Thumbnail

Como a chegada do 5G deve impactar startups no Brasil

Ricardo Pedraza*

5ª geração

Como a chegada do 5G deve impactar startups no Brasil

05/08/2022 20:45
Carros autoguiados, cirurgias realizadas por médicos a quilômetros de seus pacientes, realidade aumentada acessível e centenas de outras soluções digitais - como o ecossistema financeiro - devem estar cada vez mais presentes no Brasil em um futuro cada vez mais próximo com a chegada da tecnologia 5G no país.
A expectativa é que a tecnologia ofereça velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida que a 4G, usada atualmente em território brasileiro, e, consequentemente, impulsione diversas soluções digitais, com potencial de ampliar a atuação de startups brasileiras e empresas baseadas no Brasil.
De acordo com um estudo feito pela empresa de consultoria Deloitte Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a demanda por soluções 5G para diversas áreas da economia tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões durante a próxima década para as startups.

Cenário digital com o 5G

Com a digitalização fortemente impulsionada durante o isolamento na pandemia, mais do que nunca, empresas, e trabalhadores dependem de processos digitais. O cenário representa uma oportunidade valiosa para a implementação de tecnologias e soluções que possibilitem a interação, e até mesmo a transformação, de processos usando a tecnologia 5G.
Na Tribal, temos visto que as plataformas digitais são fundamentais para aumentar a produtividade de empresas em diferentes estágios de crescimento, pois permitem que as equipes se concentrem em atividades que agregam mais valor ao negócio.

Maior horizonte de negócios

Com a chegada do 5G e sua automatização, processamento de dados mais forte e reforço de IA, combinados com o crescimento exponencial do comércio eletrônico, as empresas continuarão expandindo seu alcance para comprar e vender produtos on-line para um público específico em todo o mundo. Mas para eles, para participar desta atividade, devem ter uma plataforma digital e soluções de pagamentos que possibilitem e apoiem seu crescimento.

Mais agilidade e conectividade com o 5G

Uma das maiores vantagens anunciada pelos desenvolvedores da tecnologia 5G é o aperfeiçoamento no desempenho da latência. O termo é usado para descrever quanto tempo os dados levam para sair de um ponto e chegar a outro. Ou seja, quanto menor a latência, melhor o desempenho e a velocidade da transmissão.
A expectativa é que esta evolução na transmissão de dados torne algumas soluções mais confiáveis e, portanto, mais difundidas entre os brasileiros. Especialistas estimam que o aumento de transmissão de grandes volumes de dados tornará serviços como a automatização mais estáveis e, portanto, mais populares.
Cerca de 80% dos executivos de redes de dados de empresas brasileiras veem a tecnologia sem fio avançada como a base para inovação e transformação, de acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte Brasil. Em outubro, a empresa de consultoria entrevistou 51 profissionais que trabalham em instituições empenhadas na adoção do 5G agora, ou dentro de 3 anos, e traçou um panorama da expectativa em torno do crescimento da tecnologia nos próximos três anos.

Redução de custos

Além da inovação, a redução de custos também está entre as razões para adotar o 5G ao se integrar ao ecossistema digital. A previsão é que a convergência das telecomunicações e da Tecnologia da Informação em velocidade cada vez maior elimine processos lentos e onerosos, expandindo possibilidades de investimento em áreas críticas para o crescimento de startups em desenvolvimento, como a financeira, por exemplo.

Mais segurança

Outra preocupação que pode ser atenuada com a adoção do 5G é o aperfeiçoamento de mecanismos de segurança de dados e informações internas em empresas. A mudança provocada pela adoção do trabalho remoto tornou dados digitais mais expostos e, consequentemente, mais vulneráveis a vazamentos e ataques cibernéticos. Portanto, o investimento em segurança, de acordo com o público entrevistado, deve acompanhar as transformações dinâmicas pelas quais os ambientes de telecomunicação e tecnologia da informação passarão nos próximos anos.

Planejamento, Convergência e Consistência

A transformação trazida pelo uso do 5G no Brasil será grandiosa e inevitável. Por isso, é importante que empresas estejam atentas para importantes oportunidades de investimento em novas tecnologias que dialoguem com a recém-chegada geração de redes sem fios no Brasil, garantindo a transição segura do empreendimento a cada nova fase de convergência de tecnologias em telecomunicações. Somente com planejamento e investimento perene em soluções compatíveis com a dinâmica de ecossistemas digitais, as startups poderão crescer no mesmo ritmo do desenvolvimento digital atual.
* Ricardo Pedraza é Head of Business Development para Tribal na América Latina.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão