i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Fernando Martins

Foto de perfil de Fernando Martins
Ver perfil
Filosofia

Hedonista, epicurista ou estoico? Quem é você na pandemia

  • Fernando MartinsPor Fernando Martins
  • 18/07/2020 14:45
Três formas filosóficas de viver a pandemia
Ilustração: Felipe Lima| Foto:

A postura que as pessoas adotam em relação à pandemia do coronavírus diz muito sobre quem elas são. Revela sua filosofia de vida. E isso não é modo de dizer. Trata-se de filosofia mesmo. Milênios atrás, os antigos pensadores gregos (sempre eles!) sistematizaram formas de encarar o mundo que se encaixam como uma luva no comportamento que assumimos diante dessa imensa crise sanitária que vivemos, ainda que nem passe por nossas cabeças discutir filosofia no momento atual.

Há escolas filosóficas para todos os gostos e atitudes frente à pandemia de Covid-19. Cada um de nós tem muito de pelo menos uma delas. E então? A qual escola filosófica você se filia? São três principais opções:

Hedonismo: “Dane-se! Vou sair!”

Sim, a busca do prazer como finalidade última da existência humana é uma escola filosófica nascida na antiga Grécia. O hedonismo (palavra derivada do grego hedonê: "prazer", "vontade”) foi fundado por Aristipo de Cirene (435-356 a.C.), discípulo de ninguém menos do que Sócrates.

Aristipo e seus seguidores argumentavam que a única coisa que existe de real é o momento presente. O passado já não existe mais. E, no futuro, nada se vive. Então, a felicidade só pode ser alcançada pela fruição do agora. E isso se dá pela diminuição da dor e pela busca do prazer – qualquer prazer.

Nos dias de hoje, o hedonista típico é aquele que, podendo ficar em casa e apesar do risco de contrair coronavírus, grita alto e em bom som: “Dane-se! Vou viver a minha vida”. E sai por aí como se não houvesse amanhã. Conter-se não é com os hedonistas. O isolamento, afinal, é uma forma pesadíssima de moderação dos desejos; ninguém quer ficar “preso” em casa.

Epicurismo: “Beba com moderação”

Fundado por Epicuro de Samos (341-271 ou 270 a.C.), o epicurismo é uma escola filosófica também conhecida como “O Jardim” (porque seus adeptos se reuniam num jardim de Atenas). É uma espécie de hedonismo light, um hedonismo domado.

Tal qual os hedonistas, os epicuristas também afirmavam que a dor é o mal maior da vida; e o prazer, o bem supremo. Então, a chave da felicidade seria a ausência de sofrimento e a vivência dos prazeres.

Mas não todos os prazeres. E sim aqueles “simples” e “sábios”, que levam tranquilidade para a mente e o corpo, pois há prazeres cuja busca tende a criar sofrimento e angústia (casos da riqueza, status, beleza física). São exemplos de prazeres simples: ter uma conversa com um amigo; ler um bom livro; alimentar-se quando se tem fome; beber quando se está com sede. Tudo sempre com comedimento. O epicurismo, aliás, se parece com os comerciais de cerveja: “Beba com moderação”.

Um ponto muito importante para os seguidores dessa escola filosófica é o cuidado com a saúde. A doença traz dor – algo do qual eles fogem como o diabo da cruz. Mas, para o epicurismo, esse zelo com a saúde não deve ser motivado pelo medo da morte. Porque o próprio medo é um sofrimento. E, segundo os epicuristas, a morte é o fim da vida, o nada. E não se deve preocupar com o nada. Uma máxima epicurista diz: “Quando nós existimos, a morte não existe. E quando a morte existe, nós não existimos” (sim, essa escola filosófica é materialista).

Um bom epicurista contemporâneo, portanto, é alguém que, enquanto a vida não volta ao normal, tenta “driblar” as dificuldades da pandemia apreciando as pequenas coisas boas que estão a seu lado. É um sujeito que se cuida para não pegar o coronavírus – embora (porque ninguém é de ferro!) até possa sair de casa de vez em quando, com todas as precauções, para dar uma espairecida. E – talvez o mais difícil – é alguém que tenta não se estressar pensando no risco de contrair e morrer de Covid-19.

Estoicismo: “Aceita que dói menos”

O estoicismo é uma palavra que deriva do termo grego stoa, que significa “pórtico”. Era num local assim de Atenas que seus primeiros adeptos se reuniam. A escola, fundada por Zenão de Cítio (333-263 a.C.), foi muito popular no mundo mediterrâneo por séculos. Teve inclusive um imperador romano como um de seus principais seguidores: Marco Aurélio (121-180 d.C.).

Os estoicos dizem que temos de viver de acordo com a ordem natural e nos adaptar ao ambiente que nos cerca – aceitando tanto o que vem de bom como o aquilo que é ruim. Para os estoicos, de modo radicalmente oposto aos hedonistas e epicuristas, a felicidade não depende de coisas externas que nos dão prazer ou nos afastam da dor. Simplesmente porque não se pode controlar aquilo que nos é externo, que não está ao nosso alcance. Essa busca de ter o controle de algo além de nossos pensamentos e atitudes é causa de mais dor, ansiedade, expectativas frustradas.

Ou seja, por mais paradoxal que possa parecer, para os estoicos felicidade reside na aceitação da dor e das agruras que inevitavelmente vão nos atingir. É o famoso “Aceita que dói menos”. Muitos veem nessa postura um fatalismo, conformismo. O verdadeiro estoico dirá que é resiliência diante das dificuldades.

Mas o estoicismo não fica apenas na aceitação das contingências externas. E sim principalmente na atitude interna que cada um tem diante dos problemas.

Por exemplo: para um estoico, é melhor aceitar a existência da pandemia e das limitações que ela nos causou do que negá-las ou criar a falsa expectativa de que muito rapidamente tudo vai voltar a ser como antes. Ele também tenta se manter calmo nessa situação e age de acordo com o que o momento pede: mantém o isolamento e distanciamento social, sai de casa só quando é estritamente necessário, coloca a máscara, lava as mãos, usa álcool em gel. E não tenta “driblar” ou fugir das limitações que a pandemia de Covid-19 nos impôs. Pelo contrário, busca fazer disso uma oportunidade de aprender algo novo e ser uma pessoa melhor.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    GUILHERMO BRASIL RASQUIN

    ± 1 dias

    Meu Deus, que assassinato à Filosofia. Observo muitos esquerdistas argumentando nesse (baixíssimo) nível, - com base em resumos, apostilas de cursinho do Enem, ou vídeos do youtuber galã guevarista. Enquanto continuarmos levando a leitura dos clássicos na galinhagem, o Brasil continuará essa lixeira cultural que é, com doutrinação entrando mas fácil que a manteiga do Marlon Brando. Ainda assim, defendo a sua 'liberdade' de expressão e humor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Dias

      ± 2 dias

      Boa. Muito boa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maicon Antonio Paim

        ± 2 dias

        Ele distorceu a palavra estoicismo para defender a tese dele. Afinal estoicismo tem relação com coragem, não com covardia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          João Teixeira Pires

          ± 2 dias

          Na maioria destas tentativas de enquadrar as pessoas em uma ou outra classificação, do que quer que seja, a resposta não é um único enquadramento. De acordo com as fases que passamos na vida, podemos migrar de um enquadramento para outro, ou mesmo, ter características de mais de um deles simultaneamente. Creio que os seres humanos, com suas faculdades emocionais e racionais, são seres complexos demais para enquadramentos simples. Seria bom se fosse assim....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maicon Antonio Paim

            ± 2 dias

            Vejo que há os estoicos e os histéricos: os estoicos são imperturbáveis, portanto encaram a vida e a seguem normalmente apesar da pandemia; os histéricos correm para de baixo da cama e propagam o medo mandando todo mundo ficar em casa (caso do colunista).

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Maicon Antonio Paim

              ± 2 dias

              Mas o estoicismo também pode ser visto como encarar de forma corajosa as adversidades. Ou seja, uma pandemia faz parte da vida. Portanto, você procura seguir a sua vida normalmente apesar do infortúnio, e não de maneira histérica propaga o medo e manda todo mundo ficar em casa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sergio Vianna

                ± 2 dias

                Tenho um pouco dos três, vai depender do dia da semana. Podemos viver os três durante o dia. Como só temos o dia de hoje sempre, devemos ser Estoicos, Hedonistas e Epicuristas durante a Pandemia. Integração Filosófica em 2020. Go Forrest Go!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Reinaldo de Oliveira

                  ± 2 dias

                  Bom texto Fernando. Uma pena que no Brasil aprendemos superficialmente filosofia só em cursos superiores. A consequência disso é que crescemos adultos preguiçosos no pensar e viramos massa de manobra com muita facilidade.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    FRANCISCO

                    ± 2 dias

                    EU SOU AQUELE QUE ESTA PUTO DOS PÉS, com esta mídia marrom e v ocês todos JORNALISTAS terroristas, que não para de falar nesta *****. VÍRUS SE TRANSMITE PELO AR, ou acham a cura ou nada podemos fazer, LARGARAM ESTA MENTIRA e todos os BABACAS DO MUNDO ACREDITAM, morre muito mais gente de qualquer outra coisa, mas só falam disto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • E

                      Eliana

                      ± 2 dias

                      Exatamente! Todas as outras doenças do mundo acabaram! Só existe covid 19.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Santos

                    ± 2 dias

                    Filosofia não serve mesmo pra nada! Jogo de palavras pra defender seu ponto de vista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Alderijo Bonache

                      ± 2 dias

                      Um texto muito interessante! Valeu a pena!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maquiavel

                        ± 2 dias

                        #FiqueenCasa e espere a vacina, eu prefiro viver minha vida normalmente...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • B

                          Breno

                          ± 3 dias

                          Será que o colunista sabe o que é estoicismo?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • N

                            Neanderthal

                            ± 3 dias

                            Bom texto

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Admar Luiz

                              ± 3 dias

                              Em tempo: Estou lendo Ortega & Gasset, escrito em 1936, "A Rebelião das Massas", nunca foi tão atual. Ah, leiam também, "O Multiculturalismo" - Como religião Politica. Vão saber como chegamos a esse estado de coisas. Já dizia Gasset - lá no séc. passado - da tentativa de reformar o mundo por esses iluminados. "A característica do momento é que a alma vulgar, sabendo que é vulgar, tem a coragem de afirmar o direito da vulgaridade e o impõe em toda a parte". Ser estoico, prezado, é ser rebelar contra a ditadura do bom mocismo, do politicamente correto. Nestes tempos de pandemia só faltam às rédeas. A focinheira já estamos usando a pelo menos uns 100 dias, né não?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • E

                                Eduardo Prestes

                                ± 2 dias

                                Pois é, e tudo sem qualquer comprovação científica, com os fatos apontando inclusive o contrário do que os “iluminados” exigem... O vírus não vai sumir por mágica, trancar-se em casa é inútil.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              jose rodorval ramalho

                              ± 3 dias

                              Estoico. Essss

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                                ± 3 dias

                                Epicurista, logo tb materialista, mas tentando aprender e praticar um pouco do estoicismo. Já fui hedonista, mas acho que não é uma boa filosofia de vida, pois pode levar a excessos e impulsividade destrutiva.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Celito Medeiros

                                  ± 3 dias

                                  Apanhei muito quando criança por ser rebelde buscando a LIBERDADE. Era arteiro, fazia peças de barro e já pintava para minha primeira exposição na escola, onde minha madrinha era professora e minha patrocinadora, eu ainda não era aluno. Fui internado em um Seminário, oba, lá tinha muita Cultura: Pintura, Música, Teatro, Coral, mas também muito estudo bíblico e orações, das quais eu fugia. Aprendi que eu NÃO tinha livre arbítrio e sim, poucas escolhas que poderia fazer. Encontrei um ídolo para me dar esperança de PAZ. Um Palestino Árabe Nazareno, que nasceu na região da Judeia, sem ser judeu ou ter qualquer religião, mas se dizia assemelhado a todos nós, irmãos, e um líder Pai. Religuei?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • D

                                    Denis

                                    ± 2 dias

                                    Tenho um tela sua, melhor, uma impressão em canvas que mandei fazer no maior tamanho possível. É um ipê, que curto muito.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Pedra

                                  ± 3 dias

                                  Uma boa reflexão filosófica!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                    ± 3 dias

                                    Visão limitada das questões. Puro reducionismo retórico. Muito fraco.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • A

                                      Alan Z

                                      ± 2 dias

                                      Esperava o quê, um tratado? É um artigo de jornal não uma dissertação de mestrado. Se leu e te fez refletir já valeu.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduardo Prestes

                                      ± 2 dias

                                      Como crônica, serve. Para filosofia, falta muito. Mas também é um texto de jornal, acho que cumpriu sua missão.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                                    ± 3 dias

                                    Texto interessante!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduardo Leivas Bastos

                                      ± 3 dias

                                      A tentativa de controle intencional da realidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Fabricio

                                        ± 3 dias

                                        Excelente matéria. Falta mais filosofia nas reflexões e busca de resolução de nossos problemas!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Camargo

                                          ± 3 dias

                                          Interessante as “analogias” efetuadas com as três posições filosóficas .

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LUIZ PINHEIRO

                                            ± 3 dias

                                            Que tal ser RACIONALISTA? O que é bom, usufrua! O que é ruim, tente se livrar! Viva a vida, sempre racionalmente, para não quebrar a cara depois!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              ANDRÉ L. O. P. SILVA

                                              ± 3 dias

                                              Interessante! Mas confesso não ter compreendido muito bem a diferença entre o Epicurismo e o Estoicismo..

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Admar Luiz

                                                ± 3 dias

                                                Vc é estoico Fernando? Hmmm, pelo que percebi vc é da turma do "politicamente correto", e, até se preciso, deduraria seu próximo, hein? O que falta, prezado, é mais Marco Aurélio, o imperador estoico que se vivesse nestes tempos acharia isso tudo muito estranho. Parimos gerações de frouxos e niilistas. Educados no paulofreirismo e alimentados a todynho. Deu no que deu. Quando acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento. "Levanto-me para retomar a minha obra de homem".

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Alice

                                                  ± 3 dias

                                                  Há os ingênuos, que fecham os olhos todas as alternativas de lidar com a pandemia sem isolamento social, fingem que trancar todos em casa até uma eventual vacina chegar é possível, e que todos que se recusam a isso agem por egoísmo. E há os tiranicos que aplaudem guardas municipais e seguranças privados agindo como jagunços e acham bom tratar idosos feito cachoros impedindo nosso acesso à shoppings. Mas ingênuos e tiranicos não são escolas filosóficas, ainda.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Antônio Márcio

                                                    ± 3 dias

                                                    Bem oportuno!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais

                                                      ± 3 dias

                                                      Sou católica. Pode ou não merece classificação?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • T

                                                        TIAGO SILVA

                                                        ± 3 dias

                                                        Essa coluna do Fernando Martins, é um bálsamo em terra de Negaciostas

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Mário Kume

                                                          ± 3 dias

                                                          A filosofia é uma arte profunda e que nos faz refletir muito. Parabens pela matéria !!!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo Prestes

                                                            ± 3 dias

                                                            Faltaram algumas categorias, como os histéricos e os oportunistas. Mas vamos lá, comecei epicurista e tornei-me hedonista. Não ligo a mínima mais para pandemia, quarentena, extrema-imprensa e qualquer restrição doida inventada pela seita da terra parada. O vírus veio para ficar, então segue o baile. Já até comprei meu kit para tratamento precoce, é a melhor opção até aqui. Porque a quarentena foi um FIASCO completo, o vírus continuou matando mesmo com o tal “fique em casa”. Aliás, o vírus mata em casa também...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Abrahao

                                                              ± 3 dias

                                                              Típico de comunista gostar de dividir as pessoas em classes. O ser humano é complexo e livre, pra ser enquadrado em categorias, ainda mais em apenas três.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                Thais de Melo Queiroz

                                                                ± 4 dias

                                                                50 por cento Epicurismo, 50 por cento Estoicismo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  FB

                                                                  ± 4 dias

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Luis Franzon

                                                                    ± 4 dias

                                                                    Seja qualquer um, menos o ****** que segue a seita do "fica em casa" e do "use cabrest... ops mascara"

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Raivozo!

                                                                      ± 4 dias

                                                                      Excelente artigo. No desafio da pandemia oscileio entre o epicurista e o estoico. Creio que sou mais estoico. Aceitar novas situações faz parte da maturidade. Aceitar que o relacionamento vai acabar, aceitar que o emprego enjoou, aceitar que tudo tem um ciclo e basta observamos com atenção. O bom do estoicismo e isto eu me vejo, é estar aberto a novas oportunidades e aceitar a situação presente, como ela é, não como eu gostaria que fosse. Descobri com a COVID que sou mais desprendido do que eu imaginava ser e que o supérfluo não me fez tanta falta. Carpe diem. Aceitar, tomar decisões e estar disposto a assumí-las tem sua cota de liberdade exercida.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        Alessandra Regina da Silva

                                                                        ± 4 dias

                                                                        Gostei dessa matéria. Mostra como certas pessoas reagem a situação que vivemos.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        Fim dos comentários.