• Carregando...
O Livro de Janót
| Foto: Reprodução

Ano de 29.745. Moscas artificialmente inteligentes descobriram os restos de um livro mitológico nos escombros do que parece ter sido uma cidade para inumanos. Pela primeira vez, desde o apocalipse virtual, foi recuperado material de fonte primária a ajudar a reconstituir aquele passado pré-histórico em que as pessoas, pasmem, caminhavam. Eis trechos do que foi encontrado:

(...)

"6. Um dia em que os filhos do Demônio se apresentaram diante dele, veio também Deus entre eles.

7. O Demônio disse-lhe: “De onde vens Tu?”. “Andei dando volta pelo bosque dos constituintes – disse Deus – e passeando por ele”.

8. O Demônio disse-lhe: “Notaste o meu servo Vilmar? Não há outro igual a ele na terra. É um homem íntegro e reto, temente a mim e se mantém longe de delações”.

9. Mas Deus respondeu a Satã: “É a troco de nada que Vilmar teme a Satã?

10. Não cercaste, qual uma muralha, a sua pessoa, o seu cargo e todos os seus processos? Abençoaste tudo quanto ele fez e seus julgados cobriram toda a região.

11. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui. Juro-te que te amaldiçoará na tua face”.

12. “Pois bem!” – respondeu o Demônio. “Tudo o que ele possui está em Teu poder. Mas não estendas a Tua mão contra a sua pessoa.” E Deus saiu da presença do Demônio.

13. Ora, um dia em que os ministros e ministras estavam em sessão e legislavam como se fossem o Congresso Nacional,

14. um mensageiro veio dizer a Vilmar: “Os vinhos importados estavam sendo guardados na adega e as lagostas pastavam perto deles.

15. De repente, apareceram os servidores do Coaf e anotaram tudo, passando a fio de print seus extratos. Só eu escapei para trazer-te a notícia”.

16. Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: “O fogo de Palocci caiu do céu; queimou, consumiu os presidentes e também os banqueiros. Só eu escapei para trazer-te a notícia”.

17. Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: “Os tiras, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os banqueiros e os levaram embora, depois de passarem a fio de delação os donos. Só eu escapei para trazer-te a notícia!”

18. Ainda este estava falando, e eis que entrou outro e disse: “Teus filhos e filhas tucanos estavam comendo e bebendo vinho importado na casa do irmão mais velho,

19. quando Henrique Valladares se levantou de repente das delações, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os não tão jovens. Correram todos. Só eu escapei para trazer-te a notícia”.

20. Vilmar, então, se levantou. Rasgou sua toga e rapou a cabeça. Depois, caindo prostrado por terra,

21. disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!”.

22. Em tudo isso, Vilmar nem pensou em pecado algum, nem proferiu contra seu Senhor blasfêmia alguma.

(...)

1. Ora, um dia em que os filhos do Demônio se apresentaram diante dele, Deus apareceu também no meio deles.

2. O Demônio disse-lhe: “De onde vens Tu?”. “Andei dando uma volta pela praça dos Três Poderes – respondeu Deus – e passeando por ela”.

3. O Demônio disse-lhe: “Notaste o meu servo Vilmar? Não há ninguém igual a ele na terra! É um homem íntegro e reto, temente a mim e se mantém longe de delações. Ele persevera sempre em sua integridade e foi em vão que me incitaste a perdê-lo”.

4. “Pele por pele!” – respondeu Deus – “O homem dá tudo o que possui para salvar a própria vida.

5. Mas estende a tua mão e toca-lhe nos ossos e na carne. Juro que te renegará em tua face.”

6. O Demônio disse a Deus: “Pois bem! Ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida”.

7. Deus retirou-se da presença do Demônio, conteve a mão de Janót e feriu Vilmar com uma delação de Aécio que o atingia desde a planta dos pés até o alto da cabeça.

8. E Vilmar pegou um casco de Brahma para se coçar, e assentou-se sobre um monte de processos."

As moscas pesquisadoras seguem na busca de outras partes do manuscrito assinado digitalmente por alguém chamado Janót, sobre quem não há quaisquer registros de feitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]