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Onda de demissões das startups

Rafael Mendes*

Layoffs

A onda de demissões das startups e as nomenclaturas de vendas

11/08/2022 16:15
Nas últimas semanas, o mundo de vendas, mais especificamente o mundo das startups tem chocado as pessoas com o grande número de demissões em massa. Isso é fruto da busca dos fundos de investimento por lucratividade. Nesse sentido, podemos dizer que acabou a “era dos unicórnios”, e agora nós estamos vivendo a “era dos camelos”. O camelo é um animal que tem a capacidade de armazenar grande quantidade de água em seu corpo para enfrentar momentos de seca sem precisar buscar por mais água.
Pensando nessa analogia, os investidores das startups, hoje, precisam que essas empresas deem lucro. O dinheiro que antes era investido em capitais de alto risco, como as empresas de tecnologia, tem sido direcionado a produtos e serviços mais tradicionais, estáveis e com uma rentabilidade que interessa a esses investidores.
Diante dessa nova realidade, as startups de tecnologia começaram, então, a demitir em massa com o objetivo de preservar seu caixa, o que chamamos de cash conservation. Essa medida tem sido adotada pela incerteza do que acontecerá nos próximos meses, considerando acontecimentos como a guerra entre Rússia e Ucrânia, as eleições presidenciais no Brasil e a inflação nos Estados Unidos. Afinal, como sabemos, o capitalismo não combina com crises ou incertezas, portanto, é natural esse movimento de demissões em massa em um momento como o atual.
Com tantos profissionais demitidos, é importante pensar em soluções para que eles encontrem brechas e espaços para a sua reinserção no mercado de trabalho. Pensando nisso, adaptações são essenciais e é delas que falarei, com o intuito de ajudar esses profissionais, que podem se ver sem oportunidades ou perspectiva após uma demissão repentina.
Como especialista de vendas e professor, eu entendo que os profissionais de vendas dessas empresas de tecnologia, especialmente os jovens profissionais dessa área, que nasceram na 4ª Revolução Industrial e são familiarizados Customer Success, SDR, Inside Sales, Fields Sales, ou seja, as nomenclaturas especializadas de vendas, têm a oportunidade de se reinventar no mercado. Talvez, diante disso, você esteja se perguntando: “Como assim?” e eu respondo.
Existe todo um mercado, o das empresas mais tradicionais, que precisa de profissionais de vendas, mas que não entende sobre esses conceitos tecnológicos e “americanizados”. Para comprovar essa afirmação, estudos apontam que existem mais de 4 milhões de representantes comerciais. Então, a grande oportunidade para esses profissionais de vendas talvez seja mudar as nomenclaturas de vendas citadas, as “americanizadas”, e voltar às nomenclaturas mais tradicionais, como “vendedor”, “executivo de vendas”, “representante comercial”, “analista comercial”, entre outras, enfim, as referências mais tradicionais, faladas em português mesmo. Aproximar-se de empresas mais tradicionais exige uma adaptação, mas essa mudança pode ser bem-vinda tanto para os profissionais quanto para os donos dessas empresas.
A ideia dessa aproximação e dessa mudança, portanto, para os profissionais demitidos de empresas de tecnologia é que entendam que há ótimas oportunidades de trabalho nas empresas mais tradicionais. Obviamente, essas empresas precisam vender e o tradicional (ou o antigo) também pode ser funcional. É preciso uma mudança de perspectiva, ou seja, essa mudança de linguagem e nomenclaturas utilizadas ajudará na reinserção desses profissionais de vendas no mercado de trabalho.
*Rafael Mendes é CEO da RP Trader..

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