i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A quem interessa desarmar a população e sucatear a polícia?

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 23/09/2020 21:12
Manifestação em Los Angeles, em junho de 2020, pede o desfinanciamento da escola policial local.
Manifestantes pedem o desfinanciamento da escola policial, 23 de junho de 2020, Los Angeles| Foto: Mario Tama/Getty Images/ AFP

No artigo da semana passada, reproduzi as opiniões de duas títeres de George Soros – ambas entusiastas do movimento Black Lives Matter (BLM) – em favor da abolição da polícia. Nesta quarta-feira, dia 23, nas redes sociais de Candace Owens, a jovem negra estrela do conservadorismo americano, topei com esta brilhante síntese da questão: “O Black Lives Matter é uma organização comandada por brancos que usam o rosto de negros mortos com o objetivo de arrecadar milhões de dólares em favor da eleição de democratas brancos para posições de poder. É a organização mais flagrantemente racista da América”.

Bingo! Não há, de fato, representatividade alguma nesse movimento de extrema-esquerda que finge falar em nome dos negros americanos. Se é a sua agenda antipolícia e antibrancos interessa a alguém, decerto não é aos cidadãos negros, as principais vítimas da criminalidade violenta que assola as grandes cidades americanas, sobretudo as governadas por democratas. Como declarou recentemente ao portal The College Fix o economista Roland Fryer – o mais jovem negro a se formar e a se tornar professor em Harvard –, “reduzir o orçamento da polícia não é a solução, e pode custar a vida de milhares de negros”.

Em seu mais recente estudo, realizado em parceria com o doutorando Tanaya Davi, Fryer analisou investigações de procedimento que se seguiram a casos de violência policial contra negros, e que tiveram ampla repercussão. O estudo traz descobertas incômodas a ouvidos politicamente corretos. A principal delas é a seguinte: essas investigações, conquanto justas em teoria, foram contaminadas pelo clamor público suscitado pela propaganda desonesta de radicais, tendo invariavelmente como efeito a redução da atividade policial, redução que, por sua vez, acabou gerando um aumento de quase 900 homicídios e 34 mil outros crimes de grande potencial ofensivo.

64% dos americanos temem que as campanhas antipolícia promovam a redução no número de agentes da lei e, consequentemente, o colapso da segurança pública em seus bairros. Essa porcentagem é ainda maior entre negros

Num período de dois anos, o aumento nos crimes foi observado em cinco cidades (Baltimore, Chicago, Cincinnati, Riverside e Ferguson) nas quais as mortes de Freddie Gray, Laquan McDonald, Timothy Thomas, Tyisha Miller e Michael Brown – todas elas objeto de intensa comoção social – forneceram o contexto inicial para as investigações. “As nossas estimativas sugerem que, nesses casos, o processo de investigação produziu aproximadamente um aumento de 450 homicídios por ano. Isso é quase duas vezes o número anual de nossas baixas militares”, diz o estudo. “A hipótese principal para explicar esse aumento é uma notável redução do policiamento – algo evidente em todas as cidades para as quais dispomos de dados.”

Quem poderia imaginar que menos policiamento significaria mais crimes, não é mesmo? Noutros tempos, quando ninguém duvidava que a grama fosse verde, talvez essa obviedade não precisasse ser chancelada por estudo acadêmico algum. Hoje, todavia, nem mesmo um tal estudo parece capaz de convencer os inimigos da realidade.

Dito e feito. Comentando sobre a pesquisa em vídeo para o Manhattan Institute, o professor de Harvard afirma ter encontrado na imprensa uma “absoluta recusa em lidar com os dados”, e até mesmo uma “insistência” para que não fossem publicados. Recusa, aliás, já velha conhecida de Fryer, que, em 2016, publicara estudo rechaçando empiricamente a hipótese de racismo contra negros nos casos de letalidade policial. Antes e pelo contrário, a pesquisa concluía que, entre os negros, o número de vítimas de disparos de armas de fogo portadas por policiais era menor do que em outros grupos raciais.

Mas a falta de representatividade da agenda antipolícia não pode ser deduzida apenas da opinião individual de intelectuais e políticos negros críticos ao BLM. As pesquisas de opinião mostram-no ainda mais. Segundo dados recentes do Rasmussen Reports, 64% dos americanos temem que as campanhas antipolícia promovam a redução no número de agentes da lei e, consequentemente, o colapso da segurança pública em seus bairros. Quando se adota um recorte racial, a discrepância entre a causa dos ideólogos do BLM e as preocupações do cidadão comum fica ainda mais evidente, pois, dentre todos os americanos, são justamente os negros (67%) quem mais temem aquele colapso.

Portanto, a agenda antipolícia apenas instrumentaliza os sentimentos de indignação da população em face de casos esporádicos (mas, via propaganda maciça, convertidos em “sistêmicos”) de brutalidade policial contra negros. Seus reais mentores (bilionários brancos como George Soros) não poderiam ligar menos para o destino daqueles que usam como pretexto, pois, isolados e muito bem protegidos, jamais experimentam na própria pele as consequências daquilo que promovem.

É significativo que, tendo começado por pregar o desarmamento civil com o argumento de que cabia exclusivamente à polícia o dever de proteger o cidadão, os agentes do caos decidam agora haver chegado o momento (etapa revolucionária subsequente) de sucatear e desarmar essa mesma polícia. Como veremos no próximo artigo, analisando o exemplo da ditadura chavista na Venezuela, o aumento da criminalidade violenta é, em ampla medida, um efeito previsto e desejado por desarmamentistas e “despoliciamentistas” – como instrumento de desestabilização social, controle político e concentração de poder, em estratégia que poderia ser resumida no comando: Release the Lumpen!

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cris Passos

    ± 0 minutos

    Excelente Flávio. É importante repetir a mensagem desse artigo mil vezes por mais óbvia que seja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      A.R.ALVES

      ± 45 dias

      Se está ruim com a polícia, muito muito muito pior sem ela!! difícil é colocar na cabeça de alguns "progressistas" que o único obstáculo entre você e o marginal é o policial bem armado!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        mup

        ± 45 dias

        Flávio, Daqui a pouquinho, veremos aqui no Brasil propostas iguais. Dá pra imaginar o Rio de Janeiro, por exemplo, com redução do policiamento ou da verba a ele destinada? Basta ver o que fez o ministro Fachin proibindo a polícia de entrar nas favelas e outras restrições. Se o Rio com a visibilidade internacional que tem sofre esse ataque, imagina outras cidades ou estados sem tanta projeção! Veremos o que as cidades que você citou estão passando repetido aqui entre nós.... Caos, desordem, mortes de pobres, ousadia de traficantes e do trafico e o rosário de políticas como essa acarretarão....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FabricioZ

          ± 45 dias

          Este é um modus operandi da esquerda: criam, ou melhor, hiperdimensionam um problema, no caso racismo, para gerar rixas, contendas, rachas, conflitos e eles se parecerem como os donos da moral e da ética, do justo. Tudo para obterem PODER. O velho "dividir para conquistar". Diabólico.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • L

            LSB

            ± 43 dias

            Agitprop: crie o problema e o denuncie!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Clovis

          ± 45 dias

          Esclarecedor Gordon. Esse é um método. Desqualificar quem combate o crime. Aqui faz tempo que esta em andamento.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Eden Lopes Feldman

            ± 45 dias

            Quando leio uma análise perfeita como esta, entendo que realmente a esquerda se alia até mesmo ao crime para tentar seu retorno ao comando político. Infelizmente o radicalismo ideológico dos progressistas suplanta o bom sendo e agride a segurança da sociedade com conceitos como este sobre a atividade policial.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Laerte Boregas

              ± 45 dias

              Gostaria de pedir ao Gordon que enviasse cópia desse artigo ao STF, pois parece que eles também querem acabar com o policiamento, principalmente no Rio de Janeiro. Ou fizeram um balão de ensaio por lá, e se der certo (ou seja: aumentar a criminalidade), daí estendem para o resto de Brasilis.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Thiago

                ± 45 dias

                Desarmar a população, sucatear e demonizar as polícias, elogiar o criminoso violento. É uma receita padrão, de certa iguaria indigesta que engolimos desde o primeiro gov. FHC. E que virou o prato principal de todos os dias sob o PT. Não por acaso o único candidato viável que falava sobre segurança pública e defendia o enfrentamento do crime organizado ganhou a eleição e é hoje Presidente da República. A idealização romântica dos bandidos diminuiu, a má vontade dos intelectuais com a polícia e as Forças Armadas está menos despudorada, mas falta muito para o Brasil chegar num estado de normalidade mínima. Se os EUA adotarem a dieta criminófila nossa chance de viver sem medo aqui diminui tb.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  PARREIRAS RODRIGUES

                  ± 45 dias

                  "Não por acaso o único (?) candidato viável (?) que falava sobre segurança pública e defendia o enfrentamento do crime organizado...". Acuma? como perguntaria o meu amigo blogueiro Zé Beto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • R

                RFC

                ± 45 dias

                Mais uma vez, excelente

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Admar Luiz

                  ± 45 dias

                  Boa Gordão, sempre esclarecedor. O tal do BLM é financiado pela esquerda caviar, pelos George Soros da vida. Falsos como nota de três dólares, hein?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • W

                    WILHELM HEINRICH VOSS FILHO

                    ± 45 dias

                    Ótimo artigo Parabéns

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Carmo Augusto Vicentini

                      ± 45 dias

                      Como sempre mata a cobra e mostra o pau. Parabéns!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        FERNANDO A. O. PRIETO

                        ± 45 dias

                        Tenhamos cuidado com os que DIZEM nos representar e defender! Na imensa maioria dos casos, só agem a favor de seus próprio interesse; quando, coincidentemente, esses são iguais aos nossos, então, sim, podemos contar com eles... A quase totalidade dos políticos é filiada, e fiel, ao PCP ("Partido da Conveniência Própria"). "Que Deus me defenda de meus "amigos", que dos inimigos me defendo eu" - frase muito antiga, e muito verdadeira. Precisamos da polícia; prestigiemos seus membros como sendo trabalhadores valiosos, sempre exigindo depuração em seus quadros, pois , em QUALQUER organização humana, o mal se infiltra.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sérgio Guerra

                          ± 45 dias

                          Claro que é um jogo de poder de Soros mas que este artigo ilustre, possa abrir os olhos da população. Minha pergunta abaixo se refere a um Soros velho e prontinho para ir deste mundo para outro plano e deixar nossa escolinha planeta mais debilitada? Cabe um estudo piscicologico deste cara.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • F

                            FabricioZ

                            ± 45 dias

                            Por que Soros faz isso? Talvez ele esteja preparando caminho ao anti-cristo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Humberto B

                          ± 45 dias

                          Ótimo artigo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maquiavel

                            ± 45 dias

                            A quem interessa sucatear a polícia? Interessa aos esquerdista maconheiros pichadores **********

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              Alexandre Silvestre Cabral

                              ± 45 dias

                              Os esquerdistas maconheiros pichadores são os idiotas úteis. Interessa mesmo aos esquerdistas que querem implantar seu regime de terror e miséria e garantir seu domínio sobre toda sociedade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.