i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Quintela

Foto de perfil de Flavio Quintela
Ver perfil

Valores inegociáveis

  • Flavio QuintelaPor Flavio Quintela
  • 11/01/2021 22:42
big techs - vale do silício - trump - twitter - redes sociais
Gigantes do Vale do Silício expulsaram Trump das redes sociais.| Foto: Tomas Ulrich/Pixabay

Pudemos assistir, nos últimos dias, ao maior ataque à liberdade de expressão já perpetrado na história recente. O banimento de Donald Trump de todas as grandes plataformas de comunicação digital é uma afronta sem precedentes a um dos mais importantes pilares que sustentam as democracias modernas. Sem liberdade de expressão não há debate, não há imprensa, não há substrato para que a verdade apareça. Qualquer defesa desses atos de censura é injustificável perante os princípios e direitos que embasam a civilização ocidental. A única explicação possível para o regozijo explicitado por muitos jornalistas, comentaristas e influenciadores é também a mais pedestre e banal: satisfação vingativa por conta de nojinhos pessoais.

Dentre todos os grandes temas que fazem parte das intermináveis discussões entre direita e esquerda, já inclusas todas as suas variantes, três me são especialmente preciosos: o direito à vida, o direito à liberdade de expressão e o direito à defesa própria. Os três itens da agenda “progressista” que atentam contra esses direitos são, respectivamente, aborto, censura e desarmamento. Não falarei sobre aborto e desarmamento neste artigo, mesmo porque já deixei minhas posições e opiniões sobre ambos os assuntos muito bem claras, em diversas situações. O foco, obviamente, será em discutir a liberdade de expressão, e os argumentos que alguns ditos liberais e democratas têm usado para defender a censura.

Todos os dias, perfis de gente que fala o que Jack Dorsey e Mark Zuckerberg consideram errado são calados em suas redes, ao mesmo tempo em que perfis de criminosos, ditadores e assassinos são mantidos intactos. E todos os dias tem gente que se diz apreciadora da liberdade aplaudindo esses atos de censura

Primeiramente, liberdade de expressão é algo que não existe em nuances. Ou você é livre para dizer tudo o que quiser – ciente de que arcará com as consequências caso suas palavras sejam criminosas – ou você não é livre e ponto. A consequência criminal e jurídica do seu discurso não tolhe sua liberdade, já que você tem o direito de falar, e esse direito encosta no direito das outras pessoas de serem respeitadas em sua honra e reputação. Censura, no entanto, é algo inaceitável. É proibir que alguém fale, que alguém expresse publicamente suas ideias. A censura é o instrumento mais comumente presente nos regimes totalitários que já existiram na história humana. Calar os oponentes sempre foi e sempre será o primeiro objetivo de um déspota.

Em segundo lugar, o direito a empreender não pode se sobrepor à liberdade de expressão, assim como não pode se sobrepor à igualdade racial e a nenhum outro direito fundamental do homem. O discurso raso e infantil que está se alastrando nas mídias sociais é o de que as plataformas de comunicação são empresas privadas que têm o direito de restringir quem quer que queiram. Esse argumento é tão ridículo que chega a ser inacreditável que pessoas adultas e com um mínimo de formação intelectual o entendam como válido. Ora, se Twitter e Facebook podem banir usuários somente porque suas ideias diferem das concepções mais comuns em vigência, poderiam as empresas aéreas, os restaurantes, os supermercados e as lojas de roupa, por exemplo, banir alguém pelo mesmo motivo? Se sua resposta for “sim”, o mundo que você almeja não passa de uma distopia das mais macabras. Afinal, basta que você pare de pensar dentro do que for estipulado como “normal” para que seu nome seja incluído em alguma lista de expurgo.

Por fim, quero tratar especificamente da legislação que favorece Twitter, Facebook, Google e afins, protegendo essas empresas de uma miríade de processos judiciais que as impediriam de existir. A seção 230 da Lei de Telecomunicações de 1966, um pequeno texto de apenas 26 palavras, dá imunidade a qualquer pessoa ou empresa que replique conteúdo de terceiros na internet. Essa imunidade foi e continua sendo essencial para que a internet seja uma zona livre. Ela subentende, no entanto, uma contrapartida: que a parte a publicar a informação não aja como um editora de conteúdo. O que Twitter e Facebook fizeram com Donald Trump – e com muita gente menos famosa que ele nos últimos anos – foi justamente agir como editores, dizendo quem pode e quem não pode falar por suas plataformas, e restringindo o que pode e o que não pode ser dito. A regra, nesse caso, é clara: se você editar cada um dos seus usuários, tratando-os individualmente, passará a ser responsável pelo conteúdo que publica. Você está filtrando, adicionando avisos, favorecendo um ponto de vista em detrimento de outro. Você agora é muito mais parecido com um jornal que com uma empresa de telefonia. Deixou de transportar informação para escolher o que informar. Sua imunidade precisa acabar.

No ano passado, alguns perfis brasileiros de Twitter foram desativados. Estavam na lista gente como Allan dos Santos e Bernardo Küster, dois influenciadores aos quais já teci inúmeras críticas, e cujas opiniões sobre o governo Bolsonaro são diametralmente opostas às minhas. Na época do ocorrido, no entanto, deixei claro que achava aquilo um exemplo de censura condenável. Alguns amigos e seguidores fizeram chacota com minha posição. Disseram que estavam felizes demais, comemorando, e que depois pensariam se aquilo era ruim ou não. A coisa não parou de acontecer. Todos os dias, perfis de gente que fala o que Jack Dorsey e Mark Zuckerberg consideram errado são calados em suas redes, ao mesmo tempo em que perfis de criminosos, ditadores e assassinos são mantidos intactos. E todos os dias tem gente que se diz apreciadora da liberdade aplaudindo esses atos de censura.

No fim das contas, parece que a liberdade é um conceito elevado demais para muita gente. Basta uma pequena afronta às suas opiniões pessoais para que cerrem fileiras com censuradores. Como disse no início, sua sede de vingança e seu nojinho seletivo valem mais que um princípio fundamental. Quando também forem calados, será tarde demais.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carlos

    17/01/2021 18:22:16

    Flavio 100% de acordo Vivemos a era do Totalitarismo das comunicações, infelizmente Espero que você os cidadãos deste mundo acordem logo Abraços

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Celso Arruda Salomé

      13/01/2021 12:20:20

      A vingança contra Donaldo é um atentado a liberdade de expressão e a democracia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luís Ricardo de Toledo

        13/01/2021 11:37:28

        EXCELENTE ARTIGO!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Joao Jose da Silva

          13/01/2021 10:28:26

          Liberdade de expressao é fundamental numa democracia...agora incitar seus apoiadores fortemente armados é outra coisa !!! Eram mais de 5 mil apoiadores extremistas com AR15 ...AK47..granadas...estao cegos como o gado daqui ...se aparecesse um maluco atirando...aquilo seria uma carnificina !!! Colocar uma metralhadora na mao de um macaco como Trump ...é querer ver o circo pegar fogo ...cade as provas ?? Cade o nome dos mortos que votaram ??? Nothing ??? Alias cade os mandantes de Adelio Bispo ???

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Antonio

            13/01/2021 8:33:57

            Concordo parcialmente com o articulista: eles se regozijam com a censura a Trump por vingança; mas também porque liberdade de expressão passou a ser algo relativo e só lhes interessar quando estiver em linha com os objetivos de esquerda, progressistas e globalistas. Há muito tempo a mídia deixou isenta, e 2020 serviu para deixar tudo isso muito claro.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jeferson Ricardo Martins

              13/01/2021 0:22:27

              Sem dúvida um atentado à liberdade de expressão. As chamadas big techs, que propiciaram uma revolução nos meios de comunicação, estão protagonizando a maior fiasqueira da história recente nas democracias.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                ROGÉRIO J. BORGES

                12/01/2021 23:04:38

                Este colunista está falando besteira. Não admite que a exclusão do maluco do Trump tem a ver com o risco dele colocar fogo no mundo. Ele é louco igual ao capacho tupiniquim. Ademais é bom lembrar que as redes sociais tem donos, ou seja, são privadas. Então mandam embora quem não se enquadrar a seus termos de uso. Goste ou não é assim que funciona. Esse mimimi de liberdade de expressão não rola se vc comete abusos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                4 Respostas
                • L

                  Leonardo David

                  14/01/2021 21:09:36

                  Parabéns! Você não entendeu nada do que foi escrito!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • T

                  Thiago

                  13/01/2021 10:59:59

                  e pq não mandam embora das plataformas os perfis que veiculam pedofilia? pq que só se aplica ao trump?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • U

                  Udo Mayer

                  13/01/2021 1:39:28

                  sobre cometer abusos, quem julga o que é abuso deve ser o poder judiciário, com base nas leis vigentes e não empresas privadas. Leia essa matéria e reflita, sem paixões, sem torcida.: gazetadopovo.com.br/mund…trump-das-redes-sociais

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  EDGAR BOSCHETTI

                  12/01/2021 23:34:46

                  Não entendo quando dizem que Trump quer tocar fogo no mundo,foi ele que fechou acordos de paz no oriente médio , algo que nenhum presidente americano conseguiu fazer. Ele merecia o Nobel da Paz.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                Alan S

                12/01/2021 22:11:38

                Deveriam permitir até racismo, só não poderiam permitir anonimato, para se poder processar facilmente racistas, pedófilos etc. Se vão editar, então que arquem com as consequências como qualquer jornal. Por que não pode ser tão simples assim meu Deus?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Julio C. Valaski

                  12/01/2021 22:00:24

                  Atenção ao comentar aqui, sobre o mesmo assunto de censura: há um punhado de comentaristas que ameaçam cancelar a assinatura, por que cronistas publicam opiniões que não lhes agradam (p.ex. criticando o presidente). Vamos debater?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    João Alfredo Branco

                    12/01/2021 21:52:17

                    A conclusão é clara: liberdade de expressão é um direito privativo de pessoas esquerdistas. Para os cidadãos de direita a censura é obrigatória, de modo a se evitar, a qualquer preço, o exercício do contraditório. Esquerda busca sempre a unanimidade, o partido único e a perpetuidade no poder.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Inô Gazotti

                      12/01/2021 21:40:37

                      irretocável! muito obrigado pelo texto!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        lizete Miriam siebeneichler

                        12/01/2021 21:19:26

                        Parabéns pela reportagem.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ALETCM

                          12/01/2021 20:54:01

                          "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim." (Millôr Fernandes)

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • V

                            Valter Luiz Demenech

                            12/01/2021 22:31:11

                            Simples assim!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz

                          12/01/2021 20:30:27

                          Até que enfim um texto honesto, né Flávio? quem sabe assim vc passe a enxergar quem realmente é o bandido da história, hein?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz

                            12/01/2021 21:54:34

                            Pois é, prezado, é a esquerda e toda a sua hipocrisia. Eles agem assim em todo o lugar. Se vc não for da sua grei será banido, cancelado. Aqui por essas bandas bananeiras não é diferente. Veja, o próprio STF manda prender jornalistas. Como é o caso do Eustáquio. O cara nem sabe do que é acusado, pois não teve nem acesso ao inquérito. Mesmo assim está usando tornozeleira e tem seu direito de ir e vir, de trabalhar negado. Poucos coleguinhas teus saíram em sua defesa. Aliás, a imprensa brasileira é igual a america, está coalhada de esquerdo/progressistas, vivem de faks e de tentar destruir qualquer um que não reze por sua cartilha imoral. E o fascista, ditador, genocida é o "Bozo", hein?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • O

                              ODAIR CRISTOVAO

                              12/01/2021 19:13:07

                              É óbvio que a censura não é a melhor maneira de reger à liberdade de expressão, porém quando o artigo defende o direito à liberdade de expressão num contexto individual não relacionou este direito com outros conceitos bem mais amplos como a sociedade e a democracia. Hitler por exemplo, poderia ter todo o direito de achar que a raça ariana era superior as demais, porém acredito ter sido justo que o direito individual de Hitler tenha sido cerceado pelo direito à vida dos judeus, negros, asiáticos e muitos outros. Penso ser danosa a censura do Trump, talvez fosse mais prudente se ele tivesse sido condenado e responsabilizado pelas 5 mortes ou reparasse o direito à vida das vítimas

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • I

                                Ildevan de Oliveira Medeiros

                                12/01/2021 23:46:36

                                O autor falou sobre o que vc defende. Diga o que achar conveniente e arque sempre com as consequências. Embora tenha conseguido espaço para promover uma das maiores tragédias humanas, Hitler foi punido.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Patricia b c rudge

                              12/01/2021 18:45:03

                              Absolutamente perfeitas suas ponderações. Estamos vivendo tempos muito tenebrosos, em que a censura se traveste de "respeito ao outro", quando a única coisa que realmente faz é tolher ou moldar opiniões para que se enquadrem nos parâmetros aceitos por um dado grupo. Isso de forma alguma é democrático.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ABILI LAZARO CASTRO DE LIMA

                                12/01/2021 18:22:20

                                Chora Gazeta do Povo!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • O

                                  O Pragmático

                                  12/01/2021 18:16:52

                                  É o que dá, por décadas, educar crianças sem princípios e valores. Hoje, adultas, ridicularizam as bases da civilização ocidental, que as trouxeram até aqui. Espero que, ao tornarem-se pais, repensem suas posições.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo Gurgel

                                    12/01/2021 18:05:35

                                    Desta vez o que o Sr. Quintela escreveu está correto. Só desta vez.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      AMAURI

                                      12/01/2021 17:40:21

                                      Liberdade de expressão é uma coisa, o que Bozo e Trump fazem, não é essa coisa.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • U

                                        Udo Mayer

                                        13/01/2021 1:48:13

                                        Abominável

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        Bruno Santos Teles

                                        12/01/2021 18:07:45

                                        falou o deus que pautou as regras... quem é você na fila do pão pra dizer o que A ou B podem falar? Tivessem mandando matar "fascistas" você estava aplaudindo, mas cuidado, de acordo com o manifesto fascista, certamente você o é, mesmo jurando que não...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Francisco

                                      12/01/2021 16:56:05

                                      Essa é pra registrar, e usar daqui por diante: "A única explicação possível para o regozijo explicitado por muitos jornalistas, comentaristas e influenciadores é também a mais pedestre e banal: satisfação vingativa por conta de nojinhos pessoais."

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • T

                                        Thiago

                                        13/01/2021 11:03:16

                                        dá até pra emoldurar e colocar na parede... hehe

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Lage

                                      12/01/2021 16:47:39

                                      Lamentável se ver Jornalistas imprestaveis que não são parâmetro para nada, a não ser que seus escritos sejam a LATA DO LIXO.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        Bruno M

                                        12/01/2021 16:28:55

                                        A famosa Censura do bem, vem acompanhada do Racismo do Bem, Ódio do Bem, Machismo do Bem, Suicídio do Bem entre outros.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CARLOS FELIX

                                          12/01/2021 16:27:58

                                          Absurdo ? Deixa de ser "inocente". Toda militância subalterna na mídia impressa, torcia por isso. Aconteceu, o sonho impossível. Por isso se calam e aplaudem nas redações.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carla Hachmann

                                            12/01/2021 15:46:47

                                            Não é censura, é responsabilidade!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • B

                                              Bruno Santos Teles

                                              12/01/2021 18:40:14

                                              amanhã pode ser com você...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            F.H.O

                                            12/01/2021 15:46:36

                                            Concordo com o banimento da liberdade de expressão se for para evitar crimes.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • U

                                              Udo Mayer

                                              13/01/2021 2:00:15

                                              Muito conveniente a sua interpretação né... mas crimes não acontecem por causa da liberdade de expressão, fosse assim, o que tem de gente defendendo e incitando publicamente a morte de quem não lhes agrada, por que estes não são censurados?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Felipe

                                              12/01/2021 17:06:32

                                              Mas a questão F.H.O que esse banimento e seletivo. Por que as contas do aiatolá do Irã,que promete varrer Israel do mapa e do ditador Nicolas maduro,já condenado por crimes contra a humanidade não são excluídos das plataformas? Não é só questão de banimento e questão de tentar calar aqueles que mais pedem por liberdades expressão!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Jose Orlando Melo de Azevedo

                                            12/01/2021 15:25:25

                                            Parabéns Flavio Quintela pelo excelente texto. Simples, objetivo e verdadeiro. Quase impossível achar pocisionamentos tão esclarecedor e sincero, como este, no Estadão, Folha e Oglobo. Por isso, só tenho assinatura da Gazeta do Povo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Suzel Belmonte

                                              13/01/2021 19:21:44

                                              Ótima análise. E assim, os gênios da tecnologia, do Vale do Silício, defensores da diversidade e idealizadores de ambientes de trabalho modernos e descolados, com direito a parquinho, escorregador, mesa de sinuca e dia de levar o pet vão revelando suas almas tiranas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zyss

                                                12/01/2021 16:49:45

                                                O Olavo tem uma frase lendária sobre a relação dos comunistas e liberais. Não posso reproduzi-la senão levo uma censura da gazetinha.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • U

                                                  Udo Mayer

                                                  13/01/2021 2:06:14

                                                  Ah! Posta aí, vai! Na atual conjuntura, acho que só se tiver algum palavrão a GDP iria censurar, mas se for esse o caso, dá uma disfarçada nos palavrões rsrsrsrs

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                João Martins Donizete

                                                12/01/2021 14:52:20

                                                O caldo já desandou. Primeiro temos muitos "jornalistas" do bem defendendo a censura, algo que eu jamais imaginaria. Ou eles imaginam que eles terão imunidade eternamente. Digo dos jornalistas dos aparelhados meio de comunicação dito progressistas. E temos o nosso STF que segue essa linha obtusa, para não dizer ditadorial. Em síntese, jornalista que se preze defender que um presidente seja banido das redes sociais é o princípio do fim do poço. E eu vivi para ver isso. Portanto, parabéns ao Articulista que foi contra essa bolha estúpida.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  EDN

                                                  12/01/2021 14:46:16

                                                  Qualquer empresa de comunicação ou de entrega de mensagens tem o direito, assim como eu ou você, de não serem veículos de propagação de mensagens com as quais elas não concordem ou não se sintam confortáveis. Um jornal tem esse direito, uma TV aberta ou fechada tem esse direito. O que os defensores da tese da censura propagam é que existe uma obrigatoriedade de transmitir um discurso ou uma mensagem. Isso não existe e não pode existir, pois assim como temos a liberdade de falar o que pensamos, uma empresa privada, tem a liberdade de ditar as regras dentro da sua plataforma que é protegida por lei, é dela e fim. Do contrário iremos chancelar a interferência do estado nesse direito.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  8 Respostas
                                                  • L

                                                    Leonardo David

                                                    14/01/2021 21:13:15

                                                    Não entendeu patavinas do texto!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • U

                                                    Udo Mayer

                                                    13/01/2021 2:15:21

                                                    Isso mesmo @LSB! Sob domínio dos progressistas, propriedade privada já era

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • U

                                                    Udo Mayer

                                                    13/01/2021 2:12:52

                                                    Se a plataforma está se posicionando como um jornal, com sua "linha editorial" própria, então também tem que ser responsabilizada pelo que permite ser publicado, simples assim! Que tal?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    LSB

                                                    12/01/2021 21:01:57

                                                    Quando os Correios começarem a abrir sua correspondência para ver se está ou não “entregando” um discurso de ódio ou irresponsável, não reclame... no mais, lembre-se de jogar na cara dos progressistas esse argumento do direito do proprietário sobre a propriedade privada qto estivermos discutindo cotas!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    EDN

                                                    12/01/2021 16:52:28

                                                    Sim, mas ainda que a empresa não seja responsabilizada, ela tem o direito de estabelecer limites, de se auto regular, independentemente do espectro político que venha a ser favorecido ou desfavorecido. São empresas, , o Twiter não é uma praça pública. Tem dono, tem CNPJ, paga impostos, tem acionistas! Me parece muitos simples.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carla Hachmann

                                                    12/01/2021 15:48:42

                                                    Perfeita análise! Liberdade vem acompanhada de responsabilidade. Não se pode jogar palavras ao vento e não ser punido pelos seus estragos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Nico Gavelick

                                                    12/01/2021 15:21:36

                                                    Se você escolhe quais mensagens serão transmitidas, você pode ser processado pelo que foi transmitido. Não é o caso dessas redes sociais, que, mesmo fazendo filtros e edições de conteúdo, estão imunes disso. É um privilégio que nenhuma outra empresa tem.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Alexandre

                                                    12/01/2021 15:14:22

                                                    Isso é censura , definiu muito bem!!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Alexandre Francisco Hecke

                                                  12/01/2021 14:36:39

                                                  Ótima matéria!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eden Lopes Feldman

                                                    12/01/2021 14:23:56

                                                    Estamos em uma ditadura visivelmente direcionado contra o movimento conservador. Com isto, estas plataformas beneficiam o progressismo crescente estimulado pela grande imprensa. Mas ainda acredito que exista mais um forte componente em tudo isto que é o financeiro, pois a crescente onda da direita vem trazendo problemas para a grande mídia. Governantes como Bolsonaro vem diminuindo os fartos recursos que eram distribuídos pela esquerda nas propagandas e até nas redes sociais . Portanto, este problema deveria também ser analisado sobre o aspecto econômico. Mas a guerra está aberta. E não haverá vencedores. Mas eu continuarei do lado conservador. O progressismo é o retrocesso da humanidade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • U

                                                      Udo Mayer

                                                      13/01/2021 2:19:16

                                                      @Eden Lopes, sobre sua frase "O progressismo é o retrocesso da humanidade" foi uma ótima sacada... é paradoxal, mas é verdade!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    Taiguara

                                                    12/01/2021 11:32:00

                                                    Nesse mundo materialista, o plano platônico das ideias, onde reside a verdadeira Liberdade, não existe. A liberdade é apenas uma palavra para justificar ou condenar algo quando convém. É claro que as Big Techs são editores, mas por quê ninguém toma nenhuma providência para defender a sociedade? Cadê o Ministério Público defendendo as inúmeras contas que estão sendo banidas e censuradas há tempos? Só será um escândalo quando censurarem algum esquerdista relevante, aí virará uma afronta à democracia denunciada pela ONU, OAB, associações etc.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.