• Carregando...
Imposto de renda 2020
| Foto: moreharmony

O prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda foi prorrogado, excepcionalmente neste ano, por consequência da Covid-19.

Desta forma, é importante lembrar que é permitido legalmente destinar parte do Imposto de Renda da Pessoa Física para o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e, especialmente também a partir deste ano, para o Fundo do Idoso, nas esferas federal, estadual e municipal.

A destinação de imposto de renda para projetos sociais é um ato de solidariedade, responsabilidade social e cidadania, além de estar colocando em prática parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030, desenvolvida pela ONU.

É simples a destinação, mas se necessário procurem seus contadores e peçam orientação. É válido reforçar que mesmo os contribuintes que já tenham enviado a declaração, no modelo de deduções legais, podem pedir a retificação para incluir esta destinação social.

Neste momento de uma crise sanitária tão atípica, não podemos perder a oportunidade de exercermos a nossa cidadania. Devido à pandemia, também é necessário destacar que todos os segmentos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) tiveram suas receitas reduzidas drasticamente. E, para que estas organizações possam continuar realizando o trabalho de preservar vidas por meio da alimentação, saúde, da educação, do esporte e do lazer, também é possível destinar durante o ano em exercício para os seguintes programas:

PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica; PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência; INCENTIVO AO ESPORTE – Projetos esportivos e Paradesportivos; Incentivos à Cultura; FIA – Fundo da Infância e do Adolescente; e Fundo do Idoso.

Você pode ajudar as pessoas necessitadas que estão enfrentando os impactos da pandemia, parte do seu imposto de renda pode fazer a diferença na vida de alguém.

Para mais informações acesse o portal Declare o Bem no seu IR, desenvolvido pelo Instituto Grpcom em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Confira dicas, informações e o e-book com o passo a passo para realizar a destinação do seu Imposto de Renda ao Terceiro Setor. http://programaimpulso.org.br/declareobem/

*Artigo escrito por Gisela Fonseca, do escritório Carisma Serviços Contábeis e integrante do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) em Londrina-PR. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE é colaborador voluntário do Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo. 

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]