• Carregando...
Gestor  e o corpo docente: parceria imprecindível para  o bom andamento da  escola!
| Foto:

A relação do gestor com o corpo docente é um dos papéis fundamentais no processo de gestão. Mas, qual é o verdadeiro papel do gestor neste campo? Pois, seja numa instituição de Educação Superior ou de Educação Básica, manter essa relação em harmonia é também um dos fatores chave para de ter sucesso no processo de gestão

Pensar na gestão dos professores de forma ampla, é também uma ação que demanda atenção e tempo do gestor, por isso, seguem algumas estratégias que na prática, podem contribuir com o sucesso da sua liderança:

  • Conheça a sua equipe

Vá até a sala dos professores, se possível diariamente, antes e depois do turno de trabalho, conheça os docentes pelo nome, converse em diferentes momentos com cada um deles. Pois, são eles o motor da instituição. Compreender seus comportamentos e necessidades, é uma estratégia que não falha na busca de uma relação de confiança. A proximidade é a palavra-chave.

  • Envolva sua equipe

Não basta se aproximar, os professores precisam sentir-se pertencentes à instituição, saber dos projetos, participar das decisões e das ações. Faça reuniões periódicas para ouvir suas opiniões e fazer com que sua equipe se sinta verdadeiramente parte da instituição. Organize suas reuniões, não apenas com os professores, mas também com outros segmentos.  Lembre-se que elas não são apenas momentos para cobrar resultados e passar diretivas; mas também para fazer alinhamentos entre os propósitos da instituição e os da sua equipe, de envolvimento e de participação.

  • Estimule o aperfeiçoamento

Além de estimular que busquem qualificação, promova e proporcione formações continuadas, busque parcerias e desenvolva projetos com fins de desenvolvimento. Por vezes, os próprios professores têm projetos que desenvolvem em sala e tais projetos, oportunize que eles divulguem isso, promova sua valorização, se não puder premiar, valorize suas ações.

O mais importante é compreender que sua equipe de professores, precisa de um norte, de um direcionamento, e que você, como gestor, precisa tomar essa frente, estabelecer uma relação e encaminhar ações em parceria com sua equipe de professores, nada acontece, eles são a peça fundamental para a melhora de resultados.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre educação, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]