Thumbnail

Impactos do 5G no mundo dos dados

Marcos Palmeiro*

Cultura data-driven

Os impactos do 5G no mundo dos dados

07/01/2022 19:30
Com uma tecnologia que promete ser muito mais rápida do que o atual 4G, os impactos da quinta geração de internet móvel, popularmente difundida como 5G, no dia a dia das pessoas serão percebidos em diferentes aspectos, na performance das videochamadas, downloads, streaming de vídeo, entre diversas outras atividades desempenhadas na rotina. Além disso, essa verdadeira revolução de disponibilidade e velocidade de conexão irá viabilizar, enfim, a tão falada Internet das Coisas.
Em outras palavras e de uma maneira mais simples, aquilo (coisa/objeto) que hoje não se conecta à internet, seja pelo alto custo de equipamentos/sensores, pela própria inviabilidade financeira ou de performance da atual rede 4G, passará a ser viável na rede 5G.
Neste cenário, é de se imaginar, com algum grau de certeza, que haverá uma onda de novos produtos mais conectados e inteligentes, que, inclusive, poderão conversar entre si, dentro da sua residência e até mesmo nas ruas. Considerando este contexto de produtos mais conectáveis e conectados, podemos imaginar uma consequência certa e direta: o volume de dados produzidos diariamente crescerá de forma exponencial, seja na sociedade ou dentro de uma organização que esteja inserida nesta “onda”.

Revolucionando o cotidiano

A chegada do 5G não impactará somente a velocidade da conexão, mas promete revolucionar por completo a interação B2B e B2C, ou seja, de negócios para negócios, empresas para consumidores e assim por diante.
Para a viabilização de uma era, de fato, voltada à Internet das Coisas, o 5G será fundamental. Com esse padrão de tecnologia, será possível conectar objetos e itens diversos utilizados no dia a dia a uma rede de internet que suporta as informações transacionadas. Meios de transportes, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, objetos de casa (como maçanetas, janelas, cortinas e outros) poderão estar interligados em tempo real, uma vez que estarão plugados à rede.
Essa “revolução” certamente será vivenciada tanto no ambiente profissional quanto pessoal, modificando por completo o conceito de Internet das Coisas que temos atualmente no Brasil.

O alto volume de dados

No ambiente corporativo, a cada dia é possível encontrar um volume ainda mais expressivo de dados armazenados, manuseados e analisados pelas empresas, aplicando conceitos de Big Data, Analytics, entre outros. Caminhar rumo a uma cultura inteiramente data-driven ainda é um desafio existente e é essencial mergulhar na realidade das áreas de negócios para que o uso dos dados seja assertivo.
Os impactos do 5G neste contexto serão grandes, principalmente ao considerarmos que este volume, que já é significativo, aumentará ainda mais. Se hoje é desafiador para uma empresa lidar com dados básicos de alguns sistemas internos para responder perguntas básicas e gerar valor, imagine com uma variedade muito maior de devices e gadgets gerando dados a cada segundo.
Para encerrar essa análise, se a sua empresa já enxerga novas oportunidades com a vinda do 5G do ponto de vista de produtos e serviços, vale a pena se antecipar e planejar como você irá captar, organizar e usar esse volume e variedade de novos dados a favor do seu negócio!
*Marcos Palmeiro é founder da DataStrategy, empresa especializada em serviços de dados. Especialista em estratégia e governança de dados com mais de 20 anos de experiência.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão