• Carregando...
A história de sempre, de Potemkin ao Putin
| Foto: Divulgação | Imagem: Maryane Vioto Silva

“Quem parte e reparte, fica com a melhor parte.” Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, ditou essa frase ao conhecer pessoalmente a Crimeia, tomada das mãos dos turcos para estender o alcance marítimo do Império Russo. “A aquisição da Crimeia não nos fará mais fortes nem mais ricos, mas vai assegurar a paz” – disse, ao anunciar em 1783 a nova conquista.

Depois de mandar o amante Grigori Alexandrovich Potemkin tomar posse da Crimeia (Stanislaus Poniatowski, outro amante, Catarina tornou rei da Polônia), a imperatriz fez uma viagem extraordinária, jamais empreendida por um monarca. Uma viagem que virou lenda. Na primavera de 1778, partiu de Moscou e desceu o rio Dniepre, embarcando em Kiev, até chegar à costa da Crimeia, no Mar Negro. Por mais de seis meses e mais de 600 quilômetros, com 58 anos Catarina viajou por terra e água, de trenó, de galera fluvial e carruagem e confirmou o futuro daquela vasta região, hoje um disputado pomar no quintal da Ucrânia. Desde o ano dessa viagem até a invasão alemã, em 1941, e a independência da Ucrânia em 1991, essas terras nunca saíram das mãos russas.

Durante nove anos, Gregório Potemkin (“O Encouraçado Potemkin”, navio de guerra com seu nome, é um clássico do cinema dirigido por Sergei Eisenstein) trabalhou para transformar aquela parte do sul da Rússia numa área próspera do Império. Orgulhoso de suas realizações, o amante, conselheiro, comandante em chefe, governador e vice-rei de metade do Império, criador de novas cidades, portos, palácios, exércitos, frotas marinhas e, é bem provável, marido de Catarina, insistiu para que a imperatriz  visse com os próprios olhos as obras de colonização da Crimeia, que por toda a Europa espalhavam ser um enorme engodo: “Diziam que as prósperas cidades visitadas por Catarina eram feitas de papelão pintado e os alegres habitantes eram servos vestidos como cidadãos, que iam de vila em vila aplaudindo a passagem da imperatriz. Essas acusações geraram o mito das `Cidades Potemkin´, uma colonização supostamente inventada por Potemkin ao longo do rio Dniepre, para enganar Catarina e seus convidados quanto ao verdadeiro estado dos territórios do sul”. (Catarina, a Grande - Retrato de uma mulher”, do escritor Robert K. Massie – Editora Rocco – 300 páginas).

A expressão “Cidade Potemkin” passou a ter significado de logro, ou algo fraudulento, construído ou falado para esconder uma verdade desagradável. Tornou-se um clichê da linguagem russa.

É a história de sempre. Entre Putin e Potemkin, muitas águas rolaram pelo rio Dniepre, até chegar à costa sul do Mar Negro – uma luxuriante região, parecida com a Riviera francesa, de temperatura amena o ano todo, com oliveiras, pomares, vinhedos, pastagens, jasmins, loureiros, lilases, glicínias, rosas e violetas, onde na primavera um turbilhão de cores e odores transforma a costa da Ucrânia e a Crimeia num enorme jardim perfumado.

É desse paraíso terrestre que os russos não querem abrir mão. É por isso que a intenção de Putin é apenas uma: fazer de Kiev, a capital da Ucrânia, uma “Cidade Potemkin”.

“The Great”, drama satírico e cômico baseado em alguns fatos históricos sobre a ascensão de Catarina, a Grande, a mulher mais poderosa da história da Rússia, pode ser visto no Amazon Prime Vídeo. São duas temporadas bem decepcionantes, para os leitores da excelente biografia de Robert K. Massie.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]