Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Como auxiliar os alunos a pesquisar na internet?
| Foto:

Em tempos de aulas remotas por conta da pandemia do novo coranavírus, as atividades online consequentemente cresceram de modo exponencial. Para os alunos e alunas que têm acesso à internet, já que sabemos que essa não é a realidade de grande parte dos estudantes brasileiros, pesquisar na rede para contribuir com as discussões provocadas pelos professores é comum.

No entanto, usar os buscadores pode ser um pouco mais complexo do que parece. Não se trata apenas colocar o tema pedido na caixa em branco do site e apertar “enter”. Afinal, tomar as devidas precauções com os termos pesquisados e os resultados mostrados é ser educado midiaticamente e esse é um processo no qual a escola precisa apoiar o alunado.

Essas seis dicas servem para educadores, estudantes e quem mais quiser otimizar suas buscas no mundo digital. Vamos lá:

  1. Palavra-chave

Discuta com seus alunos e alunas quais são os melhores termos ou palavras para pesquisar determinado assunto. Quais deles têm a ver diretamente com o tema buscado e podem chegar mais rápido e de maneira qualificada aos resultados esperados?

  • Quem fala o quê

É importante promover debates sobre fontes adequadas e fontes oficias para falar de casa assunto, especificando as diferenças entre elas. Quem tem autoridade para ser ouvido sobre cada tema e por quê?

  • And/or

Ensine buscas que tenham mais de uma palavra-chave, separando-as por “and” para resultados com ambas ou por “or” se desejar apenas uma ou outra. Os termos significam “e/ou” em português, mas devem ser usados em inglês para filtrar as pesquisas no Google.

  • Busca avançada

Incentive os estudantes a explorar os recursos da busca avançada, como por exemplo pesquisar somente por URL ou excluindo palavras. Observar os diferentes resultados que essas especificidades mostram é um bom exercício.

  • Primeiros resultados

Ressalte que a primeira posição que aparece nos buscadores pode ser de uma publicidade – ou seja, de alguém que pagou para estar ali e, portanto, muitas vezes não serve para a pesquisa.

  • Aspas

Mostre aos alunos e alunas as outras opções de busca avançada, como uma citação entre aspas para pesquisar um trecho literal de um livro ou documento, por exemplo.

*Texto escrito por Mariana Mandelli, jornalista, antropóloga e coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o programa de educação midiática EducaMídia. O Instituto Palavra aberta colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom  e Instagram: instagram.com/institutogrpcom.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]