• Carregando...

Na edição desta segunda-feira (9), o programa Entrelinhas conta com as participações especiais do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que vai comentar a entrega do novo pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, e do deputado estadual Lucas Bove (PL-SP), que apresentou um projeto de lei em São Paulo que visa garantir o direito de utilizar redes privadas virtuais (VPNs) para acessar a rede social X.

Além disso, nossos repórteres da Gazeta do Povo Cristiano Gomes e Lucas Saba trazem as últimas notícias sobre a repercussão dos atos de 7 de setembro e muito mais.

Impeachment de Moraes e PL da anistia: reivindicações do 7/9 estarão na agenda do Congresso

O 7 de Setembro de 2024 na Avenida Paulista já entrou para a história por reunir milhares de pessoas em torno do impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), algo inédito na história democrática do país. Embora o próprio pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do ato, tenha avaliado que, em número de pessoas, a manifestação deste sábado foi “um pouquinho menor” do que a de fevereiro, realizada no mesmo local, ela cristalizou uma união da direita contra o ministro Alexandre de Moraes, que não tinha sido vista em protestos anteriores.

“Vemos a direita mais uníssona em torno de uma pauta. Até fevereiro, percebemos que um ou outro ator político falava do impeachment de Moraes, mas no dia de ontem isso ficou mais cristalizado, em uma pauta mais veemente”, avalia o cientista político Juan Carlos Gonçalves, diretor do Ranking dos Políticos. “Nunca houve um pedido tão forte quanto este. Moraes saiu chamuscado com tudo que aconteceu ontem”, continuou.

Deputado propõe lei para garantir acesso ao X via VPN em SP

O projeto foi publicado na última semana e, de acordo com o deputado, que conversou com a coluna Entrelinhas, o texto surge em resposta à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O magistrado determinou a suspensão do acesso à rede social X no país e sinalizou a possibilidade de penalidades para usuários que tentem driblar a restrição usando VPNs.

Bove destacou que a autorização para o uso de VPNs é uma forma de exercer a competência constitucional do estado para promover a segurança digital. “A medida assegura que os cidadãos tenham o direito de proteger suas informações e preservar sua privacidade em um ambiente digital cada vez mais vulnerável a ameaças”, declarou o parlamentar.

O deputado estadual disse ainda à coluna que o estado de São Paulo, historicamente reconhecido por sua vanguarda na defesa dos direitos e das liberdades individuais, “não apenas tem a competência, mas também o dever de legislar sobre questões que afetam a proteção de seus cidadãos”.

Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]