• Carregando...
PSOL - eleições 2020
Guilherme Boulos chegou ao segundo turno em São Paulo.| Foto: Divulgação/Facebook/Guilherme Boulos

Ontem o Brasil fez sua “festa da democracia”. Ao contrário das eleições americanas, os resultados já saíram na mesma noite. E o que os resultados nos dizem?

Em primeiro lugar, eles nos dizem que Lula estava muito errado quando, no dia 13 de setembro de 2010, disse durante um comício para a então candidata Dilma Rousseff: “Quando Luiz Henrique foi eleito pensei que ele ia mudar, mas ele trouxe de volta o DEM, que nós precisamos extirpar da política brasileira”. Mais de dez anos se passaram, e o DEM saiu como maior vencedor das eleições deste ano: 190 prefeituras a mais que em 2016, o maior crescimento tanto em números absolutos quanto porcentuais.

E quem quase acabou extirpado foi o PT, que perdeu mais de um terço das prefeituras que tinha em 2016 e agora comanda apenas 189 municípios brasileiros. Pior que isso. Das 100 maiores cidades brasileiras, 43 elegeram seus prefeitos ontem, em primeiro turno, e o PT não levou nenhuma delas; foi para o segundo turno em apenas 15 cidades, sendo Recife, Vitória, Guarulhos e São Gonçalo as únicas com mais de 1 milhão de habitantes.

A migração PT-PSol deve se acentuar e a esquerda radical volta a ameaçar o Brasil com suas propostas estapafúrdias e seu modelo de gestão falido

A segunda coisa que aprendemos é que Bolsonaro não conseguiu catapultar ninguém à vitória. Os candidatos que ele resolveu apoiar não prosperaram, especialmente Celso Russomanno, tradicional puxador de São Silvestre, aquele que começa com tudo, mas logo perde o fôlego. Também é digno de menção que mesmo no Rio de Janeiro, onde o presidente tem grande influência, sua ex-esposa não foi eleita e seu filho Carlos recebeu um terço a menos dos votos que teve em 2016, perdendo a posição de vereador mais votado para Tarcísio Motta, do PSol. E, a não ser que Crivella faça um milagre, Eduardo Paes deve ter vida relativamente fácil no segundo turno.

A terceira mensagem passada pelos resultados é a de que o Centrão continua mandando. PT e PSL, juntos, saem do primeiro turno com apenas 276 prefeituras e 17 disputas de segundo turno. O Centrão, por sua vez, já abocanhou 2.536 prefeituras de cara, e o PSDB tem 497. Isso significa menos palanques para Bolsonaro em 2022, a não ser que ele case de papel passado com um dos partidos que integra o famigerado bloco.

A minha decepção pessoal foi ver Guilherme Boulos indo para o segundo turno em São Paulo. Infelizmente, o PSol assumiu de uma vez por todas a posição do PT como partido de esquerda favorito da beautiful people brasileira. A migração PT-PSol deve se acentuar e a esquerda radical volta a ameaçar o Brasil com suas propostas estapafúrdias e seu modelo de gestão falido. Boa parcela da culpa deve ser colocada nas costas de Bolsonaro e seus apoiadores mais influentes, que sequestraram a percepção geral sobre a direita brasileira.

Por aqui, nos Estados Unidos, a eleição continua sem resultados definitivos. As novidades são as seguintes:

No último sábado, dezenas de milhares de apoiadores de Trump reuniram-se na capital do país, Washington D.C., para demonstrar insatisfação com o resultado divulgado da eleição presidencial. No fim do dia, quando as pessoas já se dispersavam, membros do Black Lives Matter e da Antifa começaram a violência contra famílias e idosos que haviam participado da manifestação. O jornalista Andy Ngô conseguiu filmar diversas ocorrências, uma mais covarde que a outra.

Se os prognósticos para o Congresso americano se confirmarem, um eventual governo Biden não terá facilidade de aprovação de projetos com forte teor ideológico

Os resultados para o Congresso estão perto da conclusão. No Senado, republicanos têm 50 cadeiras contra 48 dos democratas. As duas cadeiras em disputa são da Geórgia, e terão um segundo turno no dia 5 de janeiro de 2021. É quase certo que uma das vagas fique com a republicana Kelly Loeffler, pois, junto com o outro republicano, Doug Collins, teve 2,2 milhões de votos, muito acima do democrata Raphael Warnock, que teve 1,6 milhão de votos. A outra vaga está entre o atual senador David Perdue e o concorrente democrata, Jon Ossoff, se a recontagem dos votos não colocar Perdue diretamente na vaga, já que ele conquistou 49,7% dos votos, muito próximo da margem de eleição em primeiro turno. Na Câmara, os republicanos caminham para tomar 12 cadeiras dos democratas e deixar a diferença abaixo de dez cadeiras. Num Congresso como esse, um eventual governo Biden não terá facilidade de aprovação de projetos com forte teor ideológico.

A ex-procuradora federal e atual advogada de Trump, Sidney Powell, deu uma entrevista impressionante a Lou Dobbs, em seu programa na Fox Business. Powell afirmou que tem evidências fortes de funcionamento fraudulento dos sistemas de votação da Dominion, suficientes para reverter o resultado da eleição com folga, incluindo testemunhos de ex-funcionários da empresa. Mais que isso, ela afirma que tem provas de que houve interferência externa nas eleições, e que está ansiosa para apresentar todas as provas diante de um juiz. Ela afirma também que as máquinas da Dominion tiveram seu software atualizado apenas dois dias antes da eleição, mesmo sendo proibido fazer algo assim sem uma nova recertificação de segurança.

Semana que vem saberemos mais sobre tudo isso. Enquanto isso, no Brasil, as campanhas para o segundo turno estarão a todo vapor, já que serão apenas duas semanas até a próxima votação. Resumindo, esse tema continuará presente nesta coluna por algum tempo.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]