• Carregando...
Aniversário do José de 3 anos. O bolinho que virou uma festinha.

Aniversário do José de 3 anos. Bolinho com cara de festa.

Há uns dias me dei conta: faltam 30 dias para os aniversário de 1 ano do Bento e do Miguel!!! Em setembro, depois de arrumar toda a casa no pós festa do batizado sentenciei: esqueça a festa de 1 aninho. Mas eis que olho para eles batendo palminhas quando a gente canta parabéns e penso… quem sabe só um bolinho?

Mas com a família do Emerson do tamanho que é, não tem como fazer só um bolinho. Bateu um desespero leve. Como ficar lamentando não adianta, resolvi colocar a comemoração para rodar. E foi dada a largada! A ordem é fazer algo bonito, mas sem fugir do orçamento.

Abaixo, deixo sete dicas para economizar nas festas. Afinal, aprendi algumas coisas depois de dois chás de bebê, muitos churrascos, alguns aniversários e batizados:

1. Defina quanto você pretende gastar.  A meta é comemorar, não entrar em falência.  Para isso, antes de começar a pensar na festa que pretende fazer, tenha em mente o quanto pode gastar. Tente reservar todo mês uma quantia para a comemoração. Muito provavelmente você não terá todo o dinheiro até a data da festa — e gastará um pouco mais do que o programado –, mas o rombo na conta bancária não será tão grande.

3. Reaproveite. Um jeito de cortar gastos é reaproveitar materiais de festas passadas. Para isso, uma estratégia é repetir uma das cores usadas na comemoração de antes. E na hora de escolher o tema de festa para crianças pequenas, tente fugir dos personagens. Que tal investir na brincadeira que ela mais curte ou no animal que ela adora? Você vai ter de queimar um pouco mais de neurônios, mas vai gastar menos.

4. Invista. Essa dica tem a ver com o reaproveitamento. Aposte em gastar um pouco mais em um material específico de decoração a cada festa. Assim, aos poucos, você vai montando um kit festa, com toalhas de tecido, prato de bolo, suqueira, copos, pratos…  com o tempo, a festinha fica mais bonita e mais barata.

5. Vá com calma nessa de personalizar. Quando se vê uma festa toda personalizada, a vontade que dá é sair comprando todas aquelas tags, plaquinhas, etc. Fica lindo, mas a maioria das coisas vai parar no lixo. Doí o coração — e o bolso — de ver. Então, vá com calma. Invista em poucos, mas estratégicos elementos. Por exemplo, no lugar de várias tags para as lembrancinhas, que tal apenas uma placa maior de agradecimento? E será mesmo que cada docinho precisa de uma bandeirinha para enfeitar? Convites para todos os adultos também podem ser eliminados. E-mails ou convites via face são muito mais eficientes.

6. Sem desperdício.  Quando se trata de comida e bebida, não tem como economizar nem na quantidade — deixar convidado sem bolo não dá, né? –, nem na qualidade –nunca dê aos seus convidados o que você não adoraria comer ou beber. Mas desperdiçar, nem pensar. Então, já sabendo quantos convidados vai receber —  peça para as pessoas confirmarem se vão ou não –, compre a quantidade certa. Aqui, aqui e aqui você encontra calculadoras que ajudam a ter uma ideia de quanto de comida e bebida é preciso  comprar.

7. Não se iluda. Eu sei, você ama cozinhar e adora atividades manuais. Mas,  pense bem: você terá mesmo tempo para preparar todos os aperitivos, lembrancinhas e decorações? Terá tempo para sair e comprar o material necessário pelo melhor preço? Seja sincera(o) ao responder essa pergunta. Se realmente tiver talento e conhecimento para isso, vá em frente. Fazer as coisas em casa, quando se sabe fazer, significa economia. Mas se não tiver nem tempo, nem habilidade, comece a procurar bons fornecedores. Tem muita gente com ótimo serviço e preços razoáveis na praça.

**** Dica extra **** Lembrancinhas bem pensadas. Tem gente que é contra dar lembrancinha. Acha que é desnecessário, que é só um gasto a mais… Algumas pessoas, por outro lado, fazem desse um ponto alto da festa. São tantas lembrancinhas, que os convidados ganham até uma sacola para colocar aquele monte de coisas. Na minha opinião, nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Para economizar nesse item, não precisa eliminá-lo. É só pensar um pouco e logo você terá uma ideia bonita e econômica. Para adultos, gosto de dar lembrancinhas que se gastem — de preferência, algo comestível. Já mandei biscoitos, bolinho de maçã, pão de mel… Para as crianças, acho que vale também algo para brincar. Ah! E nada de balas que você não gostaria que seu filho comesse.

A revista Bom Gourmet deste mês traz uma reportagem com dicas para receber bem em casa. Há orientações para acertar da decoração ao cardápio. Tem até uma receitinha. Recomendo a leitura. Vai lá.

E por aí, tem gente festeira? Prefere fazer tudo em casa ou já reservou o buffet? Conta sua experiência nos comentários. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]