i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A destrutiva ideologia Black Lives Matter

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 09/07/2020 17:23
Nos Estados Unidos, as recentes campanhas esquerdistas contra as forças policiais já têm resultado num preocupante aumento nos índices de criminalidade.
Nos Estados Unidos, as recentes campanhas esquerdistas contra as forças policiais já têm resultado num preocupante aumento nos índices de criminalidade.| Foto: Pixabay

“No one should imagine that any of this is helping the black community. The surge in murder rates across the country, in the wake of the anarchy unleashed after the Ferguson, Mo., and Baltimore riots, has taken a wholly disproportionate number of black lives. But, to the race hustlers, black lives don’t really matter nearly as much as their chance to get publicity, power, money, votes, or whatever else serves their own interests”

– Thomas Sowell, “The Demagogues’ War on Cops” (National Review, July 2016)

Um símbolo é um elemento representativo visível que, por analogia e síntese, substituiu alguma outra coisa – quer seja um objeto, uma ideia, um conceito ou uma qualidade. Por convencional e socialmente constituído, o significado de um símbolo (o simbolizado) transcende sempre, e necessariamente, as suas características formais intrínsecas (o simbolizante).

Em política, os símbolos costumam ser usados para amplificar o significado de um determinado acontecimento, conferindo-lhe uma interpretação particular que, por si só, ele não suscitaria de imediato. Por sua notável capacidade de compactar sentimentos e juízos dispersos, o símbolo político permite, a quem o saiba manipular, comover massas de pessoas para que ajam de acordo com os fins esperados pelo manipulador.

Testemunhamos atualmente um exemplo claro desse mecanismo, quando a morte do negro George Floyd virou um poderoso símbolo políticos nas mãos dos militantes e apoiadores do Black Lives Matter (BLM) – grupo extremista e racista, que prega o ódio indiscriminado contra os brancos, mas que, curiosamente, é descrito como “antirracista” na novilíngua do jornalismo brasileiro. Para os adeptos da ideologia BLM – categoria que hoje inclui quase todo o Partido Democrata, a imprensa escrita e televisiva (com a provável exceção da Fox News), o grosso da academia e da classe artística –, a morte de Floyd, como é da natureza mesma dos símbolos, não é apenas a morte de Floyd.

O fato concreto todos conhecemos: o homicídio de um homem negro de Minneapolis por um policial branco que, empregando força excessiva, asfixiou até a morte a vítima já imobilizada. A partir dessa ocorrência particular, no entanto, o que fizeram militantes e ideólogos do Black Lives Matter foi ampliá-la e generalizá-la.

Misturando aquele com outros casos, similares apenas em aparência, o BLM fez da morte de Floyd um símbolo do racismo (pretensamente) institucional e sistêmico da sociedade americana, fenômeno que teria se mantido inabalável desde os tempos da escravidão, passando pelas leis Jim Crow, até os dias de hoje. O propósito dessa narrativa (cada vez mais estridente desde que Donald Trump chegou à Casa Branca) é fazer com que, comovidas pelo símbolo, e com o raciocínio embotado pela propaganda maciça, as pessoas passem a, automaticamente, interpretar a priori qualquer investida de policiais brancos contra homens negros como manifestação inequívoca desse racismo sistêmico.

Ocorre que, embora fortes, e causa de indignação para qualquer pessoa com um mínimo de empatia, cenas como as da morte de Floyd são excepcionais na América contemporânea. Posto que a grande imprensa queira nos convencer de que a história americana congelou, e de que o país vive ainda como no Mississipi da década de 1930, os dados insistem em desfazer essa mistificação. Se, no passado, havia regiões inteiras nas quais os brancos representavam, sim, uma ameaça à integridade física e psicológica dos negros, essa não é mais a realidade nos dias de hoje.

Para chegar a essa conclusão, basta consultar, por exemplo, o último relatório do Bureau of Justice Statistics, com estatísticas referentes aos crimes violentos ocorridos nos EUA no ano de 2018. Segundo os dados, em 2018 houve 593.598 interações violentas (excluídos os homicídios) entre negros e brancos. Desse total, 537.204 (ou 90%) foram cometidas por negros contra brancos, e apenas 56.394 (ou 10%) por brancos contra negros. Em que pese toda a propaganda ideológica esquerdista, segundo a qual o governo Trump seria responsável por estimular a violência de brancos contra negros, foi a tendência inversa que se acentuou nos últimos anos. Em 2012-2013, por exemplo, os negros eram responsáveis por “apenas” 85% dos casos de violência interracial.

No que diz respeito especificamente à violência policial – o principal espantalho do movimento BLM para vender a tese do racismo sistêmico –, 1.004 indivíduos foram mortos por policiais em 2019. Apenas 158 eram negros. Desses, só dez não portavam armas no momento da abordagem policial. Desses dez, só quatro não atacaram a polícia ao serem abordados. E mesmo se, todavia, considerássemos plenamente inofensivos todos esses indivíduos desarmados (e, portanto, criminosas todas essas ações da polícia), a porcentagem de homens negros desarmados mortos pela polícia seria de 0,0005% do total de homens negros, o que está longe de sinalizar um racismo sistêmico e institucional por parte dos agentes da lei.

O fato é que as recentes campanhas esquerdistas contra as forças policiais – que ora buscam reduzir o orçamento da segurança pública – já têm resultado numa preocupante reversão de uma trajetória constante de mais de duas décadas de redução dos índices de criminalidade no país. De 2015 para cá, os crimes têm voltado a subir, sobretudo em cidades grandes como St. Louis, Detroit, Baltimore, Oakland, Chicago, Memphis, Atlanta, Birmingham, Newark, Buffalo e Philadelphia – que, em comum, carregam o fardo de serem governadas por radicais do partido Democrata.

Lamentavelmente, os negros são as maiores vítimas do fenômeno e, portanto, da guerra esquerdista contra a polícia. Segundo dados do FBI, 2.925 negros foram assassinados nos EUA em 2018. Desse total, 2.600 (ou 89%) foram mortos, não pela polícia, nem tampouco por cidadãos brancos, mas por outros negros. Portanto, em termos factuais, é mínimo o risco de um negro americano morrer por ação policial abusiva.

É claro que nada disso exime de culpa os policiais que, eventualmente, cometam abuso de autoridade contra negros – como é o caso dos responsáveis pela morte de George Floyd. Um agente da lei que, traindo sua missão precípua, comete um crime de tal gravidade deve, evidentemente, ser punido com todo o rigor. Mas a mistificação racialista promovida pelo BLM e simpatizantes é, além de intrinsecamente desonesta, socialmente destrutiva.

Como mostra pesquisa recente da Rasmussen Reports, 64% dos americanos temem que a intensificação da campanha anti-polícia conduzida por adeptos da ideologia BLM possa resultar na diminuição no número de agentes da lei e, consequentemente, no enfraquecimento da segurança pública em seus bairros. Mas o dado mais significativo é o seguinte: quando se adota o recorte por “raça/etnia”, descobrimos que os negros são quem mais manifestam essa preocupação. Entre eles, a porcentagem dos que temem o enfraquecimento da segurança pública como consequência das campanhas anti-polícia chega a 67%.

O fato é que, a despeito da máquina de propaganda montada pela esquerda radical (da qual a ideologia BLM é apenas um dos avatares), grande parte dos negros dos EUA, também inclusos naquela “maioria silenciosa” da qual tanto tem falado o presidente Donald Trump, parece estar ciente das consequências potencialmente desastrosas da guerra contra a polícia promovida pelos niilistas irresponsáveis da extrema-esquerda americana.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Destemido

    ± 6 dias

    Vamos voltar com as senzalas e chicotear de novo.??... lá tinha negro chicoteando negro!!! Me poupe. Esses movimentos São verdadeiros atrasos para a convivência harmônica entre as raças!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    ± 9 dias

    E as cotas para negros, que acentuam as diferenças ao invés de reduzi-las...?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sonia Lemos Costa

    ± 30 dias

    Texto excelente e muito esclarecedor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AALB

    ± 32 dias

    Nao adianta bom senso FLAVIO. O mundo dos sonhos dos esquerdopatas e' droga livre, aborto irrestrito, sem policia,sexo de todos com todos, orgias liberadas,MAS casa e comida de graca, hospitais com padrao EISTEN PARA tratar seus problemas,dinheiro do ESTADO PARA tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Christiano Murat do Pillar

    ± 38 dias

    surpreendente porem muito convincente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Christiano Murat do Pillar

    ± 38 dias

    surpreendente porem muito convincente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isadora Duarte Porto

    ± 42 dias

    Excelente! Parabéns, Gordon!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 46 dias

    Não existe frase mais racista e segregadora que essa "vidas negras importam". Basta trocar a expressao "negras" por um adversario qualquer (futebol, politico etc) que fica evidente o vitimismo segregador implicito na expressão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Galucci

    ± 48 dias

    Artigo magistral, como sempre!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SFB

    ± 64 dias

    Excelente artigo. Desmonta toda a farsa esquerdista apoiada pela mídia mais idiotizada de todos os tempos desde Gutemberg.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 66 dias

    Que a maioria silenciosa se faça ouvir nas eleições vindouras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Faria

    ± 67 dias

    A propósito, terminei hoje de ler seu livro @A Corrupção da Inteligência”. Muito bom. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Faria

    ± 67 dias

    A Ana Paula do Vôlei foi massacrada quando apresentou esses números. Os números desmentem a narrativa de grupos de esquerda que querem segmentar cada vez mais a sociedade. Dividir para governar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel

    ± 70 dias

    Gordon, parabéns pelo artigo. Você mostrou que se os fatos vão contra uma narrativa, azar dos fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 71 dias

    Como sempre! Esquerdistas acusam os outros dos crimes que ele próprios praticam. Neste caso : RACISMO !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 71 dias

    Excelente. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 71 dias

    Como sempre os textos do Sr. Gordon, são esclarecedores e pautados pelo bom senso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 71 dias

    Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hugo

    ± 71 dias

    Concordo com o artigo .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex

    ± 71 dias

    Parabéns pelo artigo Flavio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Prado

    ± 71 dias

    A esquerda se afunda cada vez mais em ideias péssimas e com ela se afunda uma geração. Uma coisa é certa, eles nunca serão sustentáveis politicamente. Mesmo que alcancem voos maiores, vão cair mais rápido do que o tempo que demorou para levá-los lá. Simplesmente porque são imbecilizados demais para lidar com o mundo real.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Vieira Sena

    ± 71 dias

    O grande problema é que esses movimentos acabam influenciando pessoas mal informadas a terem uma visão totalmente equivocada da realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reginaldo Moura

    ± 71 dias

    Excelente artigo. Parabéns! All Lives Matter!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 71 dias

    Enfraquecer a polícia por uma ação isolada e criminosa é um ato suicida. Óbvio que se BLM conseguir seu objetivo, seus adeptos também sofrerão as consequências do aumento da criminalidade e insegurança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Goncalves

    ± 71 dias

    Excelente artigo!!!! Que bom ter um artigo sério neste período de tanta desinformação realizada pela Grande Midia nos Estados Unidos ou no Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 71 dias

    Sensacional o levantamento estatístico dos fatos e a exposição do "invertebrado gasoso" que domina as mentes e almas dos marionetes esquerdopatas, que insistem em negar e distorcer a realidade comum. Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Leivas Bastos

    ± 71 dias

    Sempre excelente, factual e lógico. Seus textos estão cada vez melhores. Não pare de escrever!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Suzel Belmonte

    ± 71 dias

    Uma nova forma de escravidão dos negros promovida pela esquerda. Poucos estão se dando conta disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcia

    ± 71 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 71 dias

    A exploração hipócrita de episódios tristes como o do Floyd me lembra a homogeneização temática de épocas como as de Copa do Mundo: tudo o que se fala é sobre RACISMO. Filtrar o que é causa legítima fica difícil, já que tudo é muito "subjetivo", como se diz. Mas tem coisa que é, evidentemente, exagero, mimimizência descarada, como a da atriz negra, que foi mandada embora de uma série televisiva que retratava o cotidiano de uma família de negros. Os produtores da série alegaram que a demitiram porque ela teve surtos de estrelismo, e queria protagonizar mais que o protagonista. Já ela diz que foi demitida porque era mais negra que os demais, todos negros, kkkk.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 71 dias

    ONLY black lives matter?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandra ecker

    ± 71 dias

    Parabéns pelo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio Severo de Souza

    ± 71 dias

    As mesmas consequências que tivemos aqui, causadas pelos mesmos niilista irresponsáveis da esquerda brasileira. Vide Rio de Janeiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 71 dias

    Excelente artigo como de costume. Meus parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 71 dias

    Aí "progressistas" imorais, não contavam com um artigo de tal envergadura do grandioso Gordon, né? Imaginem só, ter no mesmo jornal um Nogy, um MVR, credo! Vistam a carapuça, eheheh... Gordon põe os pingos no is, ou se quiserem, na ferida, né? Os números, os fatos se impõem. BLM, vidas importam? Claro, qualquer uma, independente de qual cor seja. Né vigaristas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 71 dias

    Perfeito!!!Excelente análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 71 dias

    Símbolos têm de fato a capacidade de simplificar a compreensão e criar uma referência comum e aglutinar, com efeitos políticos. O BLM, não é o primeiro, e tampouco são exclusividade da “esquerda” - deve-se prestar muita atenção na dicotomia direita-esquerda, outro símbolo, que tem levado a sociedade a romper o diálogo e as pessoas a aderir a narrativas artificialmente criadas e adaptadas para reler qualquer fato do ponto de vista preferido. De outra forma, não teríamos passado por sucessivos e distintos governos ideológicos sem perceber q o mais importante, a maximização de mecanismos de transparência e compliance, sempre foram substituídos pelo messianismo esperançoso, motor da corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 71 dias

      Admar Luiz: já que vc pediu, alguns a seguir: os ideários idiossincráticos de Trump e a NRA, nos EEUU; os devaneios de Bolsonaro, Olavo e cia, por aqui; da AfD e Orban, na Europa; do negacionismo da ciência, mundo afora....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Miguel

      ± 71 dias

      Falou, falou, enrolou, e não disse nada com nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 71 dias

      Símbolos não é exclusividade da esquerda. Ok, ok, fala aí, prezado, de quem mais. Da direita nos EUA qual seria?Na Europa qual? Aqui no Brasil, qual seria o símbolo também? Diz aí?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sidney donato de oliveira

    ± 71 dias

    Conforme classificado pelo prof. Olavo essa é mais uma tentativa de revolução objetiva da esquerda caviar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo Lopes Nunes

    ± 71 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 71 dias

    Ótimo texto, muito esclarecedor, obrigado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 71 dias

    Esquerdeopatia tomou conta das mentes de inconsequentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 71 dias

    Ainda me lembro de um fato ocorrido comigo quando estava nos EUA onde um negro se aproximou e insistiu para engraxar meus “sapatos” (calçava tênis). Pela impossibilidade do fato depois de várias recusas o elemento começou a xingar e ameaçar. Pensei: se esse cara continuar vou lhe dar uma medida “sócio-educativa”. Quando bateu o strike chega um “branco” e me fala: se acalma e cai fora que aí é encrenca. Os afro-negro-descendentes de lá são revoltados por natureza e se acham no direito de cobrar de tudo e de todos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LC

    ± 71 dias

    Corajoso!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

    ± 71 dias

    Perfeito, Flávio. Esclarecedor e objetivo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 71 dias

    Ótimo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 72 dias

    Muito informativo e bem escrito, como de costume.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.