i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Francisco Razzo

Foto de perfil de Francisco Razzo
Ver perfil

Francisco Razzo é professor de filosofia, autor dos livros "Contra o Aborto" e "A Imaginação Totalitária", ambos pela editora Record. Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP.

Genocida de estimação

  • Francisco RazzoPor Francisco Razzo
  • 09/09/2020 00:01
Manifestação de comunistas em Londres, no dia 1.º de maio de 2009.
Manifestação de comunistas em Londres, no dia 1.º de maio de 2009.| Foto: Troublemaker1949/Wikimedia Commons/Domínio público

Não há equivalência entre defender Stálin e a democracia liberal. Você poderia até demonstrar que o socialismo soviético foi uma deformação do comunismo e defender, por princípio, o comunismo. Porém, não há qualquer equivalência entre defender comunismo, como tese, e a tirania de Stálin.

Eu não conheço um único liberal que, hoje, defenda atrocidades cometidas por figurões do colonialismo europeu. A violência foi um desvio de caráter dos indivíduos com seus interesses deturpados e não um atributo do próprio sistema democrático.

Os que acreditam na democracia liberal e na economia de mercado como arranjo de uma sociedade possível, mais livre, justa e igualitária, não o fazem porque consideram esse arranjo uma via definitiva de redenção para o homem. A ordem liberal e a economia de mercado, como qualquer outra forma de organizar a sociedade, acumulam erros justamente por serem sistemas falíveis, como qualquer outro sistema político humano. Os sistemas políticos deste mundo expressam todas as fraquezas humanas e estão sujeitos a virtudes e vícios dos indivíduos. O perfeito e misericordioso reino de Deus é de outro mundo.

Marxistas-leninistas reabilitaram a defesa de Stálin como um mal necessário

Portanto, o sistema mais perfeito será sempre fadado ao fracasso dado a fragilidade inerente à própria condição humana. O que se tenta criar é um método coletivo capaz de amenizar a nossa situação de injustiça no mundo. A democracia liberal e a economia de mercado têm demonstrado algum sucesso para barrar a emergência de coerções arbitrárias. E qualquer tentativa de achar que ela funciona como uma ordem perfeita não passa de uma alucinação tirânica.

No entanto, para quem olha os eventos na sociedade como se fossem movidos por forças históricas cegas, não haverá muita dificuldade em dizer que “em nome do livre mercado o rei Leopoldo da Bélgica assassinou 8 milhões de africanos no Congo. Liberal assassino!”, e botar na conta das democracias liberais as sádicas escolhas de Leopoldo.

Ora, o fato é que não há um único liberal que defenda, à luz do próprio liberalismo, o (com o perdão do termo) “empreendimento” de Leopoldo na Bélgica. E olha que não sou o maior fã do liberalismo, como meus leitores sabem. A democracia liberal tem muitos problemas, mas definitivamente o rei Leopoldo da Bélgica não pode ser entronizado como seu representante.

Por outro lado, é que esse tipo de ataque à democracia liberal vem de uma nova geração de defensores do camarada Stálin, o genocida de estimação da nova esquerda raiz, que busca se desvincular do advento do progressismo fofo das redes sociais. Sim, Stálin é entronizado como um grande representante do marxismo. Tem alguns errinhos, mas sabe como é...

De repente, marxistas-leninistas reabilitaram a defesa de Stálin como um mal necessário. Afinal, infelizmente, para combater a democracia liberal numa economia de mercado, coisas horríveis precisaram – e precisam – ser feitas. De qualquer forma, a violência não é uma novidade no processo revolucionário. Trata-se de uma dimensão estruturante do engajamento político da classe operária, segundo os marxistas. Jones Manoel, um conhecido professor que reacendeu a defesa do stalinismo, diz com todas as letras: “Eu defendo a ditadura revolucionária do proletariado, tal qual Marx, Engels, Lênin. Matar pessoas, em uma revolução, é uma contingência que acontece. Os bolcheviques não venceram o exército branco com flores”.

A retórica da violência revolucionária já estava presente em um texto de Karl Marx em 1847, A Miséria da Filosofia. Não se combate a opressão com abraços, uma revolução não é um processo de transição entre o antigo e o novo, mas a derrubada do antigo para erigir o novo. Diz Marx com clareza cristalina: “Uma classe oprimida é a condição vital de toda sociedade fundada no antagonismo entre classes. A libertação da classe oprimida implica, pois, necessariamente, a criação de uma sociedade nova [...]. A organização dos elementos revolucionários como classe supõe a existência de todas as forças produtivas que poderiam se engendrar no seio da sociedade antiga”.

A violência não é uma novidade no processo revolucionário

Há um significado explícito na transposição revolucionária entre a velha sociedade em ruínas e a nova sociedade: a terra prometida, a libertação da classe trabalhadora de toda ordem burguesa implica a abolição de todas as ordens.

O método “científico” de Marx é extremamente imaginativo. Seu poder de descrição da revolução total é inversamente proporcional à sua capacidade de descrever como seria, afinal, a sociedade sem classes: “A classe trabalhadora substituirá, no curso do seu desenvolvimento, a antiga sociedade civil por uma associação que excluirá as classes e seu antagonismo, e não haverá mais poder político propriamente dito, já que o poder político é o resumo oficial do antagonismo na sociedade civil. Entretanto, o antagonismo entre o proletariado e a burguesia é uma luta de uma classe contra outra, luta que, levada à sua expressão mais alta, é uma revolução total”.

Mas gostaria de destacar o próximo trecho, pois ele demonstra o DNA do método que deverá ser adotado pelos marxistas de ontem, hoje e sempre: “Somente numa ordem de coisas em que não existam mais classes e antagonismos entre classes, as evoluções sociais deixarão de ser revoluções políticas. Até lá, às vésperas de cada reorganização geral da sociedade, a última palavra da ciência social será sempre: O combate ou a morte: a luta sanguinária ou nada. É assim que a questão está irresistivelmente posta”.

Marxistas optaram pela violência por entenderem a história como um campo de batalha. Porém, matar em nome do bem é uma contingência para a definitiva reconciliação do homem consigo mesmo no final feliz da história.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcelo Faria

    18/09/2020 13:52:47

    Engraçado como esse pessoal esquerdopatas falam de que numa revolução a morte é uma pequena consequência, mas, após perder a luta, E ser anistiado, brigam na justiça para serem indenizado$$$$. Ora, a morte pode ser consequência natural, mas essa “boquinha” eu não posso perder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mauricio Conde

      10/09/2020 17:36:43

      Excelente texto!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo H.

        10/09/2020 16:59:26

        Excelente e oportuno artigo sobre o óbvio.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          João Teixeira Pires

          10/09/2020 16:34:31

          Obrigado à Gazeta do Povo e seus colunistas que vem, aos poucos, mas continuamente, desmascarando o socialismo, comunismo, o politicamente correto e a esquerda. Parece não haver mais dúvidas das razões de esquerdistas não criticarem Cuba, Venezuela, China, Coreia do Norte e afins. Simplesmente porque estes adotam políticas e práticas que fazem parte do protocolo esquerdo-patológico de poder. Isso só pode ser combatido mesmo com uma robusta contra-cultura, que vem amadurecendo no Brasil com um equilíbrio maior entre o dito "progressismo" e um conservadorismo pautado pelo respeito e democrático. Vamos em frente!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduardo Prestes

            10/09/2020 14:12:36

            O marxismo, se levado a sério, sempre acaba em genocídio. No marxismo, não há espaço para a dissidência, a disputa democrática, a oposição. O marxismo é tribal, quem não faz parte da seita sequer tem as opções de aderir, aceitar sem reagir ou desaparecer do mundo. Assim foi em TODOS os países comunistas...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              All Jr

              10/09/2020 13:57:09

              Comunismo é uma ideologia genocida! Está no DNA dela! Todos seus seguidores são pessoas que carregam o vírus do autoritarismo, pois defendem um Estado no qual a vida do ser humano não é um valor fundamental! Defendem a violência, Campos de concentração e morte para todos os que não seguem essa “religião secular”. Ainda bem que as pessoas estão acordando e enxergando a verdade sobre esses genocidas. Acorda Brasil!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Ciro Santos

                10/09/2020 13:33:37

                Nós dias de hoje o sujeito defender essa ideologia porca é caso de hospício.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • E

                  Eduardo Prestes

                  10/09/2020 14:15:28

                  PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT, PCO, etc... Nunca conheci um defensor de Mussolini ou Hitler, mas há milhões de defensores de genocidas como Lênin, Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Che Guevara e outros...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                10/09/2020 12:48:08

                Essa escória marxista/stanilista é o que há de mais vil por aí. Mama mia!, eles não aprenderam nada. A história está aí pra lhes esfregar nas suas fuças - e sem máscaras - os milhões de mortos, pobreza e tirania, Holomodor? É invenção da CIA, né? Essa cambada de imorais sempre estão a procura de um DEVIR, de um amanhã radiante. Só que ele nunca deu certo, nunca da certo, nunca chega. Experimentos não faltaram pra isso. O último está acontecendo aqui pertinho das nossas fronteira tupiniquins. Na Venezuela.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • L

                  Luiz

                  10/09/2020 13:55:34

                  Ah sim Sartan, esqueci de lhe perguntar também: qual é o seu genocida de estimação?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luiz

                  10/09/2020 13:53:17

                  Vestiu carapuça, nogeeeento? quem defende as ideias de um Stalin, de um Lenin, ou mesmo de um Mao é o quê seu imoral? Eu escolho o lado do bem. Qual é o seu lado valente?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • S

                  Sartan

                  10/09/2020 13:19:38

                  Chamar os outros que você escolhe de escoria deve ser muito bom para seu ego.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • S

                Senor Rodriguez

                10/09/2020 12:41:32

                Marxismo e nazismo: quantas coisas em comum. Enquanto um se baseava na busca necessária da “paz” da perfeita sociedade ariana, o outro prega a “paz” de cemitério depois que os “inimigos” forem expurgados. Essa gente tem sérias deformações de caráter. Ideologias de morte tem que ser criminalizadas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                4 Respostas
                • S

                  Senor Rodriguez

                  10/09/2020 17:02:03

                  Sartan: Vc está sugerindo que o nazismo "não foi bem assim"?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mirtão

                  10/09/2020 16:21:25

                  Sartan: Tanto a direita quanto a esquerda tem seu lado bom e ruim. O problema, nobre comentarista, é que aqui no Brasil a esquerda caiu nas mãos do genocida Lula. Simplesmente assim.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carmo Augusto Vicentini

                  10/09/2020 14:16:25

                  Sartan: sua desonestidade intelectual é infinita...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • S

                  Sartan

                  10/09/2020 13:25:09

                  Para ver que direita e esquerda no fundo são todos iguais. a tática de empurrar tudo de ruim para o lado que lhe convém também faz parte disso

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • N

                Nm

                10/09/2020 12:05:51

                Bom texto com base na história. Para quem não tem paciencia de ler recomendo duas séries da neflix, sobre o assunto. TROTSKY e O CAMINHO DOS TORMENTOS.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • H

                  Henri Moreno Fernandes

                  10/09/2020 11:52:16

                  Os socialistas perderam e continuam perdendo o debate, já que o que eles prometeram nunca foi cumprido! Agora querem ganhar na porrada!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • O

                    Orlando Tambosi

                    10/09/2020 11:31:24

                    Faltou dizer que o mercado, base da economia capitalista, nasceu espontaneamente das necessidades reais das pessoas e não de teorias artificiais nascidas de mentes supostamente brilhantes. Todas as teorias "perfeitas" exigiriam homens perfeitos para serem exequíveis e jamais seremos perfeitos. Maria do Espírito Santo Gontijo Canedo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      H. Romeu Pinto

                      10/09/2020 11:17:11

                      A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais. (Winston Churchill) Entretanto, se um bunda mole esquerdista me mostrar um lugar, um só sequer, onde comunismo/socialismo, ou qualquer uma dessas formas de governo "do povo e para o povo", mas que sempre acabam por sí quando acaba o dinheiro (dos outros) ou em genocídio, fome e miséria, então falaremos sobre formas de governar. Até lá, passem pano, distorçam ou espanquem a verdade, façam o que quiser, vivam em suas bolhas, sonhem com o paraíso (vermelho)...sei lá!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz Alberto

                        10/09/2020 9:10:32

                        O Chico com seu comentário raso parece até comunista envergonhado. Ruborizados se proclamam socialistas". Ao menor contato com a realidade tornam-se "sociais-democratas", coisa que ninguém sabe direito o que é.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          José Vicente bittencourt

                          10/09/2020 4:54:01

                          Quem já leu qualquer tipo de biografia do Yossef Stalin, sabe que o "guru" dele foi Lenin. Trotski fez mais do que Stalin, que só tinha habilidade nos bastidores, na burocracia. Era o típico ambicioso que pacientemente, aguardou a chance. Quando Lenin morreu, Stalin foi oportunista e dominou outros possíveis aspirantes ao poder majoritário na Rússia. Trotski, que se tornara Bolchevique, já fora afastado por intrigas de Stalin e dois assessores. Ao assumir o poder, a 1ª iniciativa de Stalin, foi acabar com toda a liberdade artística. Que tal, hein, Chico, Caetano, Gil, Betânia, etc? Após, cometeu muitas maldades.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo

                            10/09/2020 3:19:07

                            Como Marx, falou, falou, falou e não disse bhosta nenhuma.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              10/09/2020 2:43:43

                              Sem comentários ... esquerda está completamente fora de órbita

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.