i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A fé ateísta ofendida

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 21/08/2019 16:18
A fé ateísta ofendida
| Foto: Henry Ray Abrams/AFP

“Aquilo que ontem era ainda religião, hoje já não é mais; e aquilo que hoje é ateísmo, amanhã será religião” (Ludwig Feuerbach, A Essência do Cristianismo)

Como eu já imaginava que pudesse ocorrer, o artigo da semana passada provocou reações curiosas de alguns leitores ateus, que, visivelmente melindrados, lançaram-se numa defesa orgulhosa e apaixonada de sua (falta de) crença, alegadamente ofendida por este colunista. Ressentidos diante do que imaginaram ser um ataque frontal às suas convicções mais íntimas, não notaram os críticos que, no texto, o ateísmo jamais é encarado como cosmovisão pessoal desse ou daquele indivíduo – assunto sobre o qual não tenho qualquer interesse –, mas como um movimento político e militante em prol de um mundo melhor, no qual a ciência substituiria a religião na busca humana por sentido. É apenas enquanto movimento político de caráter utópico, milenarista e gnóstico – e explicarei melhor essa sua natureza neste artigo – que o tema pode vir a se tornar objeto de interesse do analista político, que, em relação aos ateus tomados individual e isoladamente, tudo o que pode fazer é rezar por suas almas.

Foi Albert Camus um dos primeiros a notar que o ateísmo ocidental (judaico-cristão) tem um sentido fortemente edipiano. Trata-se de uma “revolta contra o pai” e da tentativa de ocupar o seu lugar. Essa característica ressalta quando a comparamos com o ateísmo no universo islâmico (ver, sobre o assunto, este livro do intelectual indiano Ibn Warraq). Ao contrário do que se passa no Ocidente, o ateu muçulmano não se rebela contra o Pai porque, como se sabe, Alá não é concebido como Pai. Mais do que com uma figura superior de autoridade, o ateu muçulmano rompe fundamentalmente com a sua própria comunidade, no que poderíamos chamar de ateísmo anárquico. Ao romper com a comunidade de fiéis (ummah), o ateu islâmico experimenta uma sensação de desorientação e vazio.

Não há semelhante vazio no ateísmo judaico-cristão, um ateísmo essencialmente hierárquico. Ao romper relações com Deus, o ateu ocidental não tem alternativa a não ser a de tomar-lhe o lugar na hierarquia. Trata-se de uma experiência existencial de ascensão e conquista revolucionária, da qual a imagem de Prometeu subindo ao Olimpo para roubar o fogo dos deuses é o maior emblema. Incapaz de escapar por completo da influência “paterna”, o ateu ocidental acaba, necessariamente, produzindo algum tipo de Ersatzreligion, uma religião substituta. “O homem acredita quer num deus, quer num ídolo. Não há uma terceira opção” – dizia o filósofo Max Scheler. Não por acaso, muitos ateus judaico-cristãos recorreram a um semantismo e a uma escatologia propriamente religiosos, apelando para noções como a de salvação e conversão, e projetando uma utopia na qual se consumaria o destino prometeico de substituir os deuses.

O neoateísmo é uma versão contemporânea do milenarismo – no caso, um milenarismo científico

Como escreve o teólogo Thomas Molnar: “De tempos em tempos, espalha-se entre os homens a crença de que é possível construir uma sociedade ideal. Soa, então, o alarme para que todos se reúnam e a edifiquem – a cidade de Deus na Terra… O sonho – utopia – conduz à negação de Deus e à autodivinização”. Ainda segundo Molnar, a utopia é sempre precedida por uma escandalosa constatação da existência do mal, e pela sensação de ansiedade diante de um cataclismo iminente. Mais do que num sentido moral, o que escandaliza os utópicos é o mal em sua dimensão ontológica, a percepção de que o mundo é cheio de falhas e imperfeições.

Certos sistemas utópicos procuram explicar esse estado de coisas pela introdução de um princípio dualista-maniqueísta característico do gnosticismo antigo: haveria, ao lado de um Deus benevolente e um mundo bom, um Deus malévolo e um mundo cruel. Outros sistemas utópicos, ao contrário, não justapõem os dois mundos, o bom e o cruel. Em vez disso, consideram-nos como consecutivos no tempo, num processo de historicização da gnose característico dos movimentos milenaristas. Como sua marca registrada, temos aí o uso constante de construções verbais tais como “é chegada a hora”, “o momento se aproxima” ou “não há mais como esperar”, que denotam um forte senso de inadiabilidade, ou seja, a sensação de estar presenciando o limiar de uma nova era. O homem utópico – gnóstico ou milenarista – é todo aquele que assume como sua a tarefa de fazer o anúncio para a humanidade.

O Iluminismo francês, e dois de seus filhos, o positivismo e o marxismo, exemplificam bem o tipo de sistema utópico que projeta o dualismo gnóstico no eixo temporal. Em comum, têm o fato de anunciarem um futuro no qual as imperfeições da Criação serão corrigidas, não pela atuação da graça, mas via conhecimento (gnosis) e ação (práxis) humanos. Como escreveu o filósofo Hans Jonas em obra clássica sobre o gnosticismo antigo: “Em seu estado não redimido, o pneuma (espírito), imerso na alma e na carne, é inconsciente de si, obtuso, sonâmbulo ou intoxicado pelo veneno do mundo: em suma, ignorante. O seu despertar e libertação se dá mediante o conhecimento”.

Como descendente direto daqueles três movimentos intelectuais (em especial dos dois primeiros), o neoateísmo é uma versão contemporânea do milenarismo – no caso, um milenarismo científico. Enquanto movimento político-revolucionário de caráter utópico, ele é, como diria o filósofo político John Gray, mais um capítulo na história da religião, mais uma das muitas variações da percepção gnóstica de mundo. Como ocorreu com todos os milenarismos antes dele, o movimento também ganhou força num momento histórico de tonalidades catastróficas. Todos hão de lembrar que o terceiro milênio da nossa era foi inaugurado por um evento de dimensões apocalípticas, trazendo consigo, como de costume, todo um cortejo de revoltas, expectativas, angústias e novas utopias.

O neoateísmo é histrionicamente proselitista, característica que levou muitos de seus críticos a caracterizá-lo ora como um “ateísmo militante”, ora como um “fundamentalismo ateísta”

Como vimos no artigo da semana passada, o 11 de Setembro foi, para os neoateístas, um momento decisivo no qual a autoconfiança da cultura secularista pareceu ruir junto com as Torres Gêmeas. Mas o atentado em Manhattan foi apenas o símbolo condensado de uma percepção difusa de um Armageddon pós-moderno de grandes proporções. Nas palavras do físico neoateísta Victor Stenger: “Ainda pior do que o 11 de Setembro – se isso é possível – é o fato de que a crença em velhos mitos se somou a outras forças negativas em nossa sociedade, impedindo a maior parte do mundo de avançar cientificamente, economicamente e socialmente, numa época em que um rápido avanço nessas e em outras áreas é absolutamente essencial para a sobrevivência da humanidade. Encontramo-nos agora a apenas uma ou duas gerações de problemas catastróficos já antecipados pelo aquecimento global, a poluição e a superpopulação: inundações em regiões costeiras, graves mudanças climáticas, epidemias causadas por superpopulação, e fome para grande parte da humanidade. Esses desastres deverão gerar um conflito mundial numa escala maior que a das grandes guerras do século 20, com armas nucleares nas mãos de nações instáveis e grupos terroristas”.

Esse sentimento de urgência é uma característica marcante do estilo retórico utópico em geral, e neoateísta em particular. Ele é especialmente manifesto nos escritos apocalípticos de Sam Harris, pai fundador do movimento, sujeito para quem o 11 de Setembro sinalizou o momento crítico a partir do qual os ateus deviam abandonar a moderação e a tolerância para com as religiões. Em sua visão, ali chegara a hora de se fazer uma escolha irreconciliável entre, de um lado, a ciência e a razão e, do outro, a religião e a credulidade; uma escolha fundamental, a única que deveria ser levada em conta na constituição de uma “sociedade civil em escala global” – projeto declarado do neurocientista sósia do ator Ben Stiller. Em suas palavras: “É por demais evidente que chegamos num momento da história em que a sociedade civil, numa escala global, não é apenas uma ideia simpática, mas uma necessidade essencial para a manutenção da civilização”. E a solução por ele proposta é simples: “Precisamos de um governo mundial”.

Num livro em que analisam os recursos estilísticos dos neoateístas, os críticos literários Arthur Bradley e Andrew Tate sugerem que, nesses autores, a preocupação formal não revela apenas uma tentativa de adorno estilístico. Ao contrário, a estética neoateísta ocupa o centro mesmo do projeto existencial do movimento, que consiste na tentativa de dotar a ciência e a razão de qualidades morais e, sobretudo, de beleza artística. A tentativa de estetizar a biologia evolucionista, por exemplo, de modo a torná-la atraente ao grande público, é especialmente notável na obra de Dawkins, que, nesse sentido, repete a velha fórmula positivista de substituir a religião tradicional pela ciência no papel de guia moral e espiritual da humanidade: “Uma compreensão adequada da magnificência do mundo real, mesmo sem jamais se transformar numa religião, é capaz de preencher o papel inspiracional historicamente – e inadequadamente – usurpado pela religião”.

Eis por que o neoateísmo é histrionicamente proselitista, característica que levou muitos de seus críticos a caracterizá-lo ora como um “ateísmo militante”, ora como um “fundamentalismo ateísta” e até mesmo um “ateísmo evangélico”, para o constrangimento de muitos outros intelectuais ateus e agnósticos. O filósofo evolucionista Michael Ruse, por exemplo, referiu-se nesses termos ao best-seller de Dawkins: Deus, um delírio me fez ter vergonha de ser ateu”. E, numa longa matéria sobre o neoateísmo, intitulada significativamente “A igreja dos descrentes”, o jornalista ateu Gary Novak sugeriu que “o movimento ateísta não tem outra escolha que não a de espalhar agressivamente as boas novas. O evangelismo é um imperativo moral... A ironia do neoateísmo – esse ataque profético à profecia, esse extremismo contrário ao extremismo – é demais para mim”.

O projeto existencial do neoateísmo consiste na tentativa de dotar a ciência e a razão de qualidades morais e, sobretudo, de beleza artística

Chris Hedges, outro jornalista agnóstico, resumiu muito bem a essência do movimento: “A agenda dos neoateístas é perturbadora.  Esses ateus defendem um sistema de crença tão intolerante, chauvinista e zelote quanto o dos fundamentalistas religiosos. Propõem uma via para a salvação coletiva e o progresso moral da humanidade por meio da ciência e da razão. O sonho utópico de uma sociedade perfeita e de um ser humano perfeito, a ideia de que caminhamos rumo a uma salvação coletiva, é uma das mais perigosas heranças da fé crista e do Iluminismo. Não é raro que, ao longo da história, os que acreditam na possibilidade dessa perfeição proponham o silenciamento ou a erradicação do progresso humano. Eles transformam a sua própria noção de bem num padrão inflexível de bem universal. Mostram-se cegos para a própria corrupção e capacidade de fazer o mal. E não tardam a cometer o mal, não pelo mal em si, mas para fazer um mundo melhor”.

A utopia neoateísta de um mundo melhor aparece logo nas primeiras páginas de Deus, um delírio, no qual Dawkins nos brinda com uma descrição do milênio neoateísta: “Imagine, junto com John Lennon, um mundo sem religião. Imagine o mundo sem ataques suicidas, sem o 11/9, sem o 7/7 londrino, sem as Cruzadas, sem caça às bruxas, sem a Conspiração da Pólvora, sem a partição da Índia, sem as guerras entre israelenses e palestinos, sem massacres sérvios/croatas/muçulmanos, sem a perseguição de judeus como ‘assassinos de Cristo’, sem os problemas da Irlanda do Norte, sem assassinatos em nome da honra, sem evangélicos televisivos de terno brilhante e cabelo bufante tirando dinheiro de ingênuos... Imagine o mundo sem o Talibã para explodir estátuas antigas, sem decapitações públicas de blasfemos, sem o açoite da pele feminina pelo crime de ter se mostrado em um centímetro”.

Curiosamente, foi em resposta a críticas de neoateístas ainda mais radicais que ele, e que o acusavam de excesso de moderação, que o próprio Sam Harris terminou por reconhecer haver “algo que se parece com um culto na cultura do ateísmo”. E foi além: “Com efeito, muitas críticas que venho recebendo são tão carentes de conteúdo que só posso interpretá-las como produto de uma fé ateísta ofendida” – palavras que este colunista, católico e conservador, não pode deixar de tomar emprestadas em resposta aos seus melindrados críticos, aos quais, todavia, deseja ainda que fiquem com Deus...

106 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 106 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carlos miranda

    ± 128 dias

    Por que atacar os ateus, o que estes te fizeram. Por que a arrogância da maioria. Acho que você não quer, mas no ambiente histérico com o qual você contribui qualquer fagulha pode incendiar o tecido social. Atacar uma minoria é uma coisa tão cristã de fazer, não é? Daqui 300 anos sua igreja irá pedir desculpas por ativistas fanáticos como você?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      RoCS

      ± 141 dias

      Parto da seguinte premissa: Houve e há centenas, milhares, aliás, milhões (sim, milhões mesmo) de deuses e divindades. Cada crente em um deles tem a certeza que o referido é real. Assim, estou muito satisfeito de ser ateu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz

        ± 146 dias

        Bravo! Excelente artigo!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • B

          Benízio Moreira Júnior

          ± 149 dias

          Flavio, obrigado por um texto tão bom e esclarecedor. Continuarei acompanhado os próximos capítulos... Que Deus e Nossa Senhora abençoem sua vida.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Nicola Souza

            ± 153 dias

            Que texto magnífico, meu amigo. Magnífico! Que Nossa Senhora derrame muitas graças em sua vida...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • Á

              ÁLVARO

              ± 155 dias

              Pelos comentários ateístas: vocês são mais crentes que qualquer um de nós. Não sentem raiva, não xingam palavrão, não revidam socos nem pontapés, entendem tudo, compreendem tudo, perdoam incondicionalmente, amam árvores, insetos, moléculas de água, se duvidar não gostam nem de sexo. Que mais? Usam cueca vermelha por cima das calças? Hein, seus Pockemons?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Bruno Campopiano

                ± 160 dias

                Uma frequente em todos os comentários de leitores ateístas: NENHUM enfrenta a questão dos inúmeros milagres documentados na história da humanidade, a maior parte reconhecida como inexplicável pela própria ciência. Encaram a bíblia, por exemplo, como uma obra doutrinária, e não como, em grande medida, um compêndio de FATOS presenciados por várias testemunhas (as quais não podem ser "acusadas" de cristãs pelo simples fato de que o cristianismo não existia).

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • R

                  RoCS

                  ± 141 dias

                  Quando algo de bom ocorre o responsável é deus (sabe-se lá deles, afinal existem milhões segundo se lê, pesquise). Porém, quando algo de ruim ocorre ninguém cita deus, somente recomenda que ele 'conforte' a família, mesmo em casos de mortes violentas de crianças com estupro, por exemplo (não dava para ele impedir?). Um avião cai e um se salva... Milagre, Milagre ... como deus é bom... Mas, pena que nesse acidente outras 300 pessoas morreram.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                antonio sergio ferreira baptista

                ± 162 dias

                O sr. Flavio Gordon continua confundindo ateísmo com "Neo ateísmo" (seja lá o que isso for...) Se alguns ateus acham que devem se manifestar criticando as religiões, isso apenas é um direito que os assiste. Se irritam com as críticas dos "neo-ateístas) porque não conseguem demonstrar a existência de seu deus. Os ateus pouco se importam com as crenças místicas dos crentes e nada pedem a não ser que parem de escrever esses artigos sem sentido como este da Gordon.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  antonio sergio ferreira baptista

                  ± 162 dias

                  O sr. Flavio Gordon continua confundindo ateísmo com "Neo ateísmo" (seja lá o que isso for...) Se alguns ateus acham que devem se manifestar criticando as religiões, isso apenas é um direito que os assiste. Se irritam com as críticas dos "neo-ateístas) porque não conseguem demonstrar a existência de seu deus. Os ateus pouco se importam com as crenças místicas dos crentes e nada pedem a não ser que parem de escrever esses artigos sem sentido como este da Gordon.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucio Fermi

                    ± 162 dias

                    Ainda acham que os ateus se ofendem com essa histeriazinha de mentes primitivas... Ridículo, mais que risível! E o pior: textos como esse são apenas um diversionismo covarde que não consegue avançar um passo sequer no sentido de explicar o paradoxo do Mal diante de um deus que – especialmente os cristãos – pintam como sendo de puro Amor, pois teria até mesmo sacrificado seu filho para salvar a humanidade. Oi? Nem estagiário de programação faz um sistema tão capenga assim! Olha, se deus aparecesse para provar que existe, não precisaria ter mandado nenhum filho, muito menos se suicidado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • N

                      Nicola Souza

                      ± 153 dias

                      Que Deus te abençoe!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucio Fermi

                    ± 162 dias

                    De maneira alguma ofendido aqui. Apenas incomodado em ver um texto praticamente sustentado numa falácia ad hominem não consegue avançar uma gota em provar que deus existe. Diversionismo puro do tipo "não consigo argumentar contra, pois só tenho a fé subjetiva que sustenta qualquer religião indistintamente, então vou atacar as pessoas que pensam diferente de mim pra ver se surte efeito".. Ridículo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • N

                      Nicola Souza

                      ± 153 dias

                      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Celio Aparecido Alves Beserra

                    ± 162 dias

                    É, seu Flávio, os ateuzinhos ficam ofendidos muito facilmente mesmo...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • C

                      Celio Aparecido Alves Beserra

                      ± 162 dias

                      Puxa vida, o senhor ainda não achou um emprego, hein?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Lucio Fermi

                      ± 162 dias

                      De maneira alguma ofendido aqui. Apenas incomodado em ver um texto praticamente sustentado numa falácia ad hominem não consegue avançar uma gota em provar que deus existe. Diversionismo puro do tipo "não consigo argumentar contra, pois só tenho a fé subjetiva que sustenta qualquer religião indistintamente, então vou atacar as pessoas que pensam diferente de mim pra ver se surte efeito".. Ridículo!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedro Mesquita

                    ± 162 dias

                    Realmente o Gordon faz um malabarismo histérico usando diversos autores e linguagem prolixa para atacar os ateus a quem chama de gnósticos, utópicos, crentes intolerantes, etc... isso sim é discurso delirante. O grande "pecado" dos ateus para crentes como o Gordon é não acreditarem na fantasia arrogante e absolutamente improvável de que exista algo após a morte - mas só para os humanos - bem como na existência de um ser sobrenatural criador de tudo , que vê tudo e sabe tudo e que, coincidentemente, nos fez à sua semelhança, item comum aos grandes monoteísmos que não raro lutaram e lutam até a morte pela primazia de seus únicos verdadeiros deuses.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • N

                      Nicola Souza

                      ± 153 dias

                      Rapaz, pelo visto o texto do Gordon doeu lá na alma, se é que você acredita em uma. Quanto mimimi...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Lucio Fermi

                      ± 162 dias

                      Excelente! E ainda acham que os ateus se ofendem com essa histeriazinha de mentes primitivas... Ridículo, mais que risível! E o pior: textos como esse são apenas um diversionismo covarde que não consegue avançar um passo sequer no sentido de explicar o paradoxo do Mal diante de um deus que – especialmente os cristãos – pintam como sendo de puro Amor, pois teria até mesmo sacrificado seu filho para salvar a humanidade. Oi? Nem estagiário de programação faz um sistema tão capenga assim! Olha, se deus aparecesse para provar que existe, não precisaria ter mandado nenhum filho, muito menos se suicidado.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • Z

                    Zyss

                    ± 162 dias

                    Caraca, tem um ateuzinho aí pé no ****. Já entendemos q vc não concorda, agora cale a boca!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    4 Respostas
                    • C

                      Celio Aparecido Alves Beserra

                      ± 162 dias

                      Lucio Fermi: não seja um ateu mimizento. Isso é um jornal, não o coliseu.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celio Aparecido Alves Beserra

                      ± 162 dias

                      Nota, ficou ofendidíssima mesmo, hein?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Lucio Fermi

                      ± 162 dias

                      Típico de gente autoritária. Nada cristão. Cadê a outra face?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celio Aparecido Alves Beserra

                      ± 162 dias

                      Concordo com você!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo A. Guérios

                    ± 162 dias

                    Se o ateu não quer acreditar, o problema é dele! Mas ninguém tem o direito de tentar mudar a convicção ou abalar a fé de quem acredita... Isso só demonstra como os ateus são baixos...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Lucio Fermi

                      ± 162 dias

                      Bom, primeiro, sua ótica é distorcida, pois em qualquer grupo haverá os bons e os não tão bons. As religiões são a maior prova disso. Segundo, ninguém quer mudar a convicção ou abalar a fé de ninguém. Apenas queremos (A) respeito por não crer e, principalmente, (B) políticas públicas que não estejam pautadas em dogmas religiosos. Se deixar, vocês colocam criacionismo na aula de biologia sem a menor noção do que estão fazendo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Francisco

                    ± 162 dias

                    Vão catar coquinhos!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celio Aparecido Alves Beserra

                      ± 162 dias

                      Parece-me que o senhor Lúcio Fermi está precisando encontrar um emprego...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        Lucio Fermi

                        ± 162 dias

                        A Gazeta me paga para ser o pomo da discórdia!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Decio mango

                      ± 162 dias

                      A crença em todas suas instancias se apartam ...acreditar em Deus ou coisa que o valha.. uma crença que busca apontar a vontade in corpore de uma forca maior e desconhecida que a justifique...já o ateu muito mais próximo e crente a Deus, o nega para reforçar sua crença de que ele não existe..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joel Pereira de Sá

                        ± 163 dias

                        Acho uma tremenda besteira essa denominação ATEÍSMO EDIPIANO, assim como "o edipianismo freudiano". A militância ateísta, e concordo que há grupos que tentam criar corporações, é outra grande besteira, uma vez que considero SER ATEU, e não ATEÍSMO, simplesmente uma posição pessoal, o qual toma uma decisão de não professar qualquer fé religiosa.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucio Fermi

                          ± 163 dias

                          E antes de rezarem por almas de ateístas, como se fossem melhores que nós e suas orações fizessem alguma diferença, rezem para que a fome acabe ou para que a violência acabe. Todo o resto é que é egolatria e arrogância de alguém que acha que sabe algo sobre o além-túmulo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 162 dias

                            Agora, pode falar o que for, mas ninguém aqui – autor ou comentaristas – consegue contra-argumentar comigo. Só trazem falácia ad hominem, como você agora. Provar que esse seu deus existe, necas, né. Pois ele não existe. Contente-se com isso!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 162 dias

                            All Jr, se ler todos os posts que fiz verá que reconheço esse "culto ateu". Só não gosto de pontuar algumas questões que os comentaristas tratam de modo errôneo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            All Jr

                            ± 163 dias

                            Cara, vc é a prova do que foi escrito: um militante aqui, agindo de forma histérica, tentando se passar como o supra-sumo da razão... acorda cara, essa tua militância e fundamentalismo tá muito evidente! Veja quantos posts vc fez! Hahahahahaha

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Admar Luiz

                          ± 163 dias

                          Só um perfeito ególatra - como se vê aí embaixo - que acha-se o supra-sumo da sabedoria para não admitir a ideia de um princípio Inteligente que governa o Universo. A maioria tem uma ideia de um Deus antropomórfico. O velhinho de barbas brancas. Ou um Deus do antigo testamento, violento, raivoso e vingativo. Quanta ignorância. Mio Dio!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • Á

                            ÁLVARO

                            ± 155 dias

                            ... E Você é um buda cosmopolita do século XXI, o Zen das Galáxias, que não odeia ninguém, não condena, não tem raiva, não inveja, não come carne, frequenta a Congregação do Quebrando o Tabu, e faz votos para a ONU controlar o seu nariz e a sua privada. Santo, 3 vezes santo é Você, cara.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 162 dias

                            Não quero ler nada sobre crenças post mortem. Se tiver um com EVIDÊNCIAS sobre isso, pode indicar. Desde que não seja experiências de quase-morte, que já foram explicadas pela neurologia. Quanto ao aborto, é tratado como crime mas, assim como o consumo de drogas, deveria dizer respeito apenas à pessoa que assim escolhe. Tem crente aí já querendo proibir aborto até em caso de estupro. O sr. concorda com isso?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Admar Luiz

                            ± 163 dias

                            Abortamento é crime. Em qualquer hipótese. O princípio inteligente que nos governa, meu caro, é o que eu chamo de Deus. A pergunta deve ser não quem é Deus, mas sim, o Que É Deus? Minha doutrina religiosa que professo tem uma definição perfeita - pelo menos para quem é espiritualista e acredita que algo sobrevive após a morte - se quiser posso lhe indicar um livro que explica direitinho o que é Deus e o princípio inteligente que governa o Universo. Que tal?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 163 dias

                            Cara, então, na boa, aí você tem todo o direito de acreditar nisso e tem lá sua razão, mas já não é o Deus dos religiosos e são esses religiosos que tentam impor visões de mundo que impedem mulheres de abortar e cientistas de pesquisarem com células-tronco, que fazem massas acreditarem que não podem usar preservativo e por aí vai...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • N

                          nico faria

                          ± 163 dias

                          Pelos comentários, percebe-se que os neo ateístas não estão acostumados a terem a sua "fé" questionada...Dizem falar em nome da ciência e da razão, mas desconhecem os fundamentos da primeira e envergonham a segunda com os seus argumentos pueris. Lógico, pode existir inteligência no ateísmo, mas no neo ateísmo existe apenas a soberba típica dos incultos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 163 dias

                            Falou, falou e não falou nada. Parece cão que ladra, mas não morde... Mas vamos lá, pelo menos você contestou nos comentários em si, receberá respostas lá. Porque aqui você não argumentou nada, apenas afirmou.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucio Fermi

                          ± 163 dias

                          Nenhum ateu quer tomar o lugar de um Deus visto como Pai, pois a maioria não tem pais tão ruins quanto o Deus da Bíblia. Como tomar lugar de um fantasma? Aliás, a defesa aqui não deve nem ser dos ateus. Quem os ataca ainda está impregnado por esse ranço clerical, por esse espírito de torcida de futebol. A questão aqui é o que você, Gordon, é capaz de argumentar para que os ateus mudem de ideia? A fé? E no que a sua fé é melhor do que a de um devoto de Kali??

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 163 dias

                            Nico, o texto é apenas um longo onanismo de uma falácia ad hominem. Se ele não estivesse realmente preocupado com visões pessoais, não buscaria tratar de nenhum complexo de Édipo. De todo modo, visões coletivas são alimentadas de visões individuais mais ou menos parecidas. Logo, é muito difícil separar as coisas. Mas você não argumentou nada aqui, está apenas posando de defensor de uma causa que será superada pela EVOLUÇÃO da humanidade, essa que você não pode nem sabe contestar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • N

                            nico faria

                            ± 163 dias

                            "Ateus mudarem de ideia"? O autor diz claramente no texto que não tem interesse na cosmovisão pessoal de ninguém...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcos eisenschlag

                            ± 163 dias

                            Lucio Fermi, estarei rezando por vc hoje, pois "Deus se regozija mais com o cordeiro desgarrado que volta ao rebanho do que com o que nunca se perdeu." Amen.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucio Fermi

                          ± 163 dias

                          Gordon, você é conservador do quê?! Aquilo que você pensa conservar foi um dia revolucionário no mundo grecorromano. Logo, todo conservador que não esteja entre os 1% ricos de hoje não passa de um conservador de meia-tigela, que se acha um cruzado "contra a corrupção da inteligência", mas não passa de um papagaio que serve a interesses dos quais é mero escravo. É impossível ser cristão e conservador tendo em vista toda a revolução representada por Cristo. Inclusive e especialmente quando ele manda o jovem doar todas as riquezas que tem, pois rico não entra no Céu.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 163 dias

                            Fabio, à parte da sua falácia, explica pra gente como um conservador muçulmano se dá com um conservador cristão e um outro que seja neonazi? O que é bom e civilizacional para um, pode não ser para o outro. Você tenta justificar o injustificável, pois se contradisse. Afinal, conserva ou não?! Quanto a Jesus, a essência do ensino é transcendente, mas tem o seu impacto aqui & agora, com códigos morais e até direito a mandar jovem doar tudo o que tem para segui-lo. Vocês, crentes, tentam fugir da realidade com essa tangente de pós-morte, mas precisam de estruturas e posturas aqui, nesta mesma vida. Prova é que você está aqui, defendendo isso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fabio Tomaz

                            ± 163 dias

                            Seu comentário é apenas um exemplo de como o afastamento de uma postura conservadora leva irremediavelmente a uma perda de contato direto com a realidade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fabio Tomaz

                            ± 163 dias

                            Você precisa ler muito. Esqueça a associação "conservador-conservar". Conservadorismo é somente o uso daquilo de bom e civilizacional que o homem criou como referência na hora de julgar se uma mudança social vale a pena. Não se pressupõe inércia nas mudanças na sociedade. Sobre essa coisa de "Jesus revolucionário": A missão de Cristo vislumbra o transcendente, e as mudanças que ele almeja são nas pessoas enquanto indivíduos visando um resultado para o além vida. Impossível é ser cristão e revolucionário/progressista, por razões principiológicas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucio Fermi

                          ± 163 dias

                          Se para alguns é difícil entender o ateu, basta olhar para si mesmo. Algum de vocês acreditam em Odin como descrito na mitologia nórdica? Zeus na mitologia grega? Nos kamis do Xintoísmo? Não, não acreditam. Vocês já são todos ateus, apenas não por completo, ainda pendurados por uma estratégia da evolução que dependia dessas crenças grupais para manter a coesão da tribo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 162 dias

                            Bando de covardes! Clicar em dedinho pra baixo é fácil!! Quero ver contra-argumentar... Aí já não conseguem, né?!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucio Fermi

                          ± 163 dias

                          Voltei porque esqueci de contestar essa questão edipiana. De certo modo, isso aí não passa de uma falácia ad hominem disfarçada. Ainda que fosse verdadeira tal afirmação, ela não avança um centímetro na busca de alguém como o Gordon, que é de confrontar o argumento principal sobre a (in)existência de deuses, quanto mais de um Deus. Entretanto, ele enche a boca para falar. Salvo exceções, ateus em geral não querem tomar lugar algum numa hierarquia inexistente. Apenas não temos motivos para crer.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucio Fermi

                            ± 163 dias

                            Por fim, o próprio fato do Sam Harris reconhecer abusos e o que ele chamou de "fé ateísta" só provam como o ateu já tem mais visão que o religioso, pois admite inconsistências do seu movimento. E você, Gordon, tem coragem de criticar a Santa Sé? Mas como harmoniza isso com sua fé? Você é de qual denominação chatólica, entre as dezenas que existem?? Qual delas está correta, qual não e por qual motivo??? Acha o cristianismo superior ao hinduísmo ou ao budismo???

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Lucio Fermi

                              ± 163 dias

                              Voltando aos argumentos de autoridade abusados no texto, Max Scheler está errado. Não é porque não se acredita num deus que se acredite num ídolo. Ele não quis dizer isso de forma literal. E, ainda que fosse, de que deus estamos falando? O que os ateus simplesmente não acreditam, pois a nós não tem sedimento na realidade, é numa entidade como a descrita nas religiões abraâmicas. Não acreditamos no que os budistas chamam de "eternalismo". Aliás, os budistas são ateus ou não? Pois não crêem em um Deus, mas também não são niilistas...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Lucio Fermi

                                ± 163 dias

                                Um segundo ponto importante: CULTO SIM! No sentido de cultivar algo, sem problemas. Como o próprio Gordon mostra, os neoateístas reconhecem isso: precisamos cultivar esses valores seculares, esse anticlericalismo, essa credulidade. Como disse o Hitchens uma vez, não queremos substituir a fé de ninguém. Só não queremos que as crenças de alguns dirijam a vida de outros que nada têm a ver com elas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Lucio Fermi

                                  ± 163 dias

                                  O autor se declara chatólico e conservador. Pelo texto dá para reparar, pois abusa do critério de autoridade (emunah), da aparência de verdade (veritas), mas sequer tangencia a verdade mesma (aletheia) daquilo que está escrevendo. Ora, comecemos pelo fato de que ele mesmo já tornou seu texto anterior vacilante ao, agora, incluir mais uma categoria de neoateístas. Se antes éramos gnósticos, agora também podemos ser milenaristas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CARLA CARDOSO SADDI

                                    ± 163 dias

                                    sensacional

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Enio Souza

                                      ± 163 dias

                                      Tenho plena certeza que é quase não existem ateus não população carcerária , que incógnita hein !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maykonn W.

                                        ± 163 dias

                                        Primeiro que ateísmo nem é fé, é a ausência de qualquer fé. É a mesma coisa que se dizer que tem fé na ciência! É ignorância dizer que sua fé é ateísmo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • L

                                          Lucio Fermi

                                          ± 163 dias

                                          Sim, o mesmo que considerar o OFF da TV um canal em si mesmo. Chega a ser ridículo!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vitor Chvidchenko

                                        ± 163 dias

                                        Eu sou contra militantes religiosos e militantes ateístas. Fora isso, entendo que crenças religiosas (ou ateísmo ou agnosticismo) são uma questão pessoal. Assim, não se tratando de militantes (que são um porre, não importa de que lado estejam) não entendo por que perder tanto tempo nessa tentativa de ficar teorizando academicamente sobre o assunto. Parece que o autor do texto, no fundo, tem medo de que a sociedade se torne majoritariamente atéia ou não-judaico/cristã. Aliás, no texto todo perpassa fortemente a visão pessoal do autor de que a tradição judaico-cristã seria "superior" e que qualquer outra tradição religiosa (ou ateísmo) deveria ser moralmente condenada. (continua...)

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • L

                                          Lucio Fermi

                                          ± 163 dias

                                          Vitor, a questão é importante de ser tratada como interferente no processo civilizatório porque ela realmente acaba pautando políticas públicas e comportamentos de autoridades. Muitas vezes, apenas por partilharem do que imaginam ser a mesma fé, acabam se protegendo sem base em outros critérios, permitindo que muitas pessoas mal intencionadas e muita coisa ruim seja feita em nome dessa fé. Quase como torcedores do mesmo time.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • V

                                          Vitor Chvidchenko

                                          ± 163 dias

                                          E só para fechar: essa de que todo ateu seria "edipiano" foi ridícula. Freudianismo apelativo ao extremo - aliás, diga-se de passagem, não acredito em Psicanálise. Você nunca parou para pensar que um ateu não é um sujeito que "matou Deus", simplesmente porque ele nunca acreditou que Deus existia? A diferença é sutil, mas tenho certeza de que você consegue entender.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • V

                                          Vitor Chvidchenko

                                          ± 163 dias

                                          Acho particularmente triste ver pessoas cultas e de alto nível intelectual com esse tipo de arrogância religiosa/espiritual, essa "certeza" de que "a minha tradição religiosa é a melhor" e que "posso provar por que é melhor". Em vez de se perder em elocubrações academicistas, eu recomendaria ao autor que saísse um pouco para a vida e convivesse com pessoas de diversos credos - inclusive ateus ou agnósticos. Ele ficaria surpreso de ver como existem pessoas de todos os tipos - de muito boas a muito más - em qualquer orientação religiosa. Deixe essa arrogância religiosa estúpida de lado, até porque ela é extremamente antipática. NOTA: Sou religioso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Senor Rodriguez

                                        ± 163 dias

                                        Uma vez, no tempo em que o tal Leandro Karnal não era famoso e respondia aos twitts, perguntei a ele (que é ateu militante e historiador), se alguma civilização relevante no decorrer da História havia abdicado da dimensão espiritual, sendo totalmente "atéia". Demorou um tempo e ele respondeu mais ou menos assim: "Noruega, 90% de ateus e em breve 100%". Ele não achou nada na História e procurou na contemporaneidade. Respondi que o próprio governo da Noruega, em página oficial, afirmava que há 80% de cristãos naquele país. Karnal se calou. Agora ele é "filósofo" e cobra 30 mil por palestra a incautos...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • P

                                          Paulo A. Guérios

                                          ± 162 dias

                                          Karnal, Cortela e companhia... Todos professorzimhos meia-boca que estão mais pra “coaches” do que filósofos, e são idolatrados pela esquerda...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Senor Rodriguez

                                          ± 162 dias

                                          Lucio Fermi: Dimensão espiritual, entendeu? Do MUNDO inteiro

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Lucio Fermi

                                          ± 163 dias

                                          E alguma nação também abriu mão de exércitos? Há exemplos históricos tanto de ateus quanto de pacifistas, o que não quer dizer que alguma sociedade se tornar atéia totalmente fosse ruim. Enfim, seria o mesmo que dizer que alguma civilização no passado foi totalmente alguma coisa. Quer dizer que o cristianismo do Ocidente, a seu ver, é o que nos fez avançar? Mas e a China??

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Lourenço Brasil

                                        ± 163 dias

                                        Magnífico!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Sandro P

                                          ± 163 dias

                                          Tem uma frase que repito como mantra: mais chato que crente, só mesmo ateu.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Admar Luiz

                                            ± 163 dias

                                            Neo ateísmo mais uma moda que a inteligência saberá extinguir. Quer queiram ou não haverá um momento em que o individuo - essas sumidades inteligentes do globo - se darão conta que não tem nenhum direito de se envaidecer. A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Infelizmente, muitos fazem dela instrumentos - vide cientistas como Dawkins, Hawking, etc - de soberba e perdição para si mesmos. Como diz um espírito (Ferdinando) adiante de seu tempo: "O homem abusa de sua inteligência, entretanto, não lhe faltam lições para o advertir de que uma poderosa mão pode lhe tirar aquilo que ela mesma lhe deu".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 162 dias

                                              Admar, torno a dizer, o panteísmo que você professa é muito mais aceitável, pelo menos filosoficamente, embora eu discorde, mas sem emoções, apenas no campo intelectual. Não é essa ideia pessoal de deus que me interessa e desperta a ira. É justamente a formulação religiosa – fundamentalmente bíblica – que eu digo que não existe, especialmente de religiosos como os chatólicos e protestontos que interferem na vida dos outros quando ocupam posições de poder.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Admar Luiz

                                              ± 163 dias

                                              Lucio Fermi: Nossa!. de onde tirastes essa idéias nobre egocêntrico e inteligentíssimo Lucio Fermi. Credo. Não entendeste nada do que eu disse no post. Vc tem uma ideia erra de Deus. Confunde-o com o das religiões tradicionais, dos das igrejas, do velho barbudo vingativo e mal-humorado. Cara.,vc pode conceber Deus sem ser antropomorficamente? Será que a ideia de que há um principio inteligente por trás do Universo é algo tão complexo?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 163 dias

                                              Nossa, que mão vingativa (Naum 1:2)! Quer dizer que esse é o critério dessa mão que dizem ser Amor Perfeito? Se não crer em mim e jogar a razão que te dei na lata do lixo, então vou te fazer o que fiz com Jó. Aliás, deplorável esse livro bíblico. Mostra um deus de mau gosto, que faz aposta com o diabo e zoa a vida de um devoto apenas para testar sua fé. Ué, mas esse mesmo deus não é onisciente? Ele apenas queria provar ao diabo alguma coisa?!? Chega a dar sono, de tão ****** que é uma estória dessas...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            All Jr

                                            ± 163 dias

                                            Bravo! Bravo! Prof. Flávio, os filhos da nova religião ateísta e militante só não contavam que seriam descobertos tão cedo! Mais um grupo de revolucionários extremistas travestidos de salvadores do mundo! Parabéns!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • Á

                                              ÁLVARO

                                              ± 155 dias

                                              Velho, qualquer ateu é mais CRENTE do que eu. Sinto-me um lixo perto desses caras; não há ninguém mais cândido que o ateu, especialmente o do nosso tempo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 163 dias

                                              Quem era revolucionário extremista querendo salvar o mundo era Jesus, que mandava jovem rico doar tudo que tinha e ameaçava com inferno que não o enxergasse como Messias. Mas a vergonha inconsciente de crer numa bobagem dessas é tão grande que é mais fácil fazer coro, bater palminha e cultivar o espírito tribal. Cuidado, pois religioso é um mais correto que o outro. Vai que você é da RC e o Gordon é da Opus Dei. Sei não... só dará liga se tiverem que lidar com ateus mesmo.... e olhe lá... risível....

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fernando

                                            ± 163 dias

                                            "É realmente gratificante encontrar textos como esse. Uma verdadeira raridade. Já estava cansado do bulling imposto pelo "culto neoateísta" dos revolucionários do saber. Parabéns!"

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 163 dias

                                              Só queremos o respeito ao Estado Laico, mas vocês insistem em impor suas crenças no âmbito das políticas públicas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • T

                                            theXder

                                            ± 163 dias

                                            Tudo que descamba para o autoritarismo moral, como tantas vezes acontece com o neoateismo e religiões, e como sempre acontece com o politicamente correto e a esquerda que a criou, desconsidera a liberdade e a autonomia moral do ser humano e somente prospera pelo uso da força. Melhor seria usar a força da ideia do que a ideia da força.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 163 dias

                                              Claro. Nunca vimos um totalitarista cristão e conservador. Nunca. Conta outra agora que essa eu rachei de rir!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            ACIR MELLO JUNIOR

                                            ± 163 dias

                                            Show Gordon!!!!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • L

                                              Lucio Fermi

                                              ± 163 dias

                                              Só se for de comédia ou terror, né...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Andre Camara

                                            ± 163 dias

                                            Excelente artigo! Mistura de Wolfgang Smith, Rene Guenon e Eric Voegelin.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alvaro Mendes

                                              ± 163 dias

                                              Sou ateu, talvez neoateista. O autor do artigo, magnânimo e condescendente, começa o texto dizendo que rezará pela minha alma. E termina desejando que eu fique com Deus. Diz a História que tais auspícios precediam e encerravam os autos de Inquisição, executados pelos senhores da Verdade e da Igreja. Confio, vivamente, que não seja esse o caso do articulista.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              4 Respostas
                                              • Á

                                                ÁLVARO

                                                ± 155 dias

                                                Por que o ateu acha mesmo que ele é uma gracinha santificada, distante dos vícios humanos? A vítima da Inquisição, o menininho gênio perseguido por causa dos seus fulgurantes pensamentos!!! Oh! Céus!, Oh! Vida!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Lucio Fermi

                                                ± 163 dias

                                                O problema é os religiosos sempre imporem suas crenças no âmbito público. Agora, Lucas, dizer que algo é admissível do ponto de vista filosófico é muito vago. Isso é que dá espaço para justamente os terroristas existirem em meio ao mar de tolerantes. Pensa nisso. Religiosos em geral são lobos em pele de cordeiro.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                theXder

                                                ± 163 dias

                                                O antirreligiosismo eu incapaz de dialogar porque não vai à raiz da questão.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                theXder

                                                ± 163 dias

                                                Enquanto o neoateismo continuar sendo um antirreligiosismo, não vai funcionar. Esses preconceitos são verdadeiras amarras para o pensamento. A questão não é a religião, mas o que está por trás dela, que são fatos naturais e dados metafísicos plenamente admissíveis do ponto de vista filosofico. A religião só cria ruídos na tentativa de compreender esses fatos. Procure Luc Ferry e sua espiritualidade laica.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alexandre

                                              ± 163 dias

                                              Passo a semana aguardando pelo artigo do Flávio Gordon. Excelente, como de costume.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                Lucio Fermi

                                                ± 163 dias

                                                Tá precisando ler mais coisas. Quando a gente só anseia por aquilo que valida nossas convicções, estamos indo mal.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • I

                                              Ivan S Ruppell Jr

                                              ± 163 dias

                                              Texto repleto de conteúdo e com argumentação coerente, apresentando o desejo e a busca de sentido pra vida de todos que vivem como ateus - e cada um vive como quer; mas não gostam de serem chamados de ateístas. Vai entender...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                eduardo pontes de andrade

                                                ± 163 dias

                                                O ateísmo é a religião dos esquerdistas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • V

                                                  Vicente Mendes Pereira

                                                  ± 163 dias

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  6 Respostas
                                                  • L

                                                    Lucio Fermi

                                                    ± 163 dias

                                                    Termos de uso de titica. Censurando palavras e não contextos...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Lucio Fermi

                                                    ± 163 dias

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Enio Souza

                                                    ± 163 dias

                                                    Já pagou o dizimo hoje ?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Senor Rodriguez

                                                    ± 163 dias

                                                    Procure tratamento Sr. Vicente. Quem sabe, um dia o Sr. argumente mais ou menos...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Lourenço Brasil

                                                    ± 163 dias

                                                    Bravo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Marcelo

                                                    ± 163 dias

                                                    Argumentação zero né sr Vicente?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.