i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Quintela

Foto de perfil de Flavio Quintela
Ver perfil

O país mais racista do mundo

  • Flavio QuintelaPor Flavio Quintela
  • 31/08/2020 14:53
PROTESTOS MINNEAPOLIS
Incêndios em Minneapolis durante protesto do Black Lives Matter.| Foto: Kerem Yucel / AFP

Depois de um tempo longe desta coluna, volto a escrever semanalmente sobre assuntos diversos, com ênfase em política brasileira e americana. Em especial, nos próximos dois meses, pretendo abordar mais a americana que a brasileira, dada a proximidade das eleições presidenciais por aqui. Para este texto de retorno, escolhi um tema premente, o racismo nos Estados Unidos.

Não é segredo para ninguém que a imprensa brasileira se pauta, quase que exclusivamente, por três ou quatro empresas de mídia americanas quando quer dar seus pitacos sobre assuntos em voga neste lado do Equador. CNN, The New York Times e The Washington Post são, de longe, as fontes mais citadas por suas “afiliadas" em solo brasileiro, Folha, Globo, Estadão e UOL. Quando querem variar um pouco, citam a Bloomberg. Ocorre que essas empresas representam a fina flor do progressismo americano, tanto que são claramente identificados como “liberal media” por qualquer gringo que goste de discutir política.

Abre parênteses: nunca é demais lembrar que o termo “liberal”, em inglês, não tem a ver com o liberalismo econômico que é tão discutido no Brasil – aquele que, supostamente, o Paulo Guedes defende. O termo em inglês tem conotação política e significa, literalmente, “de esquerda” ou “progressista” (que não deixa de ser um eufemismo para “de esquerda”). Fecha parênteses.

Faz sentido dizer que os Estados Unidos da América são um país racista? Minha resposta é simples e direta: não

Para a mídia americana de esquerda, os Estados Unidos são um país extremamente racista, uma vergonha diante do mundo. Aliás, a convenção do Partido Democrata foi, basicamente, um amontoado de discursos em torno do mesmo tema: precisamos nos envergonhar do país que somos. Esse tema, por sua vez, é um requentado do que sobrou de Barack Obama, um presidente que passou oito anos pedindo desculpas para o mundo. Mas será que faz sentido dizer que os Estados Unidos da América são um país racista? Essa afirmação tem algum lastro na realidade?

Minha resposta é simples e direta: não.

O único motivo pelo qual uma parcela dos americanos cai nessa conversa é justamente a falta de noção que eles têm do que acontece fora daqui. Eles entendem seu país sob a falsa correlação entre índices socioeconômicos agrupados por raça e políticas sistemicamente racistas. Quando, na verdade, não existe outro país no mundo em que negros, latinos, indígenas, imigrantes e quaisquer minorias de que se possa lembrar tenham tanta oportunidade e liberdade para viver, empreender, se expressar e lutar com seus próprios meios por uma vida melhor.

Eis alguns dados que corroboram minha afirmação:

  • Os Estados Unidos têm mais imigrantes em seu território que qualquer outro país do mundo. Quase 45 milhões de pessoas que vivem aqui nasceram em outro país. Isso significa mais de 12% da população (uma em cada oito pessoas);
  • Não existe nenhum país do mundo que não tenha imigrantes vivendo nos Estados Unidos. Absolutamente todos os povos estão representados em algum grau nesta que é a maior aplicação prática da democracia em toda a história humana;
  • A renda per capita da população negra americana, embora inferior à da população branca ou asiática, ainda é maior que a renda per capita de 150 países, incluindo todos os países da América Latina, todos os países da África, mais da metade dos países da Europa e a grande maioria dos países da Ásia;
  • Nenhuma outra grande nação, pelo menos entre as que ocupam as primeiras posições em desenvolvimento humano e econômico nos diversos rankings mundiais, já teve um negro ocupando o cargo político de maior poder e importância. Barack Obama foi presidente por oito anos. O mais próximo disso é Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, que fez um “black face” quase 20 anos atrás e se mantém no cargo desde 2015;
  • Enquanto brancos perfazem 73% da população e 21% dos milionários, negros perfazem 12% da população e 7% dos milionários. Asiáticos, por sua vez, perfazem apenas 5% da população e incríveis 22% dos milionários;
  • O porcentual de negros nas forças policiais é de 12,8% – acima, portanto, da média porcentual populacional;
  • Grandes empresas americanas têm ou já tiveram negros em altos postos de comando. Merck, American Express, McDonald’s, Lowe’s, Delphi e Xerox são alguns exemplos.

Enquanto isso, no Brasil do amor, no Brasil da miscigenação, a quantidade de negros ocupando cargos executivos e vivendo com renda nos níveis mais superiores da pirâmide social continua próximo de zero. E o jornalista que só se informa pelo Google e pelo site da CNN continua achando que são os Estados Unidos que destroem a esperança de negros, latinos, imigrantes e minorias em geral. Ele ignora, por exemplo, que a polícia do Rio de Janeiro mata, sozinha, uma vez e meia mais que todas as polícias americanas combinadas, por ano. Por mais que as cenas de brutalidade de policiais americanos possam nos incomodar (com razão), menos de mil pessoas morrem por ano, incluindo todas as raças, pelas mãos de policiais aqui nos Estados Unidos. Isso corrobora o que mencionei anteriormente: o cidadão americano não tem ideia do que é a vida fora daqui. Ele não tem noção da realidade de uma favela ou mesmo de uma cidade falida no agreste nordestino.

Ainda que o analista da Globo fale ou o estagiário do UOL escreva, a realidade não se dobra. Os protestos do Black Lives Matter movimentaram muita gente aqui logo depois da morte de George Floyd. Eu vi pessoas de todas as raças e etnias se revoltando com a brutalidade do policial. Mas tudo tem um limite. Se nem presidiários respeitam criminosos que são condenados por abuso sexual, por que a população se revoltaria com um policial que atirou em um criminoso desse tipo que resistiu à prisão e saiu correndo em direção ao seu veículo? Jacob Blake tinha um mandado de prisão por abuso sexual e diversas ocorrências de violência familiar. O resultado das quebradeiras, incêndios e saques da última semana já surgiram em pesquisas eleitorais: o apoio popular aos protestos caiu em todos os grupos, incluindo os eleitores democratas. Entre independentes e republicanos, como era de se esperar, caiu em dobro. A coisa foi tão devastadora para a campanha de Joe Biden que Don Lemon, da CNN, disse com todas as palavras: “Os protestos precisam acabar. Estão refletindo nas pesquisas. Eles são a única coisa que está grudando nos democratas”. Como todo bom “progressista”, a preocupação é sempre com o poder, com o impacto das desgraças na próxima eleição. Nunca é com as pessoas e com suas tragédias.

Para o bem dos Estados Unidos e do mundo, é imperativo que cidadãos de todas as raças e credos parem de emprestar suas lutas a políticos inescrupulosos e seus partidos escravocratas. Mais que isso, a população negra americana não pode mais continuar refém do pensamento muito bem sintetizado pelo candidato Joe Biden quando disse que negros não são verdadeiramente negros se consideram votar em Donald Trump. Na festa dos democratas, ninguém pode fazer o que quer. Só é permitido agir como o partido determina. Isso pode até colar em alguns lugares, não aqui. Esta nação foi fundada sobre princípios de liberdade, e esses princípios estão arraigados no jeito de pensar do americano. É por isso que Donald Trump tem grandes chances ser reeleito em novembro. E, provavelmente, por uma diferença considerável de votos no colégio eleitoral.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • Z

    Zyss

    ± 13 dias

    Bom texto Quintela, só comente os eventos por aí e pare de tentar escrever algo sobre o governo atual brasileiro, estava fora do rumo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joel Ribeiro

    ± 13 dias

    Acima há uma informação de que são 38 comentários, no entanto só consigo ver um deles! Em um artigo de outro jornalista tem o mesmo problema, o que está acontecendo com este jornal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 13 dias

    Tenho uma observação a fazer ao seu texto qdo ele diz " a policia do Rio mata uma vez e meia mais que todas as polícias americanas combinadas. Nasci e vivo no Rio desde sempre e sei bem porque a nossa polícia mata. Porque se não matar, morre impiedosamente. Não devia ser assim, mas a realidade de nossas favelas, só o Fachin não conhece! De resto, os números que você pesquisou são eloquentes o suficiente para calar certos discursos que os compiadores da CNN, NYT etc...fazem aqui qdo se referem à violencia policial. Falta pouco para chegar aqui o Black Lives Matter e vermos repetidos os saques, incêndios e depredações do tipo made in usa....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Antônio

    ± 13 dias

    Juíza cita raça ao condenar réu negro por organização criminosa Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal de Curitiba, afirmou na decisão que 'seguramente integrante do grupo criminoso, em razão da sua raça, agia de forma extremamente discreta'. BOA TARDE! FLÁVIO, seja sincero comigo, será que nos estudos unidos não tem um juíza desta? Acho esse pensamento desta juíza que nos empobrece! Eu creio no amor, se não resolve, pelo menos nos deixa melhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 13 dias

      isso aí foi fake news... foi uma frase tirada do contexto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Massimo

    ± 13 dias

    Ponto de vista interessante olhando pelo aspecto econômico e observando claramente o ponto fora da curva que foi a eleição do Obama. Talvez convenha lembrar que até meados dos anos 60 havia segregação legal em muitos estados americanos, isso não foi há tanto tempo assim... ecos dessa época ainda se fazem presentes, não enxerga quem não quer ver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Ricardo Costa Pinto

    ± 13 dias

    Touché!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 13 dias

    Excelente matéria, esclarecedora! Creio que negros americanos de bem já devem estar saturados de serem usados como bucha de canhão da esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 13 dias

    O país mais racista do mundo é a China, e quase não se vê a grande imprensa Brasileira falando disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 13 dias

    Quanto as mortes no rio pergunto: quantas são resultantes de confrontos de traficantes? a polícia deve deixas as armas de lado entregar flores aos bandidos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 13 dias

      Não entendeu nada né?!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 13 dias

    EXCELENTE. ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Alves

    ± 13 dias

    Poderia tentar enxergar com a mesma imparcialidade o que acontece aqui no Brasil, Trump e Bolsonaro não são perfeitos, mas a esquerda ainda não aceitou perder as eleições e mentem descaradamente. Quanto à análise americana achei irretocável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cesar Tiossi

    ± 13 dias

    É um sopro de esperança ver que existe inteligência no Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fred. 1996

    ± 13 dias

    Excelente artigo! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irani Maciel

    ± 13 dias

    Um show de análise! Parabéns, Flário Quintela!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 13 dias

    Meia duzia que esperneiam e querem que todos aceitem. Quanto mais se fala em racismo mais fica acirrada a questão. Mudar a chave, senão é ficar falando de futebol toda hora , é como torcedor que fala do time dele é o melhor ou pior que o outro. Tem de achar solução de dar educação para as crianças não entrarem nas drogas urgente senão não haverá futuro decente. Muita energia para pouco resultado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose rodorval ramalho

    ± 13 dias

    Bem vindo de volta! Excelentes esclarecimentos. Apenas uma ressalva: não dá pra comparar a questão racial americana com a nossa. Nossa miscigenação, praticamente, impede a polarização branco x negro. É numa velha discussão. Mas, ainda pertinente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

    ± 13 dias

    Este artigo confirma uma frase de Bonaparte, "um jornal é um partido politico".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 13 dias

      Concordo contigo, se o seu comentário for com relação aos meios de imprensa citados no artigo, a "Liberal Media". Creio que foi essa sua intenção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 13 dias

    Excelente. Que bom que voltou!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 13 dias

    Rezemos par o Trump vencer. Do contrários a coisa vai ficar preta por lá. Putz, preta é substantivo de preto, que significa escuro, negro. ausência de luz, entenderam? Resumindo, se os democratas voltarem ao poder que vai mandar é o BLM, né não Quintela? Em tempo: Por que vc acha que Guedes é um "suposto" liberal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 13 dias

    Gostei da matéria. Um solista afinado perante uma orquestra de papagaios roucos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 13 dias

    Só quem teve a oportunidade de viver nos dois países, em idade madura e com capacidade analítica, sabe que o Brasil é muito mais racista que o EUA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 13 dias

    Pelo que vi na mídia, abordagem dos policiais foram corretas, mas os negros não obedecem e daí levam chumbo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    ± 13 dias

    A saída mais fácil é sempre culpar os outros, ou as instituições, pelas nossas falhas; isso pode, em alguns casos, ser verdadeiro, mas, em grande parte dos casos, não é. Não consegui o que queria? Então é porque me perseguiram, nunca porque não me empenhei o suficiente, ou fui incapaz (TODOS nós somos incapazes para algumas coisas, capacitados para outras - assim é a natureza humana)... Precisamos esperar menos dos outros, e confiar mais em nós mesmos, evidentemente dentro de certos limites. Se ficarmos denunciando racismo onde ele não existe, não teremos força nenhuma para agir onde ele existe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduard Fontcuberta

    ± 13 dias

    Flávio, apenas me restou um dúvida: a soma dos percentuais de milionários nos EUA no seu ponto de distribuição de milionários por raça fecha em 50%. Vc poderia por favor revisar ou reformular a frase? Não ficou muito claro. Obrigado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 13 dias

    O problema é que este papinho de racismo já encheu.,,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 13 dias

    Meu filho caçula ,o mais inteligente dos três , me narra sempre essa realidade americana ! Ele reside nesse país maravilhoso há 5 anos ! Trump forever !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 13 dias

    País racista elege Obama? Um país onde descendentes africanos são menos de 20% da população, elegeu por dois mandatos Obama. É evidente que latinos, asiáticos, brancos que votam no partido Democrata, votaram em Obama. Só que é da tradição política americana não perpetuar um partido no poder. No que fazem muito bem. EUA racista é uma piada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio Viana Ribeiro

    ± 13 dias

    Meus cumprimentos. Excelente análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo G. Hansen

    ± 13 dias

    Excelente...falou exatamente aquilo que a chamada "mídia oficial" não quer noticiar. Na mesma linha de pensamento da Ana Paula Henkel, que longe de ser racista, mostra os como os fatos ocorrem. Parabéns pelo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 13 dias

    Alguém racista, que evidentemente odeie os negros, votaria em um negro ? Os EUA possuem cerca de 87 pessoas não negras, a cada 100, (87 a 13), como então Obama foi eleito ? Duas vezes ? E observem no cinema, e na música. A impressão que tenho é que também existem mais negros que brancos, proporcionalmente. Se pudesse mudar, minha dica seria vamos ensinar a NÃO DISCRIMINAR, independente do que for: negros, orientais ou latinos. Protestantes ou católicos, pobres ou ricos e portadores de alguma deficiência ou não. NÃO DISCRIMINAR NINGUÉM é o lema a ser seguido, os negros estão incluídos naturalmente, como os anões e gigantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Q

    Quincas

    ± 13 dias

    Mais assertivo e preciso, impossível!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Santos

      ± 13 dias

      Acabei escrevendo antes de ler de fato a matéria. Quero me redimir, embora o que escrevi bate 100% com Flavio Quintela que merece os parabéns por fazer uma leitura melhor até que a dos americanos, afinal eles não se comparam com ninguém, e isso NÃO é sinal de arrogância. Para quem não sabe, a média dos americanos tratam qualquer pessoa de forma amável e educada. Eles tem um PADRÃO comportamental, nós não temos. Aqui temos pessoas SUPER educadas, mas tb SUPER sem educação. No Brasil ao pisar no pé de alguém pode ocorrer: um pede desculpas sinceras, e outro pergunta, o que você está fazendo com seu pé debaixo do meu ? Falta PADRÃO que deveria nos ser ensinado desde o nascimento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Rodrigues da Silva

    ± 13 dias

    Muito bom esse artigo, esclarecedor com estatísticas sérias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Luiz Demenech

    ± 13 dias

    Muito esclarecedor o seu texto!!! Obrigada!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonel Filho

    ± 15 dias

    Ótimo texto. Profundidade e com dados. Alô, Gazeta, vamos dar destaque na página inicial em vez de deixar escondido para “desbravadores” buscarem essa excelente e lúcida análise?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 15 dias

    Até nisso essa praga de esquerdistas é ruim. São organizados e coesos. Aqui no Brasil e fora predomina na mídia mainstream o aparelhamento dessa praga. Com isso, predomina a desinformação, a narrativa, a mentira e o engodo. A desonestidade intelectual desta seita (sim seita. Eles são contra tudo que não se enquadram nesta religião às avessas) é tanta que até aí nos Estados Unidos um ex-presidente faz apologia a violência e ao racismo. Quadradas as devidas proporções ele, Obama e o Lula são iguais. Dois mentirosos, desonestos. Em suma duas nulidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    ± 15 dias

    Muito obrigado pela matéria! Me fez sentir melhor e mais "normal", de volta ao bom senso que sempre achei que o cidadão médio do mundo (à direita ou à esquerda) pensa, e não as alucinações que têm rondado ultimamente muita mídias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]