• Carregando...
O padre Peder com a esposa, Marie, e a filha, Magdalena, no Vaticano.
O padre Peder com a esposa, Marie, e a filha, Magdalena, no Vaticano.| Foto: Arquivo pessoal

Na segunda-feira (17), foi divulgado o instrumento de trabalho do Sínodo dos Bispos sobre a Igreja na Amazônia que será realizado no Vaticano em outubro. A reunião será a décima do seu tipo, isto é, uma assembleia especial do Sínodo dedicada à situação da Igreja Católica em uma região específica.

Como já se esperava, o documento colocou na pauta do Sínodo a discussão sobre a possibilidade de ordenar homens casados como padres, ainda que em condições bastante limitadas: o texto fala de "pessoas idosas, preferencialmente indígenas, respeitadas e aceitas pela comunidade", com "família constituída e estável", nas "zonas mais remotas da região".

A possibilidade da ordenação presbiteral de homens casados é um tema muito vasto, com argumentos interessantes tanto contrários quanto favoráveis. Um bom debate, porém, não pode prescindir de reconhecer alguns fatos já estabelecidos, sob risco de falsear a discussão. E, no caso desse tema, o fato é que padres casados na Igreja Católica já existem. Na verdade, nunca deixaram de existir.

As Igrejas do Oriente

O caso mais clássico é o das Igrejas Orientais. O que nós costumamos chamar de "Igreja Católica" é uma comunhão entre 24 Igrejas sui juris, isto é, de direito próprio. Cada uma delas tem as suas particularidades culturais, litúrgicas, teológicas e organizacionais, embora todas elas professem a mesma fé e estejam em plena comunhão com o bispo de Roma, o papa.

Dessas 24, a opção pelo celibato só é um requisito para a ordenação presbiteral em uma delas: a Igreja Latina, aquela a que estamos acostumados e que predomina no mundo ocidental. Todas as outras 23 são de tradição oriental. Nessa tradição o celibato em nenhum momento se tornou obrigatório para a ordenação presbiteral, como aconteceu com a Igreja Latina no Primeiro Concílio de Latrão, em 1123.

Quase todas as 23 estiveram em algum momento fora da plena comunhão com o bispo de Roma, sobretudo depois do cisma de 1054, mas eventualmente readeriram à comunhão católica. Uma delas, porém, a Igreja Bizantina na Itália, manteve-se em plena comunhão com o papa ininterruptamente, o que nos permite dizer que nunca deixaram de existir padres católicos casados.

A experiência de um padre casado

Padres casados também existem na Igreja Latina, ainda que como exceção. O principal caso talvez seja o das comunidades anglicanas que, durante o pontificado de Bento XVI, decidiram entrar em comunhão com a Igreja Católica. Como se tratavam de comunidades inteiras, o papa decidiu que seria melhor mantê-las sob a guia daqueles que já eram seus pastores, que, mesmo casados, foram admitidos ao presbiterado.

Há ainda casos mais isolados de ex-ministros luteranos ou anglicanos que, tendo ingressado na Igreja Católica, recebem uma permissão para serem ordenados, mesmo sendo casados. Eu conversei com um deles. O padre Peder Bergqvist, de 52 anos, é casado há 33 anos com Marie e tem três filhos. Ele foi ordenado pastor para a Igreja Luterana da Suécia em 1999 e, 17 anos depois, foi recebido na Igreja Católica e ordenado padre pelo bispo de Estocolmo, Anders Arborelius. Ele vive em Rättvik, a cerca de 300 km da capital sueca, e conversou comigo por e-mail.

"A minha experiência me ajudou a viver não para mim mesmo, mas para os outros", conta o padre Peder, na foto com o papa Francisco.
"A minha experiência me ajudou a viver não para mim mesmo, mas para os outros", conta o padre Peder, na foto com o papa Francisco. | Arquivo pessoal

Muitas pessoas dizem que o celibato deve ser obrigatório para quem deseja ser padre porque seria impossível conciliar as demandas do ministério com as de uma família. Como é a sua experiência a respeito disso?

Minha experiência é que ser marido e padre ao mesmo tempo é possível e até mesmo tem as suas vantagens, mas é exigente. Você precisa ter apoio total de sua família, que também, em algum grau, precisa devotar suas vidas à Igreja. Minha experiência é que a minha esposa e os meus filhos têm estado do meu lado como padre e que eu e a minha esposa educamos nossos filhos para viver em santidade. A vocação presbiteral afeta o modo como educamos os filhos e toda a vida familiar.

Como você se sente quando ouve alguém dizendo que o sacerdócio é incompatível com o casamento porque o sacerdócio é sagrado?

É claro que já ouvi isso algumas vezes. Para mim, soa como um insulto, e o melhor é deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro. Geralmente, menciono que foi o papa que com a sua própria mão assinou a aprovação para que eu fosse ordenado mesmo casado. Além disso, em que sentido o matrimônio não é sagrado? Sinto em toda a minha existência que no meu corpo eu uno os dois sacramentos: a ordem e o matrimônio, igualmente sagrados.

Como a sua experiência como marido e pai contribui para o seu ministério?

Vivo há 33 anos com a minha esposa. Criamos três filhos. Isso me proporcionou tanto que nem sei o que eu seria sem essa experiência. Ela me ajudou a viver não para mim mesmo, mas para os outros. Além disso, eu sei como é ser pai, como é ser casado, como é lidar com questões familiares como problemas financeiros, dificuldades na vida de nossos filhos, escolas que educam meus filhos de uma maneira com a qual não posso concordar e por aí vai.

Ter uma família limita o seu ministério de alguma forma?

Não sei se é uma limitação, mas se exige uma responsabilidade maior quando você tem um casamento e uma família para cuidar. Aos olhos de outras pessoas, pode parecer um limite que eu e minha esposa sejamos tão fortemente unidos. Às vezes isso até assusta os membros da comunidade de uma maneira que não aconteceria com uma pessoa celibatária. Mas, para mim, o apoio da minha esposa e a nossa união contribui para o meu ministério. Como os nossos filhos têm entre 28 e 32 anos, nunca preciso me ausentar por causa de uma doença deles ou algo assim. Não acho que minhas preocupações com meus filhos sejam maiores do que as de um padre celibatário com seus pais e parentes.

Como é o relacionamento da sua família com a comunidade à qual você serve?

Minha esposa e eu pertencemos a uma associação apostólica chamada Comunidade da Santíssima Trindade em Rättvik. Então, compartilhamos a vida inteira. Mas isso nunca funcionaria sem o apoio da minha esposa e o fato de nossos filhos terem acolhido o nosso modo de vida.

Qual a sua percepção sobre a contribuição do celibato para o ministério presbiteral?

O que tenho visto na minha diocese é um senso muito forte de fraternidade entre os padres celibatários. Acho que o celibato os ajuda a serem mais forte juntos, como colegas. O celibato pode também ajudar o padre a doar mais generosamente a sua vida inteira à Igreja. E o padre celibatário é mais livre para ser transferido e para sacrificar a Deus o seu tempo e tudo mais.

Fugindo do assunto: como você enxerga a sua relação com a tradição protestante e com a tradição católica?

A associação de que eu e a minha esposa fazemos parte é uma comunidade ecumênica com status canônico. Portanto, a nossa vocação é viver reconciliados com todos, quer católicos, quer protestantes. Temos um contato muito próximo com muitos membros e pastores da Igreja Luterana da Suécia e até mesmo um diálogo em curso com as lideranças dessa Igreja. Minha família, tanto por parte de pai quanto de mãe, pertence ao movimento pentecostal. Tanto eu quanto a minha esposa somos os primeiros católicos de nossas famílias desde a Reforma. Então, tenho laços íntimos com a tradição protestante, também porque na Suécia a Igreja Católica é uma minoria e sempre precisa se relacionar com uma cultura protestante. A diocese católica e os seus mosteiros e comunidades são muito vívidos e em crescimento hoje. É uma grande bênção ser parte da tradição católica e trabalhar para que a Suécia volte a ser católica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]