i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A cultura do escárnio e o triunfo da cruz: o caso Porta dos Fundos

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 01/01/2020 20:42
A cultura do escárnio e o triunfo da cruz: o caso Porta dos Fundos
| Foto: Wikimedia Commons

“Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido” (Lucas 18,32)

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6,7)

Não há novidade alguma no deboche com que, sob o pretexto do humor, o grupo Porta dos Fundos trata a fé cristã. Religião nascida, precisamente, sob o signo do escárnio – manifesto, entre outros, no acrônimo INRI (Iesus Nazarenus, Rex Iudaeorum), que Pilatos ordenou fosse gravado na placa afixada ao topo da cruz –, o cristianismo tem sobrevivido a ele ao longo de seus 2 mil anos de existência.

No Ocidente, o estilo contemporâneo de escárnio anticristão surge no século 18 com o Iluminismo francês. Já fermentado de ideologia ateísta (daquela sorte de ateísmo “turbulento, imperativo e sedicioso” de que falava Edmund Burke), reveste-se de uma agressividade ímpar na primeira metade do século 20, com as campanhas de perseguição anticristã movidas por regimes e movimentos políticos de orientação marxista-leninista, e reaparece no começo do século 21 com o movimento neoateísta, tal como resumido na fala de um de seus mais ilustres representantes, o crítico literário Christopher Hitchens: “Penso que a religião deve ser tratada com escárnio, raiva e desprezo, e reivindico esse direito”.

O ódio religioso (mal disfarçado de humor) que o grupo Porta dos Fundos devota ao cristianismo é, portanto, apenas o efeito acumulado de três séculos de propaganda e desinformação. Não há, com efeito, nada de iconoclasta, original ou mordaz nas diatribes anticristãs de um Gregório Duvivier ou um Fábio Porchat, que não passam de subprodutos periféricos de uma cultura do escárnio anticristão, dignos, portanto, muito mais da nossa misericórdia que da nossa indignação. A sua tentativa de chacota é, na verdade, um apelo infantil por chamar a atenção; a confissão de impotência existencial em face da única religião do mundo a ter gerado uma civilização na qual tipos física e espiritualmente frágeis como eles podem prosperar, inclusive à custa do escárnio antirreligioso; a revolta permitida do filho mimado contra os pais que o paparicam, e que, ele bem o sabe, jamais lhe farão mal algum.

A tentativa de chacota é, na verdade, um apelo infantil por chamar a atenção

O escárnio também sempre foi a arma preferida de um outro impotente existencial crônico: Satanás. Não há outra que o anjo decaído mais tema e respeite, pois ela mira diretamente o seu calcanhar de Aquiles: o orgulho – pecado original e satânico por excelência. “O diabo, o espírito orgulhoso, não tolera ser motivo de chacota” – ensinou São Thomas More, ajudando-nos a compreender por que o “coisa-ruim” deseja tanto estar no controle dessa adaga pontiaguda, numa ânsia desesperada por ser sujeito exclusivo, e jamais objeto, de escárnio.

Na condição de “príncipe deste mundo” – razão pela qual odeia Cristo, o Deus encarnado, com todas as suas forças –, Satanás só consegue compreender a lógica do poder mundano, precisamente o poder que, tentando-o, oferece a Jesus Cristo no deserto. Fracassado, todavia, em suas tentativas de corromper o Filho de Deus, resta-lhe apelar ao escárnio. Quando Cristo agoniza na cruz, é ninguém menos que Satanás quem fala pela boca dos escarnecedores: “Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz. Salvou os outros, e não pode salvar-se a si mesmo” (Mc 15,30-31). E, como fizera no deserto, Jesus volta a recusar a tentação de responder segundo a perspectiva do poder mundano.

Quanto ao significado dessa recusa, a análise de René Girard permanece inigualável. Baseado numa documentação antropologicamente vasta, o sábio francês procura demonstrar que o processo por ele chamado de crise mimética (a eleição de um bode expiatório cujo sacrifício termina por apaziguar momentaneamente os conflitos sociais) está presente em toda a mitologia universal, bem como na Bíblia, com presença destacada, sobretudo, no drama da Paixão.

A tese fundamental de Girard é que, semelhantes no que diz respeito ao conteúdo de seus relatos, a Bíblia e os mitos diferem num ponto crucial: enquanto os segundos legitimam a violência cometida pela coletividade, a primeira a vê como injustificável. Enquanto os mitos adotam o ponto de vista da coletividade perseguidora, dando-lhe razão no que se refere à culpabilidade da vítima, os Evangelhos adotam o ponto de vista da vítima, revelando a sua inocência e denunciando a malignidade satânica do mecanismo acusatório. Jesus Cristo transforma-se no modelo universal de todas as vítimas (passadas, presentes e futuras) da lógica sacrificial.

Nesse sentido, os Evangelhos funcionam como uma espécie de metamito: participando do universo mitológico por sua estrutura básica e conteúdo, propõem uma leitura crítica da mitologia universal, explicitando uma verdade que os mitos se esforçam por obliterar, a saber: a coletividade está enganada, pois a vítima é inocente. Se, portanto, a mitologia é a objetificação, em forma narrativa, da auto-ilusão coletiva perante o bode expiatório, as Sagradas Escrituras desfazem essa autoilusão de maneira implacável.

Num dos capítulos mais marcantes do seu livro Eu vi Satanás cair como um relâmpago, Girard comenta sobre o tema paulino do “triunfo da cruz”, iluminando, à luz de sua interpretação geral do cristianismo, este trecho difícil da Epístola aos Colossenses: “[O Cristo] apagou, em detrimento das ordens legais, o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz, na qual despojou os principados e as autoridades, expondo-os em espetáculo em face do mundo, levando-os em cortejo triunfal” (Cl 2,14).

O escárnio também sempre foi a arma preferida de um outro impotente existencial crônico: Satanás

Nessa passagem, o “título de dívida” simboliza a acusação voltada contra a vítima inocente nos mitos. Suprimindo-o, pregando-o na cruz, Cristo promove uma inversão radical no significado da crucificação. Nas palavras de Girard: “Antes do Cristo, a acusação satânica era sempre vitoriosa devido ao contágio violento que aprisionava os homens nos sistemas mítico-rituais. A crucificação reduz a mitologia à impotência ao revelar o contágio cuja eficácia, excessiva nos mitos, impede para sempre que as comunidades identifiquem a verdade, ou seja, a inocência de suas vítimas. Essa acusação aliviava temporariamente os homens de sua violência, mas ela se ‘voltava’ contra eles, pois os submetia a Satanás, ou, em outros termos, aos principados e às potências, com seus deuses mentirosos e seus sacrifícios sangrentos. Tomando sua inocência manifesta nos relatos da Paixão, Jesus ‘apagou’ essa dívida, ‘suprimiu-a’. Agora, é ele quem prega essa acusação na Cruz, ou seja, revela sua falsidade. Enquanto que, habitualmente, a acusação prega a vítima na Cruz, aqui, ao contrário, a própria acusação é pregada, e de alguma forma exibida e denunciada como mentirosa”.

Ademais, tal como lemos na epístola, não apenas a acusação está pregada, mas os próprios principados e potestades são oferecidos em espetáculo diante do mundo. Em alguma medida, também eles estão pregados na cruz, exibidos publicamente em toda a sua obscena nudez, assim como, na Divina Comédia de Dante, é o próprio Satanás quem aparece crucificado e exposto.

A metáfora central no trecho citado da epístola é a do triunfo no sentido romano, o desfile do líder militar vitorioso, que entra na cidade sob aclamação pública, ostentando os seus troféus de guerra, dentre os quais os próprios chefes inimigos acorrentados, que, antes da execução, são exibidos como feras domadas. Um dos episódios mais famosos do tipo (magistralmente retratado na minissérie Roma, da HBO) é o triunfo de César após a vitória sobre o chefe gaulês Vercingetórix.

No caso da Paixão, Cristo é como o general vitorioso. A cruz, antes símbolo de sua derrota, converte-se em símbolo de sua vitória sobre o mundo. A força da metáfora reside, é claro, no seu caráter irônico. Tomada em sentido literal, não poderia haver nada mais distante de uma vitória militar do que a paradoxal vitória de Cristo, pois, em lugar de infligir violência aos outros, é Ele quem a sofre. Ocorre que, sofrendo-a tão definitiva e resignadamente, termina por desmascará-la de uma vez por todas.

Como explica Girard, a ironia da metáfora é tanto mais saborosa quanto mais nos damos conta de que é só o poder terreno que Satanás e seus discípulos respeitam, e de que o triunfo militar ou político é o único triunfo que entendem. A arma que os derrota lhes é, portanto, inconcebível. Justo quando pensavam ter vencido mais uma vez, os principados e potestades veem-se subjugados por uma verdade que transcende a lógica sacrificial e a malícia humana, e contra a qual todo escárnio é impotente.

Feliz 2020 a todos!

72 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 72 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Aristides Almeida Filho

    ± 0 minutos

    estupendo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando luis lombardi

      ± 121 dias

      ¨Todo poder me foi dado nos céus e na terra", disse Jesus. Sensacional! Ainda bem que não foi dado a mim, nem a Satanás e nem a esquerda! kkk... Bora fazer a guerra cultural Flavio Gordon! vc é um dos ponta de lança. Força sempre!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Debora B.

        ± 125 dias

        Um dos artigos mais brilhantes q Flavio Gordon escreveu. Excelente.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo

          ± 135 dias

          Parabéns pelo excelente texto!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Antonio Cousseau

            ± 142 dias

            Os Cristãos não revidam. Agora se Deus faz o mesmo, aí já não podemos responder. Um dia quando eles vierem a conhecer à Cristo, a água e o pão da vida, se arrependerão. Repararão esse escárnio.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Carlo Augusto Conte

              ± 143 dias

              Excelente texto. Parabéns.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fernando Galucci

                ± 143 dias

                Sempre excelentes os artigos do Flávio!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • O

                  Otacilio

                  ± 143 dias

                  Flávio, parabéns por nos brindar com mais um excepcional texto!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucia Haracemiv

                    ± 143 dias

                    Parabéns, excelente!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      peace!

                      ± 143 dias

                      o ********* fugiu para a paris 1 dia antes da decretação pela justiça da prisão, e quem é o responsável pela justiça? o cara tem ligação com miliciano , e quem é miliciano?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 143 dias

                        O nome "Porta dos Fundos" revela claramente como esse pessoal do escárnio prefere ficar de quatro...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          TITO LIVIO SOUSA DANTAS

                          ± 143 dias

                          Mais uma vez, PARABÉNS, show de artigo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ALDO DONATO TUMOLIN JUNIOR

                            ± 143 dias

                            Quem é o responsável final pela crucificação de Jesus? Satanás? A sociedade? Ou o próprio Deus Pai?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Carlos Eduardo

                              ± 141 dias

                              O homem, que pecou. Os que pecaram antes, os que pecaram no tempo e Jesus, e os que pecaram depois.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Viva

                            ± 143 dias

                            A verdade quando é dita, nesse caso, escrita, é uma luz tão forte, que é impossível resistir. Parabéns, Flávio!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              THADEU CASTELLO BRANCO E SILVA

                              ± 143 dias

                              Perfeito o artigo. Se os meninos do Leblon, como diz Pondé , fossem bons seriam Porta da Frente. Modismos de humor de jovens perdidos dessa geração sem rumo,sem valores e princípios.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Edson - Sítio Cercado

                                ± 143 dias

                                Minha reação foi simples e direta... Cancelei Netflix e assinei Prime Vídeo e também minha família deixou de seguir o Porta dos Fundos no Youtube. Se muitos fizerem isto é o que dará resultado pois mexer no bolso desta gente é o que mais os fere.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mário Kume

                                  ± 143 dias

                                  Li um comentário interessante do Luis Felipe Pondé onde ele diz que os caras do Porta dos Fundos fossem "machos" gravariam o mesmo filme referindo-se a Maomé, pois já estariam usando fraldas ou...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Meg Litton

                                    ± 143 dias

                                    Perfeito! Deixemos os "mimados" se enforcarem com a própria corda...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Ricardo de Mello Araujo

                                      ± 143 dias

                                      Excelente texto, Flávio. Você é o melhor articulista da imprensa brasileira. Ótimo 2020.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Austríaco-PR

                                        ± 143 dias

                                        Parabéns

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo Briguet

                                          ± 143 dias

                                          Um texto antológico. Feliz 2020, Flavio!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            jeter

                                            ± 143 dias

                                            Deixo aqui as sabias palavras de Cristo proferidas depois de ser pregado na cruz: " Pai, perdoa-os, pois nao sabem o que fazem".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • D

                                              Dindo

                                              ± 143 dias

                                              Deus, que é Pai de todos, em sua infinita sabedoria, pode perdoar. Eu, que sou um reles pecador, NÃO PERDOO ESSES ********!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MAURO FONSECA DE MACEDO

                                            ± 143 dias

                                            Há coisas sobre as quais podemos brincar e outras não! Quem foi bem educado pelos pais, sabe muito bem disto desde tenra idade. O maior exemplo é de que não se deve fazer piada com a fé alheia, seja qual for a religião. É simplesmente uma questão de respeito, coisa que o pessoal da "porta dos fundo", não tem nem ideia do que seja. Mas também acho que não se deve censurar. Deixem eles que passem ridículo sozinhos!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Renato

                                              ± 143 dias

                                              O direito a liberdade de expressão, não da direito a propriedade privada ou a violência física, se vc não gosta do que esta assistindo não assista, se você não gosta do que esta lendo não leia, LIBERDADE DE EXPRESSÃO é a mesma que eu usa para me referir ao ex presidente como Sapo Barbudo e ao Atual como o Sr. Despreparado, e esse direito deve ser preservado, você gostando ou não do que esta vendo, senão vamos virar uma Venezuela com tudo cesurado, não ha artigo melhor para definir isso que a primeira emenda constituição Norte Americana. simples assim.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • D

                                                Dindo

                                                ± 143 dias

                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Roberto

                                                ± 143 dias

                                                Eu concordo, desde que sejam ecumênicos: façam o mesmo com Alá, Jeová ou entidades africanas! É fácil, só repetir e trocar as personagens. Aí a cueca começa a encher...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                RANIERI

                                                ± 143 dias

                                                Mesmo para criticar é preciso ter respeito.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luigi Tenco

                                              ± 143 dias

                                              Temos uma nova tradição de fim-de-ano além do Especial de Roberto Carlos: o "Especial da porta dos fundos"

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eldo Carlos

                                                ± 143 dias

                                                Excelente. Realmente, até muitos cristãos "velhos", não entenderam ainda o que é a graça de Deus, expressa em seu ápice na Cruz do Calvário. Parabéns, Flávio, por mais esse texto magistral.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • R

                                                  Roberto

                                                  ± 143 dias

                                                  Zombe os muçulmanos e quero ver quanto dura a tradição!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Roberto

                                                  ± 143 dias

                                                  Zombe os muçulmanos e quero ver quanto dura a tradição!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Diz

                                                ± 143 dias

                                                A religião cristã sobrevive há dois mil anos de perseguição. Sobreviverá também ao ódio religioso do PT et catervas comunistas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LEONARDO RIBAS GOMES

                                                  ± 143 dias

                                                  Flavio, vc é aquele cara que se tivesse nascido num país islamico, e doutrinado no islamismo ao invés de cristianismo, vc escreveria artigos defendendo as 23 virgens que esperam os her;ois que explodem infiéis. é ridiculo demais este tipo de artigo numa empresa que se diz um jornal. Vamos conversar sobre evolução? Sobre 3 milhões de anos de evolução dos hominidios no planeta terra? Flavio, vamos conversar sobre genetico e como vc e eu e todos descendentes de europeus temos genes nearderthal? vamos conversar sobre coisa séria ao inves de escrever sobre ficção infantil?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  8 Respostas
                                                  • J

                                                    João Mello

                                                    ± 143 dias

                                                    "Três milhões de anos de evolução dos hominideos...". E daí? Para a ciência um punhado de milhões de anos é suficiente para resolver o enigma da criação. É a melhor forma, aliás a única, para explicar que o acaso criou os seres mais complexos do universo.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Ana Lucia

                                                    ± 143 dias

                                                    Abusos são cometidos também por pastores, país, avós, tios, vizinhos etc.etc, não só pelos padres da igreja católica, Santa hipocrisia a sua heim..

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Djalma Maranhão Marques

                                                    ± 143 dias

                                                    Gado globominion querendo confete. Ignorem.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Roberto

                                                    ± 143 dias

                                                    Eldo, a igreja católica não é o cristianismo. É uma vertente! Vá estudar , chorar na cama e tomar chororol de 8 em 8 horas! Aproveite e cheque sua porta dos fundos. Talvez tenha sido arrombada e vc nem notou!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    LEONARDO RIBAS GOMES

                                                    ± 143 dias

                                                    Ninguém me responde... apenas atacam com falácias. Normal de quem não tem argumento. Vamos conversar sobre as crianças abusadas pelos padres em praticamente TODOS os países onde tem igreja católica? Eldo, tenta argumentar alguma coisa. Fernando, talvez porque estamos num país predominantemente católico. Na França mataram cartonistas que brincaram com o profeta deles. A religião não aceita crítica, e ao mesmo tempo quer dizer como todos devem se comportar. Santa hipocrisia hein.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Fritzen

                                                    ± 143 dias

                                                    Eldo Carlos: Bela resposta!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eldo Carlos

                                                    ± 143 dias

                                                    Já que você é tão inteligentinho, entra lá no TDI BRASIL. Vai achar bastante material científico pra te satisfazer.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                    ± 143 dias

                                                    É mesmo? Por que o Sr. não perguntou pro grupo portas dos fundos porque eles não fizerem o trabalho sobre Maomé ou o alcorão?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LEONARDO RIBAS GOMES

                                                  ± 143 dias

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    marcio

                                                    ± 143 dias

                                                    Vale destacar: "...A sua tentativa de chacota é, na verdade, um apelo infantil por chamar a atenção; A confissão de impotência existencial em face da única religião do mundo a ter gerado uma civilização na qual tipos física e espiritualmente frágeis como eles podem prosperar, inclusive à custa do escárnio antirreligioso; ..."

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      GRU

                                                      ± 143 dias

                                                      É natural no homem o riso e o rir de si mesmo e de sua imperfeição. Mas o humor brasileiro sempre caiu pra este lado do escárnio e da sátira daquilo que é bom e justo. Realmente lamentável esta característica cultural brasileira.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        All Jr

                                                        ± 143 dias

                                                        Parabéns Flávio! Outro excelente artigo! Sucesso!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          Gustavo Augusto Druziki

                                                          ± 143 dias

                                                          Parabéns Flavio. Profunda análise. Interessante notar que o próprio Lula quando comparou-se a Jesus Cristo inverteu o papel da cruz, na vã tentativa de se fazer de santo, não representa a cruz como a denúncia da injustiça nela pregada, mas sim do próprio satanás que quer aparecer como o inverso do que é, dizendo-se sofrer injustiça em suas justas e provadas condenações.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Mário Kume

                                                            ± 143 dias

                                                            O comentário aqui não é ser ou não ser gay. O foco é outro. A pessoa deve ser como quer e ninguem tem nada a ver com a identidade. O que não se pode misturar é arte e religião. Tem que ser tirado do ar sim.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Marcus Pinheiro Machado

                                                              ± 143 dias

                                                              nota-se a diferenca de opinioes.umas respeituosas e outras chulas.umas de um lado outras do outro

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Momento Fletor

                                                                ± 143 dias

                                                                Tanta repercussão e fica a pergunta até o momento sem resposta: "...há algum mal em ser gay?...". Pior é ver católicos e não-católicos caçoando uns dos outros pelos costumes e crenças de cada grupo, sempre em 'off', claro.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  FERNANDO A. O. PRIETO

                                                                  ± 143 dias

                                                                  Ótimo texto! Que nosso tempo, que tanto gosta de glorificar nulidades e irrelevâncias, como esse grupo de "humoristas" e artistas de TV e outras mídias, aprenda a dar valor ao que realmente tem... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • G

                                                                    Gustavo Augusto Druziki

                                                                    ± 143 dias

                                                                    para sempre SEJA LOUVADO.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Mario Nascimento

                                                                  ± 143 dias

                                                                  Excelente artigo.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Gilberto Almeida Luiz

                                                                    ± 143 dias

                                                                    Misericórdia é o cacete.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • J

                                                                      Joao Paulo Rorato

                                                                      ± 143 dias

                                                                      Catequético!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • N

                                                                        Noel

                                                                        ± 143 dias

                                                                        Brilhante reflexão, Flavio!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • O

                                                                          Ozeias T Oliveira

                                                                          ± 143 dias

                                                                          Contemporâneos de Anita, Pablo Vitar, Ludmila, Neymar, Bruna Marquezine...E a galera adora essa "vibe". Lixo e mais lixo. Que lástima o ponto que chegamos.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • M

                                                                            Maquiavel

                                                                            ± 143 dias

                                                                            Porta dos Fundos, como o próprio nome diz, não passa de um orifício por onde saem os dejetos humanos, igualzinho aos dois pseudo-humoristas que fazem parte deste programinha de quinta categoria!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            2 Respostas
                                                                            • E

                                                                              Eduardo Pekush

                                                                              ± 143 dias

                                                                              LEONARDO RIBAS GOMES: não confunda catolicismo com cristianismo.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LEONARDO RIBAS GOMES

                                                                              ± 143 dias

                                                                              e a igreja catolica uma instituicao gay (ate ai nada contra) feita de homens que se vestem estranhamente (tudo bem) e abusam sistematicamente de criancas em todas as igrejas do mundo. ISSO É CRIME

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                          • A

                                                                            Adenilson

                                                                            ± 143 dias

                                                                            Agradeço também pelo profundo e oportuno texto que expõe a fraqueza do escárnio produzido recentemente! "Caritas congaudet autem veritati"!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              RICARDO DUQUE DE ALMEIDA

                                                                              ± 143 dias

                                                                              Obrigado por mais este excelente texto Flavio, que bem expõe a glória de nosso salvador Jesus. Deus o abençoe!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • L

                                                                                LEONARDO RIBAS GOMES

                                                                                ± 143 dias

                                                                                o que sera que pensam os milhares de pagens abusados por padres durante decadas pela igreja catolica pensam?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • W

                                                                              WMVIEIRA

                                                                              ± 143 dias

                                                                              Triste fim para eles, o pó.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • J

                                                                                João Viggiani

                                                                                ± 143 dias

                                                                                Puro deleite!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  André PC

                                                                                  ± 143 dias

                                                                                  Flávio Gordon começou muito bem 2020!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • X

                                                                                    Xexéu Bimbim

                                                                                    ± 143 dias

                                                                                    O que é deles está bem guardado!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    1 Respostas
                                                                                    • F

                                                                                      Fernando Nunes

                                                                                      ± 143 dias

                                                                                      Espero que eles consigam se arrepender, pois será muito triste!!!!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • L

                                                                                    Luiz Jr

                                                                                    ± 143 dias

                                                                                    Excelente texto!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    Fim dos comentários.