i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Francisco Razzo

Foto de perfil de Francisco Razzo
Ver perfil

A ética da censura

  • Francisco RazzoPor Francisco Razzo
  • 09/12/2020 15:49
Invocar o lugar de fala é apenas um novo modo de calar interlocutores.
Invocar o lugar de fala é apenas um novo modo de calar interlocutores.| Foto: Peter H/Pixabay

Esses dias uma leitora me perguntou qual seria minha opinião sobre “lugar de fala”. Confesso que, do ponto de vista teórico mais refinado, nunca tinha me preocupado detidamente com este assunto; não obstante eu já tenha recebido alguns recadinhos dos defensores da nova ética da censura – pois, pensando bem, a expressão “este não é seu lugar de fala” é só um jeito sofisticado para mandar alguém “calar a boca”.

Para vocês terem uma ideia do estado da arte da sofisticação retórica, veja o que diz este trecho escrito pela principal defensora do “lugar de fala” atualmente no Brasil: “O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas”.

Há tantos pressupostos aqui nestas linhas. Destacaria dois que estão em níveis distintos. O primeiro pressuposto é o sociológico: aceita-se um certo tipo de teoria da estratificação social. O segundo, mais complexo, é o epistemológico (de fundamentação do conhecimento), que discutiria o valor de verdade do discurso.

A expressão “este não é seu lugar de fala” é só um jeito sofisticado para mandar alguém “calar a boca”

A abordagem sociológica de “lugar social” de fato nos oferece perspectivas distintas a partir do status social, que em geral indica um certo lugar de prestígio no arranjo social. Porém, para os defensores do “lugar de fala”, prestígio se reduz a “privilégio social” dentro de uma rede hierárquica de conflito que esconde a grande verdade descoberta por eles: o opressor quer silenciar o oprimido.

Afinal, quando se recorre ao “lugar de fala”, o objetivo nada mais é do que dar visibilidade a pessoas que tiveram suas vozes e saberes silenciados ao longo de um árduo e violento processo histórico: as minorias. Portanto, ainda do ponto de vista sociológico, esse modelo teórico de estratificação social como teia de conflitos precisa vir acompanhado das teorias identitárias dos movimentos sociais.

O problema dessas abordagens é o grau de abstração conceitual adotado para falar das experiências de indivíduos concretos interagindo numa sociedade complexa. Os agentes sociais são categorias teóricas e não a concreta efetividade das experiências de pessoas reais. Para os teóricos do lugar de fala, quem age e fala na sociedade é uma ideia abstrata: a ideia de “mulher negra”, a ideia de “homem branco cis” (para ficar com dois exemplos).

Por isso que, do ponto de vista da fundamentação epistemológica (desculpem o “filosofês”), defender o lugar de fala é um problemão. Já que o conhecimento verdadeiro não pode ser justificado por prestígio social. O que sustenta o valor de verdade de um discurso não é o lugar que o emissor ocupa na sociedade, por mais prestígio social que possa ter.

O método que confirma a eficácia de uma vacina para Covid-19, por exemplo, não tem a ver com prestígio social determinado pela luta entre opressores e oprimidos no arranjo triste de uma sociedade hierarquizada – embora os cientistas que desenvolverem a vacina devam receber todo o prestígio do mundo por esse feito.

Resumindo: o valor de verdade de um discurso não é determinado por posicionamentos na cadeia social. Xerxes poderia se autodeclarar um deus vivo encarnado e determinar a posição de cada um de seus súditos, mas a autoproclamação não implica verdade, exceto para o fantasioso delírio de Xerxes. Um exemplo mais próximo de nós: imagine que terraplanistas, por um engenhoso recurso de marketing, começassem a ganhar “privilégios” sociais. Isso nada implicaria no formato da Terra.

O que os teóricos do lugar de fala desejam é implodir a sociedade pela guerra, revolucionar as instituições sociais; destruí-las, portanto

Do ponto de vista epistemológico, o lugar de fala precisa ser o lugar da verdade, independentemente do prestígio social de quem fala.

Além desses pressupostos, eu gostaria de trazer outras três questões ligadas ao tema do “lugar de fala” que precisam ser colocadas em primeiro plano. 1. o tema da representatividade política; 2. o tema da empatia e compaixão humana; 3. o tema da disposição para o questionamento.

Com relação à representatividade política, penso que numa sociedade democrática faz bastante sentido político o questionamento por representatividade. Lugar de fala é evocar justamente um ponto de partida para exigir representação no espaço político. Democraticamente, instituímos o conflito de ideias como o espírito da vida social.

No entanto, há dois problemas que vão apontar para os temas da empatia e do questionamento. A ideia de lugar de fala não pode ser um lugar fechado e exclusivo, mas um lugar inclusivo dessa dimensão ética da empatia e compaixão. Se somos seres sociais e compartilhamos a vida mediante a linguagem, falar é um dos principais caminhos que me levam à compreensão do sofrimento e da exigência do outro por justiça.

Se no ambiente público minha fala não tem legitimidade porque não é vivida em primeira pessoa em referência à autocompreensão de um grupo, contraditoriamente o lugar de fala destrói a possibilidade de diálogo e, última análise, de compaixão. Em outros termos, vira mesmo lugar de guerra. E é isso o que os teóricos do lugar de fala desejam: implodir a sociedade pela guerra, revolucionar as instituições sociais; destruí-las, portanto.

Nosso universo de experiência discursiva é ilimitado e podemos questionar absolutamente qualquer coisa. Se alguém diz que eu não posso falar de um assunto por não pertencer a um grupo X, Y ou Z, já que não tenho representatividade legítima, então estamos sendo negligentes com o fato de o ser humano poder questionar e pensar a respeito de tudo. Ou seja, a tese do lugar de fala se transforma numa defesa implícita da servidão voluntária.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
9 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 9 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    fernando jorge da silva fogageiro

    ± 0 minutos

    Os caras só não trabalham mas, para inventar termos "novos" eles se superam. Pragmatismo quase nenhum. Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      10/12/2020 16:57:42

      "Lugar de fala", mais um oxímero criado pela turma identitária do politicamente correto, prezado. Esses cara s ão competentes em criar novas falas. Essa novilíngua de esquerdistas hipócritas, como bem vc diz, "se transforma em numa defesa implícita da servidão voluntária".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        SILVIO MACIEL ROCHA

        10/12/2020 15:09:38

        Parabéns! Reconheço que vinha a tempos sendo muito crítico com o colunista. Porém devo reconhecer que esse artigo foi brilhante e elucidador.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luis_GonzagaBR

          10/12/2020 14:25:59

          Brilhante!!! O apelo ao "lugar de fala" nada mais é do que a transposição, para o universo da expressão, da tática marxista-leninista de vangloriar-se de defender justamente aquilo que se oprime. A esquerda em geral usa isso com maestria, como defensores das liberdades, da justiça e dos desvalidos...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Ricardo Maia

            10/12/2020 13:12:35

            Artigo excelente. Concisão com profundidade

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Mauricio

              10/12/2020 12:51:27

              Deu vontade de decorar esse texto para poder falar para alguém, tamanha a beleza das palavras. Parabéns, Francisco!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Ana Luiza

                10/12/2020 12:03:35

                Excelente!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  André

                  09/12/2020 23:57:17

                  Muito bom!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LSB

                    09/12/2020 19:36:27

                    Excelente artigo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.