• Carregando...
Oficina de Lego para Autistas
| Foto:

O espaço NAV, localizado no shopping Crystal, tem sido referência em pioneirismo no entretenimento de crianças. E esse meu elogio se estende à iniciativa do espaço em fazer um teste no oferecimento de oficinas para crianças com Autismo. A ideia ainda está em fase embrionária, mas o primeiro teste já foi feito, com o oferecimento de uma oficina de lego para crianças com autismo.

A experiência foi interessante para dar um panorama geral para os envolvidos dos diferentes comportamentos que podem aparecer, bem como um pensar em como adequar melhor esse momento para o conforto dos pais e das crianças. Na primeira oficina, diferentes comportamentos surgiram: um montou o robô até o fim, outro montou pela metade, outro não quis entrar, outro entrou e não deu bola para o robô, outro entrou e ficou até a metade. Cada qual com seu modo único e lindo de ser, todos participaram à sua forma, inclusive até não participando (afinal, não participar é inclusive mostrar os desafios da prática com crianças com autismo).

A prática mostrou que um grupo de crianças autistas é, sim, um grupo heterogêneo. Apresentou delícias e dificuldades e abriu margem para desenvolver a ideia de novas oficinas, e um pensar mais concreto de como desenvolvê-las. Fiquei imensamente grata em participar da experiência. E fiquemos no aguardo de mais espaços de inclusão. Abraço a todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]