• Carregando...
A necessidade de planejamento em todos os âmbitos
| Foto:

A vida é uma corrida e todos nós corremos da mesma maneira de forma incansável e muitas vezes sem rumo. Quando nos sentimos exaustos, diminuímos a velocidade, mas não paramos de correr, pois o tempo não nos espera. Continuamos correndo... Neste momento começamos a refletir sobre como o Planejamento poderia nos levar a viver com mais qualidade. A vida pode ser levada com qualidade se um planejamento for realizado em todas as etapas da mesma.

Um bom planejamento é primordial para alcançar os seus objetivos. De acordo com o dicionário, ‘planejamento’ significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

Não estamos falando apenas da necessidade do famoso Planejamento Estratégico feito pelas grandes empresas. Planejar é extremamente necessário em todas as áreas. Desde as nossas rotinas diárias, até para os grandes projetos de engenharia. Sempre levando em consideração a situação e objetivo que queremos alcançar.

A necessidade de elaboração de um planejamento estratégico é muito discutida no Terceiro Setor. No entanto, ainda é uma ferramenta pouco utilizada pela maioria das organizações da sociedade civil.

O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer atividade. Quando uma organização tem um plano a seguir, os líderes estão melhores equipados para se prepararem para o futuro e temos um ‘plano de voo’ a nos orientar, diminuindo assim, os riscos, incertezas e chances de insucesso.

O envolvimento da equipe é fundamental para a aplicação do planejamento. Muitas vezes, por melhor que o planejamento seja, é colocado na gaveta e deixado de lado. Isso acontece pois não houve o envolvimento de todos. Quando a equipe trabalha em conjunto para definir metas, permite que todos estejam na mesma página, trabalhando em direção a um objetivo comum e compartilhado.

Por outro lado, diversas vezes, o planejamento é posto em dúvida, tendo a sua importância subestimada. Isso é um engano! Muitos podem argumentar que o planejamento nem sempre é cumprido e isso é verdade. Se você não cumpriu o seu planejamento deve ser porque surgiu algo melhor no meio do caminho, o que é ótimo. Porém, se nada melhor surgir, você terá um bom roteiro a ser obedecido e alcançará suas metas.

Entretanto, é muito comum enfrentarmos dificuldades e nesse momento precisamos ser resilientes e perseverar em busca dos objetivos traçados.  Vivemos em ambientes que não são favoráveis aos nossos planos e isso, muitas vezes nos frustra e acaba nos desviando de nossa ‘rota’.

Os japoneses são reconhecidos como experts em Planejamento. Eles são capazes de concluir uma construção monstruosa em poucos meses. Eles gastam mais tempo planejando do que executando o próprio projeto. Dessa forma, reduzem custos, prazo, riscos e aumentam as chances de melhorar o produto final que será entregue.

Planejar as atividades de nossa vida ou de nossa organização durante cada estágio agrega muito valor à maneira como vivemos e realizamos. Temos grandes chances do destino final ao qual chegamos, com um bom planejamento, ser o SUCESSO. Afinal, todo ser humano deseja viver uma vida bem-sucedida e o planejamento é a melhor maneira de viver essa vida.

*Artigo escrito por Guilherme Sylos, Gerente de Prospecção e Parceria do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). O IDIS é parceiro do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter:@InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]