Thumbnail

10 principais tecnologias corporativas da última década

João Moressi Jr.*

Inovação e Tecnologia

As 10 principais tecnologias corporativas da última década

10/03/2022 22:04
Os últimos dez anos trouxeram inovações extraordinárias e revolucionárias para as tecnologias corporativas. Do 5G à computação de ponta e análise preditiva, é difícil pensar que nos próximos dez anos teremos uma taxa de inovação ainda mais rápida.
Antes de começarmos a olhar para o futuro, João Moressi Jr., fundador e CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI, destaca as 10 principais tecnologias corporativas que impactaram as empresas na última década.

1. XaaS: Tudo como Serviço

Começou com a nuvem e depois explodiu. O modelo de entrega e compra “como serviço” (as-a-service) floresceu em desktops, armazenamento, contêineres, software, plataforma e muito mais.
Dentro do cenário corporativo, um dos que mais se destacou foi o “Squad as a service”. Nele, quem está precisando dos profissionais de tecnologia, em vez de abrir processo seletivo para buscar esses talentos, opta por contratar uma empresa de TI que fica responsável por montar e disponibilizar um time multidisciplinar para se dedicar exclusivamente ao cliente, com especialistas e profissionais seniores nas posições de Tech Lead, Product Owner, Scrum Master, Desenvolvedores e QA, por exemplo.
Agora, o tudo como serviço – ou XaaS (everything as a service) – é a nova realidade, que está nascendo como uma tendência de modelo operacional para entrega de serviços de TI. “Seguindo o modelo de implantação rápida da nuvem, o XaaS também pode se tornar um mecanismo de receita e crescimento para empresas inovadoras, além de aumentar eficiências internas” finaliza o executivo.

2. Blockchain

Os casos de uso corporativo para blockchain são talvez os mais inovadores de todos nesta lista. Essa tecnologia tão badalada pode transformar completamente a cadeia de suprimentos e os serviços financeiros, entre muitos outros. “Como o blockchain ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento nas empresas, os próximos anos provavelmente trarão um valor incalculável de aplicações que ainda não foram pensadas pelas corporações”, aposta o executivo.

3. Análise preditiva baseada em deep learning

A corrida de dados começou anos atrás, mas, nos últimos anos, as tecnologias corporativas começaram a aparecer para transformar dados em inteligência. A análise preditiva baseada em deep learning deu um passo adiante. Aproveitando os avanços em inteligência artificial (IA), empresas inovadoras integram análises baseadas em IA em muitos tipos de software, possibilitando o uso de dados históricos para prever comportamentos no futuro. “Estamos vendo isso em tantos lugares, que talvez seja a inovação empresarial mais bem-sucedida dos últimos tempos. Um dos melhores exemplos é prever as preferências do usuário final e violações de segurança”, destaca Moressi.

4. Computação de Borda (Edge Computing)

A computação de borda é um excelente exemplo do ritmo acelerado da inovação tecnológica de hoje. Começou como a Internet das Coisas (IoT) e agora está se transformando no próximo passo de transformação de TI.
Alimentada pelas promessas do 5G e potencialmente bilhões de coisas conectadas, a computação de borda é um dos principais contribuintes para as grandes reformas de TI das empresas e a necessidade de transformação digital. Isso não significa apenas gerenciar dispositivos, mas também tentar proteger e conectar aplicativos, usuários e recursos a esses dispositivos.

5. 5G

Considerada pelos especialistas em Telecom a “próxima e mais radical geração de comunicações móveis”, o 5G significa simplesmente a quinta e uma das mais impactantes gerações da telefonia. Embora ainda não esteja no mercado geral, o setor de comunicações já está gerando um buzz sobre essa tecnologia que está mudando o setor. Dentre os objetivos mais notáveis que o 5G vai proporcionar, estão:
  • Volume de dados até 1.000 vezes maior;
  • Redução de 5x no tempo de trânsito de dados;
  • 10 a 100 vezes mais dispositivos conectados, incluindo IoT;
  • Redução de 10x no consumo de energia;

6. Segurança Adaptativa

Os recursos de segurança adaptáveis mudaram a forma como as empresas combatem as ameaças da era digital. “Em vez da antiga abordagem de esperar para ver, as inovações de segurança adaptáveis permitem que as empresas prevejam e se protejam automaticamente contra ameaças”, explica o CEO.

7. Espaço de trabalho digital

Assim como o home/anywhere office ganharam força, a tecnologia do usuário final avançou massivamente com a introdução do espaço de trabalho digital.
A tendência de mobilidade empresarial evoluiu da produtividade individual e da equipe, para a verdadeira transformação dos processos e que está reinventando os negócios em todos os setores. “O espaço de trabalho digital capacitou os funcionários a trabalharem fora do escritório e isso é possível por meio da transição de uma empresa de uma infraestrutura centrada em hardware para uma infraestrutura definida por software”, comenta o CEO.

8. Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

O aprendizado de máquina (machine learning) está adentrando em muitos tipos diferentes de tecnologias corporativas. Do software de gerenciamento de relacionamento com o cliente ao envolvimento do consumidor e administração de rede, atinge quase todos os segmentos de negócios. E isso é apenas o começo.

9. Realidade Aumentada na prática

No início dos últimos anos, vimos um aumento no interesse em torno da realidade aumentada (AR). A adoção corporativa, embora mais lenta do que o lado do consumidor, é promissora. Os casos de uso por empresas são empolgantes, apesar de a RA estar nos estágios iniciais de desenvolvimento e adoção. Os exemplos incluem ajudar a mecânica industrial a usar as mãos livres, permitir treinamentos virtuais imersivos, oferecer experiências inovadoras de varejo, melhorar o atendimento ao paciente, dentre muitas outras ações.

10. Rede Virtual em Nuvem

Ao contrário da rede do passado, a rede virtual em nuvem é definida por software, permitindo uma malha com todos os elementos conectados executados em uma rede comum com o mesmo conjunto de serviços.
Ao contrário da rede do passado, a rede virtual em nuvem é definida por software, permitindo uma malha de rede em nuvem com todos os elementos conectados executados em uma rede comum com o mesmo conjunto de serviços.
*João Moressi Jr. é CEO da Opah IT.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão