• Carregando...
Campanha de Lula cria sites e perfis nas redes sociais para angariar votos de evangélicos
Lula intensificou busca por votos dos eleitores evangélicos pesquisas indicarem queda do petista entre esse segmento da população.| Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação PT

O autor da coluna desta semana é Geremias Couto, pastor muito respeitado das Assembleias de Deus, teólogo, jornalista e escritor de, entre outros, A transparência da vida cristã – um estudo sobre o Sermão do Monte, coautor de Teologia Sistemática Pentecostal e Visão cristã sobre política, além de comentarista de revistas para a Escola Bíblica Dominical, que alcança milhões de membros da centenária denominação pentecostal. Recentemente um grupo de “cristãos progressistas” lançou um folheto intitulado É tempo de esperança: o Brasil tem jeito – o que os evangélicos realmente querem para o Brasil, em apoio ao ex-presidiário e candidato à Presidência Lula (PT) e a seu vice e antigo adversário político Geraldo Alckmin (PSB), para tentar ganhar o eleitorado do evangelho. Nessa semana, o pastor Geremias Couto avalia o panfleto.

“É tempo de esperança”: o Brasil do PT

Há um panfleto sendo distribuído entre os evangélicos, que tenta pintar Lula como o homem que salvará o Brasil. O discurso é messiânico e lança mão, inclusive, de versículos bíblicos isolados para dar a impressão de que ele é o homem escolhido por Deus para essa hora. O documento não leva a assinatura de nenhuma personalidade evangélica, mas vem com a marca de um grupo que se intitula “Restitui Brasil”; entre os nomes que aparecem no site, alguns têm perfil notadamente esquerdista e tintas teológicas liberais.

É possível que muitas pessoas, por desconhecimento, caiam na lábia do discurso envernizado sem terem a cautela de atentar para o fato de que nada do que ali é prometido caracteriza a prática política de Lula e corresponde ao programa de seu partido. O emprego de versículos bíblicos nada significa. Aliás, o diabo foi o primeiro a torcer as palavras de Deus no Éden e a empregar, depois, textos isolados do Antigo Testamento na tentação de Jesus. Só que ele soube desarmá-lo com o emprego correto da própria Palavra de Deus. Esse ponto já é suficiente para que acendamos a luz de advertência.

Os militantes “progressistas” que se definem como evangélicos pintam Lula como “a alma mais honesta” do Brasil, expressão que o próprio candidato cunhou para si

Se Lula estivesse concorrendo à sua primeira eleição, seria o caso de, eventualmente, conceder-lhe o benefício de poder estar falando a verdade através de seus ventríloquos. Mas ele não é novo na área. Já o conhecemos desde as três primeiras eleições que disputou e perdeu, e seus dois mandatos, seguidos dos mandatos de Dilma Rousseff, cujas maiores contribuições foram o mensalão e o petrolão – isto é, a era PT foi responsável pelo maior escândalo de corrupção em toda a história do país.

Mas agora os militantes “progressistas” que se definem como evangélicos pintam-no como “a alma mais honesta” do Brasil, expressão que o próprio Lula cunhou para si. Nada mais justo, portanto, que olhemos ponto por ponto o que essa cartilha propõe, usando versículos bíblicos, repita-se, como promessas de campanha do candidato, mas visando sobretudo descaracterizá-lo de sua eterna cor vermelha para lhe dar um colorido mais palatável, lembrando aquela clássica metáfora usada por Jesus para qualificar os doutores da lei: sepulcros caiados. Por fora, só aparência; por dentro, podridão ao infinito.

O PT e a defesa da família

A primeira mentira, citando Provérbios 17,6, aparece ao sugerir que Lula será o protetor da família e fará a defesa de seus valores. Basta apenas escutar o que ele disse recentemente e está espalhado pelas redes sociais para perceber que se trata de um grande mentiroso, apaniguado pelos seus ventríloquos. Lula afirmou com todas as letras para quem quiser ouvir que o modelo bíblico de família está superado e precisa passar por um processo de revisão. A presunção do que foi dito implica na aceitação de outros modelos de família, diferentemente do que afirmam os seus ventríloquos.

Aliás, a descriminalização do aborto fez parte do PNDH3 em decreto assinado por Lula, então presidente, tendo posteriormente os seus termos amenizados no Decreto 7.177/10 para “questão de saúde pública” em virtude da imensa pressão da maioria do povo brasileiro. Só que na prática nada mudou. Descriminalizar o aborto é parte do metabolismo político do PT e de seus satélites, como atestam contínuas manifestações de próceres petistas. O verniz dado pelos ventríloquos não muda a natureza. Lula é contra a família nos moldes bíblicos.

O PT e a defesa da paz

A segunda mentira, citando Mateus 5,9, que trata da bem-aventurança dos pacificadores sob a perspectiva do Reino de Deus, diz que as armas dos crentes são espirituais, para então afirmar que Lula pretende um país com “menos armas e mortes”. Poderia até ser verdade, se ele renunciasse à sua segurança para andar nas ruas sem qualquer proteção armada e garantisse de fato a segurança da população. Mas só o fato de um ministro do STF, Edson Fachin, de linha progressista, proibir a polícia de entrar nas comunidades dominadas pelo tráfico no Rio de Janeiro revela a verdadeira natureza da proposta. Uma população desarmada fica fragilizada e se torna vulnerável à ação de qualquer governo totalitário. Talvez não seja isso que queira o Lula?

O PT e a retomada do emprego

A terceira mentira, citando 1 Timóteo 5,18, promete o retorno do emprego, com a valorização do salário mínimo e a criação de mais oportunidades de trabalho. Embora o texto trate da dignidade do salário, refere-se primariamente àqueles ministros cristãos que militam no ensino da Palavra de Deus, ainda que o seu sentido possa estender-se aos demais trabalhadores. Onde estaria, então, a mentira? Em seu governo, Lula manteve os pobres na pobreza a depender das migalhas oferecidas por sua administração, enquanto nunca em toda a história econômica os bancos lucraram tanto como naquele período. Se houve algum compartilhamento de riquezas, foi uma “ação entre amigos”, mas os pobres continuaram nas mesmas condições.

Olhemos, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco. As obras ficaram paralisadas durante o seu governo e no de Dilma Rousseff, com o povo do sertão prisioneiro dos carros-pipas, açudes secos e o plantio a perecer pela falta de água. Só agora a realidade começou a mudar, com a retomada das obras e a chegada da água a lugares onde antes só havia seca, mas hoje permite que até o trigo floresça em abundância. Lula é o pai de si mesmo e de seus asseclas. Não há como defini-lo de outra forma.

Se Lula estivesse concorrendo à sua primeira eleição, seria o caso de, eventualmente, conceder-lhe o benefício de poder estar falando a verdade através de seus ventríloquos. Mas ele não é novo na área

O PT e a proteção social

A quarta mentira cita Eclesiastes 3,12-13 em contexto totalmente distinto; os ventríloquos afirmam com ela que Lula debaterá com a sociedade uma ampla rede de proteção social, garantida por nova legislação trabalhista, para assegurar o emprego do trabalhador. Mas admito o direito do leitor de perguntar: por que se trata de uma mentira? Pela simples razão de que quanto maiores forem os encargos sociais, a consequência é menos produção, pelos custos que acarretam, menos emprego e menor giro de dinheiro, que mantém por sua vez o giro da economia. Em uma frase: menos produção, mais desemprego.

O PT e a Previdência Social

A quinta mentira, citando Tiago 5,14, diz que Lula buscará um modelo para que todos os trabalhadores tenham direito a uma Previdência Social justa. Mas ele e o seu partido estiveram no poder por 14 anos e nem sequer propuseram ou fizeram qualquer reforma. Mais uma vez, assim como o diabo na tentação de Cristo, partem de um texto bíblico isolado para justificar outra coisa que o texto não diz. Já está mais do que provado que um Estado pesado, paquiderme, não tem condições de gerir uma Previdência justa; aquele pessoal com altíssimos salários não quer perder o status quo na aposentadoria para ajudar aquele trabalhador que não desfruta de tais privilégios. Mentem mais uma vez os ventríloquos do candidato.

O PT e a valorização das mulheres

A sexta mentira, citando a carta de Paulo aos Gálatas 3,28, afirma que Lula quer a real valorização das mulheres. Ora, senhores ventríloquos, por que citar uma passagem que tem relação com o Corpo de Cristo – a Igreja? Paulo fala, ali, sobre o efeito do Evangelho, que iguala a todos, homens, mulheres e pessoas de qualquer etnia, como dependentes de Cristo para a salvação. Nesse sentido, nenhum sobrepuja sobre o outro. Convertam-se!

A mulher se valoriza quando reconhece o seu papel no diagrama de Deus. A mulher se valoriza quando se prepara em seu papel complementar na família, ao lado do marido, para que ambos sejam colunas de sustentação dos filhos. Não é com Bolsa Família, uma política compensatória, que a mulher se valoriza, mas com acesso ao mercado de forma tal que não dependa das migalhas do governo.

Por falar em políticas compensatórias, os Estados mais democráticos costumam adotá-las. Mas é um modelo que tem porta de entrada e porta de saída. Tem caráter temporário. Visa atender o contribuinte em situações emergenciais, como desemprego, por exemplo, até que a normalidade se restabeleça. Não é um cabide do Estado para manter as pessoas prisioneiras e dependentes do que o Estado faz. Eventualmente, pode-se dar o peixe. Mas ao mesmo tempo é preciso ensinar a pescar, com programas que favoreçam a profissionalização do trabalhador. Não, senhores ventríloquos, o que querem é tornar o Estado o pai de todos. O que buscam é abrir clareiras para a implantação de um regime socialista no Brasil. Os senhores nunca terão o nosso apoio!

O PT e a liberdade

A sexta mentira, citando Gálatas 5,13, é um prêmio dos ventríloquos à “eisegese” bíblica – ou má exegese. A liberdade de que fala Paulo é outra. Nada tem a ver com a liberdade da democracia. Usar o texto para encimar uma proposta política é forçar a barra ou achar que os crentes são analfabetos funcionais de Bíblia. Liberdade, ali, significa a nossa libertação da escravidão do pecado para viver a vida cristã segundo os padrões do Reino de Deus, e não deste ou daquele projeto político. O uso do texto soa pura enganação! Ora, a única forma de vivê-la é mediante a abundância do fruto do Espírito Santo em nós, contrapondo às obras da carne.

Por que o PT, em 14 anos de governo, não fez do SUS o melhor sistema de saúde do mundo? O que fez foi atender os interesses do Foro de São Paulo e implantar o Mais Médicos

Mas, se querem tratar do tema no campo político, o candidato que defendem não é esse primor em defesa da liberdade. O que fazem políticos petistas que lhe prestam obediência? Profanam templos, agridem a fé cristã, falam em tolerância religiosa desde que os outros se calem e eles determinem quem tem o que se convencionou chamar de “poder de fala”. Essa é a liberdade que defendem. Já em seu primeiro mandato, houve várias tentativas de Lula emplacar a regulamentação da mídia, que nada mais é do que estabelecer uma “Gestapo” para censurar os meios de comunicação. O tema voltou com força nesta campanha. Lula não tem nenhum pejo em defendê-lo. Já o fez em distintas ocasiões, diferentemente da proposta defendida na cartilha, que não passa de “conversa para inglês ver”. Com isso, sabe o que poderá acontecer amanhã? Muitas igrejas serão proibidas de ter os seus programas na mídia tradicional e serão monitoradas de perto nos streamings das redes sociais. Alguns poderão argumentar: e se houver ofensa no uso da liberdade de expressão? A lei já prevê a penalização para esses casos. Trata-se dos crimes de calúnia, injúria e difamação. Mas calar a nossa voz agora em nome de supostos crimes futuros é um acinte à liberdade.

O PT e a criação

A sétima mentira, citando o Salmo 24,1-2, que trata do domínio de Deus sobre toda a Terra, é outra farsa de uma interpretação farisaica. Não há, ali, qualquer conotação política, a não ser a de que o Senhor domina sobre todas as coisas, valendo citar, inclusive, que é ele quem põe e depõe reis. Toda a autoridade lhe pertence. O Salmo ainda acrescenta que só subirá ao monte do Senhor ou permanecerá no seu santo lugar o que é limpo de mãos e puro de coração. Seria o candidato dos ventríloquos, o Lula, assim qualificado? Veremos daqui a pouco. Mas, em suma, ele não é essa pessoa que esteja preocupada em cuidar da criação de Deus até porque a fé, para o seu partido, não faz nenhum sentido.

O PT e a educação

A oitava mentira, citando outra vez a Escritura de forma equivocada em Provérbios 22,6, é a que promete educação de qualidade. Mas foi isso que o PT fez em 14 anos de administração? Absolutamente não! O que fez foi introduzir a doutrinação marxista nas escolas, a ideologia de gênero e engendrar a distribuição do kit gay, que só não ocorreu porque houve muita pressão e o projeto acabou morrendo no nascedouro por acordo político nos bastidores. O nível de analfabetismo hoje é tal que até os militantes petistas e de esquerda não sabem interpretar um pequeno texto. Não é essa educação que queremos para o Brasil, senhores ventríloquos.

O PT e a saúde

A nona mentira, citando de novo uma passagem fora de contexto, Mateus 9, 12 – na qual Jesus diz que são os doentes que precisam de médicos e não os que têm saúde –, é a que promete tornar o SUS um sistema que resolverá todos os problemas de saúde do Brasil. Ora, senhores ventríloquos, os doentes de que fala o Senhor Jesus são os doentes da alma, para os quais a mensagem sanadora são as boas novas do Evangelho. Mas, se querem falar sobre o SUS, por que o PT, em 14 anos de governo, não o tornou na prática o melhor sistema de saúde do mundo? O que fez foi atender os interesses do Foro de São Paulo e implantar o Mais Médicos, cujos profissionais vinham de Cuba e cujos salários em sua maior parte para lá voltavam, enquanto estes viviam à míngua no Brasil, sem que o sistema tivesse qualquer aprimoramento.

“Quando os justos governam”

A única verdade citada pelos ventríloquos do candidato é a de Provérbios 29,2: “Quando os justos governam, alegra-se o povo”. Mas a grande contradição é que Lula não preenche este requisito, porque ele é em si mesmo uma grande mentira. Saibam os senhores que tanto no mensalão como no petrolão os delatores o nomearam como o chefe da quadrilha. Lula foi condenado em três instâncias do Judiciário. “Mas o STF anulou as condenações”, dirá alguém. Anulou, mas não inocentou. Em razão de filigranas políticas e jurídicas, os processos voltaram à primeira instância, onde teriam o seu curso caso não ocorresse a prescrição, como se imagina tenha sido o propósito. Portanto, não se enganem com essa conversa. O Lula deste panfleto não é o Lula da campanha. É o Lula envernizado por “cristãos progressistas”. É o Lula pintado a ouro, numa tentativa de enganar pessoas ingênuas. Mas você tem os olhos de Cristo Jesus para guiá-lo em toda a verdade.

Pode ser que você receba este panfleto na porta de sua igreja. É seu direito recebê-lo ou recusá-lo. Seja, no entanto, elegante. Caso não queira parecer mal-educado, receba-o de maneira cortês e lance-o na primeira lixeira que encontrar pelo caminho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]