• Carregando...
Quatro passos para inovar na Gestão Escolar
| Foto:

Já sabemos que o gestor desempenha um papel fundamental numa instituição de ensino, pois, lidera e encaminha os professores e a sua equipe pedagógica, que ficam na linha da frente. Por isso, seja você um gestor da rede pública ou privada, do Ensino Superior ou da Educação Básica, é necessário estar sempre inovando, buscando soluções e alternativas para otimizar a rotina da sua escola. E, neste texto, vamos abordar quatro passos que podem contribuir e muito para alavancar os seus resultados enquanto gestor.

1 – Seja Inovador (leia-se: você ser inovador, não apenas sua equipe)

Inovar não é algo que possa ser simplesmente delegado. Isto consiste em se fazer presente e liderar todos os projetos em execução na sua instituição. Somente assim, sua equipe vai ser estimulada e mergulhar de cabeça junto com você. Com certeza, se você apenas solicitar e delegar, e não se movimentar para executar estas ações, a motivação da sua equipe desaparece. Um bom gestor, se envolve de verdade nas ações da escola.

2 – Inovar não é somente ser tecnológico

Recentemente, a Professora Débora Garofalo concorreu na final do Prêmio Global Teacher Prize, considerado o ‘Nobel’ da Educação, com iniciativa que transforma lixo em protótipos de sucata. Portanto, não utilizou “fortunas” com recursos financeiros e não implantou um sistema automatizado em sala, onde cada aluno tinha um computador ou tablet, ela inovou de verdade, utilizando recursos e a estrutura que tinha a sua disposição. Inovar, é fazer diferente com o que se tem.

3 – Inspire-se

Pesquise, recicle, converse com outros gestores, pegue ideias e as adapte a sua realidade. Como já diz a Lei de Lavoisier, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Então, conheça novas ideias. Por vezes, escolas próximas às suas podem ter ideias incríveis e que podem dar ainda mais certo na sua instituição. Coloque as mãos na massa e comece a inovar buscando ideias para adaptar.

4 – Inovar também é trocar ideias e experiências diariamente

Promover a discussão de ideias e pegar diferentes pontos de vista não precisa necessariamente ser uma missão exclusiva das reuniões pedagógicas. Conversar com a sua equipe em momentos individuais, entender suas dificuldades e ideias durante o café do intervalo ou até mesmo numa conversa de corredor, pode auxiliar e muito a trazer mais soluções. O auxílio das tecnologias digitais também ajuda nestes casos. Use a ferramenta do Google Drive, por exemplo, compartilhe uma tabela com a sua equipe, onde todos possam acompanhar e inserir seus pontos de vista para compilar um documento para a próxima reunião.

 

Por fim, busque seguir e implementar estes passos acima na rua rotina como gestor, converse com a sua equipe e peça ajuda para gerar ideias, envolver outros membros e, claro, buscar sempre envolver a família e a comunidade escolar, pois todos, são atores fundamentais num bom processo de gestão.

 

* Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagr-am.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]