Thumbnail

Flavio Tavares

Flavio Tavares é referência em mobilidade no Brasil. Tem incentivado empresas e líderes a repensarem a maneira como fazem negócios e a terem um olhar mais sensível em relação às pessoas. É palestrante, fundador do Instituto PARAR, a maior plataforma de inovação e educação em mobilidade corporativa do Brasil, idealizador da Welcome Tomorrow, o principal evento sobre mobilidade e futuro da América Latina, e uma das maiores vozes sobre propósito da atualidade.

WTW 2020

Welcome Tomorrow 2020: um “evento” em movimento não tem fim

30/10/2020 21:52
Um dos maiores desafios que enfrentamos na pandemia, sem sombra de dúvida, foi nossa imobilidade. Sermos privados do nosso direito de ir e vir mexeu conosco e estamos vendo os reflexos disso nos dias atuais.
Vou te dar alguns números. A venda de bicicletas explodiu no mundo, chegando em alguns lugares a aumentar em mais de 5.000% as vendas. No Brasil, e em muitos lugares, elas estão em falta, com previsões de entrega para dezembro e, dependendo do modelo, somente no próximo ano. Sei que muitos fatores influenciam nesse aumento, mas um deles que se destaca é a vontade das pessoas em se locomoverem. Me lembro de uma frase do Albert Einstein que já escrevi por aqui: “A vida é como andar de bicicleta, para se ter equilíbrio precisamos estar em movimento”.
De certa forma, perdemos o equilíbrio da vida com a nossa imobilidade nesta pandemia e isso nos mostrou duas coisas importantes:
    Parecem antagônicas essas descobertas, mas não são, elas se complementam. Estávamos presos a um "se mover" robótico, operacional, que só servia para nos levar para onde tínhamos que ir. Agora, estamos redescobrindo o movimento da vida. Caminhar contemplando a cidade, andar de bicicleta e sentir a brisa no rosto. Escolher o movimento que, de fato, faça sentido. E isso faz total sentido para nós, sabe por que?
    Porque, através da Welcome Tomorrow, temos discutido isso há mais de 8 anos. Temos olhado o futuro, o nosso amanhã, como um resgate do conceito mais profundo, presente e transformador do movimento. Aliás, nós nunca nos enxergamos como um evento, nosso desejo sempre foi sermos reconhecidos como um movimento. Agora, pensa comigo, diante do cenário de 2020, como fazer um evento neste ano?
    Já tínhamos feito duas edições incríveis digitais, com o nome de Festival Novo Mundo, e tínhamos na agenda de novembro nosso desejado evento físico. Mas algo dentro de nós nos dizia que não conseguiríamos fazer um evento como nos outros anos, mesmo com todas as autorizações. A questão não era mais se seria permitido ou não, e sim se faria sentido. 
    Para nossa alegria, este ano, recebemos um presente muito especial, nosso evento entrou oficialmente para o calendário oficial da cidade de São Paulo. Isso foi importante pra nós, pois, para isso acontecer, era necessário ser votado na câmara de vereadores e de forma unânime recebemos este reconhecimento. Nossa história de amor com São Paulo ganhava mais um capítulo e por que não honrar isso?
    Então decidimos: não queremos fazer um evento só físico, nem só digital, queremos fazer um evento em movimento. Não queremos, neste ano, estar dentro de um estúdio ou dentro de um pavilhão, queremos que nosso estúdio sejam as ruas e a história de São Paulo. E em uma conversa com meus amigos Daniel Klein e Thiago Dantas, da DKS eventos e VMO Turismo, resolvemos nos unir para criar a Welcome Tomorrow - Em Movimento [Re]conheça São Paulo.
    Não existe futuro se não aprendermos a honrar nossa própria história e São Paulo é parte fundamental da história do nosso país. Então, como um gesto de gratidão a essa incrível cidade que tanto nos deu, estamos promovendo um evento para invadirmos literalmente a cidade e estarmos em todos lugares que pudermos estar. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, queremos contar histórias sobre o movimento do trabalho, da educação, da mobilidade, das carreiras, da vida, mas tudo conectado com uma linda história de fundo, que é da São Paulo.
    Esses dias serão um convite para que você não fique parado, para que redescubra seu movimento, que redescubra uma nova forma de interagir com a cidade. Um evento em movimento é um evento que não tem fim, porque não nos movemos sozinhos.

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão