Thumbnail

Gestão flexível e modernizada: as promessas tecnológicas para 2022

Régis Lima*

Automação e cibersegurança

Gestão flexível e modernizada: as promessas tecnológicas para 2022

23/12/2021 16:00
O ano de 2021 foi marcado pelo enorme investimento em tecnologia. Seguindo uma forte tendência de investimento em transformação digital, amplificada no último ano em razão da pandemia de coronavírus, as empresas continuam promovendo processos de digitalização e adquirindo soluções para tornar a rotina operacional das equipes mais ágil e eficiente, reduzindo custos e elevando a segurança durante todas as etapas do processo de produção de seus serviços e produtos.
Neste sentido, a tecnologia tornou-se o principal pilar de modernização e inovação no ambiente corporativo. Diante de desafios como elevada competitividade, qualidade de entrega e escalabilidade, é preciso atenção constante aos modelos de execução de processos, sempre buscando por soluções para torná-los mais eficientes. Por isso, em 2022, o ecossistema tecnológico deverá seguir no centro das atenções da liderança, com novas tendências digitais ganhando ainda mais destaque e investimento.

Cibersegurança será ainda mais importante

A segurança é, sem dúvidas, um dos princípios mais relevantes que norteia a atuação das empresas, tanto no ambiente digital quanto físico. Garantir a integridade das informações, da execução dos processos, bem como dos dados dos clientes de falhas e, principalmente, de ataques maliciosos como o ransomware é imprescindível. No entanto, os ataques constantes aos sistemas de diversas companhias demonstram que a proteção de dados será um desafio ainda maior no próximo ano.
Neste cenário, é preciso estar atento a esses riscos. O investimento em recursos que garantam uma atuação em um ambiente seguro e controlado pode ajudar as empresas a manterem seus negócios protegidos. No ambiente online, as empresas devem conduzir sua atuação por uma estratégia que envolva estar preparada para se defender de ataques cibernéticos com investimentos contínuos em inovação.

Automação contínua de processos

Outra tendência que vai continuar em evidência em 2022 é a automatização de processos. Devido ao grande fluxo de atividades operacionais repetitivas, as ferramentas de automação vêm ganhando enorme destaque no ambiente corporativo em razão dos benefícios proporcionados. Além da otimização de tarefas, a redução de tempo, custos e falhas operacionais tornam a dinâmica de trabalho mais eficiente. A automação também contribui para a segurança e qualidade de todo o processo de produção, uma vez que a incidência de erros é menor.
Quando se fala em automação, outra vantagem que ajuda a explicar o forte investimento na solução é sua abrangência. Em suma, é possível automatizar inúmeros processos de segmentos distintos, desde escritórios jurídicos a departamentos fiscais. Assim, processos burocráticos como notas fiscais, tributação e legislação fiscal podem ser apoiados pela automação. Dessa forma, não restam dúvidas de que, no próximo ano, o investimento em tecnologia voltada à automação de processos será ainda maior.

Flexibilidade e inovação no trabalho

Nos últimos anos, discussões sobre modelos de trabalhos mais flexíveis ganharam destaque no universo corporativo, chamando a atenção das lideranças para a necessidade de se proporcionar regimes de trabalho mais flexíveis e inovadores. Tais discussões provocaram algumas mudanças em diversas empresas que, também, passaram a utilizar a tecnologia para trazer mais flexibilidade para o ambiente de trabalho.
Dessa forma, o investimento em soluções como armazenamento em nuvem, softwares de gestão e outsourcing de atividades faz parte do plano estratégico das companhias para seguirem inovadoras e, também, uma resposta às demandas do próprio mercado por formas de trabalho mais flexíveis em que os colaboradores atuam com mais liberdade, autonomia e em funções estratégicas e decisórias, enquanto a tecnologia os apoia na parte operacional.
Por fim, em 2022 a tecnologia continuará a ser um pilar de elevada importância e propulsor de transformações no ambiente corporativo. Compreender a importância desse processo e investir em soluções que transformem seus negócios e os posicione como referência é, certamente, um dos grandes desafios de qualquer liderança. Portanto, as empresas devem seguir atentas às tendências tecnológicas e adquirindo aquelas que melhor as apoiem em seus processos internos.
*Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão