• Carregando...
Caos urbano: o que está havendo com as grandes cidades?
| Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Os acontecimentos trágicos causados pela chuva no Brasil têm sido recorrentes no início de todos os anos. Mas este ano de 2020, em especial, chama atenção pelo tamanho do caos que as chuvas geraram em cidades como Belo Horizonte e São Paulo. Por que isso ainda acontece? Por que não estamos evoluindo em nossa infraestrutura para que notícias tão trágicas como essas não ocorram?

Primeiro, vale lembrar que o poder público tem uma parcela significativa de responsabilidade, principalmente, pelo descaso na preparação das grandes cidades para chuvas como as que vimos. Mas são diversos fatores que contribuem para isso, como lixo jogado nas ruas, aumento das vias nas grandes cidades, diminuição de espaços de escoamento de água.

E eu ainda tenho uma notícia não muito boa para você: a tendência é só piorar. Segundo relatório da ONU, há uma projeção de aumento populacional na ordem de 2,5 bilhões de pessoas nos grandes centros do mundo. Além disso, todos os meses, muitas pessoas saem de cidades pequenas ou da zona rural e se mudam para as capitais do Brasil em busca de oportunidades. Esse tema é tão preocupante que o Pentágono projeta um caos urbano a partir de 2030 e produziu um vídeo para orientar os soldados americanos sobre como lidar com esse cenário.

Há alguns anos, quando tinha o período de férias, era possível perceber uma sensível melhora no trânsito de São Paulo, mas, nos últimos dois anos, não dá mais para perceber que as férias existem. O trânsito piorou significativamente e não conseguiremos alargar ruas.

Para não ser um texto desanimador, vou te dar alguns caminhos que acredito que precisamos rever agora.

A primeira é: valorize as pequenas cidades. Há uma grande tendência no mundo de os pequenos centros se potencializarem e gerarem muito valor e riqueza. Se você mora em um, esforce-se para criar um ecossistema neste local, para que você não precise ir para uma grande cidade.

Agora, se você já mora em um grande centro, chegou a hora de vivermos a teoria que temos tanto falado nos últimos anos. Chegou a hora de rever nossos conceitos sobre onde moramos, como trabalhamos, sobre o compartilhar de fato e sobre não só como você se move, mas por que você se move.

Há mais de um ano, o Waze lançou no Brasil o Carpool, uma solução para compartilhamento de caronas, e talvez essa seja umas das soluções que mais funcionem para melhorar o caos no trânsito. Veja, é só você oferecer ou pegar carona. O número de pessoas por carro em São Paulo é de 1,4 e estima-se que, se chegarmos a 1,7 pessoas por carro, teríamos, todos os dias, o trânsito de domingo nos dias de semana em uma cidade como a de SP.

Não preciso nem falar sobre o lixo, não é? Chegou a hora de evoluirmos como sociedade e isso só acontecerá com cada um fazendo o seu papel. Fala-se muito sobre a Sociedade 5.0, que nada mais é do que o centro não ser o produto ou a indústria e sim as pessoas e, para esse movimento acontecer, teremos que parar de achar que a responsabilidade é sempre do outro e começarmos a nos responsabilizar para fazermos nossa parte. Posso te garantir uma coisa: pode ser que não consigamos grandes mudanças, mas só de inspirar nossos filhos a fazer o que é certo já valerá a pena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]