i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Fernando Martins

Foto de perfil de Fernando Martins
Ver perfil
Análise

Consensos partidos: como o Brasil pode jogar 40 anos no lixo

  • Fernando MartinsPor Fernando Martins
  • 03/01/2020 17:30
Consensos partidos: como o Brasil pode jogar 40 anos no lixo
| Foto: Marcos Tavares/Thapcom

O projeto de nação que o Brasil vinha construindo ao longo dos últimos 40 anos era baseado em grandes consensos sociopolíticos. Determinadas demandas tornaram-se tão amplamente disseminadas na sociedade que ficava impossível que políticos e autoridades as ignorassem.

Cada década assentou um desses consensos, que serviu de base para aquele que viria logo a seguir. A democratização é a conquista dos anos 1980. A década de 1990 deixou como legado a estabilidade econômica. A década seguinte será lembrada como a da busca da inclusão social e da redução da pobreza. Mas os anos 2010, que tinham de tudo para ser o período do combate à corrupção, também poderão ficar marcados como o início da implosão desses consensos. É assim que começam os anos 20 deste século, com o país numa encruzilhada.

O enredo que estava sendo escrito pelos brasileiros tem lógica e racionalidade. A democracia, pedra-fundamental desse projeto, propicia o desenvolvimento econômico de forma mais eficaz que o autoritarismo. Um dos pressupostos dos regimes democráticos é a liberdade – inclusive a de empreender. Ranking da Heritage Foundation mostra claramente que países com mais liberdade econômica tendem a ser mais ricos. E, em geral, são democráticos.

O autoritarismo, ao concentrar o poder, permite que equívocos econômicos se desenrolem até que seja tarde demais, já que não há o necessário sistema de freios e contrapesos das democracias. A tragédia na economia da Venezuela é uma mostra disso. Por outro lado, a estabilização econômica do Brasil na década de 1990, depois de uma série de planos fracassados, é o exemplo da correção de rumos propiciada pela democracia.

Ainda assim há de se reconhecer que existe crescimento econômico robusto em alguns regimes autoritários. Mas, mesmo que sobreviva ao teste do crescimento econômico, o autoritarismo dificilmente passa pela prova do desenvolvimento social. Isso porque é de sua natureza excluir.

Já a democracia, ao permitir ampla representação política, aumenta a possibilidade de atendimento das demandas de todos os grupos. Isso produz inclusão social. Não é à toa que, dentre os países com melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), a imensa maioria é formada por nações democráticas.

Mas democracia e crescimento econômico não são os únicos ingredientes da receita para atingir um elevado grau de desenvolvimento social. Também é preciso haver bom uso do dinheiro público. Afinal, a corrupção drena recursos que teriam de ser investidos em favor da sociedade. Não é coincidência que vários dos países que estão no topo do ranking do IDH são aqueles que figuram na lista da Transparência Internacional das nações com menos corrupção.

O projeto político brasileiro, com todos os obstáculos que enfrenta, caminhava mais para frente do que para trás desde a década de 1980. Mas a estrutura desse edifício sociopolítico começou a sofrer abalos nos últimos anos. Começou pela economia. E se espalhou para as demais áreas.

Principalmente o governo de Dilma Rousseff (2011-2016) cometeu erros grosseiros na economia. Desprezou a responsabilidade fiscal. Quebrou o consenso da estabilidade econômica. E produziu, a partir do fim de 2014, a maior recessão da história do país.

A crise começou a colocar em xeque outros consensos. A inclusão social foi paralisada. E o aperto financeiro inflou um ressentimento latente, em parte da classe média, contra minorias e pobres “privilegiados” pelos governos do PT.

O amplo esquema de desvio de dinheiro público nas gestões petistas descoberto pela Operação Lava Jato, somado à recessão, deu força a grupos que questionam o primeiro consenso – a democracia.

Aqui é preciso abrir um parêntese antes de prosseguir. A defesa do combate à corrupção não foi um mero discurso para afastar o PT do poder. A demanda popular por mais honestidade na vida pública já vinha forte bem antes disso. A Ficha Limpa eleitoral, proposta por meio de um projeto de lei de iniciativa popular, é de 2010 – quando o país vivia um período de crescimento e o então presidente Lula ostentava elevada popularidade. As imensas manifestações de junho de 2013, que pediram o fim da corrupção, são outra prova disso.

O fato, contudo, é que a crise econômica e a revelação do esquema de corrupção do PT despertaram um autoritarismo de direita que estava adormecido em parcelas da população.

À esquerda, a postura dos petistas diante do impeachment de Dilma pôs mais lenha na fogueira dos que querem queimar a democracia. A narrativa do “golpe” atacou sem dó os três poderes, minando a credibilidade das instituições democráticas. O partido também radicalizou o discurso, mostrando seu lado autoritário. Dirigentes do PT defenderam as ditaduras venezuelana e cubana e chegaram até mesmo a elogiar o guerrilheiro Che Guevara.

O ambiente da eleição de 2018 foi resultado disso. O Brasil foi às urnas com medo de virar uma Venezuela (no caso da vitória do PT) ou de voltar a ser uma ditadura de estilo militar (se o eleito fosse Jair Bolsonaro, que nunca escondeu sua simpatia pelo regime de 1964).

Já como presidente, Bolsonaro continua a alimentar dúvidas sobre seu compromisso com a democracia. Seus filhos aumentam ainda mais a preocupação. Carlos afirmou que, por vias democráticas, a transformação que o Brasil deseja vai demorar a acontecer – se vier a ocorrer. E Eduardo falou sobre a possibilidade de reedição do AI-5, o ato da ditadura militar que cassou direitos e garantias individuais e marcou o período mais duro do governo dos generais.

É com esse clima de consensos partidos que o país começa os anos 2020. A democracia é questionada. A economia vem se recuperando na medida em que as bases da estabilidade são recuperadas, mas o modelo fracassado não foi renegado pela esquerda – que sempre pode voltar ao poder para implantá-lo. A inclusão social estagnou e perdeu força na agenda pública. E as forças contrárias ao combate à corrupção ganharam terreno. O Brasil corre o risco de jogar na lata de lixo as últimas quatro décadas para começar tudo de novo sobre bases incertas. Ou pode reafirmar seus consensos para consolidá-los. E, assim, partir para outras agendas que são urgentes.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Fernando

    ± 0 minutos

    Excelente artigo! Realmente, a vitória do Bolsonaro marcou o fim do consenso político representado pela Constituição de 1988. Mas também, como é óbvio, sua vitória indica o início de uma era, sob novas bases, novas disputas e novos consensos. O resultado disso só o futuro dirá...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Catarina

    ± 26 dias

    Meodeos...como esse rapazola escreve bobagem. Os anos passam mas ele continua raso, com colunas sofríveis ou risíveis...devia voltar à redação e fazer matérias diárias. Socorro, gazeta! Que pobreza de texto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 26 dias

    Consenso ? O brasileirinho é extorquido em quase 40% da sua renda para sustentar o Estado que consome tudo sobrando 2 ou 3 % para investimento. Isso é o que importa no fundo, porque uma parte da sociedade, a elite burocrática, política e o judiciário é sangue-suga da outra parte da sociedade que os sustenta. Esse é consenso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Choucair Gomes

    ± 27 dias

    O governo Bolsonaro é um governo que será lembrado como o governo com o melhor ministério que já tivemos. E o ministério com suas ações é o governo. O resto é mimimi de pessoa que vive no mundo da lua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEX

    ± 27 dias

    Raspou a barba, mas continua barbudinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 27 dias

    Uma análise isenta do Presidente mostrará que raros foram os seus antecessores com tanta "paciência democrática". Praticamente todas as suas propostas foram rejeitadas ou distorcidas pelo Congresso, pelo STF ou por ambos. Até auditor de TCU legislou contra medida do PR. E a tudo ele se sujeitou e respeitou. Por muitíssimo menos, o Lula teria xingado todo mundo, como, aliás, ainda o faz!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Angela Avila

    ± 27 dias

    Em que mundo você vive? Retorne à vida real.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEX

    ± 27 dias

    O que este comentarista está fazendo na Gazeta? Vá para a Foice, meu filho! Lá é que é lugar de órfãos do Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 27 dias

    A tal "inclusão social" não ocorreu, oras. O que houve foi uma gastança irresponsável para comprar votos de incautos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEX

    ± 27 dias

    O que este comentarista está fazendo na Gazeta? Vá para a Foice, meu filho! Lá é que é lugar de órfãos do Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 27 dias

    O que os governos de esquerda fizeram? Jogaram uma geraçao inteira no lixo! Hoje temos adultos presos a adolescencia e jovens fracos que não aguentam uma "bronca severa"... Conclui-se que os quarenta anos em que o "colunista esqu3rdoid3" menciona foram perda de tempo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos F. W.

    ± 27 dias

    Lulista de Carteirinha! Esqueceu q tudo começou lá pelos idos de 2006, com o mensalão. Em 2008 já estavam "contingenciando" as universidades. Por que sera?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Rocha

    ± 27 dias

    Esse pateta entrou no lugar Mario Vitor?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 27 dias

      acho que sim, kkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 27 dias

    Mais um rolab0sta pteba...texto idi0ta sem critério e ideológico...lixo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Afonso de Oliveira

    ± 27 dias

    O nobre comentarista deixa claro sua simpatia ao Lula quando diz que os problemas do BRASIL começarão com no governo Dilma. Ou ele não estudou os fatos, ou está agindo tendenciosamente como centenas de outros jornalistas órfãos do sistema. Na realidade Lula se aproveitou da insatisfação do povo com a divida contraída no governo anterior junto ao FMI, com isso, usou sua esperteza, aliou-se aos banqueiros nacionais que liberaram recursos p pagamento da divida externa, com isso trocou uma divida externa aproximada a 250 Bilhões com juros de 4% ao ano, para uma divida interna de 1.4 Trilhões com juros de 19,5%. Lucros dos bancos nacionais apos Lula; Governos: FHC: 39 Bi Lula: 199 Bi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

    ± 27 dias

    Bom texto. É se discordar da referência a autoritarismo do governo Bolsonaro. Em que ações isto se manifesta? afirmação do autor foi mais preconceito do que realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nícolas

    ± 27 dias

    Em nossa história sempre houve flertes com autoritarismo, seja esquerda seja direita, mas até o presente momento deste governo, enquanto possuirmos imprensa livre, eleições (que poderiam ser mais confiáveis com o voto impresso) e as instituições funcionando, vejo que o denunciado no texto não se sustenta (quanto a este governo). O que não quer dizer que devamos abandonar a vigília.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

      ± 27 dias

      Verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nícolas

      ± 27 dias

      E, assim, quem começou esse desmonte de "jogar quarenta anos no lixo" foi Lula 2, tá? Dilmoca só aumentou a velocidade do créu e em seu pseudomestrado de economia, cercada por Guido Mantega e Arno Augustin...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 27 dias

    AI 5, Bolsonaro tinha simpatia pelo regime militar, autoritarismo de direita, a inclusão social perdeu força, novas bases incertas? Vá catar coquinhos Fernando. Você deve ser um daqueles tidos como especialistas que dão entrevistas na Globo News, hein? Me mostre uma única atitude do governo nesse primeiro ano que cerceou a liberdade de alguém ou mesmo da imprensa? Cadê o Bolsonaro "fascista" que iria matar gays - como fazia Guevara, né Jean Willys? - cadê o Bolsonaro racista, homofóbico, etc, etc? Possibilidade de reedição do AI-5? Só na tua cachola esquerda/progressista, prezado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 27 dias

      É isso, mais do que cancelar assinatura, o importante mesmo, é fazer o bom combate. É desmoralizando as idéias tortas desses pseudos democratas com doutrinação ideológica à lá esquerdismo progressista, rsrsrs. E fazer isso com fatos, com a verdade, com a razão e a lógica. Desmascará-los é preciso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Noel

      ± 27 dias

      Perfeito, Admar! O "ilustre" comentarista lança mão de uma boutade altamente desconectada dos fatos. É profundamente lamentável que a Gazeta dê espaço a esse tipo de gente. Trata-se de mais uma razão para que eu continue considerando fortemente meu desejo de cancelar a assinatura do jornal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 27 dias

    E o segundo colunista "mimi". Onde a democracia foi atacada? Bolsonaro venceu com a votação da maioria na regra das polemicas urnas eletronicas (na regra em vigor) e ainda assim não aceita a decisao da maioria? Ficou órfão do politicamente correto e acha que autoridade é obrigada a escutar "esculhacho" e vai ficar sem resposta? A maioria quer a ordem e progresso! Simples assim! A liberdade que vocês querem é anarquia! Basta! Até a criatividade do nosso povo foi saqueada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Correa

    ± 27 dias

    Meodeos o samba do afredescendente louco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    valcirio volpato

    ± 27 dias

    O que temos é um fracasso monumental na economia. Os governos do PT aos poucos aplicaram a sua receita com as consequências amplamente esperadas. Desprezaram o livro texto. A população em 2014 insistiu em votar neste projeto. As ilusões dos empreendedores e de toda uma geração no progresso foram jogadas no lixo. Agora, as pessoas pensam em partir. So nisto. Quem pode, tem condições, aparentemente desistiu do Brasil. O futuro é sombrio. Lembrem onde morava o Gugu e onde resolveu educar e integrar sua família.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cecília

    ± 27 dias

    Você está provocando uma enorme confusão com esse artigo. Não teve nenhum autoritarismo de direita. Bolsonaro venceu as eleições por meios democráticos e devido a grande corrupção da aliança entre o PT e as grandes empreiteiras. Dessa maneira eles puderam assaltar as empresas estatais e deixar uma dívida enorme de herança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]