i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Quintela

Foto de perfil de Flavio Quintela
Ver perfil
Eleições nos EUA

Análise sem conto da carochinha

  • Por Flavio Quintela
  • 12/10/2020 19:00
Supporters of President Donald Trump mock anti-Trump motorists during a rally in Beverly Hills, California, October 10, 2020. (Photo by Kyle Grillot / AFP)
Supporters of President Donald Trump mock anti-Trump motorists during a rally in Beverly Hills, California, October 10, 2020. (Photo by Kyle Grillot / AFP)| Foto: AFP

Mais uma semana de campanha presidencial nos Estados Unidos, e novamente as análises entregues pelos principais órgãos de imprensa brasileiros repetem a ladainha das pesquisas eleitorais, as mesmas que davam mais de 99% de chance de vitória a Hillary Clinton apenas quatro anos atrás. Aliás, chamar de análise a mera reprodução de manchetes produzidas por outros órgãos de imprensa é denegrir o ofício do verdadeiro analista. Infelizmente, com raríssimas exceções, a imprensa brasileira não se dá ao trabalho mínimo de compilar dados e averiguar fatos para depois emitir um parecer.

A primeira coisa que precisa ser dita sobre pesquisas nacionais nos Estados Unidos: elas valem quase nada. Ora, a eleição americana é completamente diferente da brasileira. Graças ao sistema de colégio eleitoral, não é a maioria simples de votos que define o vencedor. Cada estado da federação tem seu peso no resultado final, e essa distribuição de pesos garante que estados menores não tenham sua representatividade esmagada pela pressão populacional de estados maiores. E é justamente por isso que pesquisas nacionais não fazem sentido nesse sistema. Decorre disso que não faz sentido usar uma pesquisa nacional para tentar prever os rumos da eleição.

O momento atual da nação americana é bem complicado. Fazer previsões em uma eleição como a de 2020, o ano de que jamais nos esqueceremos, é um convite a passar vergonha, seja qual for a previsão. Ainda assim, com base nos indicadores que eu creio serem mais adequados para analisar o pleito que se aproxima, continuo acreditando que Donald Trump tem ótimas chances de se reeleger. São esses os indicadores:

Resultados de pesquisas em estados em que não se consegue definir uma tendência vermelha ou azul

Como se pode ver na tabela abaixo, a performance de Trump nas pesquisas estaduais em 2020 é muito semelhante à de 2016. Na ocasião, todas as pesquisas em estados toss up apresentaram exatamente a mesma tendência de viés pró candidato democrata. Basta observar o resultado da eleição de 2016 para se ter uma ideia do tamanho desse viés.

  • Dos oito estados em que se previa a vitória de Hillary Clinton, em apenas dois ela acabou levando, sendo que em New Hampshire a margem foi mínima, apenas 0,3%. 
  • Nos seis em que ela perdeu, o erro da pesquisa ficou entre 4,7 pontos (Flórida) e absurdos 11 pontos (Michigan), mostrando a completa inabilidade dos institutos em captar a realidade daquele momento.
  • Ao mesmo tempo, dos quatro estados em que era prevista vitória de Trump, apenas na Georgia a pesquisa superestimou os números (5,1 pontos reais contra 5,5 previstos). Nos outros três, as previsões foram subestimadas em 2,5 (Arizona), 3,0 (Texas) e 5,8 (Iowa) pontos.
  • Resumindo, é como se as pesquisas tivessem sido feitas sob a regra “se for óbvio ululante que Trump vá levar, minimizar sua vantagem; nos outros estados, maximizar a de Hillary Clinton”.

É por essa análise que eu me recuso a basear minha opinião nas pesquisas deste ano. E sei que alguns analistas têm batido na tecla de que 2016 foi algo único, que os eleitores de Trump já não têm mais vergonha de responder pesquisa, e que os institutos corrigiram seus métodos para minimizar a vergonha dos erros. Em resposta, digo que 2016 não foi tão único assim, basta estudar a história das eleições americanas; que as pessoas não têm mais vergonha, talvez, de declarar voto em Trump, mas passaram a ter medo depois de tudo o que aconteceu neste ano; e que duvido muito que os institutos tenham corrigido seus métodos, pois quem paga seus serviços são justamente as pessoas que querem que os erros continuem.

Entusiasmo geral dos eleitores

Existem alguns aspectos que somente são possíveis de serem apreendidos quando se está inserido numa determinada realidade. Entusiasmo eleitoral é um deles. Eu vivo em um swing state, em que o resultado nunca pode ser dado como garantido nem para republicanos e nem para democratas. Mais que isso, vivo em um condado que, historicamente, vota azul. Mesmo assim, é inegável que o número de placas “Trump/Pence” seja muito maior que os de placas “Biden/Harris” nos gramados, campos e ruas da Grande Orlando. O mesmo vale para os carros adesivados.

Mas não somente pela Flórida que faço minha análise. Os eventos de campanha de Trump têm tido público na casa dos milhares, enquanto os de Biden parecem reunião de condomínio, chegando ao ponto de alguns eventos serem desmarcados por falta completa de público.

Por último, Trump tem conquistado o voto latino (apesar de sua política de imigração, que eu já critiquei aqui), que tende a ser uma grande força eleitoral neste ano.

Novos registros de eleitores

O voto não é obrigatório nos Estados Unidos. Por isso, um dos grandes esforços de campanha é o de convencer as pessoas a se registrarem para votar. Tanto é assim que as grandes plataformas digitais e muitas empresas com aplicativos e presença digital mandaram e-mails e comunicações via aplicativo durante semanas seguidas, encorajando as pessoas a fazer o registro em tempo de votar.

Acontece que os republicanos trabalharam esse ponto de uma forma incrível nos swing states, condado por condado, e obtiveram uma vantagem enorme sobre os democratas na obtenção de novos registros. Na Flórida, os republicanos registraram 98% mais eleitores que democratas; na Pensilvânia, foram 134% a mais; na Carolina do Norte, 118%. E mesmo em estados onde os democratas tinham grande esperança de virar azul neste ano, os novos registros não entusiasmaram. No Arizona, um desses estados, democratas registraram apenas 5% mais eleitores que republicanos.

É com base nesse conjunto de fatores que eu faço minha análises e mantenho meu otimismo em relação à reeleição de Donald Trump. Como já disse anteriormente, não sou louco a ponto de cravar resultados, mas não tenho medo de ir contra a maré. Tem gente demais no Brasil dizendo que Biden já é praticamente o próximo presidente dos Estados Unidos. Me deixem fora disso.

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    José

    ± 0 minutos

    Vamos ver quem vai passar vergonha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Jardim

    ± 23 minutos

    ótima análise

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Tavares Malizia Alves

    ± 6 dias

    Espero que o Trump ganhe. Senão a lacrolândia vai acabar com os EUA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E. Kuhnen

    ± 7 dias

    Torço para que sua opinião reflita a realidade. Seria muito negativo para nós, no Brasil, os democratas saírem-se vencedores.... Deus lhe ouça !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 7 dias

    Tomara que você esteja certo. Trump aqui no Brasil é pintado como um completo doido e ******. A imprensa mainstream daqui copia a daí. Não tenho paciência, visto que não são analistas. São torcedores. Pior: mais que torcedores, são militantes. Depois, esse Biden já demonstrou ser um falastrão já dando um pitaco autoritário sobre a preservação da Amazônia. De progressistas me incluo completamente fora desta ideologia onde o estado passa a ser o pai de todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Inon Farias Bezerra

    ± 7 dias

    Muito bom artigo, mas ao contrário do autor, torço abertamente para à reeleição do Presidente Trump.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 7 dias

    A sobrevida da civilização judaico-cristã carece da vitória de Donald Trump.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 7 dias

    Eu tenho uma pergunta. Uma multidão fugiu da Califórnia em direção ao Texas e outros estados menos "progressistas" nos últimos anos. Tentam escapar dos impostos altos e regulamentações asfixiantes dos democratas mas não creio que tenham deixado as tendências esquerdistas pra trás. Isso significa que nos próximos anos votarão em esquerdistas em seus novos estados ? Reproduzindo justamente o ambiente do qual fugiram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 7 dias

    Não precisava ter usado a palavra "otimismo". A análise ficou prejudicada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 7 dias

    Excelente análise! O que há é torcida, só isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CANISIO DE SOUZA

    ± 7 dias

    Isso é jornalismo sério. Parabéns Flavio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    ± 7 dias

    Essas manipulações de pesquisa -- nos EUA e no Brasil -- demonstra o desespero da esquerda-caviar. Não sou adivinho, mas faço uma previsão: após a vitória do Trump em 2020 e do Capitão em 2022, a grande imprensa, a academia e os ditos "artistas", porta-vozes da esquerda-caviar, irão questionar o sistema eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 7 dias

    Gostei da análise, técnica e com bom senso. Isto falta muito no jornalismo brasileiro. Reconhecer os fatos, não o que se deseja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 7 dias

    Revistas insistem em apoiar Biden .. vão se dar mal ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CAS

    ± 7 dias

    Parabéns Flávio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 7 dias

    Mesmo assim o homem alaranjado reclamou prá caramba nas ultimas eleições. Falou um monte e nem se preocupou em provar nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      aramis tissot filho

      ± 7 dias

      Existem várias investigações em fase final............ tem democrata que vai ser preso pois lá não tem STF como o nosso ......... aguardemos...........

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 7 dias

      Tá provando tudo. Vai disponilizar documento do conluio entre hilary e Obama no caso da Rússia e dos e-mails secretos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 7 dias

    GO TRUMP

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

    ± 7 dias

    Otimo texto, fico feliz de ler fatos baseados na realidade e não em fantasias. Parabéns pelo trabalho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Augusto Luti Bertoncini

    ± 7 dias

    Cara, é só ver os comícios. Trump lota os seus. Biden fica inventando "distanciamento social por causa de Coronga" pra justificar a ausência de gente. Fora que as fraudes que eles pretendiam pra aumentar o número de votos dos delegados de Biden estão dando errado porque não planejaram coisa alguma. Deixaram uns nas mãos dos outros e depois ficam reclamando que ninguém fez nada de sólido pra realizar a tal "miragem vermelha".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.