Thumbnail

Denise Asnis*

Opinião

5 tendências do mercado de trabalho e contratação para 2021

08/01/2021 10:00
Quando falamos de mercado de trabalho e contratações, podemos afirmar que o ano de 2020 ensinou importantes lições tanto para os profissionais quanto para as empresas. Profissionais aprenderam a ser resilientes e flexíveis, enquanto a maioria das empresas precisou se alfabetizar digitalmente.
Mas como esse ano atípico irá afetar o mercado de trabalho e as contratações em 2021? Leia cinco tendências abaixo.

1. Rotina híbrida, talentos globais e novos formatos de contratação

O home office chegou para ficar e deverá se manter de forma híbrida. Consequentemente, modelos de contratação também estão mudando. Profissionais não competirão mais apenas com candidatos locais, já que a disputa por talentos globais ganhou ainda mais força.
Além disso, empresas contratarão talentos para atuar por projetos e com funções definidas. Cargos padronizados vão perder força, pois não incentivam a agilidade e a capacidade rápida às mudanças, pontos que se provaram tão importantes em 2020.

2. Processos seletivos focados em diversidade, inclusão e soft skills

As organizações darão enfoque para questões de diversidade, incluindo gênero, raça e formação. Além disso, o processo seletivo será intensificado a partir dos soft skills.
Isso nos leva a duas tendências: 1) processos seletivos deverão apoiar a avaliação de perfis profissionais e pessoais ideais com menos interações e mais rapidez e 2) foco na contratação de pessoas com excelentes habilidades comportamentais frente a conhecimentos, experiência ou formação.

3. Novas estratégias para a retenção de funcionários

Está claro que os benefícios que as empresas oferecem aos funcionários deverão ser repensados e atualizados. Afinal, um notebook e um auxílio para o home office contam muito mais agora.
A assistência médica também será um dos pontos cruciais para a retenção de talentos. Desta forma, o mercado deverá democratizar esse benefício não só em valor, mas em modalidades. Inclusive, pensar em diferentes formas de oferecer cuidado médico.

4. Áreas que estarão em alta em 2021

O último ano acelerou ainda mais a busca por desenvolvedores e a competição em 2021 para conquistar os melhores talentos estará bastante acirrada. A procura também aumentará nas áreas de segurança da informação, ciência de dados, engenharia de software, infraestrutura de TI e business intelligence.
Outras áreas que vivenciarão mudanças são:

    5. 2021 é o início de uma nova era

    O último foi desafiador e será inesquecível. Ele veio para nos lembrar que é durante as crises que aprendemos e evoluímos. O novo normal já está começando a tomar forma e nos próximos anos vivenciaremos as consequências da pandemia. Esteja atento às tendências de 2021 e vamos à luta por um mundo melhor para todos nós.
    *Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção virtual, e profissional com mais de 25 anos de experiência na área de RH. Dentre suas passagens estão as empresas Natura, onde esteve por mais de 10 anos.

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão