• Carregando...
Barigui abre as portas para a Corrida do Povo
| Foto:

Local da Corrida do Povo, neste sábado às 20 horas, Parque Barigui é o ponto de encontro de esportistas há quatro décadas

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Parque Barigui recebe na noite deste sábado a Corrida do Povo

Ele é o quarentão mais querido da cidade. E esta noite será o palco da Corrida do Povo, prova de revezamento de 42 km, a partir das 20 horas, que vai reunir 1,5 mil atletas para uma corrida noturna no Parque Barigui. Oficialmente criado em 1972, o local já foi uma sesmaria e é hoje o principal ponto de encontro dos curitibanos que praticam atividade física ao ar livre.

Desde as primeiras horas do dia, o parque – que nasceu de uma adaptação urbanística para conter as enchentes do Rio Barigui – é tomado por praticantes de corrida, ioga, ciclismo e caminhada, que dividirem espaço com famílias que levam suas crianças e bichos de estimação para correr pelos imensos gramados.

Enquanto os corredores mais metódicos preferem as primeiras horas do dia para acelerar nas pistas recém-reformadas, os finais de manhã e as tardes são dos jovens no contraturno escolar, que se dividem entre o futebol, vôlei, patins, slackline e, claro, a paquera. O início da manhã também é a hora favorita para os mais velhos fazerem suas caminhadas e colocar o papo em dia.

“Só não dá para vir praticar exercício físico nos finais de semana. Fica muito cheio do pessoal que vem para ouvir som alto e beber”, diz a estudante de Medicina Veterinária Giovana Esmanhoto, 19 anos. Ela aproveita as pistas do parque para pedalar e caminhar. “É muito melhor do que ir à academia, é mais relaxante. Recebi uma má notícia e decidi vir direto para cá, para pensar”, conta.

O Barigui também é solidário aos atletas amadores em constante briga com a agenda. O advogado Marcelo Junqueira, 27 anos, diz aproveitar qualquer tempo livre no trabalho para ir ao Barigui. “Trabalho em um escritório no Centro, poderia correr nas canaletas [via dos ônibus bioarticulados], mas prefiro vir até aqui para poder também ficar mais perto da natureza, nem que seja por uma hora, e me livrar do esstresse da rotina urbana.”

O advogado conta que, nos últimos meses, também tem frequentado o parque à noite, com a melhora da iluminação ao longo dos 5 km de pistas. “Ficou bem mais seguro. Inclusive a passagem para o outro lado da Avenida Cândido Hartmann”, diz.

Ele refere-se à construção da trincheira que passa por cima do Rio Barigui e evita que os pedestres tenham de enfrentar o tráfego de automóveis na travessia. “As novas pistas ficaram ótimas. Mas as pessoas ainda não aprenderam a respeitar qual é a via do ciclista, qual a do pedestre. Com o tempo, acho que vão se acostumar”, diz Giovana.

Também serve de campo de treinamento para os times de futebol ameri­­cano que disputam ligas na­­cionais, como Coritiba Cro­­codiles e Curitiba Brown Spi­­ders. O preparador físico Cleverson Fratoni faz dos gramados do local seu centro de treinamento para ajudar jogadores de futebol desempregados. Por lá já passaram mais de 200 atletas sem emprego em busca de condicionamento físico e um novo contrato, como o ex-Coritiba Reginaldo Nascimento e o ex-Paraná Cristiano Ávalos.

Novos moradores da capital logo descobrem o Barigui. A vendedora Raquel Cortines Farias, 39 anos, trocou Belo Horizonte (MG) por Curitiba há um mês e já adotou o parque como um dos seus lugares preferidos. “Costumo caminhar e ainda não escolhi uma academia para malhar, mas gosto muito de vir para cá para fazer exercícios”, fala.

Corrida
Maratona envolve revezamento de duplas, quartetos ou octetos

A Corrida do Povo é uma prova de maratona em revezamento para 1.540 atletas, divididos em equipes formadas por duplas, quartetos ou octetos e que vai agitar a noite deste sábado no Parque Barigui. A largada será próxima ao estacionamento ao lado da BR-277, às 20 horas.

A prova é uma iniciativa da Gazeta do Povo com o objetivo de promover a atividade física e a solidariedade. Cada atleta correrá não só pelo melhor desempenho de sua equipe, mas também por uma criança. Parte do valor das inscrições foi revertido para a compra de brinquedos para jovens atendidos por entidades indicadas pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). As crianças personalizaram as numerações usadas pelos corredores, com desenhos e pinturas nas placas que serão afixadas no peito de cada atleta.

Cada corredor terá de completar ao menos uma volta nos dois lados do parque, correndo ao menos 5,2 km. Aos atletas, é importante lembrar que a organização do evento não fornecerá guarda-volumes, então é necessário levar o mínimo de equipamento extra possível. Os estacionamentos estarão liberados.

Serviço:

Na segunda-feira, a Gazeta do Povo publica a classificação completa com todos os participantes da Corrida do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]