Thumbnail

Gabriel Ortiz*

Crescimento de 35%

Pequenas e médias empresas alavancam migração para serviços em nuvem

15/06/2020 13:46
O período delicado que vivemos está marcado pelo forte movimento digital e pela definição de bases para o “novo normal” nas relações de trabalho. A adaptação às pressas do home office e o salto digital que o isolamento social impôs aos negócios deu luz ao que já era uma tendência antes: a migração para a nuvem. Dados da IBM e Barclays apontam que o modelo em nuvem cresceu 35% no último ano no Brasil, e acredito que o atual momento deve alavancar esse número.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Se antes mesmo da pandemia esse caminho para a nuvem já estava acontecendo, está claro também que ele vem de baixo para cima. Segundo dados do relatório Global Cloud Computing Scorecard, o Brasil é o maior investidor em serviços de nuvem da América Latina, mas com baixo índice de aproveitamento dos benefícios relacionados à escalabilidade. Sem dúvida, em um curto espaço de tempo o sucesso das pequenas e médias empresas será a vitrine a alavancar o mesmo processo para as demais.
Isso porque, de acordo com o relatório ISG Provider Lens™ 2019 Public Cloud, a grande migração para serviços em nuvem (SaaS, PaaS, IaaS) é mais proeminente em empresas de pequeno e médio porte, visto que elas têm mais agilidade no que diz respeito a contratos. Usualmente as empresas que lidam com grandes contas e grandes contratos de software têm uma ação mais conservadora em relação a migrações de plataformas.
A pandemia que estamos enfrentando colocou no radar de todas as empresas a necessidade do trabalho remoto. Todos tiveram que se adequar a uma nova realidade. E esse momento coloca em evidência as limitações de soluções de instalação local. Certamente essas fragilidades serão motivo de uma migração para modelos onde a disponibilidade é fator crucial, o que é uma das principais características do modelo de computação em nuvem.

Comunicação em nuvem

A Nexcore Tecnologia, empresa curitibana referência em soluções em atendimento e comunicação Omnichannel, oferece softwares que podem ser implantados em nuvem e eles são, atualmente, os mais procurados pelos clientes.
A maior vantagem dos sistemas em nuvem é a dupla disponibilidade e elasticidade, e ambas fortalecem os serviços da Nexcore. Cada vez mais a infraestrutura empresarial migra para a nuvem, e administrar uma solução de comunicação com a tecnologia em nuvem deixa para trás o fator hardware e sua obsolescência, e também as questões de disponibilidade do serviço. Hoje em dia é possível habilitar uma solução de comunicação com redundância geográfica em apenas alguns cliques.
Ou seja, uma solução em nuvem pode ser disponibilizada em questão de horas e ajustada de acordo com as necessidades e o tamanho do cliente. Lembrando que existe a desvantagem da dependência que o cliente tem da disponibilidade do seu link de internet, sem o qual não há acesso a soluções cloud.
Esta desvantagem, no entanto, pode ser atacada com a utilização de redundância de link de acesso, se utilizando de duas fornecedoras de internet ao mesmo tempo. Fica a dica.

Ameaça ao hardware?

O crescimento dos softwares em nuvem pode caracterizar uma ameaça aos modelos de hardware e outros softwares empresariais e, na minha opinião, realmente são porque as soluções em nuvem vieram para ficar. Foi-se o tempo em que, para se agregar novas funcionalidades à sua solução de comunicação, era necessário um grande investimento e a adição de mais módulos de hardware. Com as soluções em nuvem tudo é software, e está apenas a um clique da ativação.
*Gabriel Ortiz é profissional de sistemas de informação especializado em telecomunicações e sistemas embarcados. É cofundador e solutions architect da Nexcore Tecnologia. Fundada em 2011, a empresa curitibana é referência nacional em soluções de atendimento e comunicação omnichannel que otimizam relacionamentos com clientes.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão