Se você experimentou o ChatGPT recentemente e ficou empolgado com a capacidade do chatbot de escrever textos do zero em tempo real, provavelmente está impactado por uma revolução que tem origem no design e não na tecnologia. Esta é a opinião de Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google, que participou nesta terça-feira (02) do Web Summit Rio. O evento é um dos principais no mundo sobre inovação e acontece esta semana no Rio de Janeiro - pela primeira vez fora da Europa.
Cassie explicou que os avanços relacionados à Inteligência Artificial generativa não vêm de hoje, apesar do barulho gerado nos últimos meses. A diferença está na acessibilidade: se antes o uso era restrito a pesquisadores e empresas, hoje está nas mãos das pessoas. Segundo estimativas recentes, o ChatGPT já conta com mais de 100 milhões de usuários.
"Pela primeira vez, os usuários estão sendo encorajados a usar IA generativa. É uma revolução de experiência de design, não de tecnologia, porque é muito fácil usar as ferramentas", afirmou Cassie ao destacar que tanto Google quanto Netflix usam IA há anos em suas plataformas, porém como a "mágica" acontece por trás das telas, o efeito inovador é pouco perceptível.
A especialista fez uma ressalva sobre o uso individualizado de funcionalidades do tipo. Para além da empolgação com os grandes feitos dos chatbots inteligentes, Cassie alertou sobre a necessidade de aplicar a tecnologia para resolver desafios da humanidade. "O que preocupa é a distribuição desigual da tecnologia na sociedade. Há muitas coisas que precisamos fazer com IA e temos que considerar o tema para além da individualidade", reforçou.
Na visão da cientista do Google, o desenvolvimento da IA deve levar em conta quatro categorias: as pessoas estudiosas do tema; as empresas; os usuários individuais e também a sociedade como um todo. "Podemos fazer um mundo melhor com IA, mas precisamos fazer isso juntos e de forma responsável", conclui Cassie.
*Marcelo Gripa é especialista em comunicação corporativa e co-fundador do Futuros Possíveis.
Mensagens da equipe de Moraes contra Allan dos Santos prejudicam ainda mais pedido de extradição
Pontos fortes e desafios de Florianópolis, a cidade mais competitiva do país
Petição pública para impeachment de Moraes se aproxima de 1 milhão de assinaturas
Argentina registra oitavo mês consecutivo de superávit comercial
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião