• Carregando...
Foto: Pexels.
Foto: Pexels.| Foto:

1. É preciso ter ambição (o que é diferente de ganância). A melhor definição de ambição que conheço é FOME. Ambição é ter fome. Sem fome não conseguimos engolir por muito tempo a quantidade enorme de desafios que acontecem todos os dias no mundo dos negócios. O mundo que conhecemos hoje é resultado da iniciativa de homens ambiciosos que mudaram as regras, que quebraram a lógica, que derrubaram tradições e construíram novos paradigmas. O apetite dessas pessoas transformou o mundo no que conhecemos hoje.

2. Dedique pelo menos 70% seu tempo ao departamento de vendas de sua empresa. De nada adianta bons produtos encalhados na prateleira. Se são produtos necessários e com qualidade aceitável, não há justificativas para estarem encalhados. O crise dificulta, diminui a demanda, mas não impossibilita. Estude e desenvolva novos canais de distribuição, novas formas de vender, use a tecnologia, treine seu quadro de vendas, analise melhor os dados e mexa-se, mas não desvie o seu foco das vendas. Empresa bem sucedida vende muito. E venda não advém do além ou é resultado de atividades paranormais. Vender é resultado de uma lógica, de processos e de muita dedicação. Invista em aprender mais sobre esta lógica.

3. Não tenha medo de precificar o seu produto. Vender mais barato não é necessariamente sinônimo de vender mais. Trabalhe para conquistar um posicionamento com maior valor agregado para alcançar uma margem maior, aplicando o mesmo esforço. Marca, inovação, design e modelo de negócios são diferenciais que contribuem para uma melhor margem de sua empresa.

4. Oriente sua gestão para o valor e não apenas para o dividendo. Pense em como você pode modelar o seu negócio para que, além de se tornar um forte gerador de caixa, o seu patrimônio seja valorizado. Quanto vale sua empresa? Mesmo que sua empresa não esteja listada na Bolsa de Valores, atualize pelo menos mensalmente a avaliação de sua companhia e oriente sua gestão para o seu valor. Além de oferecer soluções para a sociedade e gerar caixa todos os meses para os acionistas, sua empresa também pode se transformar num ativo muito valioso e valorizado no mercado. Poucos empresários brasileiros tem essa percepção.

5. Não economize com funcionários ruins. Isso custa muito caro. Ser honesto e de confiança não é o suficiente. Tenha sempre os melhores ao seu lado. Reconheça, premie, evidencie e invista nos melhores. Tudo isso compensa. Funcionários que não cumprem metas e não entregam resultados devem ser ajudados, mas se não demonstrarem interesse em evoluir, substitua-os por colaboradores mais comprometidos e competentes.

6. Em apenas uma folha de papel você deve ser capaz de reunir todos os indicadores de desempenho de sua empresa. Este é o seu painel de controle. É importante também que  que todos os setores da empresa tenham esses dados na cabeça – de preferência, que esses indicadores estejam estampados em locais bem visíveis. Que indicadores são esses? Toda informação que você considere essencial para o crescimento de seu negócio: faturamento diário, semanal ou mensal; metas; determinados custos variáveis que devem ser constantemente gerenciados; retenção de clientes; margem de lucro, entre outros. Ou seja, reúna e atualize essas informações periodicamente, de preferência todos os dias.

7. A melhor maneira de sua empresa cumprir o seu papel social é tendo sucesso. Empresas que fracassam e quebram deixam muitos desempregados. Logo, entenda um coisa muito importante: o seu sucesso tem função social.

8. Investir em pesquisa e desenvolvimento vale a pena. Num mundo cada vez mais competitivo, ter um produto ou serviço único ou inovador dará à sua empresa a chance de cobrar mais por ele, aumentando, consequentemente, sua margem e retorno sobre o investimento realizado.

9. Preencha a agenda de sua empresa com exemplos positivos, substituindo o espaço ocupado pelas notícias tóxicas do cenário político e econômico do país. A cada conquista, não se canse de repetir e exibir para todo o seu time que sua empresa está crescendo mesmo em tempos de crise. Não se trata de negação da realidade ou de auto-ajuda barata, mas, sim, uma profilaxia mental para manter a inspiração e a visão na direção certa. A vida real já é dura o suficiente. Não carregue pesos adicionais desnecessariamente.

10. Trabalhe bastante. Isso é o normal. Empreendedor que chega às 10:30, sai pra almoçar às 12h, volta às 15h e sai às 18h já pode ser considerado um empresário morto-vivo que só falta ser enterrado. Já quebrou e ainda não sabe disso. É apenas uma questão de tempo.

Poucos sabem que grande parte dos empregos no Brasil são gerados nas micro e pequenas empresas e não nas multinacionais ou estatais. A economia brasileira gira com mais força por conta desses pequenos empreendedores, homens e mulheres corajosos que acordam cedo, trabalham duro e que não recebem qualquer privilégio governamental. São pessoas ousadas, dedicadas, mas quase sempre solitárias e que precisam se atualizar, mas não sabem como. Nós estaremos aqui todas as semanas justamente para isso.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]