• Carregando...

 

Foto: Movimento em prol da Paz e Não Violência de Londrina, Escola José Garcia Villar.

Foto: Movimento em prol da Paz e Não Violência de Londrina, Escola José Garcia Villar.

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR com o apoio de diversas instituições paranaenses, incentiva a realização de ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em todo o Estado. Uma das ações incentivadas pelo Movimento é a criação de um calendário de eventos que podem ser realizados nos municípios, fomentando a criação de parcerias em prol do desenvolvimento local.

A primeira ação deste calendário é a promoção de atividades contra a violência, no dia 30 de janeiro. O objetivo é promover a educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos, contribuindo para o alcance do ODM 8 – Todos trabalhando pelo desenvolvimento.

Uma série de iniciativas podem ser realizadas nesta data, como: palestras de sensibilização em parceria com os Conselhos de Segurança (Consegs); blitz de trânsito sobre a importância de não beber antes de dirigir; divulgação da Lei Maria da Penha; campanhas de conscientização e combate à violência doméstica e abuso sexual; atividades de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, além de palestras sobre a Cultura de Paz.

Um exemplo de iniciativa em favor da paz acontece em Londrina, o Movimento em prol da Paz e Não

Foto: Movimento em prol da Paz e Não Violência de Londrina, Escola Ativa.

Foto: Movimento em prol da Paz e Não Violência de Londrina, Escola Ativa.

Violência, há 14 anos, desenvolve um modelo de ações articuladas e organizadas que inspiram a comunidade a trabalhar pela construção de uma cultura de paz. Segundo o coordenador do Movimento, Luis Claudio Galhardi, um dos principais resultados foi a criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz). “O Compaz, criado em 2008, é o único conselho atuante no Brasil que trabalha políticas públicas em prol da cultura de paz”, destacou Galhardi.

Londrina é a única cidade do país a ter uma política pública para não comercialização de armas de brinquedo e é a primeira a ter um selo que integra os lojistas na campanha. São mais de 50 lojas que já solicitaram o selo. “Queremos aprovar, no congresso nacional, uma lei que proíba a venda de armas de brinquedos e, durante a Copa do Mundo, anunciar que já educamos as crianças para um mundo sem armas, pois este é o tema social da copa”, disse.

As ações realizadas pelos municípios, com base neste calendário, poderão ser divulgadas no site do Movimento Nós Podemos Paraná, onde se pode encontrar o calendário completo das ações programadas.  Fotos e textos podem ser encaminhados para o e-mail: odm@fiepr.org.br

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O que são os ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para acabar com a fome e a extrema miséria até 2015. São 8 objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. 

 

Artigo escrito pela equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável. 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]