• Carregando...
Imagem de Jan-Niklas Kö por Pixabay
Imagem de Jan-Niklas Kö por Pixabay| Foto: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/derJani-451098/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2778583">Jan-Niklas Kö</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2778583">Pixabay</a>

Férias exigem muita criatividade dos pais, sejam pais de crianças autistas ou neurotípicas. Não é incomum ouvir mães e pais dizendo: “eu não tenho mais o que inventar!”. Mas, calma.... O que não faltam são ideias criativas, divertidas e econômicas de atividades para as férias. É por isso que estamos em uma série de postagens que vão ajudá-los a se preparar para enfrentar dezembro e janeiro. As postagens começaram no dia 26/11, com novas ideias toda terça-feira e que englobarão atividades de DIY, atividades de quintal/parque e passeios em Curitiba. Espero que gostem. A atividade de hoje é “Esportes com PVC”.

Não é novidade que esportes têm um papel fundamental na vida de crianças, principalmente crianças com autismo. Estimular o esporte é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento motor, o trabalho em equipe, a capacidade de compreender e obedecer a regras, o reconhecimento corporal etc. Mas, colocar no quintal de casa um gol, uma rede de basquete, uma rede de vôlei, nem sempre é tarefa barata. Ainda, para quem mora em apartamento é preciso ter uma quadra por perto para conseguir estimular constantemente a criança à prática de tais atividades. Além disso, é preciso pensar em adaptar a altura (de uma rede de vôlei, por exemplo) para que a criança possa ter um desempenho legal e se sentir estimulada.

Uma maneira muito fácil de fazer isso é com uma bola (é claro!) e canos de PVC. Sim! É possível fazer de forma muito prática, rápida e barata equipamentos esportivos utilizando canos de PVC. O bom da utilização desse material é que você pode construir adaptando à altura de seu filho, fazendo equipamentos para fixar permanentemente no quintal ou equipamentos móveis para transportar para parques. Com os canos e uma bola de futebol, a atividade torna-se acessível a qualquer local, para qualquer família, e de forma personalizada à altura e motricidade da criança. Depois que você aprende a montar o primeiro equipamento, é fácil deduzir como montar outros. Mas eu vou deixar aqui alguns vídeos que ensinam como ter acesso a esse material (ao fim da postagem).

Outra dica é você escrever em um papel (escrito para crianças alfabetizadas e com desenho para não alfabetizadas) as regras de cada esporte. Isso auxiliará a compreender o que tem que ser feito. É importante adaptar as regras para a idade e desenvolvimento cognitivo da criança. O importante não é ela seguir a todas as regras como se estivesse se preparando para as olimpíadas, mas seguir regras que ela consiga reconhecer. Esportes auxiliam a trabalhar com limites, mas limites devem ser possíveis de ser compreendidos.

Espero que se inspirem com os vídeos e fotos abaixo. Realmente, os equipamentos esportivos de PVC auxiliam muito, pois dão oportunidade de que uma série de atividades seja feita e, assim, maximize as opções de divertimento durante as férias.

Trave de PVC (opção 1):

Obs: no meu quintal, eu fiz um gol bem mais simples. Simplesmente fixei dois canos no chão e conectei ambos a um cano superior (fazendo o papel de travessão). E pronto! Segue foto:

Aro de basquete: Sim! Quadrado. Bata conectar os canos de forma que a bola passe por dentro. Você pode fazer conexões extras para colocar na parede ou apenas segurar o aro quadrado pedindo para seu filho colocar a bola dentro e comemorando cada “cesta” com seu pequeno Michael Jordan. Segue as fotos de como fiz:

Muitas outras atividades esportivas podem ser realizadas com canos PVC, é muito fácil de montar e é só deixar a criatividade fluir. Se procurar brinquedos em PVC na internet, encontrará uma infinidade de opções. Escolha atividades fáceis de montar e que você imagine que possam despertar o interesse do seu filho. Boas atividades!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]