• Carregando...
A educação privada está crescendo e o que isso representa?
| Foto:

Entre os anos de 2017 e 2018 houve um crescimento no número de matrículas no ensino privado do Paraná. Saindo de uma crise econômica, vemos que os paranaenses ainda tem a educação como prioridade. É um investimento que as famílias valorizam e sentem o retorno, seja em relação a formação de seus filhos, ou numa colocação melhor no mercado de trabalho.

Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019 divulgados, recentemente, pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que em 2017 haviam no Paraná 406.710 alunos devidamente matriculados no ensino privado, já em 2018 esse número era de 409.246, ou seja, houve um crescimento de 2,63% de um ano para o outro.

Essa procura acontece, porque na rede particular de ensino conseguimos nos adaptar mais rapidamente às necessidades das famílias e dos estudantes. Estamos numa constante busca pela excelência dos serviços, podemos investir mais na formação dos nossos professores e, consequentemente, dos nossos alunos.

Em muitas cidades já é uma realidade as escolas particulares que ofertam ensino integral e bilíngue. Também temos toda a adaptação das escolas sendo trabalhada devido à Lei da Inclusão, sem falar nas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tentamos avançar a cada dia para entender as necessidades dos alunos e propor uma educação que ultrapasse os limites da sala de aula.

A projeção para 2020 é que a educação particular continue crescendo, apesar de todos os percalços e dificuldades. Para isso, queremos manter os nossos profissionais sempre motivados e atualizados. Tudo isso para que eles possam atuar como facilitadores do conhecimento junto aos alunos que temos hoje, que são extremamente conectados.

Educar é uma tarefa árdua e diária, mas quando vemos resultados positivos nos empenhamos ainda mais em entregar um trabalho de qualidade. Afinal, estamos formando pessoas que serão responsáveis em cuidar de si, do mundo em que vivem e do próximo.

*Texto escrito por Esther Cristina Pereira, presidente do Sindicato de Escolas Particulares (Sinepe/PR). O Sinepe colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre educação, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]