• Carregando...
angela gandra
Angela Gandra, Secretaria da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.| Foto: Willian Meira

Há pouco mais de três meses celebrávamos a entrada de um novo ano, fazíamos votos de paz, solidariedade e, claro, dinheiro no bolso. Mas o inesperado aconteceu e o ano de 2020 já apontou, em janeiro, com desconfiança de um novo vírus que parecia se limitar à China, mas que rapidamente se alastrou por todo o globo. Hoje, vivemos uma crise mundial com milhares de vítimas e um clima total de incertezas.

Os votos de ano novo nunca foram tão importantes. Verdadeiramente vamos precisar de muita serenidade e solidariedade para enfrentarmos o coronavírus e sairmos vitoriosos. A união de todos os membros da comunidade política é fundamental: associações, empresas, famílias, organizações religiosas, Estado, enfim, todos. Todavia, alguns “protagonistas” da comunidade, destacados como “influencers”, em vez de agenciar a serenidade e a solidariedade, promovem o caos e o ódio. Nesta toada, segue a nota de repúdio abaixo do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, o qual temos a honra de integrar.

Nota de Repúdio à postagem no Twitter realizada pelo sr. Felipe Neto em 10/4/2020, a respeito de sua conselheira, dra. Ângela Gandra Martins

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), por meio de seu Conselho Deliberativo, vem a público manifestar o seu total repúdio à postagem no Twitter realizada pelo dr. Felipe Neto no dia 10 de abril de 2020, a respeito de sua conselheira e primeira vice-presidente licenciada, dra. Ângela Vidal Gandra da Silva Martins.

Na postagem aludida, o sr. Neto justapôs duas postagens da dra. Ângela, publicadas independentemente, em datas diversas e sem conexão entre si: a primeira, constante de um texto de um “thread” ou “fio” sobre a abertura do governo federal e suas agências ao diálogo, acompanhado de uma imagem da dra. Ângela com uma bandeira brasileira diante da sede da Fiesp, em São Paulo, cujo prédio representava, por meio de suas luzes decorativas, a bandeira do Brasil; a segunda, uma notícia sobre a sua internação com Covid-19 e uma solicitação de orações aos amigos.

Embora o sr. Neto não o tenha dito explicitamente, limitando-a afirmar que os posts eram verdadeiros (“É real, eu mesmo tirei os prints.”), a justaposição sugeriu a muitos que a dra. Ângela, na condição de titular da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, havia se comportado de forma irresponsável ao participar de manifestações de rua após a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, tendo por essa hipotética participação contraído a doença. No entanto, nada na imagem publicada indica que a dra. Ângela participou de manifestações recentes – pelo contrário, a bandeira do Brasil estampada na sede da Fiesp remonta às manifestações realizadas no ano de 2018 em todo o Brasil.

Como resultado dessa postagem, os perfis da conselheira e primeira vice-presidente do IBDR em algumas redes sociais foram invadidos por pessoas fazendo piadas com a sua condição, demonstrando completa insensibilidade, desumanidade e falta de educação.

O sr. Felipe Neto procurou aproveitar-se do clima de tensão e polarização política reinante no Brasil para gerar apoio entre seus seguidores, por meio de uma sugestão velada que, interpretada à luz do contexto atual, constituiu-se como uma ofensa e menosprezo à pessoa alvejada por seu post.

Desta feita, tripudiou, de forma injusta e desnecessária, da condição de enfermidade pela qual passam e padecem milhares de outros brasileiros e suas famílias, em especial de uma pessoa cuja trajetória, serviços à sociedade e generosidade a tornam um valioso patrimônio do povo brasileiro. A dra. Ângela Vidal Gandra da Silva Martins tem uma caminhada vitoriosa de estudos e pesquisas na área da Filosofia do Direito, na qual tem atuado como pesquisadora, professora e gestora acadêmica, a trazer benefícios a milhares de estudantes e pesquisadores, por meio de sua competência, habilidade de gestão e acuidade intelectual.

"Felipe Neto tripudiou, de forma injusta e desnecessária, da condição de enfermidade pela qual passam e padecem milhares de outros brasileiros e suas famílias"

Além disso, tendo sido convidada para participar do governo na condição de titular da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ela tem desenvolvido diversos projetos focados na projeção social e econômica da família, no equilíbrio família-trabalho e no cultivo da solidariedade intergeracional, tais como o “selo da empresa amiga da família”; a instauração do desafio “detox digital Brasil”; diversos seminários voltados à promoção da família; e campanhas de adoção, dentre muitas outras ações.

Desta forma, a conduta do sr. Felipe Neto, nos posts referidos, é totalmente reprovável e imprudente. Vivemos em meio a uma pandemia internacional, que tem ceifado milhares de vidas em todo o mundo; não sabemos qual futuro nos espera, quer seja pelas mortes diretas ocasionadas pela Covid-19, quer seja pela crise econômica que virá e, neste cenário, o referido “influencer” digital, em vez de promover valores de solidariedade e amor ao próximo, promove o ódio e o escárnio.

Diante disto, o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) se solidariza com a dra. Ângela Vidal, com a certeza de sua franca recuperação, para em breve retornar ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 por meio de ações e projetos desenvolvidos na Secretaria Nacional da Família, reverberando os valores da cidadania, dignidade humana, solidariedade e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, em busca do bem comum de todos os brasileiros, sem distinções de gênero, idade, credo, etnia, posição social e ideologia política.

São Paulo, 12 de abril de 2020.

Rev. Dr. Davi Charles Gomes
Presidente do Conselho Deliberativo
Dr. Thiago Rafael Vieira
Presidente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]