bolsonaro... Quanta hipocrisia!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    maisvalia

    ± 12 dias

    Tem muita democratura laá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 12 dias

    Parabéns por levantar esse assunto. Jornalismo de verdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 12 dias

    Parabéns Cristina! É pena que muitas pessoas achem o comunismo uma maravilha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 12 dias

    Esquerdistas não se preocupam com vidas, eles querem dinheiro e poder, a vida é apenas um detalhe que não importa, no mundo inteiro o socialismo explora as pessoas levando-as à extrema pobreza e miséria tal qual um produtor de leite irresponsável e ganancioso que retira o leite de sua vaca sem alimenta-la, depois que a vaca morre culpa o vizinho que cuidou e tratou da sua e que continua produzindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Carlos Hoff

    ± 12 dias

    É quase impossível externa aqui o volume dE indignação. Ela é maior ainda porque depois de matar literalmente quase 100 milhões de pessoas o comunismo e o travestido socialismo ainda consegue espaço para suas ações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jean Lucas de Brito Viana

    ± 12 dias

    Inacreditável como o mundo fechou os olhos diante das atrocidades deste ditador que está matando sua população sem as mínimas condições dignas de vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 12 dias

    Análise perfeita, a esquerda se cala diante de tamanha atrocidade...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jadoul

    ± 12 dias

    Bela chamada para a conscientização Cristina! Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heli Pacheco

    ± 13 dias

    Muito triste saber como o povo venezuelano está sofrendo nas mãos desse Maduro, ditador sanguinário! Mais triste, ainda, em ver que muitos brasileiros, inclusive políticos e “intelectuais”, se calam, e até mesmo, aplaudem! Lamentável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 13 dias

    lendo esta reportagem sobre vida do povo venzuelano, lembrei exatamente da China comunista, lá são iguais ou até mais cruel que venzuela, lá quem fala mal do governo, no dia seguinte desaparece ninguem sabe se está vivo ou morto, meio de comunicação são totalmente controlado , e o povo ningem sabem o que está acontecendo no pais ou de fora, me sinto orgulho de estamos vivendo aqui no Brasil, apezar das imprensas, Quanto pior é melhor.!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 13 dias

    É muito triste, e pior do que isso é ver uns políticos brasileiro defender esse demônio e ter tanto seguidores, fazem passeata aqui no Brasil quando um negro é morto pela polícia, más se é um branco nada acontece, e o que está acontecendo nós nossos vizinhos é normal, mas faz parte do grupo desses ipocritas malditos, tudo bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reginaldo Kuhn

    ± 13 dias

    Excelente Cristina! Obs: Houve um erro de digitação no vídeo, VAnezuela ao invés de VEnezuela

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 13 dias

      Obrigada, Reginaldo. Vou providenciar a correção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 13 dias

    Pois eh, para a esquerda brasileira somente as vidas dos negros norte americanos importam Venezuela eh um paraíso, e se Maduro matar todos , ah isso não importa... Hipocritas : Onde estão Caetano Veloso , Freixo, Sérgio Buarque , Valter Casagrande , só para citar alguns Além disso , não vi a mídia politicamente correta ( Estado de SP , Folha de SP) defenderem estas vidas ... HIPOCRISIA MATA Ainda vamos dar um jeito neste país , não descansaremos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Costa

    ± 13 dias

    Boa noite! Vejo com muita tristeza que a dor do outro deixou de ser percebida por muitos órgãos de defesa da vida e da própria imprensa. A Gazeta e o seu time de jornalistas são "ilhas neste mar de indiferença" (Papa Francisco), parabéns pelo belo trabalho deste grande jornal! De qualquer modo, me solidarizo ao povo venezuelano e tantos outros que sofrem pelas mãos destes ditadores! Viva o Brasil..., viva o povo brasileiro. Paz e Bem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALBERTO LAUREANO DE OLIVEIRA

    ± 13 dias

    Parabéns Cristina! É preciso denunciar fortemente esta ditadura atroz, comandada por este mentecapto do Maduro! Lamentavelmente muitos brasileiros aceitam qualquer ditador ignóbil no lugar de um dirigente conservador e preferiam ter um Maduro aqui no lugar do Bolsonaro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.