• Carregando...
Governador do Paraná eleito, Ratinho Júnior (PSD). Foto: Gazeta do Povo
Governador do Paraná eleito, Ratinho Júnior (PSD). Foto: Gazeta do Povo| Foto:

Ao longo do seu mandato no governo do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) deve contar com o apoio “automático” de quase a metade da bancada de parlamentares do estado que vai atuar em Brasília, na Câmara dos Deputados, a partir de 2019. O escolhido para ser chefe do Palácio Iguaçu é sustentado por uma aliança formada por nove partidos políticos – PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE e AVANTE – e, das 30 cadeiras de deputado federal pelo Paraná, 13 acabaram preenchidas no último dia 7 com candidatos filiados a uma das siglas do grupo.

Mas o número de apoiadores da gestão Ratinho pode ser ainda maior em Brasília, se considerados os três eleitos pelo PSL – Aline Sleutjes, Felipe Francischini e Filipe Barros. Embora Ogier Buchi tenha se registrado como candidato a governador do Paraná pelo PSL, a maior liderança da sigla, o candidato ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro, declarou apoio a Ratinho, logo no início da campanha eleitoral.

Os demais deputados federais eleitos pelo Paraná estavam ligados a três outros candidatos ao Palácio Iguaçu (veja lista logo abaixo), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Dr Rosinha (PT).

No Senado, Ratinho tem uma situação mais confortável: das três cadeiras do Paraná na Casa, o veterano Alvaro Dias e o novato Oriovisto Guimarães pertencem ao Podemos (PODE). O terceiro parlamentar é Flávio Arns (REDE), que não chega a ser exatamente um opositor de Ratinho, embora a Rede Sustentabilidade tenha lançado candidato próprio ao governo do Paraná – via Jorge Bernardi (REDE). Tal qual Ratinho Júnior, Arns também se uniu a Beto Richa (PSDB) no primeiro mandato do tucano no governo do Paraná. Arns era vice-governador do Paraná; Ratinho era secretário de Desenvolvimento Urbano.

Deputados federais eleitos ligados a Ratinho Júnior, da Coligação Paraná Inovador (PSD / PSC / PV / PR / PRB / PHS / PPS / PODE / AVANTE) e do PSL:

01 Aline Sleutjes (PSL)

02 Aroldo Martins (PRB)

03 Christiane Yared (PR)

04 Diego Garcia (PODE)

05 Felipe Francischini (PSL)

06 Filipe Barros (PSL)

07 Giacobo (PR)

08 Leandre (PV)

09 Luizão Goulart (PRB)

10 Luiz Nishimori (PR)

11 Ney Leprevost (PSD)

12 Paulo Martins (PSC)

13 Rubens Bueno (PPS)

14 Sandro Alex (PSD)

15 Sargento Fahur (PSD)

16 Vermelho (PSD)

Deputados federais eleitos ligados a Cida Borghetti, da Coligação Paraná Decide (PP / PTB / DEM / PMN / PMB / PSB / PSDB / PROS):

01 Aliel Machado (PSB)

02 Boca Aberta (PROS)

03 Luciano Ducci (PSB)

04 Luísa Canziani (PTB)

05 Pedro Lupion (DEM)

06 Ricardo Barros (PP)

07 Schiavinato (PP)

08 Toninho Wandscheer (PROS)

Deputados federais eleitos ligados a João Arruda, da Coligação Paraná: Emprego, Educação e Combate à Corrupção (MDB / PDT / SOLIDARIEDADE / PC do B):

01 Gustavo Fruet (PDT)

02 Hermes Frangão Parcianello (MDB)

03 Sérgio Souza (MDB)

Deputados federais eleitos ligados a Dr Rosinha (PT), cujo partido político se lançou isolado, sem aliança:

01 Ênio Verri (PT)

02 Gleisi Hoffmann (PT)

03 Zeca Dirceu (PT)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]