• Carregando...
Aulas: o retorno!
| Foto:

Após quase dois meses sem se preocupar com horários de aulas, tarefas, trabalhos, pesquisas, uniformes, avaliações e anotações para não esquecer o que está aprendendo, milhares de estudantes se preparam para voltar às aulas em todo o Brasil. Crianças, adolescentes e adultos de todos os níveis de ensino estão iniciando mais um ano letivo, e agora é hora de voltar à rotina e se preparar para as novas descobertas que estão por vir.

Parece simples, mas retornar após o período de férias pode ser bastante desafiador para muitos estudantes que, durante a pausa para férias, desenvolvem novos hábitos e excluem do seu cotidiano a gestão do tempo, organização e planejamento. Preparar-se para este momento é essencial para garantir um ano de bom aproveitamento e desempenho, além de evitar um desgaste excessivo ao final do período letivo.

Mas, afinal, como se preparar para este retorno? Planejamento e organização! Colocar o celular para despertar não é o suficiente para garantir que o estudante esteja pronto para a aula. Organizar os horários de todas as tarefas diárias é indispensável, combinar horários de deslocamento, refeições, estudos, trabalho, atividades extras, namoro, lazer e descanso podem facilitar o processo de retomada aos estudos e evitar aquele sono no meio da aula.

Além disso, para que o ano letivo seja proveito, é preciso conhecer e respeitar suas necessidades e limites. Reservar um tempo para estudar em casa durante a semana, programar paradas para descanso, combinar a vida social, redes sociais e atividades esportivas na rotina, ajudam a evitar o estresse e sobrecarga emocional. Entender os sinais que o próprio corpo dá é essencial para traçar as estratégias de estudo, organizar os horários e planejar a semana.

Outro ponto que exige atenção na hora de se programar para o ano letivo é a gestão do tempo relativo às tecnologias digitais. Redes sociais, jogos e serviços de streaming devem entrar no planejamento para não se tornarem um problema. Todas essas ferramentas podem ser grandes aliados do estudante, se forem utilizadas de forma adequada e com moderação.

Seja na educação Infantil, ensino fundamental ou médio, cursos técnicos ou no ensino superior, estudar deve ser sempre desafiador. Por isso a importância de escolher uma instituição de ensino que promova uma aprendizagem significativa. Em um ambiente onde o estudante é protagonista, convive diariamente com tecnologia, inovação e empreendedorismo, é desafiado a encontrar soluções para desafios e problemas reais, ir para a aula se torna prazeroso. Assim, o processo de desenvolvimento de novas competências e habilidades se torna natural, deixando o estudante preparado para o mercado de trabalho.

*Texto escrito por Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro. Jacielle é  consultora em Gestão Escolar de Qualidade pela Fundação L’Hermitage, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Leitura e Produção de Texto, é Coordenadora de Educação Básica e Continuada da Gerência Executiva de Educação do Sistema Fiep. O SESI, faz parte do sistema Fiep e colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom  e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]