i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Francisco Razzo

Foto de perfil de Francisco Razzo
Ver perfil

A mais perigosa das revoluções

  • Francisco RazzoPor Francisco Razzo
  • 18/09/2019 00:01
“Capriccio” do Fórum Romano em ruínas, por Giovanni Paolo Panini.
“Capriccio” do Fórum Romano em ruínas, por Giovanni Paolo Panini.| Foto: Wikimedia Commons

Ao longo de pelo menos os dois últimos séculos, a democracia se consolidou como um valor político universal e irrecusável. Hoje, qualquer inclinação política contrária à democracia deve ser imediatamente rechaçada como uma ameaça à justiça. Liberais, sociais democratas e republicanos dizem amá-la. Na verdade, quase todos devotam amor a ela. Embora, como dirá Bernard Crick, Em Defesa da política, a “democracia” seja a palavra mais promíscua no mundo dos assuntos públicos.

De qualquer maneira, independentemente do que significa “democracia” e como esses seus “amantes” buscam se satisfazer com ela, autoritarismo, populismo e ditaduras têm em comum o fato de não aceitarem a liberdade como um valor político supremo. Democracia, pelo contrário, é mais do que tudo o regime político da liberdade: da liberdade de crença, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e até da liberdade de ofensa. Se você detesta a democracia, é porque detesta a liberdade.

Autoritários, populistas e ditadores amam, além de si mesmos, a ordem acima de tudo, e estão dispostos a usar todos os meios políticos necessários para mantê-la submissa ao próprio domínio. Eles detestam a liberdade. A liberdade sempre será o primeiro valor a ser combatido pela gentalha autoritária que ascende ao poder. O resto é verniz e retórica.

O totalitarismo herda do gnosticismo a concepção de que o mundo precisa ser “corrigido” e “restaurado”

No entanto, nem tudo o que ameaça a ordem democrática significa autoritarismo ou populismo — as duas palavras que atualmente flertam com os analistas da moda. Uma leitura mais adequada dos tipos de visões políticas não permite inferir que autoritarismo ou populismo sejam as únicas ameaças à ordem democrática. Defendo que a concepção totalitária de mundo se impõe como um problema muito mais sutil e perigoso.

Se a política se desenrola em um mundo dominado pelo caos e incertezas, e devido aos limites da natureza humana não conseguimos compreender com precisão geométrica esse desenrolar da política, uma coisa precisa ser considerada a respeito de quem está seduzido pela disposição totalitária: a crença na capacidade e o ardente desejo de transformar a estrutura desse mundo caótico e incerto. A mente totalitária tem horror à desordem e não aceita a condição precária em que se encontra a natureza humana.

Por serem meras categorias descritivas do fenômeno político, “autoritarismo” e “populismo” não dão conta de explicar esse horror ao caos e essa negação da natureza humana. Por isso, seria mais adequado entender que a mentalidade totalitária tem a ver com uma forma perversa de teologia política. Isso significa que não se limita a um fenômeno político, mas que traz em si todos os dramas e tensões de uma consciência religiosa fraturada pelo desespero de restaurar o mundo.

O que eu estou chamando aqui de “forma perversa de teologia política” se refere, em linhas gerais, ao seguinte: um conjunto com uma camada implícita e outra explícita de doutrinas que oferece respostas a todos os níveis vitais da existência humana. Sendo assim, portanto, todos os membros de uma sociedade são exortados a adotar passivamente essas doutrinas, pois a realidade foi revelada como tal para a consciência privilegiada do intelectual político que assumiu para si a missão de iluminar os rumos da história.

Para além de uma concepção do poder e do funcionamento de suas instituições, o portador desse conjunto de doutrinas acredita compreender o mundo em todos os seus níveis. O líder assume a responsabilidade toda para si, um peso monumental. A personalidade política forte capaz de agregar todas as forças necessárias para realizar a transformação mais radical da estrutura do mundo e da história.

Trata-se de uma visão holística da coisa. Como escreveram Juan J. Linz e Alfred Stepan, em A transição e a consolidação da democracia, no totalitarismo “líderes, indivíduos e grupos retiram todo o seu senso de missão, legitimidade e muitas vezes até as políticas específicas de seus compromissos com alguma concepção holística da humanidade e da sociedade”. Todo esforço do ideólogo totalitário pode ser caracterizado segundo o que que Carl J. Friedrich e Zbigniew K. Brzezinski chamaram de “ideologia caracteristicamente focalizada e projetada para um perfeito estado final da humanidade”.

A consequência imediata dessa crença apocalíptica é a destruição de qualquer tipo de dualismo que tece nossas relações e sustentam nossas instituições sociais e políticas: indivíduo x sociedade; espaço privado x espaço público; sociedade civil x sociedade política; Igreja x Estado. Não há mais espaço para essas diferenciações, pois tudo é uma coisa só. Nesse caso, a mobilização deve ser total.

O totalitarismo não se reduz a uma teoria do poder, a uma visão de governo ou a uma teoria do Estado. Antes de ser político, o totalitarismo quer oferecer uma resposta completa aos anseios fundamentais da existência humana. Desse modo, “escatologia” é a melhor palavra para se compreender o que se passa na cabeça de um totalitário, já que é exatamente disso que se trata: dar uma resposta última à toda existência do homem no cosmos, que está “fraturado” e precisa ser “corrigido” pela ação salvífica do líder e do grupo politicamente engajados.

Totalitarismo não significa uma simples narrativa ideológica a respeito de como deve funcionar o governo, a economia, a educação e a segurança em uma sociedade democrática. O totalitarismo, pelo contrário, herda do gnosticismo a concepção de que o mundo precisa ser “corrigido” e “restaurado”. Por isso a rejeição de praticamente todas instituições existentes. Afinal, elas são obras de um “demiurgo maligno”. O totalitarismo é revolucionário nesse aspecto. Na verdade, trata-se de uma revolução permanente, a mais perigosa das revoluções.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    Lucas Cantadori

    ± 8 horas

    Brilhante! Parabéns pela lucidez

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elza Janzen

    ± 2 dias

    Texto muito bom. Porém, eu argumentar ia que não é a ordem que é almejada por totalitárias e sim o domínio e poder. Regimes comunistas por exemplo são em geral totalmente caóticos em todos os sentidos, mesmo que se procure a ordem no sentido de domínio. A ordem no sentido de ordem seria mais algo mais procurado pela direita (nazismo). A aparente ordem em regimes socialistas deriva da mentalidade de que todos devem ser e pensar igualmente ao invés da busca pela ordem de fato. Claro, todas essas mentalidades sendo ideológicas e por consequência totalitárias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricio Maoski

    ± 3 dias

    Acho que a ideia do totalitarismo não se refere especificamente a esquerda e a direita (ambas podem ser totalitárias), mas a certos governantes que se colocam na posição de intocáveis e defendem a eliminação dos opositores. O debate é sempre bom. E sem os contrários não há debate, apenas o silencio do autoritarismo e da violência. Democracia pressupõe a convivência e o debate entre os que não concordam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 3 dias

    Um monte de palavras estudadas e contextos vagos, pra dizer que não disse nada pois não tem resposta pra nada. É mais um filósofo de boteco, bebendo e apontando as mazelas mas não tem uma só solução. E não há solução fora da ORDEM, pois quem vive na desordem vive naturalmente, ou, com as leis da natureza (Darwim, o mais forte, o mais adaptado, escolha!). Civilização é ordem, ou vá pra selva! Os índios tem ordem. Muita besteira pra esconder o modismo e o alinhamento ideológico. Mais do mesmo, Lacron!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 3 dias

    O texto é uma referência direta à ideologia socialista, pois a mesma rejeita o caos natural da humanidade e tenta, por meio da figura forte de um líder que se embasa nas ideias de meia dúzia de pensadores, controlar todos os aspectos da sociedade, passando por cima da vontade individual e tradição construída naturalmente ao longo de toda a evolução humana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Elza Janzen

      ± 2 dias

      Não só ao socialismo, também à por exemplo o nazismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joviana Cavaliere Lorentz

    ± 3 dias

    Parabéns Razzo! Texto gostoso de ler mas ao mesmo tempo com densidade para ser estudado em grupo. Concordo totalmente com você. O pensamento totalitário é a maior ameaça à humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 3 dias

    Artigo perfeito; ainda mais quando estamos sendo governados por uma pessoa que foi eleita, mas pensa que foi enviada pelos céus para salvar o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Alberto Tanaka

      ± 3 dias

      Esse comentário expressa exatamente a contradição dos "democratas": a Democracia só serve quando atende aos nossos propósitos, do contrário atende aos interesses dos "outros". E esses "outros" são sempre fascistas ou religiosos. O texto ilustra perfeitamente a consequência ou o objetivo da chamada crença que é a destruição de qualquer tipo de dualismo, como defendido no comentário, que ainda assim, conclui pela perfeição do artigo. Não sei o autor, mas eu detesto quando concordam com minhas ideias pelos argumentos errados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    Não sei porque lembrei do nosso “demiurgo”, aquele que se acha o mais honesto da terra - quiçá do universo, né? - e que está preso lá em Curitiba. E o Chaves e seu herdeiro Maduro? E os irmãos lá de Cuba? E tantos que a história nos conta?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 3 dias

      Cara, qual é o teu “demiurgo? O Lularapio? Bolsonaro tem seus defeitos, como também tem suas virtudes. Não me ajoelho pra ninguém. Não tenho ídolos de barro. Pelo menos agora não temos no governo uma OCRIM que rapinou o país, né valente?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON ZETI

      ± 3 dias

      Pode por nesta lista o atual salvador da pátria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Marcio Guimarães Sant'Anna

    ± 3 dias

    Seus textos são muito bons !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Borsatto Baldissera

    ± 4 dias

    Gostei da relação com o gnosticismo. E, as religiões em geral apresentam essa concepção. Mas, o nosso retorno, do caos primordial, não seria a ordem, afinal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.