i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Diplomacia

O risco de o Brasil se tornar a Venezuela de Joe Biden

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 20/09/2020 18:00
Brasil Venezuela Biden
O presidente Jair Bolsonaro em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em 2019| Foto: Alan Santos/PR

"O perigo é o Brasil se tornar a Venezuela." Esse mantra, que ajudou a eleger Jair Bolsonaro em 2018, segue sendo repetido em manifestações de apoio ao presidente a cada vez que surgem bons motivos para fazer críticas ao seu governo. Bolsonaro tem seus problemas, mas é o único capaz de evitar a volta do PT ao poder e, com ela, o risco de o Brasil se tornar a Venezuela, dizem aqueles que se deixaram hipnotizar pelo mantra do perigo venezuelano.

Ninguém que queira o bem para o Brasil quer que nos transformemos em uma Venezuela. O regime chavista é um desastre sob todos os aspectos — todos — e também é verdade que o PT foi e continua sendo conivente com a escalada autoritária de Hugo Chávez e de sucessor e atual ditador do país, Nicolás Maduro.

A ideia de que Bolsonaro é o único capaz de evitar a venezuelanização do Brasil, contudo, é bem mais controversa. Em pelo menos um aspecto, o Brasil de Bolsonaro se parece cada vez mais com a Venezuela de Maduro: na imagem que projetam para o mundo.

A Venezuela chavista é um pária da comunidade internacional. Cerca de 50 nações não reconhecem Maduro como presidente legítimo. O desmonte político e econômico pelo qual o país passou nas últimas duas décadas, chamado pomposamente de "revolução bolivariana" ou "socialismo do século XXI", apenas empobreceu a população de um dos territórios mais ricos em petróleo do mundo, mesclou corrupção estatal com narcotráfico internacional e levou à aliança com outros regimes espúrios, alguns dos quais financiadores de organizações terroristas.

É preciso um longo caminho para atingir o grau de desmoralização internacional da Venezuela, mas tudo tem um começo.

E Hugo Chávez começou como? Adotando uma postura de confrontação com o governo republicano dos Estados Unidos, sob a presidência de George W. Bush. Telegramas diplomáticos americanos que vieram à tona em 2007 mostram que nos dois primeiros anos de Chávez no poder (1999 e 2000), quando o presidente americano era o democrata Bill Clinton, as desconfianças mútuas entre os dois países ainda estavam em patamares baixos. Nesse curto período, Chávez e Clinton se encontraram duas vezes.

Foi quando o poder nos Estados Unidos mudou de mãos, de um democrata para um republicano, que as coisas começaram a azedar para valer. Chávez passou a ameaçar com a suspensão de venda de petróleo para os Estados Unidos e, após os atentados de 11 de setembro de 2001, equiparou a invasão do Afeganistão aos ataques terroristas em solo americano. Em 2002, Chávez sofreu uma tentativa de golpe de Estado, que levou ao poder um governo prontamente reconhecido pela diplomacia de Bush — mas que não durou nem um fim de semana.

Em 2006, na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, Chávez fez o famoso discurso chamando Bush de "demônio". "Esse lugar cheira a enxofre", disse o venezuelano, referindo-se à tribuna em que o presidente americano havia discursado antes.

Nesta terça-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro discursará na abertura da Assembleia Geral da ONU deste ano — em circunstâncias atípicas, devido à necessidade de distanciamento social em tempos de pandemia. Em sua estreia na ONU, no ano passado, Bolsonaro fez um discurso contra as instituições multilaterais e de alinhamento ideológico com o presidente americano Donald Trump.

Este ano, Bolsonaro falará para uma comunidade diplomática que pressiona o governo brasileiro pela postura negacionista diante da pandemia e da destruição do meio ambiente, justo em um momento em que as queimadas na Amazônia e no Pantanal dominam o noticiário estrangeiro. Bolsonaro adotará a postura de quem considera essas pressões uma afronta à soberania nacional.

Essa abordagem tende a empurrar o Brasil ainda mais para o isolamento no cenário externo. O risco de isso ocorrer se agravará se Bolsonaro voltar a reforçar seu alinhamento com Trump.

A pouco mais de um mês das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o melhor e o correto a fazer seria não se meter nas questões domésticas dos americanos — e, muito menos, amarrar o elefante na cerca de um candidato específico (o burro é o símbolo do Partido Democrata).

Mas, que coisa, isso já está sendo feito. Ao dar palanque ao secretário de Estado americano Mike Pompeo para falar grosso contra Maduro em Roraima, na última sexta-feira (18), a diplomacia bolsonarista emprestou o território brasileiro para um ato político que visa a fortalecer Trump junto ao eleitorado latino da Flórida, um dos estados decisivos para a sua tentativa de reeleição.

Não se deve descartar a possibilidade de uma reviravolta nas últimas semanas da campanha que acabe por dar uma vitória a Trump, mas por enquanto o candidato democrata Joe Biden está à frente nas pesquisas.

Por isso, a questão que se coloca é: na hipótese de Biden vencer as eleições, a diplomacia bolsonarista vai se reposicionar, adotando uma postura mais pragmática na relação bilateral com os Estados Unidos, ou vai tratar o novo presidente americano como um adversário ideológico, como fez Chávez com Bush?

Se Bolsonaro escolher a segunda alternativa, o risco é o Brasil se tornar para Biden o que a Venezuela é para Trump: um vizinho incômodo ao sul, um pária nas relações regionais.

E mesmo que consiga conter-se na confrontação com o novo governo em Washington, o Brasil terá de equacionar sua postura com o resto do mundo, pois já não poderá se escorar em Trump para evitar o isolamento completo.

As circunstâncias externas mudam e, com elas, modificam-se também as maneiras de o Brasil se tornar a Venezuela.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    José Leopoldo Nedel

    ± 0 minutos

    Boa tarde. Sr. Diogo, texto escrito antes do discurso do presidente na ONU. Quem sabe o Sr. escreve um novo texto já após o discurso, atualizando as profecias expostas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexander

    ± 19 horas

    O isolacionismo diplomático que tanto fala Diogo Schelp está apenas na cabeça deste. Ou ele não percebeu que o Brasil, mesmo na pandemia, com a turma contra, ressurge economicamente, índice de desemprego menos que de 2017, indústrias voltando ao vapor de anteriormente, comércio voltando às anteriores etc. Só este colunista vê isolamento do Brasil; até parece!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 2 dias

    Quando o PT se alinhava com países ditadores, nitidamente por ideologia contrária aos EUA, ninguém falava nada que o país se tornaria uma Venezuela, mas foi só o Bolsonaro se alinhar com os EUA que já vem o jornalista esquerdista dizer que vamos sofrer. Bolsonaro não está alinhado aos EUA por ideologia, mas por sabedoria. Ele se alinhou a Trump não por ele, mas pelo que os EUA representam. Vai se alinhar com o Biden, caso este vença por causa dos valores americanos e não por ideologia. O alinhar foi com os EUA contra a Venezuela, Iran, Cuba, etc. Mas fique tranquilo, Trump vai vencer a eleição novamente e aí não terá nada a temer

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 3 dias

    cada articulista viu !!! 18 anos de Veja não foram suficientes para perceber que os outrora leitores que acreditavam num jornalismo isento com o advento da internet com pontos de vista diversos não se deixam iludir com esta narrativa ultrapassada de combate ao autoritarismo do Bolsonaro, o isolamento se houver, o que duvido pq o celeiro do mundo esta aqui, o que este governo esta tentando fazer é subir de nível o patamar do Brasil, foi se o tempo de fazendas pra eles e mato pra nós , isto é pura guerra comercial , nada a ver com politicas ambientais e nem de ideologia de direita ou esquerda e enfim graças a Deus o PT perdeu, hoje estaríamos a dois passos do inferno (Venezuela)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 3 dias

    cada articulista viu !!! 18 anos de Veja não foram suficientes para perceber que os outrora leitores que acreditavam num jornalismo isento com o advento da internet com pontos de vista diversos não se deixam iludir com esta narrativa ultrapassada de combate ao autoritarismo do Bolsonaro, o isolamento se houver, o que duvido pq o celeiro do mundo esta aqui, o que este governo esta tentando fazer é subir de nível o patamar do Brasil, foi se o tempo de fazendas pra eles e mato pra nós , isto é pura guerra comercial , nada a ver com politicas ambientais e nem de ideologia de direita ou esquerda e enfim graças a Deus o PT perdeu, hoje estaríamos a dois passos do inferno (Venezuela)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Felicio Scoparo

    ± 3 dias

    va catar coquinho Diogo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Renato Queiroz

    ± 3 dias

    Análise interessante, descompromissada. Valeu a leitura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 3 dias

    Este é pior que o Nogy...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDGARD DE OLIVEIRA WESTIM PERRI

    ± 3 dias

    Estou sentindo cheiro de ***** Enxofre comunista Este Diogo já comeco a querer cancelar minha assinatura

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Furlaneto

    ± 3 dias

    Péssimas analogias, alias, péssimo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Vilches

    ± 3 dias

    Quanta loucura !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 3 dias

    Que loucura este texto, é lógico que Trump vai ser reeleito, segundo, o Brasil jamais será venezuela, terceiro, se os Estados Unidos não quiser perder a liderança mundial. Qual quer vencedor das eleições americanas vão precisar do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jean farias

    ± 3 dias

    Não vi problema nenhum a presença do Secretário Maike Pompeo no Brasil, no último fim de semana. Pelo contrário, vejo como uma solução do problema bolivariano para a América do Sul. E fico bastante satisfeito com o alinhamento do governo brasileiro. Votei no Bolsonaro para isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 3 dias

    Este "articulista" se vale de um SOFISMA, seu enunciado que serve de base para suas mal traçadas linhas : ser um pária da comunidade internacional, não se aplica ao Brasil. Portanto a evolução e a conclusão da sua fala, valem tanto quanto uma nota de 3 reais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 3 dias

    Observa-se pelo comentários abaixo, que as criticas desfavoráveis ao editorialista são de pessoas da seita (sim, seita) dos Bolsonaros. Esse turma não faz uma análise imparcial do editorial, e tudo aquilo que fala mal sobre o Bolsonaro é execrado por esses acéfalos. Nada como um dia após o outro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ANTONIO CARLOS DE FREITAS RIBEIRO

      ± 3 dias

      Acho que você é fascista e não aceita o contraditório

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nico Gavelick

    ± 3 dias

    É verdade que o Brasil não deve se meter nas disputas eleitorais americanas, mas daí a chegar que Biden vai ganhar... Menos, né, bem menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 3 dias

    Só faltou concluir que Paulo Guedes é a favor do socialismo! Incrivelmente fora da realidade, chega a ser triste que faz parte da Gazeta do Povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Antonio Felicio Scoparo

      ± 3 dias

      muito bem Sergio, esse Diogo deve ter estudado na |patria \educadora

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 3 dias

    Cada um é arrastado pelo seu pendor! Esse "soi disant" jornalista, como todos os seus irrelevantes pares canhotos, escreve um texto pelo fim! Não passa de mais um ****** retrógrado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 3 dias

    Esses jornalista militantes de esquerda estào ficando sem assunto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Augusto Moreira da Silva

    ± 3 dias

    Raciocinio By Dilma Rousseff

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 3 dias

    Placar apertado. 99,9% dos comentários discorda do colunista. 0,01% concordam. O Rogério Galindo conseguia 0,02%. Caetano Velozo também tem feito por merecer um espaço como cotista da esquerda aqui na Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edney

    ± 3 dias

    Analise tosca, parcial e equivocada. O BR não corre o risco de ser a Venezuela do Biden a menos que esse se torne o Maduro dos EEUU...ambas as hipóteses são improváveis pra não dizer impossíveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilival Silva Martins

    ± 3 dias

    Diogo, muito torta a sua maneira e analisar essa situação e de avaliar a posição do Brasil. Ainda mais essa comparatividade de Brasil com uma Venezuela narcotraficada e afundada m dívidas e pobreza. Nada a ver mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 3 dias

    Ficou maluco cara-pálida!!!!!Quer dizer que a "comunidade diplomática", mais um ente etéreo que é acionado quando não se tem como embasar suas ideias, acha que o Bolsonaro conduziu mal o combate a pandemia? E onde ela foi bem conduzida? E o que é bem conduzir? É um vírus, onde mortes foram evitadas? E as queimadas? Elas existem em todo o mundo, em determinados períodos. A Califórnia, governada desde 1992 por democratas radicais, arde todos os anos, ou o Sr não sabe disso? As relações entre nós e os EUA vão continuar, com mais ou menos empatia. Sabe pq? Porque são duas grandes democracias. Nada a ver com esse regime narcotraficante e esquerdopata da Venezuela. Democracias sempre se entendem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Cavalcante da luz filho

      ± 3 dias

      Esse repórter é um comunista colocado pela cazeta,um cabra amalucado todo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 3 dias

    Que comparação bizarra, sem nexo, sem coerência e sem nenhum conhecimento sobre o Brasil e a história da Venezuela e sobre o contexto internacional nos períodos analisados. Entre 1999 e 2000, Chavez ainda não havia iniciado sua política socialista. Com a invasão do Iraque, em 2003, os EUA passaram a priorizar o petróleo do Oriente Médio em detrimento do petróleo venezuelano, cujo beneficiamento, em grande parte, depende das refinarias instaladas em solo americano. Depois houve as crises do petróleo de 2003 e 2008, que derrubaram a economia venezuelana. Não há paralelo com o Brasil. Não há relação entre os acontecimentos lá e cá. Não há relação entre as bases de apoio dos dois Presidentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    odimn pesch badotti

    ± 3 dias

    Ilustre escritor deve defender mais um empréstimo sem retorno aos camaradas da Venezuela? Pra quem acredita em pesquisa eleitoral dos jornais democratas nos EUA deve ser isso....Que o Diogo continue sua ferrenha leitura diária na Folha/UOL

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    O blablablá do ex Veja aí, putz, só com um ERNGOV antes, hein?, cheio de vieses progressistas. Vem cá, articulista, vc bem sabe que essa história de queimadas e desmatamentos é narrativa canalha de esquerdistas nojentos pelo mundo afora. Como se o "Bozo" quisesse botar fogo em tudo, desmatar tudo. Milhares de homens e equipamentos neste momento estão trabalhando p/ conter os incêndios no pantanal. Estamos em época de seca, chuvas ausentes, clima árido, mas a culpa é do "Bozo", né? A Austrália, Argentina, Paraguai, Califórnia, etc, etc, pegando fogo, mas só se fala do Brasil? Schelp? Aceite que doe menos. Trump será reeleito, assim como Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CF

    ± 3 dias

    Sem relação entre fatos e análises. Cobertura visada de argumentos. Deve ter faltado a importantes aulas do curso de jornalismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Livia de Melo Santos

    ± 3 dias

    Bolsonaro é a favor da democracia, por isso ele é contra o regime da Venezuela e a favor do americano. Independente de quem ganhar as eleições americanas ele irá se manter aliado a democracia. Quer dizer que o Biden eleito vai virar uma ditadura nos EUA? O autor do texto é a favor da ditadura da Venezuela? O presidente do Brasil foi negacionista com a pandemia? A própria GP tem publicado textos mostrando o quão incoerente foi o lockdown. Bolsonaro propôs o isolamento vertical. O que era feito em todas as outras pandemias. O isolamento no Brasil foi uma oportunidade para roubo escancarado. Não tem um prefeito ou governador que não fez compras absurdas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    Se todas as vontades de Bozo fossem concretizadas, o Brasil estaria muito pior que a Venezuela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • A

      ANTONIO CARLOS DE FREITAS RIBEIRO

      ± 3 dias

      Pior seria se existissem mais eleitores como você. Graças Deus estão desaparecendo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      MAMAAQUI: Quem fala "bozo" QUEIMA!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 3 dias

      Rafa Costa: Bozo é TRANCA, qual a dúvida?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rafa Costa

      ± 3 dias

      Quais vontades? A de ser um país avançado e democrático? Só esquerdista afunda países fique tranquilo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIchel Lima

    ± 3 dias

    Querido Diogo, você é mais um comuna com dor de cotovelo. Esquece que Lula e Dilma se afastaram dos EUA e tocaram a vida? Os EUA não dão a mínima para o que acontece na América Latrina. Se estivessem preocupados Maduro e sua corja de traficantes já teriam sido removidos. Volte para a Veja que faliu por conta de colunistas como você.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 3 dias

    Pelo o que eu entendi, temos que abrir mão da soberania nacional para agradar a vizinhança. A questão é que vantagem Maria Leva? Resposta: nenhuma. Muito triste o seu texto a favor do Brasil colônia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diego

    ± 3 dias

    Lixo de texto. Manda esse cara de volta pra Veja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Ninguém

    ± 3 dias

    Equiparar o Brasil (de Bolsonaro) e a Venezuela (de Chavez) é realmente não entender nada de historia e jornalismo. Reportagem tendenciosa de alguém que parece distorcer fatos com viés político. Deveria ser considerado uma vergonha aos pares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 3 dias

    O que esse jornalista comunista está dizendo é que o Brasil deve arriar as calças, ficar de quatro e aceitar de bom grado tornar-se colônia do Império Chinês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wendell

    ± 3 dias

    Leitura política deslocada no tempo e no espaço. Não creio de Biden vença nos EUA, mas caso venha ocorrer isso, dificilmente a política externa americana mude. Democratas e Republicanos, ambos vêem o mundo como secundário perante os interesses norteamericanos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 3 dias

    Otima analise Schelp! Temos que ser neutros aqui com nossa relacao bilateral com os EU.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      Viago Silva: Conversinha de isentão. Ser "neutro" significa endurecer com os EUA e abrir as pernas para a China.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 3 dias

    Excelente análise. É bom lembrar que até agora o nosso pseudoditador e seu chanceler de araque só bajularam o Trump e arriaram as calças, mas NADA ganhamos com isso enquanto país. Já somos uma piada no exterior e destruímos a boa imagem da nossa centenária diplomacia (até o acordo Mercosul-União Européia está indo pro buraco por pura incompetência). Mas os bolsonaristas estão felizes em servirem de capacho para o Trump enquanto pastam em sua ignorância,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      ANTONIO CARLOS DE FREITAS RIBEIRO

      ± 3 dias

      xiliquento mortadela. Mora com mamãe fuma coisinha e se acha intelectual. Kkkkkkk vai cata coquinho

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      Mais um desinformante (mentiroso) ou inocente (idhi0t@) útil. Não sei qual das duas alternativas esse Dilbert é, mas nenhuma delas é algo para se orgulhar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rafa Costa

      ± 3 dias

      Mortadela

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 3 dias

    Não convence em nada , artigo tendencioso ...ahh e a vitória será de TRUMP ..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Vá estudar um pouco mais, acho que o programa educacional do paulo freire não te ajudou muito a interpretar os artigos que você chupa dos jornais internacionais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Sérgio GUSSON

    ± 3 dias

    Essa é a torcida do colunista, comentário infeliz de um esquerdista inconformado com a vitória de BOLSONARO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 3 dias

    Vc não cansa de errar Diogo? Em que país vc vive? Alinhar política externa com os EUA é ruim, bom seria com quem? China, Rússia? O Brasil não pode aproximar de Israel pois os países árabes vão retaliar. Resultado contrário. Estão mais próximos. Não pode alinhar com EUA, a China vai protestar e retaliar. Resultado, China comprando tudo do Brasil. Se vc fosse conselheiro de política externa, Deus nos livre do resultado para o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 3 dias

    Que malabarismo mental prá tentar diminuir nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 3 dias

    Então o nobre articulista infere que sendo o presidente democrata na epoca de Chaves, Venezuela teria sido mais democratica e respeitadora dos direitos humanos? Isto é uma certeza cartersiana? Quantos livros o senhor teria lido até chegar a essa bela conclusão? Que autores pode citar para fazer tal afirmação? Se houve aquela tentativa de golpe contra Chaves, é porque havia algo que parte do exercito não o aceitava. João Goulart era um menino bonzinho quando foi derrubado? Seja sincero. Não titubeie em responder. Há uma maior contaminação comunista no Brasil que na Venezuela? A Venezuela se perdeu após a entrada dos republicanos nos EUA? Sou leigo mas creio que o senhor não é Raymond Aron.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

    ± 3 dias

    Coisa mais desconexa que li de um que se diz jornalista, será que se pode chamar este ser de jornalista? O Brasil manterá ótimas relações com os USA, e não voltará ser par de Cuba, Nicarágua, Venezuela, Moçambique, Angola, e outras republiquetas com ditadores sanguinários, que o referido jornalista tem saudades. Gazeta, desliga esta tralha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 3 dias

    Em suma, estamos jodidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]