Thumbnail

O que é Next-Gen IT?

Sauter Digital

Next-Gen IT

Nova geração de TI quer revolucionar os negócios ao transformar clientes em parceiros

12/11/2021 19:00
O mercado de tecnologia passou por profundas transformações nos últimos 10 anos. Mas a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital dentro da sociedade de forma exponencial. No meio desse cenário surge um novo conceito do universo da computação em nuvem que ganha cada vez mais espaço no cenário global: o Next-Gen IT.
Essa nova geração dos times da Tecnologia da Informação funciona como um facilitador para a experiência do usuário, tornando-a mais aprimorada, efetiva e única ao cliente. Isso transforma até os modelos de negócios nos quais as empresas operam.
Mas afinal, o que envolve essa nova geração da Tecnologia da Informação? Por que é tão importante estarmos preparados para esse novo modelo? Qual seu conceito?
Emerson Lima, CEO da Sauter Digital - startup de transformação digital especializada em Nuvem, Dados e DevOps, e que atualmente figura entre as principais startups do setor tecnológico no Brasil - explica a respeito dessa tendência que tomará conta deste mercado.
O que é Next-Gen IT?
Emerson: De forma bem clara e direta, o Next-Gen IT é a nova geração da Tecnologia da Informação que funciona, cada vez mais, como um facilitador da experiência do usuário. O foco é proporcionar uma vivência cada vez mais aprimorada e efetiva para o cliente.
Quais são as características dos profissionais que são considerados Next-Gen-IT?
Emerson: Com o cenário da tecnologia da informação (TI) crescendo e evoluindo de forma acelerada, as definições e habilidades dos profissionais da área também estão mudando. A nova geração precisa de habilidades e treinamentos que vão além do que se é tradicional para assim, ser uma área produtiva e de sucesso nesse novo formato.
Com a nova geração de pessoas nascendo em um ambiente digital e entrando com velocidade no ambiente corporativo, é provável que os departamentos de TI tenham suas posições afetadas com novas necessidades exigidas pelo mercado. Novas e emergentes funções, tais como gerentes de mídia social, exigem que as pessoas tenham conhecimento técnico e comercial de diversas novas áreas.
Qual o impacto dessa mudança para o mercado tecnológico no mundo?
Emerson: Essa movimentação causada pela Next-Gen IT traz o setor tecnológico para mais perto do consumidor final, transformando a experiência do usuário em algo totalmente único e adaptado para a sua realidade. O futuro da tecnologia da informação não é somente sobre tecnologia e inovações, mas sim sobre o consumidor final.
Entretanto, o Next-Gen IT não é limitar-se ao desafio apresentado pelo usuário. É transformar o cliente em parceiro, deixando de lado os aspectos de mercado tradicional e trazer a transformação digital cada vez mais presente no mercado. Como consequência, as empresas se tornam mais digitais e focadas nos seus próprios negócios.
Qual é o cenário atual do mercado brasileiro diante do Next-Gen IT? Já estamos integrados a esta nova realidade?
Emerson: Infelizmente ainda estamos distante do ideal, como já vem acontecendo nos Estados Unidos e Europa. Mas aos poucos as empresas brasileiras estão entendendo a importância do Next-Gen IT Solutions, mesmo sem saber que estão às adotando de fato.
O setor de varejo, por exemplo, já está introduzindo a nova geração de TI utilizando o omnichannel, aproveitando as redes sociais e outros canais de comunicação para atender seus consumidores.
Cada cliente é único então?
Emerson: Sem dúvida alguma. Com o cliente como foco da equipe e uma experiência individualizada, a empresa terá clientes cada vez mais satisfeitos com seus serviços, o que gera recomendações dos serviços para outras companhias.
Outro benefício que já conseguimos notar nos parceiros da Sauter Digital é a organização interna da área, com um objetivo claro para o time fica mais fácil determinar a função de cada integrante e selecionar quem melhor se adequa a cada projeto, por exemplo.
Como as empresas estão se adequando à realidade do Next-Gen IT?
Emerson: A relação da empresa com consumidor é algo que está cada vez mais em evidência dentro das organizações, o que vai ao encontro com o intuito da Next-Gen IT. Ou seja, aos poucos, as empresas estão se adaptando para essa realidade de forma natural. Porém, aplicar esse modelo de trabalho o quanto antes é uma estratégia para sair na frente no mercado de transformação digital.

Sobre a Sauter

Criada em março de 2020, a Sauter surgiu para revolucionar o mercado de cloud no Brasil. A startup nasceu com o intuito de ser uma consultoria de tecnologia diferente, que visa ser parceira de seus clientes ao promover, em um formato único, a transformação digital de forma simples, ágil e humanizada.
“A Sauter Digital nasce com a ideia de ser uma consultoria de tecnologia diferente, com uma pegada mais humana que somente nós conseguimos oferecer no mercado, e que chamamos de “Jeito Sauter”. Afinal, estamos lidando com pessoas. Não queremos ser aquele negócio de vender consultoria técnica apenas”, afirma Emerson Lima. 
Criada em plena crise provocada pela pandemia da Covid-19, a empresa foi estruturada de forma ágil e conta com profissionais certificados para planejar, construir e operar infra estruturas de Cloud, oferecendo suporte 24x7 aos seus contratantes.
A equipe da Sauter Digital é especializada em atender setores que possuem regulamentações rígidas como saúde, mercado financeiro, indústrias e varejo. Desta forma, seus clientes não se preocupam com o cumprimento de determinadas normas técnicas de seus mercados em razão da experiência e certificações da Sauter com as mesmas.
Um ano depois da sua fundação, a Sauter conta com clientes como CIMED, Sabin, Hapvida, Valgroup, Justa, Flexdoc, HeroSparke e muitos outros.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão